Como apanhar um polvo

Autor do artigo:Gabriel Silva

O polvo é uma iguaria muito procurada em algumas partes do mundo e as diferentes regiões desenvolveram os seus próprios métodos de captura do animal ao longo de muitas gerações de tentativas e erros. Como existem muitas espécies diferentes de polvo, é importante considerar o seu método para tentar pegá-lo, pois alguns só funcionam em determinadas áreas.

Passos

Caça com potes

  1. Passo 1 Escolha o tipo de panela que pretende usar.
    Escolha o tipo de panela que pretende usar. Ligue ou visite a loja de pesca e caça local para discutir a espécie de polvo que você vai caçar, e quais panelas são mais eficazes para a área em que você está.
    • O tipo de nassas que escolher pode variar consoante a sua abordagem. Pode querer caçar polvo tradicionalmente pela experiência, ou caçar polvo comercialmente para ganhar a vida. Por isso, é aconselhável refletir bem sobre a sua decisão.
    • Existem muitos tipos diferentes de potes que podem ser utilizados, desde o tradicional pote de barro, utilizado há séculos, até às modernas armadilhas que foram desenvolvidas atualmente.
  2. Passo 2 Amarre os seus potes a uma corda comprida.
    Amarre os seus potes a uma corda comprida. Certifique-se de que utiliza um nó forte para não perder nenhum pote! Se estiver a utilizar várias panelas, amarre-as à corda a cada poucos metros, para que, quando as colocar na água, cubra muito espaço no fundo do mar.
    • Certifique-se de que amarra as suas panelas antes de partir num barco. Se for inexperiente, pode ser difícil fazê-lo em águas agitadas.
  3. Etapa 3: Sair de barco e escolher o local para largar as nassas de polvo.
    Pegue num barco e escolha o local para largar as panelas de polvo. Escolha uma zona com muitos peixes e zonas onde um polvo se possa esconder. Este é um local privilegiado para os polvos, pois eles gostam de se esconder e caçar a partir de um local coberto.
    • Os recifes de coral e as formações rochosas são um bom ponto de partida para procurar um local para largar as suas panelas.
    • Fale com os pescadores locais e pergunte-lhes quais são os melhores locais para encontrar polvos ou recifes onde os pode encontrar.
  4. Etapa 4: Deite as suas panelas na água.
    Deite as suas panelas na água. Tente espalhar a área em que deixa cair os potes, para que não caiam todos no mesmo sítio. Se estiverem todos na mesma linha, deve espalhá-los o mais possível para cobrir o máximo possível do fundo do mar.
    • Certifique-se de que tem uma boia amarrada à sua corda. Isto ajudá-lo-á a encontrar as suas panelas quando as for buscar e a segurar a corda para que tenha uma forma de as puxar para fora.
  5. Etapa 5 Esperar que o polvo entre nas panelas.
    Esperar que o polvo entre nas panelas. É difícil dizer quando se apanhou um polvo, por isso é uma boa ideia esperar bastante tempo antes de voltar a puxar as panelas.
    • Este período pode ser de um dia ou de uma semana. Cabe-lhe a si decidir o quão meticuloso quer ser.
  6. Etapa 6 Retire os vasos.
    Puxe as panelas para cima. Inspeccione cada um deles à medida que avança, verifique se o polvo está acima do peso e/ou do tamanho necessário para o manter. Se não for o caso, terá de o deitar fora.
    • Lembra-te que o polvo estará vivo quando o retirares da água, por isso certifica-te de que tens um bom lugar para o guardar quando esvaziares a panela.
    • É importante ser rápido e ter mão firme. Se tiveres oportunidade, o polvo vai fugir. Eles são incrivelmente astutos a fugir!

Lançar um polvo

  1. Etapa 1: Considerar o tipo de lança que pretende utilizar.
    Considere o tipo de lança que pretende utilizar. As diferentes regiões do mundo utilizam diferentes tipos de arpão para a pesca do polvo. Aconselhe-se sobre o tipo de lança que deve utilizar junto dos pescadores locais e das lojas de pesca e caça.
    • Não se esqueça de verificar os regulamentos locais para saber o que é legal quando se trata de pesca submarina.
    • Na Grécia, um tipo comum de lança é o tridente. Dependendo dos seus ideais, deve considerar se pretende utilizar um arpão com propulsão ou um arpão ou tridente mais tradicional.
  2. Passo 2 Escolha o seu local de mergulho.
    Escolha o seu local de mergulho. Procure um recife ou um fundo de mar rochoso, onde um polvo possa fazer a sua toca. Largue a sua âncora na água e espere que ela se prenda ao fundo antes de mergulhar. Não quer que o seu barco flutue enquanto está debaixo de água.
    • Certifique-se de que a água não é demasiado profunda se estiver a fazer mergulho livre.
    • Tenha muito cuidado ao escolher um local de mergulho. Algumas regiões são muito protectoras dos seus recursos naturais e das suas águas. Verifique com os habitantes locais se a área é boa para ir se estiver a mergulhar fora de casa.
  3. Passo 3 Seguir o polvo.
    Siga o rasto do polvo. Procure no fundo do mar sinais de um polvo, como conchas de caranguejo partidas ou moluscos vazios. Esteja atento a qualquer movimento e familiarize-se com o tipo de polvo que vai caçar para saber o que procurar.
    • Um polvo faz a sua casa, ou toca, em qualquer buraco ou fenda onde possa entrar. São também mestres da camuflagem, pelo que deve ser muito cuidadoso quando os procura.
  4. Etapa 4: Convencer o polvo a sair para o exterior.
    Convencer o polvo a sair para o exterior. Depois de ter encontrado um polvo, se este estiver na sua toca, é necessário persuadi-lo a sair. Utilize a sua lança ou tridente para o persuadir a sair do seu esconderijo, cutucando-o até que ele fique na defensiva e comece a agarrar-se à sua lança.
  5. Passo 5 Lançar o polvo assim que're in range.
    Lança o polvo quando estiveres ao alcance. Enfie a lança ou o tridente no polvo, apontando para o meio dos olhos para o matar rapidamente e evitar sofrimento desnecessário. Deves ter uma faca no cinto para o caso de falhares e precisares de matar rapidamente o polvo.
  6. Passo 6 Verificar o tamanho do polvo.
    Verificar o tamanho do polvo. É importante respeitar os regulamentos de pesca locais. Verifique se o polvo está acima do peso e/ou do tamanho necessário para que possa ficar com ele. Se não for o caso, deve deixá-lo em paz.
    • O polvo pode debater-se e tingir-se. Este é um mecanismo de defesa, pelo que deve tentar ser o mais rápido e limpo possível para evitar magoar-se a si e a quem estiver à sua volta.

Apanhar um polvo à mão

  1. Passo 1 Compre um isco para apanhar o polvo.
    Compre um isco para apanhar o polvo. É necessário um isco de cor viva que se assemelhe a um peixe pequeno ou a um polvo, e prendê-lo na extremidade de um gancho. Um gancho é uma vara com um gancho na ponta usada para pescar. Pode comprá-la numa loja de pesca e caça ou online.
    • Uma boa cor para atrair polvos é o vermelho. O vermelho é a cor de um polvo zangado, o que fará com que outro polvo agarre a sua isca para se defender do 'polvo zangado'.
    • Se se sentir particularmente astuto, pode fazer uma de madeira, de plástico ou de qualquer outra coisa que seja suficientemente forte para ficar presa ao seu gancho!
  2. Passo 2 Encontrar uma praia com piscinas pouco profundas.
    Encontre uma praia com piscinas pouco profundas. É aqui que se encontram os polvos que podem ser apanhados à mão. Eles gostam de se esconder debaixo das rochas e criar tocas em fendas e outros pequenos buracos.
    • Um sinal revelador de um polvo são conchas de caranguejo partidas ou mariscos abertos. O polvo abre-as com o bico quando está a caçar e a comer. Se encontrar uma quantidade invulgar destas conchas, é provável que haja um polvo à espreita nas piscinas próximas!
  3. Passo 3 Atrair o polvo para fora da piscina's den.
    Atrair o polvo para fora da sua toca. Segurando o seu gancho, coloque o isco na água e passe-o à volta da borda das rochas, à volta das fendas onde pensa que o polvo se pode estar a esconder.
    • Não se esqueça de procurar saliências e buracos que podem não ser visíveis à primeira vista.
  4. Passo 4 Apanhe o polvo quando ele sair do esconderijo.
    Apanhe o polvo quando ele sair do esconderijo. Quando o polvo agarrar a sua isca, puxe a isca para a sua mão livre e agarre o polvo.
    • É aconselhável usar luvas, uma vez que o polvo tem um bico que pode dar uma mordidela desagradável!
  5. Passo 5 Verificar o tamanho do polvo.
    Verificar o tamanho do polvo. É importante respeitar as regras de pesca locais. Verifique se o polvo está acima do peso e/ou do tamanho necessário para o poder conservar. Se não estiver, terá de o deitar fora.
  6. Passo 6 Mantenha o polvo num recipiente cheio de água.
    Mantenha o seu polvo num recipiente cheio de água. É importante que mantenha o polvo vivo até ao momento em que tenciona utilizá-lo, uma vez que este pode ficar muito rígido depois de morrer e tornar-se inutilizável. Mantenha um balde de água ou um recipiente à mão para guardar o polvo depois de o ter apanhado.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Posso ter um polvo?
    Há algumas espécies de polvo que são pequenas e podem dar bons animais de estimação num aquário doméstico, mas só se deve ter como animal de estimação um polvo que tenha nascido e sido criado em cativeiro, e não um que tenha sido capturado na natureza.
  • Questão
    É possível manter um polvo?
    Sim, pode. O polvo é uma das criaturas marinhas mais gratificantes que se pode manter num aquário doméstico. Apesar de alguns aspectos negativos, os aquários de polvos e a sua manutenção podem ser bastante simples. Não necessitam de muita luz, apenas precisam de uma filtragem simples húmido-seco e não exigem as mesmas condições precisas que os invertebrados de recife necessitam.
  • Questão
    Podemos ter um polvo?
    Se se refere a manter um polvo como animal de estimação, então sim, é possível manter uma variedade de raças de polvo como animais de estimação. No entanto, é necessário uma quantidade considerável de tempo, espaço e dinheiro. Os polvos exigem muita atenção.

Dicas

Avisos

  • Os regulamentos de pesca e caça são muito rigorosos e podem levar a problemas legais se forem violados. Sempre verifique cuidadosamente os regulamentos para coisas como a temporada de pesca, o tamanho mínimo e a quantidade máxima que você pode pegar para ter certeza de que está dentro da lei.