Como pescar alabote

Autor do artigo:Gabriel Silva

O halibute pode ser pescado no Oceano Pacífico, do Alasca à Califórnia. O grande tamanho e o peso do halibute fazem dele um peixe-troféu desejado por muitos pescadores. Devido ao tamanho, ao temperamento e à propensão para a pesca no fundo do mar, a pesca do halibute requer algumas táticas e equipamentos específicos. No entanto, não tenha medo; mesmo que seja novato na pesca, você pode desenvolver rapidamente as habilidades necessárias para fisgar um halibute premiado.

Etapas

Localizando e atraindo o alabote

  1. Etapa 1 Examine sua localização.
    Observe sua localização. O alabote prefere permanecer próximo ao fundo do oceano, geralmente em profundidades de cerca de 12 a 24 m; raramente é encontrado abaixo de 36,6 m (120 pés). Eles também preferem ficar em 'zonas de relevo hidráulico' - obstruções que acalmam as correntes, como depressões, vales, formações rochosas e similares no fundo do mar.
    • Você pode utilizar o sonar e outros equipamentos eletrônicos para mapear as profundidades e os contornos do oceano abaixo e identificar bons pontos de pesca. É claro que não custa nada combinar isso com conselhos em primeira mão de pescadores de halibute bem-sucedidos sobre os melhores pontos de pesca.
    • Os óculos Polaroid também são de grande ajuda - eles permitem que você veja dentro da água e descubra o que realmente está por perto.
  2. Etapa 2 Escolha uma isca que atraia o alabote.
    Escolha uma isca que atraia o alabote. Os especialistas em captura de alabote geralmente aconselham o uso de iscas como lula viva ou polvoou cabeças ou vísceras de cavala. Iscas artificiais, como peixes de plástico coloridos como sardinha ou anchova, também podem ser usadas na pesca do alabote. Acrescente aromas atraentes à sua isca e à sua linha, e use o chum liberado e regularmente para atrair o halibute.
    • A luminescência e o movimento ajudam a atrair o alabote, embora os movimentos bruscos da isca possam ter o efeito oposto.
  3. Etapa 3 Escolha uma linha de pesca forte, mas leve.
    Escolha uma linha de pesca forte, mas leve. O tamanho e a força dos halibutes significam que eles podem romper linhas fracas ou de baixa qualidade. Ao mesmo tempo, porém, linhas muito pesadas ou que ofereçam muita elasticidade podem dificultar o processo de enrolamento. Procure usar uma linha Kevlar ou Spectra de baixa elasticidade e alta qualidade, com resistência de teste de 80 a 120 libras.
    • Use uma linha de pesca leve para evitar que você se canse muito rapidamente ao puxar o halibute. Um halibute da Califórnia pode pesar cerca de 23 kg, enquanto um halibute do Pacífico pode pesar mais de 230 kg.
  4. Etapa 4 Pesque com várias outras pessoas.
    Pesque com várias outras pessoas. É sempre bom ter companhia durante a pesca, certo? Além disso, isso coloca mais iscas na água para atrair os peixes. Sim, isso também significa mais competição pelo seu prêmio, mas adicionar mais chum e isca à sua área de pesca ainda aumentará suas chances de pegar um halibute.
    • Se for pescar halibute sozinho ou com poucas pessoas, crie seu próprio chum slick para atrair os peixes para seu barco.

Como fisgar e enrolar os peixes

  1. Etapa 1 Solte a isca perto do fundo do mar.
    Solte a isca perto do fundo do mar. É nesse local que o alabote normalmente passa seu tempo. Assim que chegar ao fundo, enrole um pouco para trás, de modo que fique fora do chão. Aguarde cerca de trinta segundos por uma mordida antes de mover a isca novamente.
    • Levante e abaixe a isca alguns metros ou mova-a suavemente de um lado para o outro na água para ajudar a atrair o peixe para sua linha.
  2. Etapa 2 Aguarde até que um alabote morda a isca.
    Aguarde até que um alabote morda a isca. Se, após cerca de uma dúzia de lançamentos, você não tiver mordido a isca, considere a possibilidade de se reposicionar. Tente explorar um de seus outros pontos-alvo.
    • Quando conseguir uma mordida, combata seu instinto de puxar o anzol - um alabote poderoso provavelmente se soltará dessa forma. Em vez disso, deixe que a linha de pesca desça de volta para a água até ficar firme.
  3. Etapa 3 Coloque o anzol e puxe a linha para cima com controle.
    Coloque o anzol e puxe a linha para cima com firmeza e controle. Enrole e abaixe a vara de pesca e, em seguida, puxe novamente, trazendo o alabote para perto da superfície da água. Não tenha pressa e vá com calma. O alabote geralmente virá à superfície sem muita resistência se for aplicado um toque suave. Continue até que o peixe esteja logo abaixo da superfície da água.
  4. Etapa 4 Permita que um
    Deixe um halibute 'assustado' correr livremente por um tempo. Não tente lutar com ele ou puxá-lo para mais perto, ou você provavelmente perderá o anzol ou romperá a linha. Em vez disso, dê-lhe alguma folga e espere que ele se acalme novamente. Em seguida, tente puxá-lo para cima novamente, de forma lenta, mas segura. Lembre-se, esse peixe magnífico vale o tempo extra.

Reivindicação do prêmio

  1. Etapa 1 Mantenha pelo menos o halibute's head underwater.
    Mantenha pelo menos a cabeça do halibute embaixo d'água. Você precisa enfraquecer esse poderoso peixe antes de trazê-lo a bordo. Sabe-se que alabotes agitados podem ferir gravemente pescadores desavisados. Certifique-se de que seu prêmio não seja capaz de oferecer resistência antes de colocá-lo no barco.
    • Use um gaff ou arpão para ferir o peixe. Aponte para a área sólida logo atrás da cabeça e enfie o gaff ou arpão diretamente. Aguarde até que o peixe se canse e perca um pouco de sangue.
    • Algumas pessoas usam armas para ferir o halibute. No entanto, isso é ilegal em algumas áreas; você corre o risco de estragar parte da melhor carne do peixe (as bochechas); e é simplesmente uma prática mais perigosa do que o necessário.
  2. Etapa 2 Levante o alabote ferido ao lado do barco.
    Levante o alabote ferido ao lado do barco. Amarre-o (estilo 'hog tie') e corte suas brânquias com uma faca. Sangrar mais o peixe o matará e fornecerá carne mais limpa posteriormente. Fique atento até saber que o peixe está morto - mesmo quando está às portas da morte, um alabote ainda pode feri-lo.
    • Coloque o halibute morto no gelo o mais rápido possível.
  3. Etapa 3 Prepare o peixe para comer ou armazenar, cortando-o em filés.
    Prepare o peixe para comer ou armazenar, cortando-o em filés. Isso funciona melhor para a carne do halibute do que tentar cortá-la em filés. Remova a pele para armazenamento de curto prazo, pois ela pode afetar o sabor da carne.
    • No entanto, se você pretende congelar os filés por mais de dois meses, talvez seja melhor manter a pele e enxaguar a carne com água e sal. Em seguida, sele-a a vácuo e congele-a.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Posso pescar halibute na praia ou nas ondas?
    Sim, você pode pescar halibute na praia ou nas ondas, dependendo de onde estiver pescando. Descobri que a melhor maneira de pescar alabote na praia é usar equipamento moderadamente pesado ou até mesmo leve (linha de 7 a 20 libras) em uma baía, e equipamento de surfe mais pesado ao pescar em mar aberto. Não espere pescar halibutes com mais de 6 kg da costa, pois todos os monstros estão em águas profundas inacessíveis aos pescadores da costa.
  • Pergunta
    Posso pescar halibute em um rio de água doce?
    Não. Eles são uma espécie de água salgada. No entanto, o alabote é frequentemente encontrado na foz de riachos de água doce, alimentando-se de salmões em fase de desova.
  • Pergunta
    Qual é a melhor isca para alabote?
    Eu gosto de cheiro vivo, mas você também pode pegá-los com lula congelada. Em uma loja de iscas local, é provável que ambas sejam vendidas. Certifique-se de ter uma vara adequada para um halibute, pois esses peixes são fortes.

Dicas

  • Se for comprar seu próprio barco para pescar halibute, escolha um com um motor secundário e potência suficiente para lidar com grandes massas de água potencialmente agitadas.
  • Pesque sempre com um senso de aventura e a compreensão de que provavelmente cometerá erros - todo mundo comete! Mesmo que não pegue nenhum peixe, você aprenderá algo no processo.

Avisos

  • Não puxe a vara ou comece a enrolar a linha de pesca imediatamente quando receber uma mordida. A tensão dessas ações extenuantes pode fazer com que você perca o halibute quebrando o anzol ou puxando-o para fora.
  • Mantenha distância e tenha cuidado ao trazer um halibute para o barco. Ele ainda pode lutar contra você depois de ser fisgado ou arpoado. Um halibute se debatendo pode causar grandes danos e ferimentos.
  • Não guarde a pele do alabote para armazenamento; ela estraga o sabor.