Como pescar Robalo Riscado

Autor do artigo:Gabriel Silva

O robalo raiado é um peixe perciforme nativo da costa atlântica da América do Norte, da Florida à Nova Escócia. É um peixe migratório que se desloca entre a água doce e a água salgada. O robalo raiado (ou 'striper') é popular na pesca desportiva - o maior exemplar alguma vez capturado pesava 37,1 kg. O robalo listrado pode ser um pouco complicado de apanhar, uma vez que está constantemente em movimento e tem um comportamento algo imprevisível. Como resultado, muitos pescadores discutem sobre os melhores métodos para os apanhar. No entanto, com o equipamento certo e algumas técnicas simples, você pode melhorar suas chances de fisgar um robalo listrado.

Passos

Usando o equipamento certo

  1. Passo 1 Use um localizador de peixes.1Utilize um localizador de peixes. Ter um barco equipado com um localizador de peixes fiável irá certamente ajudar na sua busca por robalos grandes.
    • Ter um conhecimento sólido de como operar o seu localizador de peixes ajudá-lo-á a localizar uma área produtiva na qual os robalos se tenham reunido. Por conseguinte, recomenda-se que leia atentamente o manual do utilizador antes de o utilizar.
    • O robalo pode ser imprevisível - pode ser encontrado em diferentes locais e a diferentes profundidades, dependendo do tempo, da época do ano e mesmo da hora do dia. A utilização do seu localizador de peixes ajudá-lo-á a determinar a profundidade a que os robalos se encontram, o que lhe permitirá apresentar o isco a essa profundidade exacta e dar-lhe-á a melhor hipótese de apanhar um robalo raiado.
  2. Passo 2 Escolha o isco correto.2Escolha o isco correto. O robalo raiado alimenta-se de forma oportunista e pode ser capturado com uma grande variedade de iscos.
    • Isco vivo como arenque, menhaden, cavala, enguias, lulas, amêijoas, anchovas, minhocas, sável, nightcrawlers e sandworms são óptimos iscos para a pesca do robalo. Pode encontrar estes iscos em praticamente qualquer loja local de isco e equipamento de pesca.
    • O tipo de isco que lhe trará mais sucesso dependerá do local onde pretende pescar. Se não estiver familiarizado com o corpo de água que vai pescar, consulte uma loja de isco e equipamento local para saber que tipo de isco recomendam.
    • Também pode pescar robalo listrado usando um isco que se assemelhe à base de forragem na área onde vai pescar. Estas iscas podem ser feitas de plástico, madeira, metal, resinas ou borracha.
  3. Passo 3 Escolha a cana, o carreto e o equipamento.3Escolha a cana, o carreto e o equipamento. Pode apanhar robalos com quase todas as canas e carretos, desde que sejam mais pesados do que um equipamento de spinning ligeiro.
    • O tipo de cana a utilizar dependerá do tipo de pesca que pretende efetuar. Vai pescar em água doce ou salgada? Vai pescar num barco? Ou vai pescar na rebentação ou num pontão, ponte ou cais? Vai pescar com isco ou com um isco? As respostas a estas perguntas determinarão o peso, o tamanho e a flexibilidade correctos para a sua cana.
    • O tipo de carreto que utiliza é, sem dúvida, mais importante do que a cana - um carreto de água salgada é uma boa opção, desde que seja suficientemente robusto para puxar um peixe de 9,1 a 11,3 kg.
    • Em termos de linha, deve utilizar uma linha de monofilamento de teste de 4,5 a 9,1 kg (embora algumas pessoas prefiram linhas mais pesadas para apanhar peixes maiores). O anzol deve estar bem afiado e deve ter um mínimo de 1⁄2 polegadas (1,3 cm) entre a ponta e a haste, para evitar apanhar robalos de tamanho inferior ao normal.
  4. Passo 4 Procure as melhores condições de pesca.4Procure as melhores condições de pesca. Embora o robalo possa ser pescado durante todo o ano, em quase todas as condições, pode aumentar as suas hipóteses de pescar com sucesso se compreender os padrões de comportamento do robalo.
    • O robalo listrado é um peixe migratório que prefere temperaturas da água entre 7 e 18 °C. Por conseguinte, se a temperatura da água for superior ou inferior a este intervalo, é pouco provável que encontre um robalo, uma vez que este terá migrado para águas mais quentes ou mais frias.
    • A temperatura também pode afetar a localização dos peixes na água. Num dia quente e ensolarado, o robalo pode mergulhar a profundidades tão baixas como 12 m para evitar o calor e encontrar níveis de temperatura e oxigénio mais adequados. Ao passo que, num dia mais fresco, poderá encontrá-los a apenas um ou dois metros abaixo da superfície da água.
    • Os galhudos são mais propensos a alimentar-se quando há movimento de água devido à mudança das marés ou a uma brisa forte. Isto deve-se ao facto de o movimento da água agitar os sedimentos, o que atrai os peixes-isco (que se alimentam dos sedimentos). Por sua vez, os peixes de isco que se alimentam atraem os galhudos. Para além disso, é mais provável que mordam quando a temperatura da água sofreu recentemente uma flutuação.
    • Os robalos tendem a alimentar-se mais ativamente ao anoitecer e ao amanhecer, onde podem caçar peixes mais pequenos a coberto da escuridão. Por conseguinte, poderá ter uma maior taxa de sucesso se pescar nestas alturas.

Pesca à enguia viva

  1. Passo 1 Considere por que razão deve utilizar enguias vivas.1Considere por que razão deve utilizar enguias vivas. A pesca de enguias vivas é uma forma excitante e eficaz de apanhar grandes robalos listados até e acima da marca dos 40 lb (18 kg). Na Baía de Cape Cod, em particular, as enguias vivas são responsáveis por muitos robalos grandes na primavera, verão e outono.
    • As enguias vivas podem ser utilizadas para pescar robalos em águas profundas. Podem ajudá-lo a pescar peixes maiores, uma vez que os maiores robalos riscados tendem a esconder-se perto do fundo.
    • As enguias vivas podem ser pescadas de muitas maneiras diferentes. Um dos métodos mais populares e mais fáceis é pescar enguias vivas com uma cana de ação média ou leve.
  2. Passo 2 Certifique-se de que armazena as enguias nas condições correctas.2Certifique-se de que armazena as enguias nas condições correctas. Colocar as enguias numa geleira com um bloco de gelo de plástico e um saco de serapilheira húmido.
    • Isto mantém as enguias húmidas e frescas. O gelo tem também a vantagem de abrandar o metabolismo da enguia, o que a torna mais fácil de manusear.
    • Não submerja as enguias em água, pois elas esgotarão os níveis de oxigénio e acabarão por se afogar.
  3. Etapa 3 Localizar o robalo.3Localizar o robalo. Quando pescar a partir de um barco, utilize o seu sonar para localizar primeiro uma área onde os robalos se tenham reunido.
    • Quando navega a velocidades mais elevadas, o robalo aparece como pequenas manchas cor de laranja na maioria dos ecrãs de sonar. É fácil não ver estas marcas, pelo que deve manter-se atento ao sonar.
    • Dependendo do vento e da maré, prepare uma deriva que leve o barco através da área em que os robalos se juntaram.
  4. Etapa 4 Prender as enguias.4Pegar as enguias. As enguias são criaturas escorregadias e contorcidas, pelo que podem ser difíceis de manusear e de enganchar.
    • Utilize um saco de serapilheira ou mesmo uma meia de algodão para segurar a enguia, uma vez que isso lhe dará uma melhor aderência. Segure a enguia à volta do pescoço para a fisgar. Utilize anzóis circulares para evitar enganchar o robalo.
    • Pendure a enguia de uma de duas maneiras - passe o anzol pelo topo da boca da enguia e por um dos seus olhos, ou coloque o anzol o mais fundo possível na boca da enguia e passe-o pelo fundo da sua garganta.
    • O primeiro método prende a enguia com mais segurança mas corre o risco de a matar acidentalmente, enquanto o segundo método é menos seguro mas mantém a enguia viva durante mais tempo e faz com que o anzol pareça menos óbvio.
  5. Etapa 5: lançar a enguia.5Lançar a enguia. Quando lançar a enguia, vá com calma no início até encontrar o ponto ideal - não quer arrancar o anzol.
    • Dê à enguia alguns segundos para chegar ao fundo - dependendo da força da corrente e da profundidade da água - antes de começar a enrolá-la lentamente. Se a maré e o vento forem particularmente fortes, pode ser necessário adicionar até 1/2 onça de peso sob a forma de uma chumbada de borracha.
    • Comece a enrolar a um ritmo muito lento de 3 a 5 segundos por volta - quer que a enguia faça a maior parte do trabalho por si.
  6. Passo 6 Enrolar o robalo.6Enrolar o robalo raiado. Assim que sentir o robalo agarrar a enguia, incline a cana de pesca até ficar paralela à água.
    • Isto evitará que o robalo sinta a tensão da enguia e se assuste. No entanto, se estiver a usar anzóis circulares, deve enrolar a linha a um ritmo constante para fisgar o peixe.
    • Pode colocar o anzol assim que a linha ficar esticada e puxar o peixe imediatamente, ou pode deixar o peixe correr durante 5 a 10 segundos (mantendo a linha frouxa) antes de colocar o anzol.

Trolling com tubo e sem-fim

  1. Passo 1 Saber quando utilizar a técnica do tubo e da minhoca.1Saiba quando utilizar a técnica do tubo e da minhoca. Uma das formas mais fáceis e eficazes para os novos pescadores de striper (e mulheres pescadoras!) capturarem robalos de tamanho grande é aprender a usar a técnica do tubo e da minhoca.
    • Quando corrido lentamente, o tubo colorido imita um grande verme ou uma enguia a nadar - duas das iguarias favoritas do robalo.
    • Este método funciona melhor quando se pesca em águas pouco profundas e planas, com temperaturas superiores a 13 °C (55 °F).
  2. Passo 2 Inclinar o tubo's hook with a live sandworm or herring strip.2Coloque no anzol do tubo um verme vivo ou uma tira de arenque. Isto é muito importante, uma vez que os tubos pescados sem isco raramente apanham robalos.
    • O isco fresco ajuda a dar ao tubo um cheiro convidativo, o que encorajará o robalo a aproximar-se e a investigar.
    • Nunca pesque com isco velho ou estragado - os robalos vão ignorá-lo e acabará por apanhar um tubarão da areia ou uma raia.
    • Considere adicionar um anzol com ferrão ao tubo para ajudar a evitar ataques curtos e a perda de robalos
  3. Etapa 3 Enrolar à velocidade correcta.3Passeie à velocidade correcta. Uma velocidade de 3,2-4,0 km/h (2-2,5 mph) é a mais eficaz para a pesca de corrico no tubo.
    • Esta velocidade imita a velocidade natural de natação de uma enguia na água, fazendo com que o isco pareça mais realista.
    • Pode parecer muito lento, mas seja paciente - apanhar um grande robalo listrado vale a pena!
  4. Passo 4 Mantenha o isco ao nível correto.4Mantenha o isco ao nível correto. A pesca à linha com tubo e minhoca funciona melhor em águas com 0,9 a 2,1 m de profundidade, embora seja possível pescar até 6,1 m de profundidade.
    • Solte a linha lentamente, mantendo-a esticada, até sentir o equipamento a saltar do fundo. Enrole a linha em uma ou duas voltas, para manter o equipamento logo acima do fundo.
    • A quantidade de cores do núcleo de chumbo lançado atrás do barco pode ajudá-lo a determinar a profundidade a que o tubo e a minhoca estão a ser lançados. Por exemplo, se o robalo estiver a aguentar-se a 4,6 m, então são utilizadas 3 cores (1,5 m/cor) para alcançar o robalo.
    • Tente lentamente enrolar o tubo para a frente e para trás em ângulos opostos de 45 graus - isto ajuda o movimento do isco a parecer mais natural.
  5. Passo 5 Ajuste o arrasto a 9-10 libras (4,1-4,5 kg) para o ataque.5Ajuste o arrasto para 4,1-4,5 kg (9-10 libras) para o ataque. Mantenha o barco em movimento para a frente nos momentos iniciais após um ataque para conseguir uma boa colocação do anzol.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaÉ necessário utilizar isco vivo? Podemos utilizar isco artificial? O isco vivo não é necessário. O isco artificial também é eficaz na captura de robalos.
  • QuestãoExistem robalos listrados nos rios americanos? Sim, existem robalos listrados em alguns rios americanos.
  • PerguntaComo é que o isco chega ao fundo? Adicione um peso à linha e certifique-se de que tem linha suficiente para chegar ao fundo. Alguns iscos são suficientemente pesados por si só.

Vídeo

Dicas

  • Se encontrar uma área com robalos, mas não conseguir provocar um ataque, tente a mesma área quando o sol se puser. Os robalos alimentam-se frequentemente de forma mais agressiva à noite. Isto é particularmente verdade no meio de um verão quente.
  • O robalo empurra frequentemente o isco para a superfície. Nestes casos, muitas aves marinhas, tais como andorinhas-do-mar e gaivotas, deslocar-se-ão para a área na esperança de obter uma refeição fácil. Mantenha os olhos abertos para as aves que trabalham à superfície enquanto estiver na água. Também é possível utilizar o radar para localizar as aves e, subsequentemente, os robalos que se alimentam por baixo delas.
  • Se puder usar suportes para canas no barco, isso será uma grande ajuda para apanhar o striper.