Como pescar peixe-espada
Autor do artigo:Gabriel SilvaSendo um dos maiores peixes de água doce dos Estados Unidos, o peixe-espada é uma captura extremamente excitante. Uma vez que estes peixes de fundo podem pesar mais de 45 kg, muitos pescadores aguardam ansiosamente a época do peixe-espada. Depois de aprender sobre o equipamento necessário e praticar a técnica adequada para a captura do peixe-espada, você estará preparado para pegar um desses peixes pré-históricos.
Passos
Montando seu equipamento
1Escolha uma vara rígida de 1,8-2,1 m (6-7 pés) que possa suportar um peixe pesado. É normal utilizar este tipo de cana com um carreto de água salgada de vento nivelado. Também pode utilizar uma cana de 2,1-2,7 m com uma estrutura grande e rodas giratórias de grande capacidade. É importante escolher uma cana que seja de peso médio e rígida. Os peixes-espada podem ser enormes e não quer que a sua cana se parta enquanto estiver a apanhar um.- A sua cana deve ser enrolada com linha entrançada de 45 kg (100 lb). Se a linha de pesca for demasiado delicada, é provável que se parta. Esta linha tem de resistir a um peixe, a vários pesos e a alguns anzóis pesados, por isso escolha a linha de pesca mais resistente.
- Se encontrar uma linha de pesca que seja ainda mais pesada, vá em frente e use-a.
2Embale uma dúzia de pesos pesados para pesar a linha. Terá de planear trazer mais do que alguns pesos para apanhar peixes-espada, uma vez que pode perder alguns pesos na água. Traga pesos que variam de 8 a 16 onças (0,23 a 0,45 kg).- Utilizará os pesos mais pesados em águas mais profundas.
3Embale anzóis de agulha robustos e pesados, de #8 a #14. Os anzóis triplos são únicos e fáceis de identificar porque são 3 anzóis que partilham um único olho. É provável que perca alguns anzóis na água, por isso, guarde pelo menos uma dúzia de anzóis para a sua viagem.- Utilizará anzóis mais pesados em águas mais profundas.
4Lembre-se de levar ferramentas diversas. As luvas de cabedal podem proteger as suas mãos da fricção contra a cana pesada. Os alicates de bico de agulha são uma ferramenta útil para remodelar os anzóis e arrancar os anzóis do peixe-espada.- Não se esqueça também da sua licença de pesca!
Colocar o isco no anzol
1Faça um nó de mão com a linha. Deite a linha na horizontal e coloque uma extremidade da linha sobre o resto para formar um laço redondo. Enfie a extremidade da linha no laço redondo e puxe-a para fora do laço redondo. Enfie o laço do nó através do buraco no topo do seu peso. Aperte-o bem.
2Duplique a linha e puxe-a através do olho do seu anzol de três pontas. Pegue na extremidade da sua linha de pesca e dobre-a. Deve puxar a extremidade do laço dobrado. Puxe a linha de pesca até que a extremidade da linha esteja a cerca de 60 cm de distância do seu peso. Passe a linha de pesca dobrada pelo olho do anzol.
3Apertar a linha no anzol. Enrolar uma parte da linha de pesca por baixo do anzol. Depois, passe os pontos de agulha (a parte inferior curva do anzol) através do laço. Aperte o laço à volta da haste do anzol (a parte reta do anzol, entre o olho e as pontas). Aperte a linha à volta da haste mais uma vez, repetindo os passos acima.- Os peixes-espada não engolem minhocas, iscos ou iscos, pelo que só tem de se preocupar em garantir que o seu equipamento está bem montado. Além disso, certifique-se de que está a usar peso suficiente.
Apanhar um Paddlefish
1Lançar, sacudir e enrolar a linha para apanhar um peixe-espada. Agora que está a ler para apanhar, tem de entrar num ritmo constante de lançar a linha num movimento de varrimento na sua direção. Depois, puxe a linha um pouco para fora na direção oposta. Enrole rapidamente qualquer folga extra na corda.- Um dos seus principais objectivos é certificar-se de que a linha não tem qualquer folga extra. Se a linha estiver frouxa, o anzol ficará à deriva na água. Ao prender, o anzol deve mover-se com precisão numa linha esticada em vez de andar à deriva.
2Perfeccione o seu anzol. O movimento do anzol deve ser como um balanço invertido de basebol. O movimento mais amplo e abrangente deve ser na sua direção. O movimento mais pequeno é puxar a linha em direção à água.- Quando estiver a pescar, descanse a cada 20 minutos. Os movimentos rápidos e constantes podem ser cansativos, por isso não se esforce demasiado.
- Pode pescar tanto num barco como em terra. Em ambos os casos, utilizará os mesmos movimentos. No entanto, quando estiver em águas mais profundas, terá de pesar mais a linha, uma vez que os peixes-espada se alimentam no fundo.
3Enrole o peixe. Se tiver fixado corretamente o anzol, a linha deve sacudir sem escorregar quando entra em contacto com um peixe. Coloque-se de pé com os joelhos à distância dos ombros e puxe!- Se o peixe tiver sido fisgado na cabeça, provavelmente será mais fácil enrolá-lo. Se o peixe tiver sido fisgado na cauda, a luta será provavelmente mais intensa. De qualquer forma, seja paciente!
Limpar um peixe-palheta
1Pendure o peixe-palheta a uma altura conveniente ou deite-o na horizontal. Se pendurar, certifique-se de que pendura o peixe pelo nariz. Terá de drenar o sangue pela cauda, por isso a cauda deve estar virada para o chão ou deitada numa superfície plana.
2Comece a cortar a espinha dorsal, cortando à volta da cauda. Corte o peixe, começando pela carne acima da cauda. Corte para baixo, em direção ao fundo do peixe. Deve cortar num círculo completo, de modo a ter apenas uma única incisão no peixe.
Agarrar na extremidade da cauda e rodá-la lentamente em círculo. A espinha dorsal vai oferecer muita resistência no início porque está ligada a uma área rica em cartilagem no interior do peixe. Rodar a cauda para a frente e para trás até conseguir movê-la facilmente em círculo. Puxar a espinha dorsal para baixo, para fora do peixe. O sangue escorrerá do peixe através do buraco que fizeste. Cuidado! O sangue pode ficar muito sujo.
4Corte os filetes do peixe. Comece o corte por trás da cobertura das guelras. Terá de cortar primeiro o peixe, em direção à área rica em cartilagem do peixe. Depois de atingir a cartilagem, comece a cortar de lado, ao longo do peixe. Corte em direção à cauda, ao longo da cartilagem.
5Fatiar a pele da carne. Quando estiver pronto para remover a pele, prepare uma tábua de madeira limpa. Coloque os seus filetes numa tábua e corte a pele da superfície dos filetes. Pode retirar o pedaço de carne escura no meio de cada filete.
Perguntas e respostas de especialistas
Dicas
- Se não se sentir confiante para manusear todo o equipamento, também pode contratar um guia de pesca. Pesquise guias de pesca na sua área.
- Tome nota das épocas de pesca do peixe-espada em diferentes estados. Diferentes regiões têm vários regulamentos para a captura do peixe-espada.
Avisos
- Não pegue mais peixes do que o permitido no seu estado ou região.