Como pescar o pampo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O pampo é um peixe popular para alimentação que pode ser vendido a um preço mais elevado por quilo do que a carne de vaca. O peixe tem cerca de 45 cm de comprimento e pesa cerca de 1 a 1,4 kg quando adulto. Pode ser encontrado nas costas do Atlântico, do Pacífico e do Golfo do México, bem como nas Índias Ocidentais. Os pescadores pescam o pompano em cais, debaixo de pontes ou na praia, dependendo de suas preferências.

Passos

Pescar na praia ou num cais

  1. Passo 1 Encontre cardumes de pompano no lado mais distante das ondas e dos bancos de areia.1Encontre cardumes de pompano no lado mais distante das ondas e dos bancos de areia. Os peixes esperam que as pulgas da areia, também chamadas caranguejos-toupeira, e outros pequenos crustáceos sejam arrastados da praia e levados até eles pela ação das ondas. Isto coloca-os ao alcance dos pescadores que preferem pescar na praia ou num cais.
  2. Passo 2 Utilize uma cana giratória, um equipamento de localização de peixes, anzóis circulares 2/0 e linha de monofilamento de 12 lb (5,5 kg).2Utilize uma cana de fiar, um equipamento de procura de peixe, anzóis de 2/0 e linha de monofilamento de 12 lb (5,5 kg). Adicione um peso de pirâmide suficiente para evitar que o isco volte para a costa com as ondas. Pode precisar de uma cana maior quando a rebentação é forte.
  3. Passo 3 Apanhar pulgas da areia para utilizar como isco.3Captura de pulgas da areia para usar como isco. As pulgas da areia são o alimento preferido do pampo e estão facilmente disponíveis nas zonas onde o pampo se encontra.
    • Procure por redemoinhos em forma de 'V' quando as ondas rolam na praia. Nestes locais, as pulgas da areia foram levadas para terra e estão a escavar a areia. Recolha as pulgas da areia num balde seco.
    • Se não encontrar pulgas da areia, é provável que não apanhe nenhum pompano. Desloque-se para um local onde as pulgas da areia sejam abundantes.
    • O pampo comerá outros crustáceos, como o camarão, e até, por vezes, pequenos peixes de isco.
  4. Passo 4 Lance diretamente para a rebentação da rebentação e para a parte de trás dos bancos de areia.4Lançar diretamente na rebentação da rebentação e na parte de trás dos bancos de areia.

Pescar a partir de um barco perto de uma ponte

  1. Passo 1 Localize uma escola de pompano no lado da corrente descendente de uma ponte.1Localize um cardume de pompano no lado da corrente descendente de uma ponte. Esperam que pequenos crustáceos sejam retirados das estacas da ponte pela corrente. O pompano permanecerá no mesmo local enquanto houver comida a caminho, tornando-o fácil de apanhar pelos pescadores que preferem pescar a partir de um barco.
  2. Passo 2 Utilize linha de teste de 20 lb para o caso de apanhar um peixe maior.2Use linha de teste de 20 lb no caso de fisgar um peixe maior. Coloque uma chumbada de ovo, cerca de 30 cm de linha e um anzol de tamanho 6.
  3. Passo 3 Recolha pequenos caranguejos para usar como isco.3Recolha pequenos caranguejos para usar como isco. Parta a garra grande antes de colocar o isco no anzol.
    • Coloque alguns panos num balde e cubra os caranguejos com água do mar. Os caranguejos-violinistas viverão vários dias num local à sombra.
  4. Passo 4 Ancore o seu barco ou amarre-o a uma estaca de corrente.4Ancore o seu barco ou amarre-o às estacas da corrente. Largue a sua linha perto das estacas da corrente descendente.
    • O pampo estará de um lado da ponte quando a maré sobe e do outro lado quando a maré desce, pelo que terá de deslocar o seu barco se a maré mudar.
  5. Passo 5 Chumbe a cada 15 minutos, aproximadamente.5Procure o peixe de 15 em 15 minutos. Chumming é a prática de deitar isco cortado ou partes de peixe na água para atrair peixes. Quando pescar perto de uma ponte, raspe as cracas e os mexilhões das estacas com um raspador de jardim de cabo comprido e deixe que a corrente os leve em direção ao pompano.
  6. Passo 6 Deixe o seu isco afundar-se, puxe-o ligeiramente para cima e deixe-o bater novamente no fundo.6Permita que o seu isco se afunde até ao fundo, puxe-o ligeiramente para cima e deixe-o bater novamente no fundo. O isco vai perturbar a areia do fundo, o que atrai os peixes. Poderá ter de alterar o peso da chumbada para o conseguir. Deixe a sua linha jogar à medida que a corrente arrasta a sua linha em direção às estacas da corrente descendente.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Procure o pompano a partir de um barco em águas abertas; pode encontrar um cardume observando os peixes que saltam na lavagem da hélice.
  • Continue a pescar se apanhar um pampo. Os pimpões deslocam-se em cardumes, pelo que a captura de um peixe indica que há um cardume por perto.
  • Se você não quiser pegar pulgas de areia vivas antes de pescar o pampo, você pode tentar usar uma isca de pulgas de areia.

Avisos

  • Evitar tentar lançar o anzol. Algumas espécies de peixe exigem que se puxe a linha quando se sente uma mordidela para forçar a farpa do anzol a entrar na carne do peixe. No entanto, se fizer isso com o pampo, irá sacudir o isco da boca do peixe e este irá escapar. Em vez disso, comece a enrolar quando sentir o peixe a morder.
  • Os caranguejos-aranha beliscam-no quando os apanha. Use luvas.

Coisas de que vai precisar

  • Vara, carreto, linha e equipamento
  • Sapateiras, caranguejos, camarões vivos
  • Balde de isco
  • Barco
  • Raspador