Como apanhar um coelho bravo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os coelhos bravos podem ser um incómodo para quem tenta manter o seu quintal ou cultivar um jardim. Como herbívoros, os coelhos devoram as suas plantas e danificam a casca das árvores num esforço para comer. Apanhar um coelho selvagem de forma humana pode ser feito facilmente se colocar armadilhas vivas nos locais certos, usar o tipo certo de isco e libertar o coelho longe da sua casa. Você também pode colocar cercas ou borrifar repelentes no seu quintal para manter os coelhos selvagens longe.

Passos

Colocando a isca em uma armadilha viva

  1. Passo 1 Compre uma armadilha viva.
    Compre uma armadilha viva. Usar uma armadilha viva é a maneira mais humana de capturar um coelho selvagem, pois elas não ferem o animal. As armadilhas vivas vêm com um alçapão, um mecanismo de armadilha e várias roldanas. Elas podem ser encontradas na internet ou em lojas de artigos esportivos por 20 a 50 reais.
    • Escolha uma armadilha viva com um alçapão se você planeja colocá-la contra uma parede ou árvore.
    • Compre uma armadilha viva com dois alçapões se pretender colocá-la num trilho.
  2. Passo 2 Colocar a armadilha num trilho de coelhos.
    Coloque a armadilha num trilho de coelhos. Os coelhos costumam seguir os mesmos caminhos e trilhos, por isso é importante observar a área para ver se há coelhos antes de colocar uma armadilha. O tipo mais comum de trilha de coelho é encontrado em áreas que permitem que eles se escondam e escapem facilmente, como arbustos altos ou caminhos ao longo de cercas que cresceram demais. Passe algum tempo a observar o rasto do coelho e coloque a armadilha no centro do caminho mais comum do coelho.
    • Se estiver a utilizar uma armadilha viva de dois lados, coloque-a no centro do trilho para que o coelho possa entrar pelos dois lados.
    • Se estiver a usar uma armadilha de porta única, coloque-a contra uma grande pilha de arbustos ou contra uma árvore que esteja rodeada de obstáculos para que o coelho não possa contornar a armadilha.
    • Procure por dejectos de coelho ao longo dos percursos e em áreas onde já tenha visto coelhos antes.
  3. Passo 3 Manipular o rasto para reduzir o coelho's path into the trap.
    Manipule o rasto para estreitar o caminho do coelho para a armadilha. Utilizando materiais que se encontram no rasto do coelho, tais como ramos, paus compridos ou arbustos, reduza o caminho do coelho para o rasto. Esse método aumentará as chances de capturar um coelho e garantirá que ele não contorne a armadilha depois de montada.
    • Se o rasto do coelho levar a um abrigo para coelhos, coloque a armadilha na entrada do abrigo.
  4. Passo 4 Pegue na porta e feche-a no lugar, colocando a armadilha.
    Pegue na porta e feche-a no lugar, colocando a armadilha. Siga as instruções que acompanham a armadilha viva para a montar corretamente, pois cada armadilha funciona à sua maneira. Certifique-se de que a armadilha é activada, sondando o mecanismo da armadilha com um pau comprido. Depois de testar a armadilha, reinicie a porta e coloque a armadilha do lado de fora.
    • Se a armadilha não se ativar, não se esqueça de reler as instruções e de montar a armadilha novamente.
    • Se suspeitar que a sua armadilha está defeituosa, contacte a empresa onde a comprou e peça ajuda. Poderão ajudá-lo por telefone ou pedir-lhe que devolva a armadilha.
  5. Passo 5 Escolha um isco eficaz para armadilhas.
    Escolha um isco de armadilhagem eficaz. As formas mais eficazes de isco para apanhar coelhos são os vegetais, especificamente maçãs, couves-de-bruxelas, cenouras ou alface durante os meses mais quentes, e pão, milho, alfafa e trevo durante os meses de inverno. Os coelhos são herbívoros, pelo que qualquer vegetal de folha ou raiz que escolher será eficaz. Embora o isco não tenha de ser fresco, não deve estar podre ou demasiado velho para que o coelho o coma.
    • Também pode pulverizar vinagre de cidra de maçã na armadilha como um suplemento ao isco que já colocou, ou sozinho como isco principal.
    • Apanhar um coelho selvagem é mais fácil nos meses de inverno porque há menos comida e o coelho será mais facilmente atraído pelo isco.
  6. Passo 6 Colocar o isco no mecanismo de armadilhagem.
    Colocar o isco no mecanismo de armadilhagem. Tenha o cuidado de colocar o alimento diretamente sobre o mecanismo da armadilha e não na parte de trás da armadilha viva. Se o isco for colocado incorretamente, é possível que o coelho escape da armadilha com a barriga cheia, e não terá nada para mostrar. Não coloque o isco noutro local que não seja o mecanismo de armadilhagem para obter resultados mais eficazes.
    • Se estiver a usar uma armadilha de duas portas, o mecanismo de armadilhagem estará no centro da armadilha.
    • O peso do coelho é o que faz disparar o mecanismo de armadilhagem, permitindo que a porta caia.
  7. Passo 7 Verificar a armadilha com a maior frequência possível.
    Verifique a armadilha com a maior frequência possível. A fim de preservar a saúde do coelho e manter a armadilha viva humana, o coelho deve ser libertado ou recolocado o mais rapidamente possível. Lembre-se de verificar a armadilha a cada 24 horas para garantir que o coelho não fique preso nela por muito tempo.

Libertar o coelho

  1. Passo 1 Ligue para o controlo animal e informe-se sobre as leis de recolocação.
    Ligue para o controlo animal e informe-se sobre as leis de realojamento. É ilegal recolocar animais selvagens problemáticos em certas regiões, por isso é importante compreender as leis locais antes de recolocar o coelho. O controle de animais dará a você as melhores opções para realocar o coelho selvagem capturado e poderá pegar o animal para você.
    • Algumas áreas, como o estado de Washington, exigem uma licença para mover ou realocar animais selvagens, incluindo coelhos de cauda de algodão.
  2. Passo 2 Coloque o coelho numa zona calma e coloque uma lona sobre a armadilha.
    Coloque o coelho numa área tranquila e coloque uma lona sobre a armadilha. Não deve manter o coelho na armadilha por mais tempo do que o necessário, mas mantê-lo num espaço calmo mantê-lo-á calmo antes de o recolocar. Coloque um cobertor grosso ou lona sobre a armadilha para manter o coelho calmo e não mova a armadilha mais do que o necessário.
    • Se for possível transportar o coelho imediatamente, é importante colocar algo sobre a lona durante o transporte.
    • As hipóteses de sobrevivência do coelho diminuem quando este é exposto a traumas ou stress, por isso trate o coelho como se fosse o seu animal de estimação.
  3. Passo 3 Solte o coelho a 16 km de distância do local onde o apanhou.
    Liberte o coelho a 16 km de distância do local onde o apanhou. Ao transportar o coelho, tenha cuidado para não o ferir ou traumatizar. Coloque a armadilha num local seguro dentro do veículo para que o coelho não caia ou deslize muito. Encontre uma área com uma paisagem semelhante à do local onde apanhou o coelho.
    • O ponto de recolocação deve ser longe de qualquer estrada ou casa de outras pessoas, pois o coelho vai muitas vezes começar a voltar na direção da sua captura.
  4. Passo 4 Coloque-se atrás da armadilha e abra a porta por trás.
    Coloque-se atrás da armadilha e abra a porta por trás. Virar a armadilha aberta para um local onde o coelho se possa esconder e ter cuidado para não ferir o coelho ao abrir a armadilha. Agite levemente a armadilha para encorajar o coelho a sair e, se ele estiver relutante, vire a armadilha de lado e vá embora para dar um tempo ao coelho.

Como afastar os coelhos do seu quintal

  1. Passo 1 Instale uma vedação para manter os coelhos afastados.
    Instale uma vedação para manter os coelhos afastados. Uma maneira humana e eficaz de manter os coelhos fora do seu quintal ou jardim é instalar cercas ao redor das áreas problemáticas. Cave de 3 a 12 pés (3,0 a 3,7 m) no subsolo onde deseja instalar uma cerca de arame. Coloque rede de galinheiro no buraco e crie uma vedação suficientemente alta para impedir que os coelhos saltem por cima dela.
    • Contrate um profissional para instalar a cerca se não tiver recursos ou experiência para instalar uma cerca por conta própria.
    • A rede de galinheiro impedirá que os coelhos escavem ou se enterrem por baixo da vedação.
  2. Passo 2 Utilize repelentes para manter os coelhos afastados.
    Utilize repelentes para manter os coelhos afastados. Esta opção é cara e temporária, mas pode ser eficaz se for consistente. Compre um repelente de coelhos na sua loja de artigos desportivos e pulverize-o nas suas plantas ou no seu quintal. O repelente terá de ser reaplicado, uma vez que o cheiro desaparecerá e os coelhos regressarão passado algum tempo.
    • Os repelentes mais eficazes cheiram a urina de raposa ou a urina de outros predadores.
  3. Passo 3 Pulverizar fungicidas que contenham o químico Thiram.
    Pulverize fungicidas que contenham o químico Thiram. Estes fungicidas são extremamente tóxicos e não devem ser aplicados em plantas que se pretende comer ou em áreas onde as crianças possam estar a brincar. Os fungicidas são extremamente eficazes na dissuasão de coelhos e são uma boa opção para áreas com plantas ornamentais ou partes do seu jardim que não serão comidas por humanos.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Perguntas
    Algumas armadilhas apanham coelhos mais pequenos?
    O tamanho da armadilha determinará o tamanho do coelho que pode apanhar. Uma armadilha mais pequena significa um coelho mais pequeno.
  • Questão
    Como é que me aproximo de um coelho selvagem?
    Aproxime-se lentamente com as mãos vazias. Se o coelho reparar em si e olhar na sua direção, pare e espere que o coelho desvie o olhar para continuar.
  • Questão
    O que é que eu faço se os coelhos se sentam e olham - mas não entram - na minha armadilha viva, independentemente do que eu ponha nela?
    Pode ser que a sua armadilha viva seja demasiado 'fora do normal' para o coelho confiar nela. Tente adicionar folhagem no topo e nos lados ou colocar a parte de trás numa mata densa. Certifique-se de que o isco que está a utilizar não cheira a humano.

Vídeo

Dicas