Como lançar um equipamento giratório

Autor do artigo:Gabriel Silva

O equipamento de fiação de fundição envolve o lançamento de uma linha de pesca em um corpo de água com uma vara de fiar. Uma vara giratória é um tipo moderno de vara de pesca que usa um mecanismo mecânico de carretel e molinete para alcançar grandes distâncias quando você lança a linha. Lançar o equipamento de spinning é bastante fácil quando você pega o jeito. Depois que você configurar sua vara de pescavocê precisará segurar a vara corretamente, arremessar com o movimento do pulso e do antebraço e soltar a linha enquanto a arremessa.

Passos

Segurando a vara de pesca

  1. Etapa 1 Segure a vara confortavelmente em sua mão dominante.1Segure a vara confortavelmente em sua mão dominante. Mantenha seu braço perpendicular à vara com a palma da mão voltada para dentro. Enrole os dedos ao redor do cabo onde o molinete se prende à vara. Envolva o dedo mindinho e o anelar sob a junção com o indicador e o indicador do outro lado. Enrole o polegar sobre a parte superior e ajuste a empunhadura até que fique confortável para você.
    • Não aperte a vara com tanta força que os nós dos dedos fiquem brancos - você precisa de uma empunhadura solta para obter a ação adequada do pulso ao lançar a linha.
  2. Etapa 2 Gire o pulso de modo que a roda giratória fique embaixo da vara.2Gire o pulso de modo que a roda giratória fique embaixo da vara. Gire a vara de pesca para baixo, girando-a em sua mão de modo que o mecanismo do carretel fique diretamente abaixo do seu pulso. Reajuste a empunhadura de modo que ela fique bem na palma da mão.
    • A roda giratória é o objeto esférico fixado na lateral da vara, acima da alça. Ela contém a linha de pesca, o cabo e o mecanismo do carretel.
  3. Etapa 3 Coloque o dedo indicador para fora e puxe a linha para dentro.3Ponha o dedo indicador para fora e puxe a linha para dentro. Com a mão não dominante ainda na alça do molinete, solte o dedo indicador de debaixo da vara de pesca. Aponte-o para longe de você e prenda uma seção da linha de pesca ao redor da junta. Com a linha de pesca apoiada entre as almofadas na parte superior do dedo, puxe-a até que a esteja segurando contra a vara. Solte o cabo do molinete se estiver segurando-o.

    Dica: mantenha uma pegada firme na linha de pesca para evitar que ela se desenrole enquanto você escolhe onde deseja lançar o equipamento.

  4. Etapa 4 Enrole a linha lentamente até que você tenha de 15 a 30 cm pendurados na vara.4Enrole a linha lentamente até que tenha de 15 a 30 cm pendurados na vara. Use sua mão não dominante para girar lentamente a manivela do seu molinete no sentido horário. Gire a manivela até que você tenha de 15 a 30 cm de linha pendurada na ponta da vara de pesca. Se a isca já estiver na ponta, gire a manivela no sentido anti-horário até que tenha de 15 a 30 cm.
    • Levante um pouco o dedo indicador para liberar a tensão na linha ao fazer isso.

Lançando sua linha

  1. Etapa 1 Identifique onde deseja lançar a linha e gire o corpo.1Identifique onde deseja lançar a linha e gire o corpo. Depois de saber onde deseja colocar a isca, alinhe os ombros de modo que fique alinhado com o alvo. Coloque sua perna dominante de 30 a 61 cm atrás de você e dobre ligeiramente os joelhos.
  2. Etapa 2 Gire a alça do carretel para liberar a linha.2Vire o estribo do carretel para destravar a linha. A alça é a tira fina de plástico ou metal que se conecta aos lados opostos do carretel. Ela trava e destrava o carretel para garantir que a linha seja liberada corretamente. Mude a posição da alça de modo que ela fique aberta e verifique se o carretel está destravado levantando o indicador da linha de 1,3 a 2,5 cm por meio segundo para ver se a linha se solta. Se isso não acontecer, vire-a para o outro lado.
    • Se o seu cabo estiver travado, ele poderá romper a linha e lançar a isca na água.
  3. Etapa 3 Levante a vara sobre seu ombro dominante.3Levante a vara sobre seu ombro dominante. Lentamente e com cuidado, levante a vara, mantendo a extremidade da vara de pesca apontada para longe de você enquanto faz isso. Use o pulso e o cotovelo para levantá-la e puxe a vara diretamente sobre seu ombro. Aponte a vara ligeiramente para trás de você com o dedo indicador ainda segurando a linha.

    Dica: você pode optar por manter sua mão não dominante na parte inferior da vara para estabilizá-la, se desejar, embora alguns entusiastas da pesca prefiram usar uma mão. O uso das duas mãos troca a força por maior precisão.

  4. Etapa 4 Arremesse sua vara impulsionando o antebraço em direção ao alvo.4Arremesse a vara impulsionando o antebraço em direção ao alvo. Use o cotovelo como uma dobradiça para impulsionar o pulso na direção em que deseja lançar. Se quiser mais distância, arraste o bíceps para baixo de 7,6 a 10,2 cm enquanto estiver fazendo isso para adicionar mais força. Mantenha os pés firmemente plantados no chão e tente manter os ombros alinhados com o alvo.
  5. Etapa 5 Solte a linha levantando o dedo ao lançá-la.5Solte a linha levantando o dedo enquanto a lança. Quando seu antebraço começar a se mover, levante o dedo indicador da linha de pesca e aponte-o para longe da vara. Isso aliviará a tensão na linha e permitirá que a força do movimento para frente impulsione o equipamento para frente. Diminua a velocidade do braço e interrompa o movimento assim que vir a linha voando pelo ar e a vara estiver apontada para o alvo.
    • Se o seu dedo estiver perto da linha enquanto você a lança, você poderá se arranhar ou se cortar devido ao atrito criado pelo fio enquanto ele voa.

Enrolando a linha e ajustando-a

  1. Etapa 1 Segure a linha novamente com o dedo indicador.1Pegue a linha novamente com o dedo indicador. Quando o equipamento cair na água, você precisará evitar que ele flutue para longe de você. Para segurar temporariamente a linha, afaste o dedo indicador de você novamente e segure a linha de pesca. Puxe-a de volta contra a vara e mantenha-a no lugar.
  2. Etapa 2 Gire a alça do carretel se você estiver insatisfeito com a localização da isca ou da pólvora.'re unhappy with the location of your lure or bait.2Gire o cabo do molinete se não estiver satisfeito com a localização da isca. Se você jogou a linha muito longe ou quer tentar novamente, pode trazer a linha para dentro girando o cabo do carretel no sentido horário. Se necessário, enrole-a totalmente para trás até que tenha de 15 a 30 cm de linha pendurada na vara e tente arremessá-la novamente. Se quiser afrouxar a isca e deixá-la mais solta, gire o manípulo no sentido anti-horário. Quando estiver satisfeito com a localização da linha, você poderá travar o estropo.
  3. Etapa 3 Gire a alça para a posição travada para travar a linha.3Vire a alça para a posição travada para travar a linha. Mantenha o dedo na parte superior da linha, próximo à alça, e gire a alça para a posição travada com a mão não dominante. Para girar o fixador, basta puxá-lo para o lado oposto ao que estava originalmente travado. Isso evitará que seu equipamento flutue enquanto você aguarda a captura.
    • Na maioria das varas de pesca, você ouvirá um clique no travamento do travamento.
  4. Etapa 4 Segure o cabo com firmeza e aguarde a mordida do peixe.4Segure o cabo com firmeza e espere o peixe morder. Quando o equipamento estiver em um local que lhe agrade, você poderá mover a mão mais para baixo no cabo. Ajuste a linha conforme julgar necessário. Tudo o que resta a fazer é aproveitar o ar livre e esperar por uma pescaria!

    Dica: Você pode reajustar a localização da sua plataforma sempre que quiser, destravando o cabo e girando a alça em qualquer direção. No sentido horário, ele será enrolado e, no sentido anti-horário, será solto.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQue tipo de vara eu preciso para recuperar uma isca de crant rapidamente? A velocidade de recuperação de uma isca não depende do tipo de vara que você usa, mas sim do tipo de molinete que você usa. Você pode queimar uma isca rapidamente tanto com equipamentos de spinning quanto de casting, mas quanto mais caro for o carretel, mais suave e rápido ele enrolará sua linha. Se quiser arremessar mais longe, use a linha mais leve possível para o peixe que deseja pescar em uma vara longa de ação leve ou média de 1,80 m com um molinete.

Dicas