Como pescar atum rabilho

Autor do artigo:Gabriel Silva

O atum rabilho varia entre os 300 e os mais de 1000 quilos, e a sua captura proporciona uma luta física e uma enorme descarga de adrenalina. Com a licença, o barco e o equipamento certos, bem como uma boa quantidade de força física, é possível pescar atum-rabilho por conta própria.

Passos

Colocar o isco e esperar pela captura

  1. Passo 1 Enganchar o isco vivo, como o badejo ou o arenque, pelo nariz.
    Enganche o isco vivo, como o badejo ou o arenque, pelo nariz. Coloque o isco a várias profundidades para criar uma configuração atractiva, colocando as linhas mais superficiais primeiro e as linhas mais profundas por último, para que as linhas não fiquem emaranhadas.
  2. Etapa 2 Corte o badejo ou o arenque em 3 a 4 pedaços para criar uma mancha de chum.
    Cortar o badejo ou o arenque em 3 a 4 pedaços para criar uma mancha de chum.
    • Atire os pedaços para fora da popa até obter uma mancha visível de chum. Atire novos pedaços a cada minuto ou assim para manter a mancha de chum constante.
    • Certifique-se de que os seus iscos fisgados estão dentro da mancha de chum.
  3. Passo 3 Coloque o balão e deixe que o isco se afaste do barco.
    Coloque o balão e deixe o isco afastar-se do barco.
  4. Passo 4 Observe a sonda.
    Observe a sonda. Se estiver a encontrar peixes a profundidades diferentes das profundidades a que colocou o isco, então poderá querer alterar a profundidade do isco. Um atum rabilho estará a 6 a 9 m (20 a 30 pés) no seu localizador de peixe e terá uma corcunda caraterística com a forma de um 'V' ao contrário.

Apanhar o atum rabilho

  1. Passo 1 Ouça o estalar de um balão.
    Ouça o estalar de um balão. Se ouvir um estalido, a cana estiver dobrada e a linha estiver a sair do carreto a grande velocidade, então é provável que tenha fisgado um atum rabilho.
  2. Passo 2 Salte para a cana e os carretos e utilize uma mão enluvada para se certificar de que a linha se mantém esticada.
    Salte para a cana e os carretos e utilize uma mão enluvada para se certificar de que a linha fica esticada. Manter a ponta da cana apontada para o peixe.
  3. Etapa 3 Peça a outras pessoas para enrolarem as outras linhas e guardarem as canas.
    Peça a outras pessoas para enrolarem as outras linhas e guardarem as canas. As canas podem ser guardadas na cabina ou no braço do canhão oposto ao da linha de anzol.
  4. Passo 4 Solte a bola de ancoragem e ligue os motores.
    Solte a bola de ancoragem e ligue os motores. Limpe o convés, se necessário.
  5. Passo 5 Desloque a cana com anzol para o suporte giratório de combate.
    Mova a cana com gancho para o suporte giratório de combate.
  6. Etapa 6 Determinar a direção do atum rabilho.
    Determinar a direção do atum rabilho. Dirija o barco de modo a que a linha fique 45 graus para trás e fora da amurada.
  7. Etapa 7 Manter a linha esticada durante as primeiras passagens.
    Mantenha a linha esticada durante as primeiras passagens. Se o atum rabilho se virar e começar a nadar na sua direção, a linha pode afrouxar e levá-lo a pensar que a sua captura fugiu. Enrole o mais depressa que puder para acompanhar o peixe e restabelecer a tensão da linha.
  8. Etapa 8: atenção ao círculo da morte.
    Cuidado com o círculo da morte. Após algumas corridas, o atum começará a fazer círculos por baixo do barco. Aplique pressão constante para desgastar o peixe, aumentando o arrasto e mudando para uma mudança mais baixa no carreto para trazer o peixe em direção ao barco. Certifique-se de que puxa o peixe para longe do motor para que a linha não fique presa nas hélices.
  9. Passo 9 Prepare-se para outra corrida quando o peixe vier à superfície.
    Prepare-se para outra corrida quando o peixe vier à superfície. Quando o rabilho vir o seu barco, pode fazer outra fuga.
  10. Etapa 10 Arpoar o peixe quando estiver gasto e perto do barco.
    Arpoe o peixe quando este estiver gasto e próximo do barco. O objetivo é colocar o dardo atrás do ombro do peixe.
  11. Passo 11 Puxar o peixe para dentro num ângulo lateral para dar ao gaffer um bom tiro.
    Puxar o peixe para dentro num ângulo lateral para dar ao gaffer uma boa oportunidade. Pendurar o peixe na cabeça e puxá-lo contra o barco para o prender à cauda.
  12. Etapa 12 Içar o peixe para o barco e sangrá-lo enquanto está a ser pescado's still alive.
    Içar o peixe para o barco e sangrá-lo enquanto ainda está vivo. Quando o peixe passar para o lado do barco, coloque o carreto na bobina livre e mantenha o dedo na bobina para evitar que a cana se carregue quando o peixe bater no convés.
  13. Etapa 13 Retirar o anzol.
    Retirar o anzol. Se o peixe engoliu o anzol, corte a linha para o libertar.

Outras recomendações

  1. Etapa 1 Viajar para o Atlântico e para os mares adjacentes para encontrar atum rabilho.
    Viaje até ao Atlântico e aos mares adjacentes para encontrar o atum rabilho. O atum rabilho vive no Oceano Atlântico e desova no Golfo do México ou no Mar Mediterrâneo. Todas as Primaveras, migram para os locais onde nasceram.
    • Enquanto viajam de um lado para o outro entre as zonas de desova, podem ser capturados ao largo da costa norte-americana, particularmente na zona da Virgínia/Carolina do Norte e ao largo de Massachusetts, New Hampshire e do sul do Maine.
    • Também se reúnem no Atlântico Oriental. O peixe-azul costumava povoar o Mar Negro, embora a sua população tenha diminuído significativamente neste local.
  2. Passo 2 Faça algumas viagens de pesca fretadas para apanhar atum rabilho antes de se lançar por conta própria.
    Faça algumas viagens de pesca fretadas para apanhar atum rabilho antes de se lançar por conta própria. Ficará a conhecer o procedimento e o equipamento de que necessita, e saberá se este desporto é ou não adequado para si. Procure na Internet cruzeiros charter na sua área, especialmente em Cape Cod e Cape Hatteras.
    • Pergunte ao capitão se pode ficar com a sua captura (ou se existe um limite de peso) ou se a pesca é de captura e libertação.
    • A sua captura, se puder ficar com ela, pode não ser algo que possa vender legalmente. Tenha um plano para o que vai fazer com todo esse peixe - sushi, alguém?
  3. Passo 3 Conheça os regulamentos.
    Conhecer os regulamentos. Os regulamentos de pesca podem ser muito confusos. Ligue para o número 1-888-USA-TUNA para obter autorizações e explorar questões que possa ter. Além disso, conheça a sua quota de captura. Consulte o NFMS para obter os limites de captura diários anuais.
  4. Passo 4 Experimente a pesca com papagaio.
    Experimente a pesca com papagaio. A pesca com papagaio permite ao pescador manter um isco vivo a nadar à superfície. O papagaio levanta fisicamente o isco e impede-o de nadar para baixo. O resultado é um isco vivo, praticamente meio fora de água, a nadar e a debater-se freneticamente à superfície - basicamente a tocar a campainha do jantar para qualquer atum nas proximidades.
  5. Passo 5 Obtenha as autorizações apropriadas do NMFS antes de começar a pescar.
    Obtenha as autorizações apropriadas do NMFS antes de começar a pescar.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Quando se pesca a maior parte dos atuns, é melhor ir ao fundo?
    Sim.
  • Pergunta
    Os pescadores dão um tiro na cabeça do atum rabilho antes de o trazerem para bordo? Não podem debater-se a bordo e partir uma perna?
    Não, é ilegal atirar no atum. Normalmente, 'nadamos' o peixe para que ele liberte o seu ácido lático, depois raspamos-lhe as guelras e ele sangra enquanto está na água, matando-o. Isto é vital se quisermos vender o peixe comercialmente.
  • Questão
    Quanto tempo leva em média para desembarcar um atum rabilho gigante?
    Qualquer coisa entre 30 minutos e... bem, eu perdi um às 8 horas e 3 minutos na época passada!

Vídeo

Dicas

  • A captura de atum rabilho não é um desporto para quem tem dificuldades financeiras. Esteja preparado para gastar muito dinheiro no seu barco e no seu equipamento quando decidir equipar a sua própria embarcação. A maioria dos pescadores usa barcos com 9,1 a 14 m (30 a 45 pés) de comprimento.
  • Seja cortês com os outros barcos. Certifique-se de que navega silenciosamente para a área de pesca e de que ancora a uma distância razoável das outras embarcações, especialmente se as suas manchas de chum já estiverem estabelecidas. Ouça o VHF para saber se há queixas sobre a sua embarcação e seja respeitoso.
  • Para a pesca de inverno, verifique se tem de seguir a regra dos 2 motores. Isto significa que terá de levar um motor extra no seu barco ou pescar com um acompanhante.

Avisos

  • Evite óleo de peixe ou chum moído no seu chum slick. Isso só vai atrair tubarões.
  • O atum-rabilho gigante já matou muitos pescadores ao arrastá-los para o mar. Tenha muito cuidado ou contrate um guia antes de tentar pegar um desses peixes.

Coisas de que vai precisar

  • Licenças federais
  • Um barco de 30 pés (9 m) que possa viajar 50 milhas (80 km) em alto-mar
  • Isco (badejo ou arenque escamado para chum ou um badejo ou arenque fresco numa linha)
  • Cana de 2,5 m (8 pés) de 59 kg (130 lb.) ou de classe ilimitada
  • Carreto da classe 130 com função de dupla velocidade
  • Linha de pesca de dacron entrançado (pode começar com a linha entrançada e usar uma linha de monofilamento de teste de 200 lb. (91 kg))
  • 2,5 a 4,5 m de fio de fluorocarbono com uma resistência de teste de 82 a 100 kg (180 a 200 lb)
  • Girador de 250 lb. (113 kg)
  • Anzóis (7/0 a 11/0)
  • Crimps com tubo de fricção (embrulhados com fita eléctrica preta para reduzir a visibilidade)
  • Chumbada de chumbo de 20 a 30 onças (0,55 a 0,85 kg)
  • Balão com clipes deslizantes
  • Luvas com palmas de borracha
  • Suportes de cana giratórios de 90 graus com placas de apoio
  • Âncora com bola de amarração e anel de recuperação, linha de amarração de 75' (2 m)
  • Localizador de peixe
  • Equipamento de navegação, incluindo GPS
  • VHF
  • Poço de vida
  • Estação de fundear
  • 2 arpões
  • 2 gafas de alto mar
  • Cabo de cauda e de reboque
  • Vara de gin/bloco e equipamento
  • Geleiras de mais de 128 litros, geleira para gelo picado
  • Artigos de segurança - EPIRB, sinalizadores, botes salva-vidas, fatos de imersão
  • Combustível para o seu barco