Como apanhar lagostins

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os lagostins - também conhecidos como lagostins ou crawdads - são pequenos crustáceos de 10 patas encontrados em massas de água nos EUA e noutros países. Apanhá-los é uma atividade familiar divertida que pode ser feita com canas de pesca, armadilhas especiais ou mesmo com as próprias mãos! Quando terminar, pode transformar estes mini-lagostim numa refeição saborosa ou levar um para casa como um animal de estimação invulgar. Apenas certifique-se de pegar lagostins apenas onde é legal fazê-lo.

Passos

Escolher um método de captura

  1. Passo 1 Apanhar o lagostim à mão.1Captura de lagostins à mão. Uma terceira opção para capturar lagostins é simplesmente pegá-los com a mão, pois eles são frequentemente encontrados entre as rochas em piscinas rasas e podem ser facilmente apanhados - apenas cuidado com as garras afiadas!
    • Para apanhar uma lagosta à mão, é necessário encontrar uma lagoa, riacho ou lago que seja bem conhecido pela sua população de lagostas. Normalmente, as lagostas gostam de se esconder debaixo de pedras e plantas nas partes pouco profundas da água.
    • Para apanhar um lagostim, entre na água e procure pedras que pareçam esconder um lagostim. Depois, muito lentamente, coloque a sua mão na água e levante suavemente a pedra. Se a levantar demasiado depressa, pode assustar a lagartixa e agitar a lama que obstrui a sua visão, permitindo que a lagartixa se afaste.
    • Se levantar corretamente a pedra, verá um lagostim sentado debaixo de água. Agora tens duas opções. A primeira opção é apanhar o lagostim com as mãos. Se for muito pequeno, podes enfiar as mãos na água e colocá-lo entre as duas mãos. Se for maior, pode apanhá-lo usando o polegar e o indicador de uma mão, mesmo atrás das pinças.
    • A segunda opção é utilizar um balde pequeno e um pau. Coloque suavemente o balde 10,2 a 15,2 cm atrás da lagosta e, em seguida, agite o pau à sua frente ou dê-lhe uma ligeira pancada. Os lagostins nadam para trás, pelo que devem nadar diretamente para o balde. Quando estiver lá dentro, retire o balde da água.
    • Faça o que fizer, não enfie a mão na água às cegas, ou pode apanhar um beliscão feio!
  2. Passo 2 Experimente apanhar o fio e o isco.2Experimente a pesca com fio e isco. A pesca com cordas e isco é uma forma simples de apanhar lagostins e é uma atividade familiar divertida. Tudo o que precisa é de uma cana de pesca, uma vara ou um pau, um pouco de linha ou fio de pesca e algum isco.
    • Pode prender o isco ao fio com um anzol ou mesmo com um alfinete de segurança - isto assegurará que o isco permanece preso ao fio e evitará que as lagostas fujam. Os iscos artificiais, como as larvas, funcionam bem.
    • Baixe o isco para a água e agite-o a 2,5-5,1 cm do fundo até sentir um puxão na extremidade do fio. Em seguida, mova lentamente o lagostim e o isco o mais próximo possível da margem antes de o puxar suavemente para fora da água. Coloque imediatamente as lagostas num balde.
    • Se quiser, pode utilizar uma rede de pesca com um cabo comprido para apanhar as lagostas assim que as puxar. Isto evitará que elas soltem o isco e fujam.
  3. Passo 3 Utilizar armadilhas abertas ou fechadas.3Utilizar armadilhas abertas ou fechadas. As armadilhas são a melhor forma de apanhar grandes quantidades de lagostins com relativamente pouco esforço. Por isso, se quiser dar um banquete de lagostins aos seus amigos e família, esta é a melhor forma de o fazer.
    • Existem dois tipos principais de armadilhas: as armadilhas abertas, que são basicamente redes dobráveis que estão abertas numa extremidade, e as armadilhas fechadas, uma variedade mais avançada com um funil numa extremidade que permite que as lagostas entrem na armadilha, mas impede-as de escapar.
    • Evitar as armadilhas de forma quadrada, pois podem ficar presas nas rochas do fundo da água e ficarem presas ou partidas. As armadilhas cilíndricas, cónicas e em forma de colmeia são as melhores opções. As armadilhas para lagostas devem ter menos de um metro de altura, largura e profundidade.
    • Antes de colocar as armadilhas na água, terá de as colocar como isco. Algumas armadilhas têm um gancho no centro ao qual se pode prender o isco, enquanto outras requerem a utilização de caixas ou frascos de isco.
    • As armadilhas abertas podem ser deixadas na água durante várias horas de cada vez, desde que haja isco suficiente, enquanto as armadilhas fechadas podem ser deixadas durante a noite. Com alguma sorte, quando voltar a puxar a armadilha para cima, esta estará cheia de lagostas. Nas condições correctas, é possível apanhar 6,8 a 9,1 kg de lagostas por armadilha!

Apanhar lagostas

  1. Passo 1 Obter uma licença de pesca.1Obter uma licença de pesca. Em muitos estados, é necessária uma licença de pesca para apanhar lagostas. No entanto, uma vez adquirida esta licença, pode apanhar quantas lagostas quiser, 365 dias por ano.
    • As licenças de pesca familiares (que permitem a qualquer membro da família pescar) estão disponíveis para compra no departamento estatal local, por uma taxa de aproximadamente 60 dólares.
    • Quando utilizar armadilhas para lagostas, o número da licença deve ser gravado ou fixado na armadilha, juntamente com o seu nome e morada.
  2. Passo 2 Pescar lagostas entre abril e outubro.2Procure pescar lagostas entre abril e outubro. Os lagostins são mais activos durante os meses mais quentes do ano, pelo que a melhor altura para os pescar é entre abril e outubro. No entanto, ainda é possível apanhar lagostas durante os meses mais frios, mas não espere encontrar tantas.
  3. Passo 3 Procure lagostas em lagos de água doce, lagoas e riachos.3Procurar lagostas em lagos de água doce, lagoas e riachos. As lagostas são crustáceos de água doce e podem ser encontradas em muitas massas de água nos EUA e em países de todo o mundo.
    • Vivem em riachos, lagoas e lagos, para além de canais, reservatórios, nascentes e poças de rocha.
    • A maioria dos lagostins prefere águas paradas ou de movimento lento, com muitas pedras e vegetação para se abrigar. É mais provável encontrá-las perto da margem ou num buraco fundo no meio de um rio, lagoa ou lago.
  4. Passo 4 Pescar lagostas à noite.4Pesca de lagostas à noite. Os lagostins são noturnos, o que significa que são mais activos à noite, especialmente em águas mais quentes ou durante os meses de verão. Por isso, muitas pessoas partem para a captura de lagostas ao anoitecer ou deixam armadilhas na água durante a noite e recolhem-nas de manhã.
    • Se planeia deixar as armadilhas na água durante a noite, certifique-se de que prende um pedaço de fio atado à volta de uma rolha. O fio deve ser suficientemente longo para que a cortiça flutue sobre a água, tendo em conta a força da corrente, o que lhe permitirá encontrar facilmente as armadilhas à luz do dia.
    • No entanto, as lagostas podem ser tentadas pelo isco durante o dia, pelo que a sua captura durante o dia não é impossível.
    • Vá pescar à hora que lhe for mais conveniente. Lembre-se apenas que as expedições nocturnas de pesca à lagosta podem ser muito divertidas!
  5. Passo 5 Utilize o isco correto.5Utilize o isco correto. O melhor isco a utilizar para a pesca da lagosta é amplamente debatido, no entanto, a maioria das fontes concordará que não pode errar com as cabeças, caudas e tripas de peixes oleosos que são nativos da área local.
    • Peixes como o salmão, o arenque, a carpa, a perca, o walleye e a truta funcionam bem como isco para lagostas, mas coisas como sardinhas, lulas, amêijoas, linguados e enguias não funcionam.
    • Outras opções incluem qualquer tipo de carne gorda e crua, como frango ou porco. As lagostas também são atraídas por pedaços de cachorro-quente e até por comida de gato à base de peixe (embora alguns especialistas em lagostas discordem disto).
    • O mais importante quando se trata de isco é que a carne seja fresca. Contrariamente à crença popular, as lagostas não se sentem atraídas por carne velha, estragada ou malcheirosa.
  6. Passo 6 Fixar corretamente o isco.6Proteja o isco corretamente. Quando se utilizam armadilhas para apanhar lagostas, é essencial que o isco esteja bem preso.
    • Com algumas armadilhas básicas, o isco é simplesmente pendurado num gancho no centro da armadilha. Isto funciona bem, mas se as armadilhas forem deixadas debaixo de água durante muito tempo, as lagostas comem todo o isco, perdem o interesse e fogem da armadilha.
    • Por isso, muitos especialistas em lagostas recomendam a utilização de caixas de isco - estas permitem que as lagostas se alimentem e que o cheiro do isco se disperse pela água, atraindo mais lagostas. Mas como o isco é menos acessível, não será comido tão rapidamente, pelo que as lagostas permanecem na armadilha durante mais tempo.
    • Outra opção são os frascos de isco - estes permitem que o cheiro do isco se disperse pela água mas não permitem que as lagostas se alimentem. O isco dura mais tempo, mas é menos provável que as lagostas fiquem na armadilha quando se apercebem de que não se podem alimentar.

Levar as lagostas para casa

  1. Passo 1 Cumprir as leis relativas às lagostas da sua região.1Siga as leis relativas às lagostas da sua zona. Tenha em atenção que alguns estados proíbem as pessoas de levar lagostas vivas para fora do local de captura. Alguns estados (como o Arizona) proíbem as pessoas de levar lagostas vivas para casa - elas têm de ser mortas no local de captura. Por isso, se estiver a pensar em levar um lagostim para casa como animal de estimação, certifique-se de que consulta primeiro os regulamentos do seu estado.
    • Evite libertar lagostim extra na água depois de o ter apanhado. Alguns estados consideram as lagostas como uma praga e gostariam de reduzir o seu número, devido aos danos que causam em certos ecossistemas aquáticos. Por conseguinte, deve livrar-se das lagostas da forma mais humana possível ou dá-las a outro pescador quando terminar. Pode também utilizá-los como isco na pesca do salmão e do steelhead, sobretudo se forem do mesmo rio.
  2. Passo 2 Cozinhe as lagostas, se desejar.2Cozinhe o lagostim, se desejar. O lagostim contém uma deliciosa carne branca e doce que pode ser consumida por si só ou utilizada numa variedade de pratos de estilo sulista, como a jambalaya de lagostim, o etouffee de lagostim e o bisque de lagostim. O lagostim também pode substituir outros mariscos, como a lagosta e o caranguejo, na maioria dos pratos.
    • Primeiro, mate as lagostas enfiando uma faca afiada entre a cabeça e o tórax, ou mergulhando-as em gelo ou água a ferver durante vários minutos.
    • Para as cozinhar, ferva uma panela de água pura e adicione um pouco de sal, pimenta preta e pimenta de Caiena para um autêntico tempero Acadiano. Enxaguar a lama ou os resíduos das lagostas com água limpa.
    • Se quiser limpar as veias do interior das lagostas (intestinos) antes de as cozinhar, misture meia chávena de sal ou vinagre branco com um balde de água limpa e deixe as lagostas de molho durante 30 minutos. Quando a água ficar turva, estão prontas para serem cozinhadas.
    • Coloque as lagostas inteiras (ou apenas as caudas e as garras grandes) na panela de água a ferver e deixe-as cozer durante cerca de 5 minutos, ou até as cascas ficarem vermelhas. Se quiser, pode adicionar ingredientes adicionais à água, como marisco cozido, cebolas, jalapenos ou coentros.
    • Coma as lagostas sozinhas, mergulhadas em manteiga e sumo de limão ou cobertas com molho de cocktail. Sirva com espiga de milho e batatas cozidas para um almoço ou jantar saudável após a pesca.
  3. Etapa 3 Manter os lagostins como animais de estimação como alternativa.3Mantenha-os como animais de estimação como alternativa. Algumas pessoas gostam de ter lagostins como animais de estimação, uma vez que são fáceis de cuidar e são fascinantes para as crianças observarem. Por vezes, podem até ser levados para a escola e mantidos como animais de estimação na sala de aula!
    • Transporte as lagostas mantendo-as num local húmido e fresco. Não coloque as lagostas num balde de água, pois a maioria das espécies precisa de oxigénio para sobreviver e morrerá em água estagnada. Desde que se mantenha húmida, a lagartixa pode sobreviver fora de água durante vários dias.
    • Mantenha a lagartixa num aquário oxigenado, pois ela comerá outros peixes. Pode alimentar-se de qualquer vegetação que coloque no aquário ou pode dar-lhe cabeças e aparas de peixe, carnes gordas ou qualquer um dos iscos descritos acima.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuais são alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando se preparam para pescar? Provavelmente não se preparam para as condições climatéricas. Por vezes, vai chover. Tenha sempre pronto o equipamento para a chuva. Ter equipamento de reserva também é muito importante. Certifique-se de que tem duas canas consigo, porque as coisas acontecem. Os óculos Polaroid são absolutamente indispensáveis. Estes óculos permitem-lhe ver para dentro de água. A mentalidade é a outra coisa a preparar. Vá com um sentido de aventura. Saiba que provavelmente vai cometer erros, todos nós cometemos. Pode não apanhar peixe e não faz mal, mas vai aprender alguma coisa no processo e se apanhar peixe, isso é um bónus.
  • PerguntaQual é o melhor local para ir pescar lagosta? Procure lagos e lagoas com muitas pedras e muita vegetação.
  • PerguntaQual é o melhor isco para apanhar lagostim? Cachorros quentes! Já apanhei dezenas com uma única fatia de um. As lagostas são atraídas pelo aroma pungente da carne e agarram-se logo a elas.

Vídeo

Dicas

  • Muitas espécies de lagostins gostam do escuro, por isso tente montar a sua armadilha à noite e verificá-la na manhã seguinte.
  • É útil montar várias linhas de cada vez.

Avisos

  • Faça a sua pesquisa antes de colocar lagostins de água doce num aquário com outros lagostins de água doce ou peixes. Os lagostins gostam de comer peixes e são territoriais, e os lagostins são um bom petisco para muitas espécies de peixes.
  • Cuidado com as pinças! Use o polegar e o indicador para apanhar o lagostim mesmo atrás das pinças para evitar ferimentos.
  • Os lagostins são animais de aquário agressivos e requerem muito espaço. Não os mantenha se não souber como o fazer.
  • Dê ao seu lagostim de aquário muitos lugares para se esconder, especialmente quando ele estiver a fazer a muda. Os lagostins são especialmente vulneráveis sem seus exoesqueletos, o que os torna uma refeição fácil para outros lagostins ou peixes.