Como apanhar um Muskie

Autor do artigo:Gabriel Silva

Crescendo até atingir um tamanho gigantesco, o almiscareiro é um dos peixes de caça mais venerados e procurados da América do Norte. Embora a truta, o robalo e o salmão também sejam populares, o almiscareiro - amplamente conhecido como o 'peixe dos 10.000 lançamentos' - é o único peixe de água doce rodeado de um folclore semelhante ao dos yeti. A sua relativa escassez, juntamente com a sua tremenda visão e capacidade de luta, valeram-lhe este título. Para apanhar almiscareiros com alguma regularidade, o pescador deve seguir uma fórmula específica. Considere cuidadosamente a temperatura da água e a hora do dia, e certifique-se de levar um equipamento forte para capturar esses peixes ferozes e habilmente evasivos.

Passos

Escolher a hora e o local

  1. Passo 1 Selecione um corpo de água para pescar.
    Seleccione um corpo de água para pescar. Em geral, os muskies são peixes de água fria. Encontram-se tão a sul como o Tennessee e tão a norte como o Norte do Ontário. Por mais secretos que os pescadores de almíscar possam ser com os seus buracos de mel, há muitas maneiras de determinar se estes peixes nadam no seu corpo de água. Talvez a mais fiável seja recorrer à Divisão de Recursos Naturais do seu estado ou província. Consulte também os fóruns de pesca, clubes e lojas de isco locais.
    • Aceda ao sítio Web da Divisão de Recursos Naturais do estado onde pretende pescar. Deverá ser possível encontrar massas de água locais, como lagos e riachos, onde se pode encontrar almiscareiro, bem como reservatórios que o armazenam.
  2. Passo 2 Escolha um local dentro da massa de água.
    Escolha um local dentro da massa de água. A água do Muskie pode ser difícil de analisar. Estes peixes vivem em lagos que têm frequentemente milhares de hectares, e saber por onde começar pode ser um desafio. Por isso, é essencial estar familiarizado com os padrões migratórios. Procure a temperatura atual da água para a massa de água que seleccionou.
    • Desde o degelo inicial até ao início da primavera, quando a temperatura da água varia entre os 40 e os 50 graus Fahrenheit (cerca de 7 a 12 graus Celsius), concentre-se nas partes mais superficiais do lago.
    • Quando as temperaturas da água atingirem os 50 graus Fahrenheit (cerca de 13 graus Celsius), pesque em profundidades de 1,5 a 2 metros.
    • Aos 21 graus Celsius, concentre-se nas casas de verão dos peixes: estruturas mais profundas, como leitos de ervas daninhas, pilhas de rochas submersas e madeira.
    • No outono, quando a água volta a descer para os 10 a 20 graus Celsius, pesque nos baixios onde existem cardumes de presas, como sável, perca e peixe branco.
    • Quando a água arrefece para os 40 e 30 graus Fahrenheit (-1 a 9 graus Celsius), pesque em águas mais profundas, onde os muskies residem durante os meses de congelação. É frequentemente nesta altura que pode apanhar os peixes maiores.
  3. Passo 3 Escolha uma altura para pescar.
    Escolha uma hora para pescar. O adágio de pescar ao romper da aurora não é inteiramente verdadeiro. Como todos os peixes, os muskies têm sangue frio, pelo que a sua temperatura corporal é um produto direto do seu ambiente. Por conseguinte, no início da primavera e no final do outono, o almiscareiro é mais ativo durante as horas mais quentes do dia, quando o sol está diretamente sobre a cabeça. Durante os meses mais quentes do ano, o oposto é verdadeiro, e os muskies encontram as suas temperaturas de caça mais ideais ao anoitecer e ao amanhecer.
  4. Passo 4 Escolher o dia.
    Escolha o dia. Se pescar durante o dia, escolha um dia de lua nova ou cheia. Se for pescar à noite, escolha uma noite de lua cheia. Os calendários solunares foram desenvolvidos para a pesca do muskie durante anos, estabelecendo que a pesca durante estas fases da lua é uma vantagem para os pescadores.
  5. Passo 5 Criar um padrão que se possa repetir.
    Crie um padrão que se possa repetir. Muitos pescadores de muskie bem sucedidos mantêm um registo de peixes vistos e capturados. Utilizando um mapa ou um sistema GPS, registe o dia, a hora e o local de cada encontro com o almiscareiro para criar um padrão sazonal reproduzível. À medida que as estações passam, adicione novos locais ao seu registo.
    • Com o tempo, uma massa de água pode tornar-se essencialmente um algoritmo, em que basta introduzir as condições e a estação do ano para saber onde deve pescar.

Seleção do seu equipamento

  1. Passo 1 Escolha uma cana e um carreto.
    Escolher uma cana e um carreto. Utilize equipamento pesado. O almiscareiro adulto pode crescer mais de 50 polegadas e 22,7 kg (50 lbs). Experimente canas de ação pesada com 7 a 9 pés de comprimento. Emparelhe uma cana de pesca ao almiscareiro com um carreto grande para lançar iscos, de preferência com uma relação de transmissão rápida, para permitir 'apanhar' os peixes que se movem rapidamente.
    • As canas de ação pesada têm a espinha dorsal não só para lutar contra um peixe tão grande, mas também para lançar os iscos de tamanho gigante utilizados para pescar almiscareiros.
  2. Passo 2 Selecionar a linha.
    Selecionar a linha. Quanto maior for o 'pound test' de uma linha, mais forte será a linha. Para evitar que a linha se parta e que o peixe não seja pescado, utilize uma linha pesada e entrançada com um teste de libra entre 80 e 100. Dado que os muskies têm dentes muito afiados, ligue a linha principal ao isco com um cabo de aço ou de fluorocarbono pesado.
  3. Passo 3 Escolha o tamanho da isca.
    Escolha um tamanho de isco. A variedade de iscos para almiscareiros disponíveis pode ser avassaladora. Os peixes-almiscareiro são predadores notórios que comem quase todos os outros peixes de água doce das suas águas, outros peixes-almiscareiro, rãs e até roedores. Em geral, não se deixe intimidar pela utilização de iscos que parecem absurdamente grandes. Os peixes almiscarados atacam frequentemente peixes com 25% a 50% do seu comprimento, pelo que a utilização de iscos de 8-12' é razoável. Não se esqueça de que estes peixes têm sangue frio, pelo que o seu nível de atividade é fortemente determinado pela estação do ano e pelas temperaturas da água.
    • Em águas mais frias, os peixes são mais lentos. Seleccione iscos pequenos, como armadilhas de chocalho e iscos de manivela.
    • Em temperaturas de água mais ideais, entre os 60 e os 70 graus Fahrenheit (15,5°C a pouco mais de 21°C), os peixes são muito mais activos. Utilize iscos maiores, como borrachas e swimbaits.
  4. Passo 4 Escolher o isco's movement.
    Escolha o movimento do isco. Em águas frias, procure iscos mais preguiçosos e lentos como os glide baits, jerk baits e jib baits para atrair mais ataques. Em águas mais quentes, use iscos de movimento rápido, como bucktails, spinnerbaits e topwaters. Quando a temperatura da água é quente, o peixe fica lento, por isso use iscos mais profundos e mais lentos.
    • Quando a visibilidade da água é baixa, procure iscos com chocalhos, lâminas grandes ou outros mecanismos de criação de ruído e movimento da água. Para além dos órgãos auditivos típicos, os peixes-almiscarados também utilizam a linha lateral, que é um conjunto de órgãos sensoriais que percorre o comprimento de muitos peixes de água doce. Este sistema de linha lateral pode detetar pequenas alterações no movimento da água e gradientes de pressão criados pelas presas (e iscos) quando a visibilidade é reduzida.
  5. Passo 5 Selecionar a cor do isco.
    Seleccione uma cor para o isco. Em águas límpidas, as cores e padrões naturais funcionam melhor. Em águas manchadas ou lamacentas, os pescadores devem utilizar iscos que sejam mais fáceis de detetar.
    • Quando a água estiver límpida, 'combine com a eclosão'. Por exemplo, use imitações de perca em águas onde a perca é o alimento predominante, e imitações de sável em águas onde o sável é o alimento predominante.
    • Quando a água tem pouca visibilidade, opte por cores vivas como chartreuse, laranja, verde ou branco. Em alternativa, escolha cores muito escuras, como o preto, para obter o maior contraste com a água suja.
  6. Passo 6 Selecionar uma recuperação.
    Seleccione uma recuperação. Decidir como recolher uma isca depende das condições da água e dos níveis de atividade dos peixes. Em condições ideais, quando os peixes estão activos, utilize uma recuperação mais rápida. As recuperações mais lentas são necessárias tanto em águas frias como em águas mais quentes de verão.
    • Quando os peixes lhe dão um feedback positivo, seguindo o isco ou mordendo, tente repetir esse padrão de recuperação ao longo do dia e quando encontrar condições semelhantes.
    • Os Muskie são famosos por perseguirem os iscos antes de decidirem atacar. Embora muitas vezes possam ser vistos a seguir um isco, o mais frequente é seguirem-no fora de vista. Por esta razão, efectue pelo menos uma manobra em oito ao lado do barco no final de cada recuperação. A mudança de direção desencadeia muitas vezes a hesitação dos peixes, e a própria manobra em oito dá ao pescador mais tempo para se aperceber de que um peixe se aproxima do isco.

Enrolar um Muskie

  1. Passo 1 Utilize as ferramentas correctas.
    Utilize as ferramentas correctas. Utilize sempre anzóis afiados. Uma vez que os anzóis grandes que saem da embalagem são muitas vezes baços, leve uma ferramenta de afiar concebida para anzóis grandes. Traga um afastador de mandíbulas, um alicate de pontas, um removedor de anzóis de cabo longo e um mini-cortador de parafusos ou cortadores laterais. Traga um berço ou, se não for possível, uma rede grande.
    • Tente usar uma rede apenas se planeia manter o peixe. Se tiver que usar uma rede e planear libertar o peixe, a sua rede deve ter sacos revestidos de borracha para reduzir a perda de muco do peixe. Uma rede funda (cerca de 52') com uma abertura entre 34 e 44 polegadas deve ser suficiente. Certifique-se de que o almiscareiro é apanhado de cabeça para baixo.
    • Estes utensílios essenciais protegerão o peixe e também o pescador, uma vez que terá de manusear a extremidade de um peixe com dentes e anzóis muito grandes.
  2. Passo 2 Soltar o peixe.
    Soltar o peixe. Permitir que o peixe permaneça na água para o desenganchar e para o manuseamento inicial é essencial para o bem-estar dos peixes-troféu e para a manutenção das nossas pescarias. Agarre a parte de trás do anzol com o alicate e levante-o. Utilize um removedor de anzóis de cabo longo para retirar os anzóis difíceis de alcançar. Se o anzol estiver demasiado fundo para ser retirado, utilize um alicate de corte ou um mini-cortador de parafusos para cortar as pontas do anzol.
  3. Passo 3 Segure o peixe corretamente.
    Segure o peixe corretamente. Não coloque a sua mão na boca ou nas guelras do peixe para retirar o anzol. Se o peixe se debater, os seus dentes ou brânquias podem feri-lo. Segure um pequeno almiscareiro com firmeza nas costas, mesmo atrás das guelras. Se o almiscareiro for grande, segure-o pela cauda e por baixo do corpo enquanto ainda está na água, para que outra pessoa possa libertar os anzóis. Se possível, faça-o dentro de um berço.
    • Use sempre luvas quando manusear peixes-almiscareiro. As luvas devem ser luvas de pesca protectoras e resistentes a perfurações.
    • Deixar o peixe na água dentro da rede ou do berço o maior tempo possível, retirando-o apenas por breves instantes para o fotografar ou medir. Apesar do seu tamanho e ferocidade, estes peixes não são conhecidos por serem resistentes e não toleram bem o manuseamento prolongado.
  4. Passo 4 Soltar o peixe.
    Liberte o peixe. Pode ajudar a preservar a qualidade da pesca do almiscareiro praticando o método 'catch-and-release'. Leve uma máquina fotográfica consigo para tirar uma fotografia da sua captura. Não guarde o peixe a não ser que o vá montar.
    • Coloque o almiscareiro num berço para o libertar na água, para que não se magoe.
    • Reanime o peixe balançando-o suavemente para a frente e para trás antes de o libertar. Não liberte o muskie até que este se mantenha de pé por si só - por outras palavras, não deve estar deitado de lado na água.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Um pescador que tenha como alvo os muskies tem de ser um pescador responsável. Tenha sempre consigo as ferramentas adequadas quando planear pescar almiscareiros.
  • Não hesite em usar iscos com padrões chamativos ou movimentos erráticos e não naturais. Tal como um leão escolhe como alvo mais fácil uma gazela albina ou uma zebra a coxear dentro de uma manada, também o almiscareiro predador se concentra no que considera ser um peixe isco menos camuflado ou ferido dentro de um cardume.
  • Tente falar com pessoas que pescam na massa de água que está a visitar. Veja o que está a funcionar e onde.

Avisos

  • Certifique-se de que está a pescar legalmente. Conheça as estações e os requisitos.
  • Os almiscareiros são uma espécie agressiva de peixe que é conhecida por morder e abalroar barcos quando os pescadores levantam o isco ou a isca para fora de água. Os peixes-almiscareiro são por vezes imprevisíveis e devem ser sempre manuseados com cuidado.
  • Embora a maioria dos Estados permita uma captura limitada de almiscareiros, os esforços de captura e libertação preservam verdadeiramente as nossas pescarias de caça grossa. Os peixes de tamanho de troféu têm frequentemente mais de dez anos, pelo que a apanha frequente de almiscarados cria um grande obstáculo ao desenvolvimento de populações de peixes maiores.