Como apanhar camarões

Autor do artigo:Gabriel Silva

O camarão é um animal aquático semelhante ao camarão grande ou à lagosta pequena. Tal como os camarões, são geralmente vermelho-alaranjados com caudas abertas. São populares para cozinhar e para usar como isco para apanhar peixes maiores. Os camarões são relativamente fáceis de apanhar utilizando uma variedade de métodos. Seja na costa ou na água, usando uma rede ou uma armadilha, você pode ter sucesso na captura.

Passos

Escolher a altura e o local certos

  1. Passo 1 Caçar em águas pouco profundas.
    Caçar em águas pouco profundas. Os camarões nascem em águas costeiras pouco profundas. Também tendem a permanecer em grandes massas de água pouco profundas, com poças de maré ou baías. Pesque nestas águas em vez de em águas profundas.
  2. Passo 2 Seguir a maré.
    Siga a maré. Os veteranos pescam sempre camarão quando a maré está a baixar. Isto deve-se ao facto de os camarões subirem naturalmente para a superfície da água à medida que esta se torna menos profunda. Assim, é fácil retirá-los da água com uma rede de mão ou com uma rede de arrasto para duas pessoas.
  3. Passo 3 Procurar algas nas poças de maré.
    Procure algas nas poças de maré. Os materiais vegetais constituem uma boa parte da dieta dos camarões. Se vir uma poça de maré com algas verdes, terá mais hipóteses de encontrar um camarão a comer ou a esconder-se nela. No entanto, deve estar preparado para ter de se debruçar muito. Os camarões tendem a esconder-se em sítios difíceis.
  4. Passo 4 Pesque em meados ou no final do verão.
    Pescar em meados ou no final do verão. A melhor época para a pesca do camarão é de julho a setembro. É nesta altura que a água atinge as temperaturas mais quentes. É também quando muitas espécies de camarão terminam a época de acasalamento e é mais provável que estejam mais perto da costa.
  5. Passo 5 Pescar à noite.
    Pesque à noite. Muitas espécies de camarões são sensíveis à luz, pelo que a pesca nocturna é uma das melhores formas de os pescar. Tente planear as viagens de pesca para as noites de lua cheia. Isto maximizará a luz reflectida na superfície da água.
    • Utilize uma lanterna para o ajudar a ver os olhos dos camarões. Ilumine-a num arco sobre a superfície da água.

Utilizar um barco

  1. Passo 1 Escolha o seu barco.
    Escolha o seu barco. Certifique-se de que o barco tem espaço suficiente para colocar uma geleira para guardar os camarões acabados de apanhar. Um barco a remos sem motor é o mais indicado, pois não faz barulho e não afugenta os camarões. Se utilizar um barco com motor, desligue o motor quando se aproximar do habitat dos camarões.
  2. Passo 2 Entrar na água.
    Entre na água. Depois de conduzir o barco para o local desejado, calce as suas botas de vadear e suba para a água. Ao andar a vela, pode caminhar por águas pouco profundas onde os camarões são abundantes e segui-los enquanto se deslocam. Regresse ao barco para guardar os camarões numa geleira para os manter frescos.
  3. Passo 3 Trabalhar com um parceiro.
    Trabalhar com um parceiro. A pesca do camarão será mais fácil se trabalhar em equipa com um ou dois outros pescadores. Um de vós pode ser responsável pela rede enquanto o outro dirige o barco ou aponta a lanterna.
  4. Passo 4 Utilizar uma sonda.
    Utilize uma sonda. Uma sonda é um dispositivo sonar que o pode ajudar a encontrar peixes. Para distinguir os camarões dos peixes, procure uma massa de objectos que sai do fundo da água. Deve parecer-se com uma nuvem. Pode comprar sondas de alta tecnologia em lojas de artigos marítimos e de pesca por menos de 100 dólares.

Utilizar uma rede

  1. Passo 1 Escolha a sua rede.
    Escolha a sua rede. As lojas de artigos de pesca vendem normalmente redes numa variedade portátil, semelhante a uma rede de borboleta, e em variedades comerciais maiores adaptadas para arrastões. Escolha a mais adequada para as suas necessidades de pesca do camarão.
  2. Passo 2 Movimentar a água.
    Mova a água. Crie movimento na água à sua volta. Os camarões nadam naturalmente com a maré, pelo que o seu movimento irá estimulá-los a moverem-se com a água e a saírem do fundo da baía ou da poça de maré.
  3. Passo 3 Utilize uma colher de metal.
    Utilize uma colher de metal. Posicionar a rede de mão atrás dos camarões. Colocar a colher à frente deles. Por instinto, eles afastar-se-ão do objeto brilhante. Ao nadarem para trás, acabarão por cair na sua rede.
  4. Passo 4 Volte a levantar rapidamente a rede de mão.
    Levantar rapidamente a rede de mão. Os camarões não ficarão na rede durante muito tempo se a mantiveres na água. Assim que sentir os camarões a entrar na rede, varra-a com um movimento rápido do antebraço para cima. Incline a rede com a ponta virada para baixo para evitar que os camarões escapem.
  5. Etapa 5 Estender as redes comerciais.
    Estender as redes comerciais. Faça-o lentamente e atrás do cardume de camarões antes de perturbar a água à sua frente. Certifique-se de que há um pescador com a rede pronta para a recolher à volta dos camarões quando estes nadam para ela com o movimento da água.
  6. Passo 6 Verificar a existência de capturas acessórias.
    Verificar a existência de capturas acessórias. As redes varrem todas as formas sólidas que se encontram no seu caminho. Assim que fizer a sua captura, inspeccione a rede para ver se há animais que não sejam camarões. Mesmo que saiba que não estão em perigo, deite-os de volta à água. Se encontrar plástico, metal ou outros resíduos, coloque-os num caixote de reciclagem ou num caixote do lixo próximo.

Utilizar uma armadilha

  1. Passo 1 Escolha a sua armadilha.
    Escolha a sua armadilha. As lojas de artigos de pesca vendem normalmente armadilhas com o nome de 'armadilhas para camarões', mas podem ser utilizadas para a captura de camarões. Estão disponíveis numa variedade de tamanhos. Determine o tamanho que melhor se adapta às suas necessidades. Uma armadilha de tamanho modesto, com cerca de 1,5 cm por 2,5 cm, geralmente é suficiente.
    • Consulte as autoridades locais sobre os limites de tamanho das armadilhas antes de efetuar a compra.
  2. Passo 2 Compre uma linha com peso.
    Compre uma linha com peso. Você precisará dela para baixar a armadilha na água. As linhas com peso evitam que a armadilha flutue e coloque em risco a vida marinha e os barcos. As lojas de artigos de pesca vendem-nas numa variedade de comprimentos. Compre uma linha que seja cerca de 25 por cento mais comprida do que a profundidade a que pretende baixar a armadilha.
  3. Passo 3 Utilize uma boia.
    Utilize uma boia. Necessitará de uma boia de pesca regulamentar para identificar a localização da sua armadilha. Não utilize garrafas de plástico de casa, uma vez que são demasiado leves para marcar com precisão a localização da sua armadilha. Marque a sua boia com uma cor única, iniciais ou número de série para a distinguir das bóias de outros pescadores.
  4. Passo 4 Ligue o seu equipamento.
    Ligue o seu equipamento. Ligue uma extremidade da linha de pesca à armadilha. Ligue a outra extremidade da linha à boia. Se tenciona colocar a sua armadilha longe do seu barco ou de um local em terra, prenda uma corda de polipropileno à boia, para que possa puxar a armadilha para si sem ter de caminhar ou nadar demasiado.
  5. Etapa 5 Colocar o isco.
    Prender o isco. Este passo é opcional, mas pode ajudar a aumentar as suas capturas. Utilize pedaços de peixe morto, comida de gato ou isco artificial. Fixe o isco na armadilha com fita adesiva à prova de água.
  6. Passo 6 Baixe a armadilha para a água.
    Baixe a armadilha para a água. Submerja lentamente a armadilha na água a partir do seu local em terra ou num barco. Deixe-a afundar-se na água. A linha de pesca manterá a armadilha com peso. Aguarde algumas horas ou monitorize a ação subaquática com a sonda.
  7. Etapa 7 Recuperar a armadilha.
    Recuperar a armadilha. Localize a sua boia. Se a armadilha não estiver muito longe da costa, entre na água e recupere-a com a mão. Se tiver prendido uma corda à boia, comece a enrolar cuidadosamente a armadilha de volta à superfície. Guarde a sua captura numa geleira para preservar a sua frescura. Se não estiver satisfeito com os resultados, repita o processo até apanhar camarões suficientes.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Posso usar uma cana de pesca?
    Os camarões não podem agarrar ou morder o anzol, por isso não é possível apanhar camarões dessa forma.
  • Pergunta
    Porque é que as pessoas nas imagens estão a usar capacetes?
    O mais provável é que se trate apenas de um chapéu normal. Não é necessário um capacete para apanhar camarões.
  • Questão
    Os camarões mordem? São perigosos?
    Não, não podem morder ou picar. São inofensivos para os seres humanos.

Dicas

Avisos

  • Nunca deixe seu equipamento de pesca na água ou na praia. Ele pode prender e matar outras espécies, como tartarugas marinhas e golfinhos.
  • Verifique com o governo local antes de pescar camarões. Muitos estados e províncias exigem licenças de pesca.
  • Informe-se junto das autoridades locais sobre os limites de captura. Também deve informar-se sobre o número de armadilhas permitidas e se as suas redes têm de cumprir determinados requisitos.
  • Não vá pescar camarão se tiver havido um derrame de petróleo ou outras toxinas na água. Os crustáceos, como os camarões, absorvem estes materiais muito facilmente. Se os comer, vai acabar por se envenenar!

Coisas de que vai precisar

  • Licença de pesca
  • Botas de vadear
  • Arrefecedor ou outro recipiente para manter os camarões frescos
  • Barco de pesca
  • Sonda
  • Rede de pesca (de mão ou comercial)
  • Armadilhas para camarão
  • Linha de pesca com peso
  • Boia de armadilha
  • Corda de polipropileno