Como apanhar sável

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os sáveis são membros crescidos da família dos arenques que vivem no oceano mas desovam em água doce na primavera. São nativos da Costa Leste que agora também se encontram em abundância no Oeste. O sável pode ser pescado para alimentação e desporto, mas também é usado como isca para peixes maiores, como o peixe-gato azul, o robalo ou a listra.

Passos

Encontrar o sável

  1. Passo 1 Pesque o sável nos rios costeiros.
    Pesque o sável nos rios costeiros. O sável divide seu tempo entre o mar e os rios costeiros, para onde viaja na primavera a fim de desovar. Podem viajar centenas de quilómetros rio acima durante uma estação e são apelidados de 'salmão dos pobres'. No entanto, ao contrário do salmão, a maior parte do sável não morre depois de desovar.
    • No Oeste dos EUA, os rios Colômbia e Sacramento são os melhores locais para pescar sável.
    • No Leste dos EUA, o melhor sítio para encontrar sável é o rio Connecticut. No entanto, o sável pode ser encontrado em rios tão a sul como a Florida.
  2. Passo 2 Pesque na primavera e no verão.
    Pesque na primavera e no verão. O sável passa o outono e o inverno no oceano, pelo que a melhor altura para o pescar é durante a primavera e o verão, quando regressa aos rios para um acesso muito mais fácil. A maioria das pessoas começa a pescar sável em abril e maio.
  3. Passo 3 Pescar onde's there's a strong current.
    Pesque onde houver uma corrente forte. Deve estar virado para a corrente para poder apanhar os peixes enquanto nadam rio acima. Eles se moverão em direção à margem, onde há menos arrasto da corrente. Procure áreas onde haja uma curva no rio, uma vez que a corrente é mais rápida e tenderá a empurrar os peixes para a margem.
    • O sável costuma reunir-se mesmo por baixo de rochas e ilhas, e onde a água flui de forma rápida a lenta. É frequente encontrá-los atrás de uma cobertura que cria uma quebra na corrente.
  4. Passo 4 Pesque em águas entre 4 e 10 pés (1,2 e 3,0 m) de profundidade.
    Pesque em águas entre 1,2 e 3 m de profundidade. É mais fácil apanhar sável em locais onde a água não tenha mais de 3,0 m de profundidade e não tenha menos de 1,2 m de profundidade. Consulte os guias de pesca do rio que pretende pescar para saber onde se deve instalar.
  5. Passo 5 Pesque a menos de 9,1 m da margem.
    Pesque a menos de 9,1 m da margem. Uma vez que os peixes tendem a abraçar a margem num esforço para evitar a corrente enquanto nadam para montante, é muito mais provável que os apanhe se lançar a menos de 9,1 m da margem. Dependendo do local onde está a pescar, poderá querer ancorar um pequeno barco para ter mais liberdade de lançamento.

Seleção do equipamento

  1. Passo 1 Compre uma cana e uma linha leves.
    Adquira uma cana e uma linha leves. A pesca do sável não requer uma cana pesada. Opte por uma cana longa e leve de fibra de vidro. Utilize a linha mais leve que conseguir encontrar para o tamanho do peixe disponível na sua região.
  2. Passo 2 Utilize anzóis sem barbela.
    Utilize anzóis sem barbela. Isto facilitará a libertação de outros peixes que não pretende apanhar. Os anzóis prateados ou dourados de tamanho 1 ou 2 são suficientes para o sável.
  3. Passo 3 Utilize o isco e as iscas correctas.
    Utilize o isco e as iscas correctas. Para apanhar sáveis maiores e mais pesados, terá de os atrair individualmente com o isco e as iscas certas. Alterne-os para experimentar o que funciona bem com os peixes da sua zona.
    • As moscas brancas ou amarelas com cabeça vermelha são populares.
    • As missangas devem ser utilizadas nas águas mais frias para seduzir e atrair os sáveis mais profundos. Lance de montante, permitindo que as missangas flutuem lentamente em direção ao sável, fazendo-o parecer vivo. Não se esqueça de incluir peso suficiente para que as missangas saltem do fundo.
    • Os dardos devem ser utilizados quando se pesca em águas mais profundas e frias. Afundar-se-ão mais e mais rapidamente do que uma mosca.
    • Os spinners devem ser utilizados quando se pesca a partir da costa, flutuando de montante para jusante.
    • As colheres funcionam mais eficazmente em águas de nível médio. Utilize-as quando estiver a pescar a partir de um barco, lançando-as e depois enrolando-as a uma velocidade média.
  4. Passo 4 Utilize uma rede se quiser apanhar peixes mais pequenos para utilizar como isco.
    Use uma rede se quiser apanhar peixes mais pequenos para usar como isco. A sua rede de fundição deve ter a malha correcta para o sável que está a apanhar. O sável mais pequeno cairá através dos orifícios de malha maiores. Uma rede de fundição para sável típica tem 2,1 m de circunferência e pesa 1⁄2 libra (230 g) com 1⁄2 polegada (1,3 cm) de malha.
    • Prepare a rede para a tornar mais fácil de atirar e mais eficaz, mergulhando-a durante a noite numa máquina de lavar ou numa banheira com água quente e amaciador de roupa. De seguida, coloque-a ao sol durante um dia. Depois de seca, a rede ficará mais flexível e fácil de utilizar.

Utilizar técnicas eficazes

  1. Passo 1 Aprender os seus padrões.
    Aprenda os seus padrões. A localização dos sáveis na água varia consoante os padrões climáticos. Durante a primavera e o verão, procure o sável no início da noite ou imediatamente antes do nascer do dia (embora possa apanhá-lo a qualquer hora do dia).
    • À noite, o sável pode ser encontrado nas águas mais quentes, na parte de trás de uma enseada ou riacho. Durante as manhãs ou depois de escurecer, o sável pode ser encontrado perto de fontes de luz.
    • No outono, terá de planear mais em função dos padrões do tempo frio. As correntes mais frias empurrarão o sável para fora dos riachos e enseadas para as águas mais profundas, tornando-o mais difícil de apanhar.
  2. Passo 2 Lançar a montante.
    Lançar para montante. A melhor forma de pescar sável é lançar para montante e deixar a linha flutuar um pouco para jusante com a corrente. A sua linha deve tocar ligeiramente no fundo, mas não deve afundar tanto que fique presa. Com sorte, cruzará o caminho de um cardume de sável. Certifique-se de que está a lançar a menos de 9,1 m da costa e tente um local onde a corrente rápida se encontra com águas mais lentas.
  3. Passo 3 Tentar encontrar a linha.
    Tente encontrar a linha. O sável desloca-se em filas simples e não em grandes grupos. Isto significa que é fácil regressar a casa de mãos vazias depois de um dia de pesca no local errado e de perder a linha de sável por apenas alguns metros ou mesmo centímetros. Não desista facilmente se os seus primeiros lançamentos não provocarem uma mordidela.
  4. Passo 4 Lançar no mesmo sítio mais do que uma vez.
    Lance no mesmo sítio mais do que uma vez. Quando encontrar essa linha, continue a pescá-la. Onde há um sável, é provável que haja mais. A popularidade da pesca ao sável deve-se, em parte, à possibilidade de o pescador ir para casa com uma geleira cheia de peixe fresco no final do dia; basta encontrar essa linha e já está.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Como é que escolho o spinner certo para apanhar sável?
    Eu recomendaria um spinner pequeno que se parecesse com um peixe-isca bebé. Dessa forma, o sável pode facilmente vê-lo e ir atrás dele.
  • Questão
    Como é que um pescador pode começar a pescar sável?
    O sável é mais fácil de apanhar em dias quentes. As boas localizações incluem as costas de enseadas e riachos onde a água foi aquecida pelo sol durante todo o dia.

Vídeo

Dicas

  • Pendurar uma luz no seu barco durante as manhãs ou na escuridão ajudará a atrair o sável durante os meses mais lentos.

Coisas de que vai precisar

  • Cana de pesca equipada com isco
  • Rede de fundição
  • Barco