Como apanhar uma bola de críquete
Autor do artigo:Gabriel SilvaApanhar é uma habilidade básica de campo e é um dos aspectos mais importantes do críquete. Num jogo, terá de apanhar bolas aéreas, ao nível do peito e terrestres, por isso, trabalhe para dominar uma série de pegas e técnicas de campo. Além disso, apanhar uma bola de cricket exige uma excelente coordenação mão-olho, por isso pratique regularmente para melhorar as suas capacidades.
Passos
Dominar a Taça Ortodoxa
Mantenha a sua posição inicial baixa e equilibrada. Coloque-se de pé com os pés afastados à distância dos ombros e os joelhos dobrados. Mantenha o seu peso nas pontas dos pés e distribua-o uniformemente por cada pé. Prepare-se para saltar em qualquer direção para alcançar uma bola batida.- Começar com uma boa postura irá garantir que está preparado para reagir à bola.
- Lembre-se de manter os olhos na bola em todos os momentos.
Segure as mãos de modo a que as palmas fiquem viradas para cima e os mindinhos se toquem. A copa ortodoxa é a pega básica para apanhar bolas à altura ou abaixo da altura do peito. Posicione as mãos de modo a formarem uma taça larga ou um balde com os dedos mindinhos a tocarem-se. As palmas das mãos devem estar viradas para cima e para fora, e os dedos e polegares devem estar esticados.- Utilize as mãos para criar a maior superfície possível para apanhar a bola.
- Mantenha as mãos relaxadas e suaves, uma vez que é mais provável que a bola ressalte de mãos rígidas.
Traga as mãos na direção do corpo enquanto apanha a bola. Faça uma vénia com as mãos à medida que a bola se aproxima e estenda-as para ir ao encontro da bola. Tente manter as mãos relativamente perto do corpo enquanto apanha a bola, em vez de estender totalmente os braços. Quando a bola entrar em contacto com as suas mãos, puxe-as para o tronco para absorver o impacto e controlar a bola.- Manter as mãos relativamente perto do corpo ajuda-o a evitar deixar cair a bola. Além disso, é mais provável que sofra uma lesão se tentar apanhar uma bola a alta velocidade com os braços estendidos.
Modifique ligeiramente a sua pega para apanhar a bola de lado. Para apanhar uma bola em velocidade para o seu lado, mantenha as mãos no punho ortodoxo e alinhe-as do lado de onde a bola se aproxima. Incline o tronco na direção da bola e posicione as mãos de lado, de modo a que um polegar aponte para cima e o outro para baixo.- Por exemplo, se uma bola se dirigir para o seu lado direito, coloque o braço esquerdo sobre o peito e coloque as mãos do lado direito de forma a que fiquem alinhadas com a bola.
- Os dedos devem estar abertos e apontar para o lado direito, os polegares devem apontar para cima e para baixo e as palmas das mãos devem estar viradas para cima e para fora, de modo a estarem prontas para receber a bola.
- Ao apanhar a bola de lado, lembre-se de trazer as mãos para o tronco para absorver o impacto e manter o controlo.
Apanhar a bola em altura
Mantenha as mãos juntas com as palmas viradas para longe do corpo. Para fazer uma taça invertida, entrelace os polegares e os dedos indicadores de modo a que as mãos formem uma teia. Quando uma bola alta se aproxima, levante as mãos e posicione-as numa taça invertida. Tente apanhar a bola o mais próximo possível do nível dos olhos.- Lembre-se de manter as mãos relaxadas quando estão em forma de taça. A bola saltará se elas estiverem rígidas.
- A copa invertida é a melhor forma de apanhar a bola alta, mas haverá casos em que terás de usar uma copa ortodoxa. Por exemplo, se tiveres de apanhar uma bola alta a correr, poderás não ter tempo para te colocares na posição de copa invertida.
Alinhe-se com a bola que se aproxima e mantenha-se de pé com os joelhos dobrados. Mantenha os olhos na bola que se aproxima, grite o seu nome ou diga 'Já a tenho' e alinhe-se com a bola. Faça o copo inverso e mantenha-se de pé com os joelhos ligeiramente dobrados para absorver o impacto da bola.- Chamar a bola quando se aproxima dela ajuda a evitar confusões no campo. Não quer chocar com outro jogador de campo e deixar cair a bola.
Leve as mãos em direção a um ombro enquanto apanha a bola. Tente apanhar a bola ao nível dos olhos e depois leve as mãos em direção ao tronco do lado esquerdo ou direito. É importante direcionar a bola para o seu corpo por cima do ombro e não para a sua cara. Se a sua cara estiver no caminho da bola em velocidade, pode acabar com o nariz partido ou outra lesão facial.- O impulso da bola pode levá-la para o seu lado direito ou esquerdo, mas, se possível, puxe-a para o seu lado dominante. Desta forma, estará preparado para fazer um lançamento com a sua mão dominante.
- Certifique-se de que puxa a bola e as mãos para dentro do seu corpo para manter o controlo. Não estique os braços, não deixe cair as mãos, nem se dobre enquanto apanha a bola.
Utilize o punho ortodoxo se estiver a correr para apanhar uma bola alta. Pode utilizar a técnica de captura padrão para apanhar bolas altas, especialmente quando não tem tempo para preparar um copo invertido. Corra em direção à bola, posicione-se sob ela e alinhe suas mãos com ela. Posicione as mãos num copo ortodoxo com os dedos mindinhos a tocarem-se e faça o seu melhor para apanhar a bola ao nível dos olhos ou próximo.- Quanto mais baixo apanhar a bola, maior será a probabilidade de a deixar cair.
- Ao apanhar a bola, lembre-se de a observar até ao fim e de a puxar para o seu corpo para manter o controlo.
Efetuar um lançamento por cima do braço depois de apanhar a bola. Depois de apanhar uma bola alta, vire o corpo para ficar de lado em direção ao alvo. Aponte o ombro e a perna não dominantes na direção em que vai lançar e transfira o peso para o pé de trás. Puxe o braço de lançamento para trás da cabeça e, em seguida, balance-o para a frente enquanto transfere o peso para o pé da frente.
Apanhar bolas baixas
Aproxime-se de uma bola rasteira com velocidade em vez de esperar por ela. Ataque a bola correndo em direção a ela em vez de ficar parado. Lembre-se de observar atentamente a bola que se aproxima a partir do momento em que o batedor a atinge.- Atacar a bola mantém a pressão sobre a equipa ofensiva. Se esperar pela bola, a jogada demorará demasiado tempo e dará mais tempo à outra equipa para marcar.
Vire o seu corpo de forma a que o seu lado não dominante vá na direção da bola. Dobre os joelhos e rode ligeiramente o corpo à medida que se aproxima da bola. O seu lado não dominante precisa de ir na direção da bola para o preparar para um lançamento forte depois de colocar a bola em campo.- O lançamento de uma bola terrestre em velocidade ocorre numa fração de segundo, pelo que os seus movimentos têm de ser fluidos e contínuos.
Baixe o joelho não dominante para a posição de barreira longa. À medida que a bola acelera na sua direção, baixe o joelho principal não dominante até ao chão. O outro pé deve estar apoiado no chão com os dedos apontados para o lado dominante. Alinhe o joelho não dominante com o calcanhar do outro pé para criar uma barreira longa.- Se for destro, o seu pé direito deve estar apoiado no chão, o joelho direito deve estar dobrado num ângulo de 90 graus e o joelho direito e os dedos do pé direito devem estar alinhados na direção do seu lado direito.
- O joelho esquerdo deve estar no chão, alinhado com o calcanhar direito, para que o pé direito e a parte inferior da perna esquerda formem uma barreira longa perpendicular à bola.
- A barreira longa é a técnica básica utilizada para apanhar bolas rasteiras.
Recolha a bola com um copo ortodoxo. O tronco deve estar ligeiramente virado para o lado dominante, de modo a que o ombro não dominante se dirija para a bola. Cruze as mãos à frente do corpo para que fiquem alinhadas com a bola que se aproxima e coloque-as em forma de copo com os mindinhos a tocarem-se. Observe atentamente a bola, depois apanhe-a e puxe-a na direção do tronco.- Lembra-te de que a colocação de uma bola no chão envolve manobras rápidas e fluidas. Vais correr para a bola, cair numa barreira longa e apanhar a bola em apenas 1 ou 2 segundos.
- Caso não apanhes a bola de forma limpa, poderás pará-la com as pernas na posição de barreira longa.
Prepare-se para efetuar um lançamento por cima enquanto está de pé. Levante-se e desloque o seu peso para o pé de trás enquanto apanha a bola. Transfira a bola para a sua mão dominante, depois puxe a mão dominante para trás e prepare-se para lançar. Posicione a mão que não lança e o pé da frente na direção do alvo para direcionar o lançamento. Em seguida, transfira o peso do pé de trás para o pé da frente para dar força ao lançamento.
Realização de exercícios práticos
Atirar e apanhar uma bola com um parceiro utilizando uma mão. Coloquem-se a uma distância mínima de 3 metros e atirem a bola um ao outro com as mãos. Comece por lançar e apanhar a bola 10 vezes apenas com a mão direita. Em seguida, atire e apanhe a bola 10 vezes utilizando apenas a mão esquerda.
Atire 2 bolas para trás e para a frente para melhorar a sua coordenação mão-olho. Aumente a dificuldade dos exercícios com uma só mão, lançando uma bola entre as mãos direitas e outra entre as mãos esquerdas. O exercício deve ser um pouco como um malabarismo, por isso atire as bolas a um ritmo rápido. Comece por lançar uma bola com a mão direita enquanto o seu parceiro lança a outra com a mão esquerda.- Depois, apanhe a bola com a sua mão esquerda enquanto o seu parceiro apanha a bola que lançou com a mão direita. Simultaneamente, atire a bola com a sua mão esquerda enquanto ele atira a bola com a mão direita.
- Atire cada bola para a frente e para trás 10 vezes para completar 1 série.
Praticar a captura com as duas mãos. Atirem à vez a bola um para o outro a várias alturas para praticarem a captura alta, ao nível do peito e baixa. Apanhem a bola com copos ortodoxos e invertidos e pratiquem deslizar para posições de barreira para apanhar bolas baixas.- Efectue 10 capturas em altura, ao nível do peito e ao nível do solo para completar 1 exercício.
Trabalhe a sua forma de lançamento se estiver a praticar sem um parceiro. Se não tiver um parceiro que lhe atire a bola, esforce-se por dominar as suas técnicas de campo. Por exemplo, pratique a queda numa barreira e a transição rápida para uma posição de lançamento.- Também podes tentar atirar a bola para o ar e depois fazer uma captura de copo invertida ou uma captura ortodoxa em corrida.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaComo posso apanhar uma bola rápida sem dor e sem medo?Deves praticar o lançamento rápido com uma bola de ténis no início, para te ambientares.
- PerguntaSe a bola for muito rápida e eu tiver de correr, como é que a apanho?Aproxima-te da bola e depois mergulha. Mesmo que não a apanhes, tenta parar a bola o mais rapidamente possível, estando no seu lugar.
- QuestãoDevo olhar para a mão do lançador ou para o taco do batedor?Deve olhar para o taco do batedor e depois concentrar-se no remate do batedor.
Vídeo
Dicas
- Chame os outros jogadores de campo quando apanhar uma bola, dizendo o seu nome ou 'Consegui!' Uma boa comunicação ajudará a evitar erros que podem custar-lhe o jogo.
- Quando estiver em campo, presuma sempre que a bola rebatida vem na sua direção e mantenha sempre os olhos na bola.
- Use óculos de sol para que seja mais fácil ver a bola durante o dia.
Avisos
- Para evitar lesões, faça sempre um esforço para apanhar a bola com as duas mãos em forma de concha. Nunca pegue uma bola com os dedos e sempre use as palmas das mãos para amortecer a bola.