Como apanhar um peixe-gato

Autor do artigo:Gabriel Silva

O peixe-gato é um peixe de água doce que se desenvolve em lagoas, lagos e rios de climas temperados. Para ser bom na captura de peixe-gato, é necessário saber o que eles gostam de comer, onde habitam e quais as técnicas que os levam a morder o isco. Continue lendo para obter dicas de captura de bagres que garantirão que você não deixará o barco com um cooler vazio.

Passos

Escolhendo o equipamento e a isca

  1. Passo 1 Compre uma vara de pesca e uma linha.1Compre uma vara de pesca e uma linha. O tamanho da vara que você comprar deve ser determinado pelo tamanho dos peixes disponíveis para captura na sua região.
    • Para peixes com menos de 6 quilos, use uma cana de 1,5 metros com uma linha de teste de pelo menos 10 libras.
    • Para peixes com mais de 6 kg, use uma cana de 2,5 metros com uma linha de teste de pelo menos 10 kg.
      • As canas mais compridas são melhores para pescar nas margens, em vez de num barco, uma vez que oferecem um maior alcance.
  2. Passo 2 Comprar anzóis, bobbers e outros equipamentos.2Comprar anzóis, bobbers e outros equipamentos. A maior parte das lojas de artigos desportivos vendem caixas de equipamento inicial que incluem uma série de materiais para começar. No fim de contas, tudo o que precisa é de anzóis afiados, mas é bom ter alguns dos outros acessórios.
    • Os bobbers que brilham no escuro podem ser úteis quando está a pescar à noite.
    • Outros tipos de bobbers podem ser úteis quando se está a pescar num lago parado.
    • Também vai precisar de baldes e geleiras para guardar o isco e o peixe-gato que vai levar para casa.
  3. Passo 3 Experimente diferentes tipos de isco.3Experimentar com diferentes tipos de isco. Alguns entusiastas do peixe-gato juram por um tipo específico de isco, mas a verdade é que o peixe-gato come muitas coisas diferentes. Para as suas primeiras expedições de pesca ao peixe-gato, leve alguns tipos diferentes de isco, para que possa descobrir o que o peixe-gato da sua região gosta de comer. Experimente algumas destas opções:
    • Experimente iscas cortadas. O sável, o arenque, o olho-de-gato e outros peixes de isco libertam óleos que atraem o peixe-gato. As fatias destes peixes são particularmente eficazes na captura de peixe-gato de canal, que é o tipo de peixe-gato mais comum na América do Norte.
      • Também pode usar isco vivo que não tenha sido cortado. Estes não libertarão óleo tão rapidamente, mas podem ser mais apelativos para o peixe-gato, uma vez que estão vivos. Experimente para ver qual é a melhor.
    • Experimente lagostins. Os bagres das regiões do sul podem comer lagostins, que podem ser encontrados em lojas de iscas.
    • Experimente nightcrawlers, que também podem ser comprados numa loja de iscas. Esses vermes são atraentes para muitos tipos de peixes.
    • Se não quiser ir até a loja de iscas, você pode usar fígados de galinha ou pedaços de milho.
    • Experimente uma isca artificial. Existem dezenas de iscas artificiais para peixes-gato vendidas em lojas de artigos desportivos, muitas das quais afirmam ter um ingrediente mágico pelo qual os peixes-gato ficam loucos. No entanto, os pescadores especializados dizem que os melhores peixes são apanhados com isco verdadeiro e vivo.
  4. Passo 4 Escolha um tamanho de isco que corresponda ao tamanho do peixe que pretende apanhar.4Escolha um tamanho de isco que corresponda ao tamanho do peixe que pretende apanhar. Se sabe que tem a hipótese de apanhar um peixe de 50 libras, vai precisar de um isco grande. Os iscos mais pequenos, como os nightcrawlers, serão roubados do anzol.
  5. Passo 5 Manter o isco fresco.5Mantenha o isco fresco. O peixe-gato não vai comer pedaços de peixe que tenham sido deixados de fora, pelo que terá de os guardar numa geleira de isco para os manter frios durante as horas que vai passar na água.
    • Mantenha as lagartas num recipiente dentro de uma geleira.
    • Mantenha os iscos cortados no gelo.
    • Mantenha os iscos vivos num balde de água fria.
  • As canas mais compridas são melhores para pescar a partir de bancos, em vez de um barco, uma vez que oferecem um maior alcance.
  • Também pode utilizar isco vivo que não tenha sido cortado. Estes não libertarão óleo tão rapidamente, mas podem ser mais apelativos para o peixe-gato, uma vez que estão vivos. Experimente para ver qual é a melhor.

Encontrar peixes-gato activos

  1. Passo 1 Comece a pescar na primavera.1Comece a pescar na primavera. O peixe-gato é menos ativo quando a água está fria, por isso a melhor altura para começar a pescar é quando o nível da água sobe e a água aquece até cerca de cinquenta graus na primavera. Pode continuar a pescar até que a água volte a arrefecer.
    • Experimente para descobrir a melhor altura do ano para pescar na sua região. Nalguns locais, a época pode começar mais cedo e, noutros, a água só aquece no início do verão.
    • O peixe-gato azul, que vive no sul dos Estados Unidos, está ativo durante todo o inverno, pelo que não é necessário fazer uma pausa durante os meses mais frios se estiver a pescar nessa região.
  2. Passo 2 Ir de manhã cedo.2Vá de manhã cedo. Os peixes-gato são mais activos de manhã muito cedo, por isso planeie começar a sua expedição de pesca antes do nascer do sol, ou mesmo mais cedo. Eles tendem a alimentar-se durante estas horas.
    • A pesca nocturna também pode render uma grande captura. Se gosta de ficar acordado toda a noite na água, tente pescar por volta da uma ou duas da manhã.
    • Poderá encontrar alguns peixes-gato mais tarde se o tempo estiver nublado ou a chover, mas se o sol estiver a pino, é provável que os peixes estejam menos activos.
  3. Passo 3 Procure locais com cobertura.3Procurar locais com cobertura. O peixe-gato gosta de habitar em locais onde a corrente se encontra com uma área imóvel, para que possa descansar sem lutar contra a corrente. As áreas 'cobertas' podem ser encontradas onde a corrente atinge um grande tronco ou rocha, geralmente perto da margem de um rio. Outros locais de repouso podem ser encontrados perto de barragens ou outras estruturas artificiais na água.
    • Em rios e riachos mais pequenos, procure redemoinhos criados por rochas e troncos caídos no meio da água.
    • Se estiver a pescar numa lagoa ou reservatório, procure áreas perto de riachos de alimentação, pontos muito profundos e troncos e pedras caídos.
  4. Passo 4 Assuma a sua posição.4Tome a sua posição. Depois de ter escolhido o local onde quer começar a pescar, largue a âncora, prepare o seu equipamento, lance a linha e espere por uma mordidela.

Trazer um peixe

  1. Passo 1 Enrolar o peixe.1Enrolá-lo. Quando um peixe-gato morde, deixe a linha ficar um pouco frouxa e comece a enrolá-la rapidamente. Ler Como enrolar um peixe grande para aprender técnicas correctas de enrolamento.
  2. Passo 2 Examinar o peixe's size.2Examine o tamanho do peixe. Certifique-se de que o peixe cumpre os requisitos de tamanho para a criação de peixes na sua região.
    • Se o peixe for demasiado pequeno, terá de o soltar do anzol e libertá-lo.
    • Se planeia manter o peixe, coloque-o num balde de água para que possa limpá-lo e esfolá-lo mais tarde.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaComo posso encontrar os requisitos da licença de pesca para a minha região? Pesquise no Google por licença de pesca e o nome do estado. Na maioria dos locais, pode obter a sua licença imediatamente. Muitos estados também têm uma aplicação para telemóvel, pelo que a sua licença de pesca é digital, o que a torna mais fácil.
  • PerguntaQuais são alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando se preparam para pescar? Provavelmente não se preparam para as condições climatéricas. Por vezes, vai chover. Tenha sempre pronto o equipamento para a chuva. Ter equipamento de reserva também é muito importante. Certifique-se de que tem duas canas consigo, porque as coisas acontecem. Os óculos polarizados são absolutamente indispensáveis. Estes permitem-lhe ver para dentro de água. A mentalidade é a outra coisa a preparar. Vá com um sentido de aventura. Saiba que provavelmente vai cometer erros, todos nós cometemos. Pode não apanhar peixe e não faz mal, mas vai aprender alguma coisa no processo e se apanhar peixe, isso é um bónus.
  • PerguntaQue tipo de isco devo utilizar? O isco cortado é o melhor para o peixe-gato; os iscos artificiais têm um cheiro estranho que não atrai o peixe-gato. Apanhe peixes pequenos na zona onde vai pescar o peixe-gato e corte-os em pedaços pequenos. Lance o isco e deixe-o assentar no fundo.

Vídeo

Dicas

  • Para perseguir peixes grandes, use um barco com uma viga larga. Caso contrário, pode cair. A pesca a partir da margem resolve este problema.
  • Depois de apanhar o peixe-gato, este pode ser frito, grelhado ou assado, consoante a sua preferência.
  • Este artigo centra-se nos métodos de pesca à linha, mas pode também tentar fazer uma armadilha para o peixe-gato.