Como pegar uma bola de softbol

Autor do artigo:Gabriel Silva

No softbol, tal como na maioria dos desportos, apanhar a bola é um dos aspectos fundamentais do jogo. Para os principiantes, apanhar a bola pode ser assustador, porque a queda está a voar na sua direção, mas aprender as técnicas adequadas pode ajudar a aliviar o medo e a tornar a apanha da bola uma parte fácil do jogo. Trabalhando na observação da bola, movendo-se e mantendo uma boa postura, posicionando-se na frente da bola e ajustando-se a bolas voadoras e terrestres, você pode aprender a pegar uma bola de softbol como um profissional.

Passos

Pegando uma bola rasteira

  1. Passo 1 Abaixe todo o seu corpo.
    Baixe todo o seu corpo. Quando a bola está a rolar na sua direção ao longo do solo, o mais importante é dobrar os joelhos e aproximar o seu corpo do solo. Não se deve simplesmente dobrar a cintura e esticar o corpo para baixo. Baixar o corpo dá-lhe mais capacidade de se ajustar e permite-lhe olhar à sua volta mais do que se se curvar.
  2. Passo 2 Encostar a parte superior da luva ao chão com a palma da mão para cima.
    Toque a parte superior da luva no chão com a palma da mão para cima. Embora normalmente se apanhe a bola com os dedos para cima, as bolas rasteiras exigem que se vire a luva para que os dedos apontem para baixo. Apoie a parte superior da luva no chão, permitindo que funcione como uma rampa na qual a bola irá rolar.
  3. Passo 3 Colocar a mão sem luvas no bordo inferior da luva.
    Coloca a tua mão sem luvas na borda inferior da tua luva. Esta é uma das partes mais importantes da captura de bolas rasteiras. A sua mão sem luva actua como um batente para a bola. Sem esta colocação, a bola pode rolar diretamente para cima da luva e atingir-te na cara ou simplesmente cair. A parte inferior das mãos deve estar em contacto uma com a outra.
  4. Etapa 4: Agarrar a bola.
    Segure a bola. À medida que a bola rola para a luva, agarre rapidamente a bola com a mão e feche a luva. Se aperfeiçoar o ritmo de apanhar bolas rasteiras, pode aprender a deixar a bola rolar pela luva diretamente para a sua mão de lançamento.

Apanhar um Line Drive

  1. Passo 1: Manter os olhos na bola.
    Mantenha os olhos na bola. A coordenação mão-olho é a parte mais importante da captura de uma bola de softbol. Deve treinar-se para estar sempre atento à bola que vem na sua direção. Tirar os olhos da bola por um segundo pode prejudicar a sua capacidade de a apanhar. Pratique observar a bola assim que ela sair do taco ou da mão do lançador.
  2. Passo 2 Desloque-se para onde a bola vai chegar.
    Desloque-se para onde a bola vai ser lançada. Desloque todo o seu corpo para o local para onde a bola vai, não se limite a pegar nela. O ideal é apanhar a bola diretamente à sua frente e não para o lado. Embora possa ser assustador no início ter a bola a vir diretamente para si, isto dá-lhe a melhor hipótese de a apanhar. Ter a bola de lado aumenta a possibilidade de falhar a captura.
  3. Passo 3 Virado para o quadrado da bola.
    Virado para o quadrado da bola. Depois de se ter deslocado para o local para onde a bola se dirige, posicione-se diretamente na linha da bola. Manter a bola diretamente à sua frente dá-lhe a possibilidade de mover a luva conforme necessário, caso a bola venha mais alta ou mais baixa ou para qualquer um dos seus lados.
  4. Passo 4 Dobre os joelhos.
    Dobre os joelhos. Embora se tenha deslocado para onde pensa que a bola se dirige, tem de ser capaz de corrigir rapidamente o seu posicionamento. Mantenha uma boa postura atlética com os joelhos dobrados e a maior parte do seu peso na planta dos pés. Isto permite-lhe fazer movimentos rápidos caso a bola acabe num local diferente do que pensava.
  5. Passo 5 Estenda os braços para a frente.
    Estenda os braços para a frente. Com a luva aberta, estenda os braços à sua frente, mantendo os cotovelos ligeiramente dobrados. Tal como dobrar os joelhos lhe permite mover-se, ter os braços estendidos e ligeiramente dobrados dá-lhe mais mobilidade. Mantenha os braços ao nível do peito o mais possível e ajuste-os à medida que a bola se aproxima de si. Pense em como posicionaria os braços se estivesse a fazer força contra uma parede. Esta é a posição que pretende.
    • Faz o teu melhor para apanhar a bola à tua frente. Não mantenha a mão nivelada - deve apanhar sempre com a mão virada para cima.
  6. Passo 6 Coloque a sua mão sem luvas contra a parte lateral da luva.
    Colocar a mão sem luva contra a parte lateral da luva. Apanhar não é apenas usar a luva. A mão livre é igualmente importante porque é utilizada para segurar a bola quando esta atinge a luva. Coloque o polegar logo atrás do polegar dentro da luva, formando uma forma de W com as mãos. Isto dará à sua luva uma estabilidade extra e permitir-lhe-á fixar a sua mão livre sobre a bola quando esta estiver na luva.
  7. Passo 7 Preparar para lançar.
    Esteja pronto para lançar. Muitas vezes, quando se apanha a bola, é necessário atirá-la imediatamente para outro jogador, pelo que a mão de lançamento deve estar perto da luva. Depois de agarrar a bola, pode transferi-la rapidamente para a sua mão livre e fazer o lançamento.

Ajustar para uma Bola Voadora

  1. Passo 1 Passar por baixo da bola.
    Coloque-se por baixo da bola. Este é o equivalente a ficar à frente da bola. Uma vez que a bola virá do ar para si, tem de mover o local onde pensa que a bola vai aterrar. Seja paciente durante alguns segundos até ter o local em mente antes de se deslocar para ele. A bola deve cair ligeiramente à sua frente e ligeiramente para o seu lado de lançamento.
    • Tente manter o braço estendido à sua frente. Desta forma, se a bola se mover, terá tempo para se corrigir.
  2. Passo 2 Segure a luva diretamente para cima.
    Segure a luva para cima. Terá de apanhar uma bola por cima da cabeça e não ao nível do peito, por isso, quando estiver mais ou menos no local onde pensa que a bola vai aterrar, levante o braço no ar. Aponte os dedos para o céu e certifique-se de que a palma da mão está ligeiramente horizontal para dar à bola um lugar para aterrar. Mantenha o cotovelo ligeiramente dobrado e não o bloqueie no lugar.
  3. Passo 3 Abrir a luva.
    Abra a luva. Isto deve ser feito enquanto levanta o braço. Poderá não ter muito tempo entre chegar ao local certo, levantar o braço e fazer a captura, por isso certifique-se de que mantém a mão da luva solta enquanto corre e que a abre enquanto levanta o braço.
  4. Passo 4 Colocar a mão livre ao lado da luva.
    Coloque a sua mão livre ao lado da luva. Tal como nas capturas em linha, a sua mão sem luvas é utilizada para apertar a bola na luva e certificar-se de que mantém a captura. A mão deve tocar na parte lateral da luva quando o braço está no ar. Se precisar de lançar a bola rapidamente, ter esta mão junto à luva tornará o movimento mais suave.
  5. Passo 5 Corra para a frente para apanhar a bola.
    Corra para a frente para apanhar a bola. Se souberes que uma bola de softball está a vir do alto, deves ser paciente até teres uma ideia de onde ela vai parar. É melhor apanhar a bola enquanto se move para a frente do que para trás, porque assim mantém tudo à vista. Por isso, quando te posicionares, planeia que a bola aterre ligeiramente à tua frente e depois avança para ficares completamente por baixo dela.
    • Certifique-se de que não está a apanhar a bola na palma da mão, pois isso pode ser doloroso. Em vez disso, deve sentir que a bola está a bater na extremidade dos seus dedos indicadores médios quando a apanha.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Com que parte da luva se apanha uma bola?
    Apanha-se a bola no meio dos dedos indicadores. Tenta não apanhar a bola na palma da luva, pois isso pode ser bastante doloroso.
  • Pergunta
    Como é que se apanha uma bola de futebol?
    Aproxime-se por trás com a luva por baixo da bola. Mantenha o braço esticado para poder fazer os ajustes necessários para apanhar a bola.
  • Pergunta
    Porque é que as pessoas jogam softbol? Posso fazer uma carreira com o softbol?
    As pessoas jogam softbol pela emoção e pelo amor, bem como para fortalecer o corpo. Há jogadores nacionais que são pagos para competir. Se desenvolver uma condição médica, pode ensinar como treinador e treinar outras pessoas.

Dicas

  • Pratique pegar a bola sem luva para sentir o jeito primeiro. Certifique-se de que alguém lhe lança lançamentos ligeiros, não com força total.