Como pescar tainha

Autor do artigo:Gabriel Silva

A tainha pode ser um peixe divertido de se pescar, e há várias maneiras diferentes de abordá-la. Há um grande número de espécies de tainhas, que podem ser encontradas em todo o mundo em águas costeiras quentes e, às vezes, em água doce. Elas são particularmente abundantes nas águas da Flórida. Alimentam-se principalmente de algas, detritos e outros pequenos invertebrados marinhos. É improvável que elas se alimentem de iscas comuns, portanto, capturá-las com anzol e linha pode ser complicado para pescadores inexperientes. Na maioria das vezes, a tainha é capturada com redes de fundição e redes de arrasto. Os diferentes métodos proporcionam experiências de pesca muito diferentes, portanto, escolha o que mais lhe convém.

Etapas

Captura de tainha com rede de arremesso

  1. Etapa 1: Pegue uma rede de fundição.
    Pegue uma rede de fundição. Devido ao fato de as tainhas tenderem a se reunir em grandes cardumes e aparecerem perto da superfície da água, é provavelmente mais comum que as pessoas as pesquem com redes de arremesso. Embora esse seja um método mais fácil e eficiente do que usar anzol e linha, sabe-se que as tainhas têm excelente visão e podem se afastar rapidamente quando veem uma rede sendo lançada.
    • Escolha uma rede de qualidade em vez de optar pela mais barata disponível para que ela dure.
    • Ao adquirir uma rede, verifique os regulamentos locais de pesca para saber qual é o tamanho de malha permitido.
    • Na Flórida, por exemplo, não é permitido usar uma rede para pesca de isca em água doce com malha maior que 2,5 cm (1 polegada).
  2. Etapa 2 Pratique o lançamento da rede em casa.
    Pratique o lançamento da rede em casa. Antes de sair e lançar a rede na água, você deve ter certeza de que sabe como manuseá-la. A tainha pode não ficar por perto para lhe dar uma segunda chance se você errar. Uma boa maneira de praticar é montar algum tipo de alvo em seu quintal, como um pneu velho ou uma bola.
    • Fique a alguns metros de distância e tente pegar o alvo na rede.
    • Afaste-se mais à medida que for melhorando para testar suas habilidades.
  3. Etapa 3 Encontre um bom local para arremessar quando você estiver pescando.'re ready to catch fish.
    Encontre um bom local para arremessar quando estiver pronto para pescar. Você precisa encontrar um local onde as tainhas se reúnam e que você possa alcançar com a rede. Não é incomum encontrar tainhas perto de paredões, ao largo de píeres, perto de barcos, bem como em canais e riachos com sombra.
    • Evite áreas com muitas árvores ou arbustos, especialmente se você for iniciante.
    • Se não tiver uma boa ideia de onde procurar, pergunte a alguém em sua loja ou clube de pesca local
  4. Etapa 4 Localize a tainha na água.
    Localize a tainha na água. A tainha geralmente viaja em grandes cardumes e pode ser bastante ativa na água, pulando para dentro e para fora. Isso significa que, se houver alguma por perto, pode ser muito fácil localizá-la. Procure por distúrbios na água, como manchas de bolhas. Seja paciente e observe se os peixes estão rompendo a superfície da água.
  5. Etapa 5 Lance sua rede.
    Lance sua rede. Depois de encontrar uma tainha ao seu alcance, é hora de lançar a rede. Enrole a extremidade da corda em seu pulso de arremesso, com o restante da corda enrolado frouxamente em seu braço. Deixe a rede cair ao seu lado com os pesos na parte inferior.
    • Com a outra mão, segure a linha de chumbo no ponto diretamente abaixo do polegar direito.
    • Agora, com a mão direita, segure o cabo de chumbo e mantenha-o afastado cerca de um braço da outra mão, que estará na frente do peito.
    • Gire o corpo para trás, para a direita, e gire para frente, soltando a rede em um leve ângulo ascendente em direção ao peixe.
  6. Etapa 6 Recupere a rede.
    Recupere a rede. Depois de lançada, a rede afundará na água, prendendo qualquer tainha desafortunada. Mantenha uma leve tensão na corda para poder sentir o que está acontecendo. A rede descerá na água. Depois de algum tempo, você sentirá que ela atingiu o fundo e a corda que você está segurando parará de descer na água. Logo após isso acontecer, comece a puxá-la de volta para você. Um puxão forte quando você sentir que ela atingiu o fundo fechará a rede e prenderá o peixe.
    • Enrolar a corda sobre o braço enquanto a puxa ajudará a manter tudo arrumado, evitando o risco de tropeçar ou se amarrar.

Experimentando o anzol e a linha

  1. Etapa 1 Encontre um local privilegiado para a tainha.
    Encontre um local privilegiado para a tainha. O local onde se encontra a tainha varia de acordo com a parte do mundo em que você vive e o tipo de tainha que você está pescando. Rios com marés, estuários, portos e canais são todos bons lugares para encontrar tainhas. Elas costumam estar próximas à superfície e em grandes cardumes, portanto, se estiverem lá, você deve ser capaz de localizá-las.
    • Elas costumam ser encontradas em grandes grupos em uma maré alta, pois se alimentam de algas.
  2. Etapa 2 Prepare seu equipamento.
    Prepare seu equipamento. Você não precisa de um equipamento elaborado para pescar tainhas. Apenas certifique-se de ter uma vara leve com um carretel de arrasto. Você precisará de líderes longos com resistência de teste de 2,7 kg (6 lb), bem como linhas de diâmetro fino para combater a excelente visão da tainha.
  3. Etapa 3 Prepare sua isca....
    Prepare sua isca. A preparação de iscas para tainhas pode ser uma tarefa complicada, com todos os tipos de iscas recomendadas e desaconselhadas. Nenhuma isca é certa, e esse é especialmente o caso da tainha que se alimenta de algas e invertebrados. Há várias opções de iscas que foram bem-sucedidas para você considerar e experimentar. Elas incluem:
    • Minhoca
    • Camarão descascado
    • Pão ou massa, que é mais eficaz se você jogar vários pedaços na água, mas não se esqueça de colocar o anzol em um deles.
  4. Etapa 4 Considere o uso de um...
    Considere o uso de uma mosca. Como as tainhas se reúnem em cardumes perto da superfície, usar uma mosca pode ser uma boa maneira de pescá-las. Você precisará de uma mosca pequena, e não espere que uma isca brilhante e chamativa funcione com as tainhas que se alimentam no fundo. Tente jogar alguns torrões de aveia na água e jogá-los na frente da tainha enquanto ela se alimenta.
    • Uma mistura de pão e farinha de aveia pode ser eficaz na pesca com mosca da tainha.
  5. Etapa 5 Enrole-as com cuidado.
    Enrole-as com cuidado. Depois de conseguir uma mordida, você logo descobrirá que, apesar de seu tamanho relativamente modesto, as tainhas são lutadoras no anzol. Tome cuidado ao ao enrolá-lasNão tente puxá-las muito rapidamente. Você pode considerar o uso de uma rede de pouso para a captura final.
    • O uso de uma linha trançada o ajudará a sentir os movimentos da tainha na água.
    • Lembre-se de que as tainhas podem realmente saltar para fora da água, portanto, tome cuidado extra ao desembarcá-las ou elas poderão pular para longe.

Usando anzol e linha com isca Chum

  1. Etapa 1 Opte por uma isca de aveia caseira.
    Opte por um chum caseiro de aveia. Pescar tainha com um anzol e linha comuns pode ser muito complicado. Uma maneira de aumentar suas chances, mas ainda usando anzol e linha, é usar uma isca de chum. A isca de chum atrairá um grande número de tainhas que começarão a se alimentar. Você pode então arremessar a isca e terá uma boa chance de conseguir uma ou duas mordidas durante o frenesi.
  2. Etapa 2 Prepare o equipamento.
    Prepare o equipamento. Use uma vara de fiar média a média leve de 1,8 ou 2,1 m (6 ou 7 pés), com um carretel de spin cast que você tenha enrolado com linha de teste não mais pesada que 4,5 kg (10 lb). Você pode prender anzóis espaçados em torno de 25 cm, além de adicionar uma cortiça ou um marcador flutuante para verificar a profundidade.
  3. Etapa 3 Prepare a isca.
    Prepare a isca. Agora você precisa preparar a isca. Você precisará de água, purê de ração (como ração de galinha) e farinha de aveia. Misture partes iguais de purê e farinha de aveia em um pequeno recipiente. Adicione água suficiente para obter uma consistência que lembre uma bola de massa. A mistura não deve ser muito grossa, ou você corre o risco de que ela demore muito para se dissolver quando você a jogar, ou que afunde direto no fundo.
    • Se for muito fina, ela se dissipará e se perderá.
    • O ideal é que ela se quebre e se dissolva lentamente para atrair a tainha.
  4. Etapa 4 Jogue a isca e lance-a no chum.
    Jogue a isca e lance-a no chum. Depois de encontrar um bom local onde você sabe que há atividade de tainha, é hora de jogar a mistura de iscas na água. Assim que ela começar a se dissolver, você precisará lançar a isca no chum. Com um pequeno pedaço de isca de choque enfiado em cada anzol, vá em frente e lance.
    • Se você deixar os anzóis e a linha na mistura de chum antes de lançar, o chum pode grudar nos anzóis e estimular a tainha a entrar neles.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Qual é a melhor isca para tainha?
    A técnica de 'chumming' com pão ou aveia tem sido a mais bem-sucedida para mim; certifique-se de estar a uma boa distância para que eles não o vejam.
  • Pergunta
    Como faço uma isca para tainha?
    Misture pão, suco de milho doce e um pouco de hap em um liquidificador. Acrescente farinha para torná-la mais espessa e, em seguida, comprima cada um deles em pequenas bolas de isca, que você comprime sobre o anzol.
  • Pergunta
    Como preparo uma tainha como isca viva?
    Passe o anzol pela parte superior da tainha, mas certifique-se de não passar por baixo da espinha dorsal; caso contrário, ela não conseguirá nadar porque morrerá. Enganche-a algumas vezes acima da espinha dorsal; caso contrário, a carne se romperá.

Dicas