Como pescar bacalhau

Autor do artigo:Gabriel Silva

Por ser um peixe de baixa caloria e alta proteína, rico em ácidos graxos ômega-3 e várias outras vitaminas saudáveis para o coração, não é de se admirar que o bacalhau seja um dos alimentos marinhos mais populares. Além disso, o óleo de fígado de bacalhau é frequentemente tomado como suplemento alimentar por seus ácidos graxos benéficos, vitamina A e vitamina D. Além de ser muito procurado, o bacalhau também pode ser um dos peixes mais difíceis de pescar. No entanto, com o equipamento certo e a técnica adequada, você não terá problemas para fisgar o peixe branco.

Etapas

Reunindo o equipamento adequado

  1. Etapa 1 Encontre um 1Encontre uma vara 'resistente' e uma linha trançada. A vara deve ser classificada para 50 libras ou mais. O comprimento preferido da vara é de 6'6' a 7'6'. O carretel deve ter um diâmetro substancial para suportar as iscas maiores que você usará, bem como uma linha de pesca mais pesada. Pescadores experientes de bacalhau recomendam o uso de uma vara classificada como 'rápida' ou 'extra-rápida'. Isso se refere à 'ação' da vara, que, em termos simples, se refere ao quanto a vara se dobrará enquanto você estiver enrolando o bacalhau. As varas de ação rápida dobram muito menos, e somente no terço superior do comprimento. Elas são ótimas para a pesca com jig, que será explicada com mais detalhes posteriormente. Use uma linha trançada de 50 libras. As linhas trançadas têm menos estiramento do que as linhas simples e são extremamente fortes. Ela pode suportar uma quantidade maior de peso do que a linha de pesca comum, e um peixe não conseguirá rompê-la facilmente.
  2. Etapa 2 Compre a isca.2Compre a isca. Os bacalhaus podem ser bem grandes e também são fortes. Quando se trata de pescar bacalhau, uma isca pequena não é suficiente. Você deve usar lulas, mexilhões, caranguejos ou minhocas bem grandes. Use iscas vivas, se possível. Caso contrário, use a isca mais fresca e de melhor qualidade disponível. Usar uma chumbada ou um peso, além da isca, ajudará sua isca a chegar ao fundo.
  3. Etapa 3 Use um gabarito, se não estiver usando isca.3Use um jig, se não estiver usando isca. O jigging é um método popular para pescar bacalhau. Um jig é um tipo de isca de pesca que consiste em uma chumbada e um anzol coberto. Assim como a isca, o jig requer uma chumbada pesada para atingir as profundidades que os bacalhaus habitam.

Encontrando o melhor local

  1. Etapa 1 Pesque em águas mais frias.1Pesque em águas mais frias. O bacalhau é encontrado com mais abundância no Atlântico Norte e no Oceano Ártico, em águas de 32 a 40 graus Fahrenheit. Em geral, o bacalhau se desloca para a costa durante os meses de inverno e para o mar durante os meses de inverno, mas seus padrões migratórios não são uniformes entre todas as populações.
  2. Etapa 2 Vá fundo.2 Vá fundo. O bacalhau é um peixe que vive no fundo, portanto, você não o pegará perto da superfície da água. Normalmente, eles habitam profundidades de 200 a 1.300 pés. Devido à sua profundidade, é geralmente mais fácil pescar bacalhau em um barco. Se você for um pescador recreativo e não tiver acesso a um barco, tente encontrar um local onde possa ficar diretamente acima das águas profundas, como em uma doca ou píer.
  3. Etapa 3 Encontre seus pontos de alimentação.3Encontre seus locais de alimentação. O bacalhau se alimenta principalmente de animais que vivem no fundo do mar, como minhocas e caranguejos. Felizmente, o bacalhau também é uma criatura de hábitos. Se você pegar um bacalhau se alimentando em um local, é provável que encontre outros ali regularmente. Anote os pontos onde você encontra bacalhau. Embora não formem cardumes extremamente densos como alguns peixes, o bacalhau se reúne.

Pegando o bacalhau

  1. Etapa 1 Coloque a isca em seu anzol.1Coloque a isca em seu anzol. Quando se trata de isca, mais não é necessariamente melhor. Pescadores experientes de bacalhau recomendam o uso de iscas bem aparadas, com apenas um pouco pendurado no anzol. Não cubra a farpa do anzol com a isca. Ao deixá-la exposta, você terá mais facilidade para fisgar o bacalhau.
    • Você pode aumentar suas chances de atrair o bacalhau adicionando larvas de cores vivas ao anzol. As larvas são iscas pequenas e macias que podem se mover facilmente na água, o que atrairá os peixes.
  2. Etapa 2 Lance sua linha.2Lance sua linha. Para fazer isso, segure a vara na altura da cintura e ajuste as mãos de modo a segurar a alça e a linha confortavelmente. Mova as mãos de modo que o polegar fique sobre o botão de liberação. Quando pressionado, a linha em sua vara permanecerá no lugar. Quando não estiver pressionando o botão, a linha estará livre para voar. Obviamente, liberar a linha é a parte mais importante do lançamento! Ao pressionar o botão de liberação para baixo, puxe a vara para trás de modo que ela fique sobre seu ombro dominante. Em seguida, leve a vara rapidamente para frente. Ao fazer isso, concentre-se no alvo pretendido. Quando a ponta da vara estiver na altura dos olhos, solte o botão. O peso da isca ou do gabarito puxará a linha. Quando a linha tiver sido totalmente liberada e você estiver satisfeito com a profundidade do anzol, pressione o botão novamente.
    • Certifique-se de ter bastante espaço atrás de você antes de arremessar. Isso requer uma grande amplitude de movimento e você terá um anzol afiado na ponta da vara, portanto, tenha cuidado para não machucar ninguém nem danificar nada.
  3. Etapa 3 Movimente a isca ou o gabarito levemente para cima e para baixo para criar movimento.3Bata a isca ou o gabarito levemente para cima e para baixo para criar movimento. Faça isso quando a isca ou o gabarito tiver caído no fundo e a linha estiver esticada. O movimento pode fazer com que o jig ou a isca pareça uma criatura viva, o que atrairá o bacalhau.
  4. Etapa 4 Prenda o anzol no bacalhau.4Pegue o bacalhau. Quando sentir um puxão na linha, puxe a vara o quanto for necessário para garantir que a linha esteja firme. Não permita que a linha fique frouxa. Para manter a linha apertada, enrole a linha se o peixe parecer estar nadando em sua direção e pare de enrolar se ele nadar na direção oposta à sua.
  5. Etapa 5 Enrolar o bacalhau.5Enrole o bacalhau. Primeiro, levante toda a vara para que o peixe seja puxado em sua direção. Depois de puxar o primeiro peixe em sua direção, abaixe ligeiramente a vara novamente e comece a enrolar rapidamente. Continue enrolando rapidamente até que o peixe esteja perto o suficiente para sair da água. Enquanto o peixe luta contra a linha, ele se cansará. Pode ser útil deixá-lo continuar a lutar e se cansar. Em seguida, aproxime o bacalhau da superfície e pegue-o com uma rede ou simplesmente arraste-o para a superfície, se possível.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQuem freta viagens de pesca? As viagens de pesca fretadas geralmente são reservadas por meio de uma empresa de fretamento. O capitão, ou a empresa que administra o fretamento, aceitará sua reserva para o barco por um determinado período de tempo a um preço acordado.
  • PerguntaHaverá bastante bacalhau em Whidbey Island? Sim, você poderá pescar durante todo o ano lá. É um local muito agradável para levar uma cerveja e uma vara. Também é um local muito adequado para crianças.
  • PerguntaComo se pesca bacalhau a granel? Para pescar bacalhau a granel, use métodos comerciais como redes de arrasto ou palangres. Localize áreas com abundância de bacalhau, equipe sua embarcação e use seu equipamento. Transporte a captura, processe-a a bordo e siga os regulamentos e as práticas de sustentabilidade. As licenças adequadas são essenciais para a pesca comercial.

Dicas

  • Escamudo e peixe branco são alternativas ao bacalhau. Eles têm sabor muito semelhante, mas podem ser pescados em águas rasas usando anzol e linha e outros métodos que não sejam de arrasto.