Como pescar enguias

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você estiver disposto a um desafio, tente pescar enguias em água doce na América do Norte e na Europa. As enguias são facilmente capturadas se você souber quando pescá-las e o que elas gostam de comer. Você pode pescar enguias durante o dia ou à noite, e é melhor pescá-las durante o verão. Amarre os anzóis e o peso à linha, isque o anzol com uma grande ração noturna e lance a isca. Quando sentir uma mordida, coloque o anzol e prepare-se para uma briga!

Etapas

Como montar seu equipamento

  1. Etapa 1 Selecione uma vara de fiar de 1,8 a 3,4 m (6 a 11 pés) de potência média.
    Selecione uma vara de fiar de 1,8 a 3,4 m de potência média. Um comprimento de vara mais curto lhe dará maior alavancagem após fisgar a enguia, o que é especialmente importante, pois as enguias são conhecidas por serem lutadoras ferozes. Uma vara de potência média também protegerá sua vara de se quebrar durante o processo de pesca da enguia.
    • Use varas mais longas se quiser pescar enguias mais longas.
  2. Etapa 2 Escolha um carretel giratório de capacidade média.
    Escolha um carretel giratório de capacidade média. Você pode comprá-la em uma loja de iscas, de equipamentos ou de artigos para atividades ao ar livre. Os molinetes giratórios de média capacidade são ótimos para a captura de enguias, pois permitem que você os enrole rapidamente sem hesitação.
    • Elas também são comumente usadas por pescadores iniciantes.
  3. Etapa 3 Use linha de teste de 2,7 a 4,5 kg (6 a 10 lb).
    Use linha de teste de 2,7 a 4,5 kg (6 a 10 lb). Ao pescar enguias, você precisa de uma linha que possa resistir aos seus puxões e batidas. Use uma linha de teste de 4,5 kg (10 lb) para obter a linha mais segura, embora as linhas de 2,7 kg (6 lb) e 3,6 kg (8 lb) também funcionem bem para a pesca de enguias. Selecione uma linha de monofilamento resistente à abrasão para obter melhores resultados.
  4. Etapa 4 Prenda um anzol nº 4 à sua linha usando um nó cinch.
    Prenda um anzol nº 4 em sua linha usando um nó cinch. Para prender o anzol, passe a linha pelo anzol e traga a extremidade da linha em direção ao anzol para fazer um laço. Torça 5 formas de 'S' ao redor da linha e leve a extremidade em direção ao anzol. Empurre o nó através do primeiro laço que você fez antes das torções em 'S'. Em seguida, puxe o nó para apertá-lo.
    • Você pode usar os anzóis nº 6 - nº 2 se não tiver um anzol nº 4.
    • Ao pescar enguias, você deve usar um anzol do tamanho da boca da enguia.
    • Um nó cinch garante que o anzol não cairá da linha. Você deve usar um nó apertado e seguro para pescar enguias, para que elas não arrebentem a linha.
  5. Etapa 5 Prenda de 2 a 4 chumbadas na linha cerca de 0,30 m acima do anzol.
    Prenda de 2 a 4 chumbadas em sua linha cerca de 0,30 m acima do anzol. Depois de prender o anzol à linha, coloque um split shot ao redor da linha, pegue um alicate e prenda-o no lugar. Adicione mais alguns chumbos à linha para aumentar o peso. Os chumbos ajudam a pesar sua linha até o fundo, que é onde as enguias nadam e comem.
    • Um split shot é um pequeno peso que você prende à linha.
  6. Etapa 6 Use nightcrawlers como isca e prenda 1 ao anzol.
    Use nightcrawlers como isca e prenda 1 no anzol. As enguias comem larvas de insetos, pequenos peixinhos, peixes mortos - qualquer coisa que possam encontrar no fundo. Ao pescar enguias, as lagartas noturnas funcionam melhor. Fure um nightcrawler grande com seu anzol para prender a isca. Coloque a minhoca em seu anzol, enrole-a e fure-a mais uma ou duas vezes para que ela fique no lugar.
    • Você pode comprar a isca em uma loja de equipamentos ou encontrar a sua própria!
    • Você também pode usar isca oleosa cortada e fígado de galinha para atrair enguias.
    • Para tentar ainda mais a enguia, deixe um pouco de sua minhoca pendurada no anzol.

Como encontrar um local

  1. Etapa 1 Pesque durante o dia para tentar pegar as enguias quando elas estiverem se escondendo.
    Pesque durante o dia para tentar pegar as enguias quando elas estiverem se escondendo. Durante o dia, as enguias se escondem na lama e embaixo de pedras e troncos. Se quiser pescar enguias durante o dia, lance sua linha para o fundo na esperança de que sua isca fique acima dos esconderijos das enguias, como na entrada de um buraco ou perto de uma pedra grande.
    • A pesca diurna também é conhecida como 'sniggling'.
  2. Etapa 2 Pesque à noite para capturar as enguias quando elas estiverem se alimentando.
    Pesque à noite para capturar as enguias quando elas estiverem se alimentando. Ao crepúsculo, as enguias começam a mordiscar e, ao cair da noite, estão prontas para comer. Embora seja possível pescar enguias durante o dia, elas geralmente estão dormindo em vez de procurar comida. A pesca noturna de enguias é um desafio divertido e é provável que você pegue mais enguias do que durante o dia!
    • As enguias preferem se alimentar quando está totalmente escuro lá fora para evitar serem vistas.
  3. Etapa 3 Pesque nas noites de verão para aumentar suas chances de pegar enguias.
    Vá pescar nas noites de verão para aumentar suas chances de pegar enguias. As enguias são mais ativas durante as noites quentes e úmidas do verão e têm bastante apetite no verão em comparação com as outras estações. Nos meses de verão, é provável que você encontre enguias em busca de alimento durante o dia e à noite.
    • Você também pode pescar enguias em outras estações, mas o verão é quando elas estão mais ativas e concentradas em uma área.
  4. Etapa 4 Escolha um local próximo a águas altas e lamacentas.
    Escolha um local próximo a águas altas e lamacentas. As enguias preferem estar ativas quando o nível da água está alto e o fundo dos lagos e rios está turvo. Isso é para que elas possam se esconder melhor na água e se alimentar de presas. Os melhores pontos de pesca de enguias incluem leitos profundos de rios próximos a seções de água lamacentas. Procure seções de água lamacentas e pesque quando os lagos ou rios estiverem mais cheios.
    • Você pode pescar enguias logo após uma grande tempestade, por exemplo.
  5. Etapa 5 Procure águas de movimento lento ou buracos nos leitos dos rios.
    Procure águas de movimento lento ou buracos nos leitos dos rios. As enguias preferem se alimentar em águas sem correnteza forte. Escolha um local onde a água esteja se movendo lentamente e seja bastante profunda. Você também pode procurar buracos nas laterais dos leitos dos rios, onde as enguias podem estar. Todos esses são bons locais para pescar enguias.
    • Bons pontos de pesca de enguia incluem rios, reservatórios, lagoas e canais.
    • Em lagoas e lagos, você pode arremessar em planícies rasas próximas a águas profundas.
    • Nos rios, você pode procurar águas calmas próximas a áreas profundas.

Arremesso e enrolamento

  1. Etapa 1 Arremesso...
    Lance sua linha na água o mais longe que puder. Você deve lançar longe ao pescar enguias porque elas gostam de passar o tempo em águas profundas e turvas. Pressione o botão de liberação do carretel e levante o braço de arremesso sobre o ombro. Solte o botão para fazer o arremesso!
    • Para arremessar, mova o braço de forma rápida e consistente.
    • Tente manter os pés parados e levante a vara movendo os quadris. Dessa forma, sua vara terá um pouco mais de impulso ao fazer o lançamento.
  2. Etapa 2 Deixe sua plataforma...
    Os arremessos divididos pesam o equipamento e levam a isca para o fundo, onde as enguias comem, nadam e dormem.
    • A maioria das enguias não se aventura muito longe de seu esconderijo ao se alimentar, portanto, é mais provável que elas encontrem sua isca se ela chegar ao fundo de um lago ou rio.
  3. Etapa 3 Aponte a lanterna para a ponta da vara e procure por mudanças sutis.
    Aponte a lanterna para a ponta da vara e procure por mudanças sutis. Isso pode ajudá-lo a perceber pequenos puxões na linha. As enguias geralmente cutucam a isca antes de mordê-la, portanto, pequenos movimentos na ponta da vara podem ser uma indicação de que uma mordida está chegando!
    • Embora não seja obrigatório, isso o ajudará a ver qualquer movimento na ponta da vara.
  4. Etapa 4 Recasting se você não tiver't have a bite within 2 minutes.
    Volte a pescar se não conseguir uma mordida em 2 minutos. As enguias geralmente mordiscam a isca rapidamente, portanto, se você não conseguir uma mordida nos primeiros minutos após o lançamento, tente lançar novamente. As enguias passam o tempo se escondendo em vez de nadando, portanto, podem não notar a isca na primeira vez que você a lança.
    • Tente arremessar em um local a 0,30-0,61 m (1-2 pés) de distância de onde o primeiro arremesso foi feito.
    • O fato de lançar novamente ajuda as enguias a perceberem a isca fresca.
  5. Etapa 5 Coloque o anzol quando sentir dois puxões na linha.
    Coloque o anzol quando sentir dois puxões na linha. Quando tiver uma enguia na linha, puxe a ponta da vara para trás com rapidez e firmeza. Isso ajuda a prender o peixe em seu anzol. A enguia começará a recuar e a escapar assim que você a fisgar, portanto, esteja preparado para qualquer puxão repentino.
    • As enguias mordiscam o alimento antes de darem grandes mordidas, portanto, espere até sentir um puxão antes de fazer o movimento.
  6. Etapa 6 Enrole a enguia gradualmente à medida que ela se cansar.
    Enrole a enguia gradualmente à medida que ela se cansa. Quando a enguia se debater, enrole a vara algumas vezes (por cerca de 5 segundos ou mais) para aproximá-la da superfície. Em seguida, enrole um pouco mais até que você possa vê-la da superfície da água. A enguia continuará a puxar sua linha enquanto você a enrola, mas não desista!
    • As enguias lutam quando são capturadas, portanto, enrolá-las gradualmente é a melhor maneira de trazê-las sem danificar a linha, o molinete ou a vara.
  7. Etapa 7 Prepare-se para que a enguia puxe para trás e se movimente!
    Esteja preparado para a enguia puxar para trás e empurrar! Pode ser difícil puxar as enguias porque elas costumam brigar por algum tempo antes de serem puxadas. Elas puxarão sua linha e se debaterão para frente e para trás para tentar escapar. Fique com os pés firmes no chão e mantenha a vara em suas mãos o tempo todo.
    • Elas podem até mesmo arrebentar a linha!
  8. Etapa 8 Coloque a enguia na praia enquanto a enrola.
    Coloque a enguia na praia enquanto a enrola. À medida que a puxa gradualmente, traga a enguia em direção à costa de onde está pescando. Pegue a enguia na margem e não na água, pois a enguia pode continuar lutando e se enrolando na linha.
    • As enguias são longas e, às vezes, pesadas, e é muito mais fácil pegá-las e retirá-las da água em uma área rasa.
    • A maneira mais fácil de trazer a enguia é levá-la lentamente em direção à margem.
  9. Etapa 9 Solte o anzol...
    Solte o gancho a enguia quando você a puxar para a margem. Depois de finalmente levar a enguia para a margem, levante a enguia pela linha e segure firmemente a cabeça da enguia. Segure o anzol com a mão ou com um alicate e retire-o do lábio da enguia. Prepare-se para que a enguia se sacuda para frente e para trás em uma última tentativa de fuga!
    • Agora você pode levar a enguia para casa para cozinhar ou soltá-la de volta na natureza.

Perguntas e respostas de especialistas

O que você precisará

  • Vara giratória de potência média de 1,8 a 3,4 m (6 a 11 pés)
  • Carretel giratório de capacidade média
  • Linha de teste de monofilamento de 2,7 a 4,5 kg (6 a 10 lb)
  • Anzóis nº 4
  • Tiros divididos
  • Nightcrawlers
  • Alicate
  • Lanterna

Dicas

  • Seja paciente, mas forte, ao puxar as enguias. Podem ser necessárias algumas tentativas até que você consiga fisgar uma delas.
  • A pesca de enguias é semelhante à pesca de carpa, bagreou outros peixes esportivos em termos da isca que você usa e como elas se debatem antes de serem trazidas.

Avisos

  • Antes de pescar enguias, verifique as regulamentações locais para ter certeza de que é legal pescar enguias em sua região. Você pode consultar os regulamentos locais on-line.