Como apanhar uma carpa

Autor do artigo:Gabriel Silva

A Cyprinus carpio, vulgarmente conhecida por carpa, é um peixe que se encontra na Ásia, na Europa e na maioria dos rios e lagos dos Estados Unidos. Membro da família dos peixinhos, a carpa foi introduzida nos Estados Unidos em 1877 como forma de fornecer uma fonte de alimento a um país em crescimento. Durante décadas, as carpas caíram em desgraça junto da maioria dos pescadores, mas começaram recentemente a ganhar popularidade. A captura de carpas é semelhante à captura de muitos outros peixes, mas existem algumas técnicas específicas que podem ser implementadas para maximizar suas chances de capturar uma.

Passos

Obter o equipamento correto

  1. Passo 1 Escolha uma vara de pesca de compósito, fibra de carbono ou e-glass.1Escolha uma vara de pesca composta, de fibra de carbono ou de vidro eletrônico. As canas de grafite podem partir-se sob a pressão de um peixe maior, por isso, a menos que esteja a pescar carpas mais pequenas, deve tentar evitá-las. Existem várias marcas no mercado, mas deve fazer a sua pesquisa, ler as opiniões dos clientes e ter em conta o seu orçamento se precisar de comprar uma cana diferente.
    • As carpas são peixes de luta muito dura, libra por libra. O teste lb/kg da sua cana deve aumentar à medida que aumenta o tamanho do peixe que está a pescar.
    • Se estiver a pescar carpas pequenas, uma cana de grafite com uma curva de teste de 1,4 kg será suficiente.
    • A carpa comum pode atingir 27 kg e requer uma boa cana se a apanhar.
    • Uma cana de 2,1-3,7 m (7-12 pés) dar-lhe-á flexibilidade suficiente se precisar de apanhar um peixe maior.
  2. Passo 2 Obter milho doce ou boilies para isco.2Obter milho doce ou boilies para isco. As carpas adoram milho doce fora da lata e pode ser um dos melhores iscos se estiver a pescar carpas. Embora qualquer milho possa funcionar, o milho doce contém açúcares e sais adicionados, bem como aminoácidos críticos que o tornam o alimento ideal para as carpas.
    • Os boilies são iscos de pesca feitos de proteínas de peixe ou de leite, ovos e grãos, e são uma alternativa ao milho.
    • A cor viva do milho também chama a atenção das carpas.
    • Alguns outros iscos para carpas incluem pellets de carpa, cânhamo, nozes de tigre, milho, grão-de-bico e larvas.
  3. Etapa 3: Obter uma linha forte de monofilamento ou entrançada.3Obter uma linha monofilamento ou entrançada forte. Se houver a possibilidade de apanhar uma carpa maior, deve certificar-se de que a sua linha é suficientemente forte para suportar a carga de um peixe grande. Determine o peso médio da carpa que está a pescar e, em seguida, compre uma linha de monofilamento ou entrançada com uma resistência à tração capaz de suportar a carga. A resistência à tração pode normalmente ser encontrada na caixa ou na lateral do produto.
    • Coloque um líder de mono ou fluorocarbono no final da linha entrançada e amarre-o com um nó palomar. Isto deverá evitar que os peixes se afastem do seu isco ou isca.
    • O monofilamento também lhe permite dar nós fiáveis na sua linha, o que é importante para certos tipos de pesca.
    • Uma linha de monofilamento de nylon é uma linha de fio único que tem uma flutuabilidade quase neutra e a capacidade de esticar e absorver o choque de um peixe maior.
  4. Passo 4 Comprar anzóis farpados para manter o peixe na linha.4Compre anzóis com farpas para manter o peixe na linha. Neste caso, os anzóis maiores não são melhores, uma vez que as carpas são altamente adaptáveis e normalmente mordiscam o isco antes de o meterem todo na boca. As carpas são capazes de ver, saborear e cheirar um anzol maior, pelo que normalmente não tentarão mordê-lo se for grande e óbvio.
    • Certifique-se de que os anzóis farpados são legais no local onde está a pescar, uma vez que são restritos em algumas zonas de pesca.
  5. Passo 5: Certifique-se de que tem roupas confortáveis.5Certifique-se de que tem roupas confortáveis. Ao escolher a roupa certa, certifique-se de que escolhe roupas adequadas ao clima. É muito provável que, se estiver a pescar em águas com carpas, haja muita lama e algas na zona. Por essa razão, seria também uma boa ideia adquirir um bom par de botas para não ficar com pé de trincheira.
    • É importante que o seu vestuário sirva para todas as alturas do dia. Por vezes, a temperatura muda drasticamente quando começa a escurecer lá fora.
    • O pé de trincheira é uma condição perigosa por manter os pés molhados e resulta em inchaço, dormência e dor.

Configurar o equipamento para a pesca com boia

  1. Passo 1 Passe a sua linha através dos anéis da sua cana, deixando a linha solta.1Passe a sua linha através dos anéis da sua cana, deixando a linha frouxa. A quantidade de folga a deixar depende da profundidade das águas que está a pescar. No caso das carpas, deve certificar-se de que o isco se encontra no fundo do leito de água, pois é aí que as carpas gostam de se alimentar.
    • Quando estiver a pescar em águas de 1,5 m, deixe pelo menos 1,5 m de linha solta.
    • A linha extra é necessária para a boia, o peso e o anzol.
  2. Passo 2 Adicione um nó de paragem ou um batente de flutuação no topo da sua linha, acima da sua boia.2Adicione um nó de paragem ou um batente de flutuador no topo da linha, por cima do flutuador. A boia vai mover-se para cima na sua linha quando estiver na água até ser parada pela sua cana. Por essa razão, a adição de um nó de paragem ou de um batente da boia permite-lhe regular o local onde a boia ficará na extremidade da linha. Deixe bastante espaço entre a boia e o nó para que o isco fique no fundo do lago ou rio em que está a pescar.
    • O local onde coloca o nó depende da profundidade do peixe, mas, como regra geral, deve estar 2-3 braços acima do destorcedor.
    • Pode criar um nó de paragem a partir de um tubo de borracha, passando a linha pelo centro e voltando a passar a linha por ele.
  3. Passo 3 Enfiar a linha através da boia.3Enfiar a linha através da boia. A boia terá um buraco no meio. Retire a folga da extremidade da sua linha e passe-a através da boia. Embora não sejam necessários para a pesca da carpa, os flutuadores permitem ao pescador saber quando as carpas estão a mordiscar o seu isco. Devido à sua sensibilidade, seria muito difícil determinar este facto sem um flutuador.
    • Um flutuador ajudá-lo-á a indicar se tem algo na sua linha, bem como a controlar a profundidade do seu anzol.
    • As bóias Waggler são normalmente utilizadas como bóias para a pesca com boia.
  4. Passo 4 Adicione um peso sob a boia.4Adicione um peso sob a boia. Os pesos fazem pesar a linha para que o seu isco possa chegar ao fundo, onde as carpas se alimentam. Também garante que a linha não desça com a corrente. O peso deve ficar logo acima do girador, a cerca de 13 a 23 cm de distância do anzol.
    • Se notar que a sua linha está a viajar demasiado longe do local onde a lançou, adicione um peso pesado à extremidade da linha.
  5. Etapa 5 Amarre o destorcedor à linha.5Amarre o destorcedor à linha. Um destorcedor permite que o seu anzol se mova num raio de 180 graus, o que evitará que a sua linha se torça e parta se fisgar uma carpa. Isto é especialmente importante porque as carpas são conhecidas por se torcerem e virarem para escapar.
    • Existem 3 tipos diferentes de articulações e incluem as articulações de barril, de guindaste e de rolamento de esferas. Os giradores com rolamentos de esferas são os de melhor qualidade porque podem suportar a carga mais elevada.
  6. Passo 6 Cortar um pedaço de linha comprido e prender o anzol.6Corte um longo pedaço de linha e prenda o anzol. A ideia é que o anzol e a linha fiquem no fundo do lago. Como as carpas vivem no fundo do lago, deve certificar-se de que o pedaço de linha extra é suficientemente longo para que o anzol fique no fundo com 18 cm de folga.
    • Pode calcular isto calculando a profundidade da água que está a pescar e adicionando 18 cm à folga abaixo do nó de paragem.
    • Alguns pescadores de carpas têm um anzol mais pequeno pendurado num anzol maior como chamariz, de modo a que, se o peixe tentar comer à volta do anzol maior, continuará a ficar na sua linha.

Apanhar o peixe

  1. Passo 1 Encontrar uma área que's filled with plant life and vegetation.1Encontre uma área que esteja repleta de plantas e vegetação. As carpas alimentam-se da vegetação próxima e dos insectos e outros animais que dela se alimentam. Estas são as zonas ideais para a pesca da carpa. As carpas preferem águas pouco profundas durante o tempo quente e águas mais profundas durante o tempo frio.
    • Certifique-se de que encontra um local onde se possa sentar confortavelmente durante algumas horas.
    • As carpas são conhecidas por serem muito sensíveis e requerem paciência para serem apanhadas.
  2. Passo 2 Lançar a linha à água.2Lançar a linha à água. Se vir um cardume de carpas a alimentar-se, não deve lançar a linha diretamente sobre elas, pois assustam-se facilmente. A melhor ideia é lançar a linha à frente da corrente, para onde as carpas podem nadar para se alimentarem.
    • Quanto mais perto os pesos estiverem da boia, mais fácil será lançar a linha para a água.
  3. Passo 3 Sente-se e observe a sua boia para ver se alguma carpa está a morder.3Sente-se e observe a sua boia para ver se alguma carpa está a morder. As carpas são peixes inteligentes e comem à volta do seu anzol. Nalguns casos, elas comem todo o isco antes mesmo de se aperceber que estão debaixo de si. Observe cuidadosamente a sua boia. Se ela começar a balançar para cima e para baixo, é possível que uma carpa esteja a mordiscar o seu isco.
    • É fácil confundir a corrente da água com um peixe a morder o seu isco, por isso, antes de puxar o carreto, certifique-se de que é uma boa dentada.
    • A sua boia será rapidamente submersa se houver uma carpa no seu anzol.
  4. Passo 4 Utilize o método de elevação se as carpas estiverem a comer o isco mas não a morder.4Utilize o método de elevação se a carpa estiver a comer o isco mas não morder. Por vezes, a sua boia levanta-se da água em vez de ficar submersa, e isto é um grande indicador de que as carpas estão a comer à volta do seu isco. Para este método, espere até que a boia se levante da água, depois puxe o braço para trás num movimento ascendente e comece a enrolá-la. Ao fazer isto, a carpa que tenha um anzol na boca, mas que não tenha mordido o isco, será fisgada.
    • Isto pode resultar em não apanhar nada algumas vezes, especialmente se não estiver habituado a pescar com boia.
    • Se isto não funcionar, tente sacudir o braço num movimento lateral para evitar que o isco seja puxado para fora da boca do peixe.
  5. Passo 5 Enrolar a carpa quando esta's hooked.5Enrolar a carpa quando estiver fisgada. Assim que a carpa morder o seu anzol, segure firmemente a vara e puxe-a suavemente no sentido ascendente.
    • Mova o carreto para cima num movimento suave para aproximar a carpa de si gradualmente.
    • Deixe que a carpa se canse antes de a puxar para fora de água. Utilize a sua cana para puxar o peixe para jusante, o que fará com que nade para montante e lute contra a corrente, cansando-o mais rapidamente.
  6. Passo 6 Utilizar uma rede e retirar a carpa da água.6Utilizar uma rede e retirar a carpa da água. A melhor forma de retirar uma carpa da água em segurança é com uma rede. Certifique-se de que a carpa já está cansada e coloque a rede debaixo dela na água. Agarre a carpa colocando uma mão na parte inferior da sua barriga e a outra segura na sua cauda. Para evitar ser cortado pelas barbatanas, não se esqueça de usar luvas. Uma vez apanhada a carpa, retire-lhe o anzol da boca.
    • Para as carpas que se debatem depois da captura, aplique um pano escuro molhado sobre os olhos para poder retirar o anzol.
    • Não pegue no peixe pela boca como faria com um robalo, pois pode facilmente danificá-lo.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuais são alguns dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando se preparam para pescar? Provavelmente não se preparam para o tempo. Por vezes, vai chover. Tenha sempre pronto o equipamento para a chuva. Ter equipamento de reserva também é muito importante. Certifique-se de que tem duas canas consigo, porque as coisas acontecem. Os óculos polarizados são absolutamente indispensáveis. Estes permitem-lhe ver para dentro de água. A mentalidade é a outra coisa a preparar. Vá com um sentido de aventura. Saiba que provavelmente vai cometer erros, todos nós cometemos. Pode não apanhar peixe e não faz mal, mas vai aprender alguma coisa no processo e se apanhar peixe, isso é um bónus.
  • PerguntaComo posso encontrar os requisitos da licença de pesca para a minha região? Pesquise no Google por licença de pesca e o nome do estado. Na maioria dos locais, pode obter a sua licença imediatamente. Muitos estados também têm uma aplicação para telemóvel, pelo que a sua licença de pesca é digital, o que a torna mais fácil.
  • PerguntaOs iscos funcionam para apanhar carpas? Sim, são muito eficazes nalguns casos. Algumas moscas feitas para a carpa revelar-se-ão eficazes nas mãos de um pescador experiente.

Vídeo

Conselhos

  • Pode lançar iscos na água para atrair mais carpas.
  • Se não tiver milho doce, pode adicionar sal ao isco que estiver a utilizar para atrair mais carpas.
  • A adição de anis ao milho simples também funciona bem. O anis tem um cheiro forte e as carpas sentem-se atraídas por ele.