Como lançar uma vara de pesca

Autor do artigo:Gabriel Silva

As varas e molinetes de pesca são de quatro tipos principais: spincasting, spinning, baitcasting e fly-fishing. Embora a ação básica de lançar uma vara de pesca seja semelhante, cada uma dessas varas tem seus próprios elementos de design e mecanismos exclusivos, que têm impacto sobre a técnica. A chave para um arremesso forte e preciso é familiarizar-se com os vários componentes da vara que você está usando e aprender a manusear o carretel com facilidade natural para que você possa enviar a linha com confiança todas as vezes.

Lançamento de uma vara de pesca

Etapas

Aprendendo a arremessar com uma vara de pesca de spincasting

  1. Etapa 1 Fique de frente para a área da água onde você pretende mirar seu arremesso.1Fique de frente para a área da água onde você pretende lançar a linha. Antes de tentar lançar a linha, certifique-se de que está apontando na direção certa. Dobre um pouco os joelhos para abaixar o centro de gravidade e ter uma base mais estável. Verifique se os ombros e os quadris estão alinhados com o alvo.
    • Se for mais confortável para você, também é possível inclinar ligeiramente a postura, com o pé do lado não dominante na frente.
  2. Etapa 2 Enrole a linha de modo que a isca fique a 30-38 cm da ponta da vara.2Enrole a linha de modo que a isca fique a 30-38 cm da ponta da vara. Gire a manivela do carretel no sentido horário (longe de você) até que a isca esteja pendurada a cerca de 0,30 m da extremidade da vara. Isso colocará a linha na posição correta para um arremesso bom e forte.
    • Se você tiver uma chumbada ou bobber presa à linha, certifique-se de que ela esteja a 30-38 cm (12-15 polegadas) da extremidade da vara e não da isca. Caso contrário, sua linha ficará muito curta, o que fará com que seu arremesso perca o impulso.
  3. Etapa 3 Segure o cabo da vara com o polegar logo abaixo do botão do carretel.3Pegue o cabo da vara com o polegar logo abaixo do botão do carretel. Os cabos da maioria das varas de spincasting têm um assento rebaixado com uma projeção semelhante a um gatilho na parte inferior. Envolva o dedo indicador em torno dessa projeção para garantir que a empunhadura esteja segura.
    • Você tem a opção de segurar a vara com a mão direita ou esquerda. A maioria dos pescadores prefere lançar o equipamento de spincasting com sua mão dominante.
    • Se quiser arremessar e enrolar com a mesma mão, será necessário trocar de mão após o arremesso.
  4. Etapa 4 Pressione e mantenha pressionado o botão na parte traseira do carretel.4Pressione e mantenha pressionado o botão na parte de trás do carretel. Mova o polegar de sua mão de arremesso para cima até que a almofada fique sobre o botão. Em seguida, pressione o botão com firmeza. Pressionar o botão do carretel desengata a linha enrolada, o que permitirá que ela voe quando você iniciar o movimento de lançamento.
    • A linha pode cair quando você pressiona o botão, mas não deve ir muito longe. Se ela cair mais de 5,1 a 7,6 cm, isso significa que você pode não ter segurado o botão com firmeza suficiente. Enrole-a e tente novamente.
  5. Etapa 5 Levante o braço de arremesso até que sua mão esteja na frente do seu rosto.5Levante o braço do molde até que a mão esteja na frente do rosto. Deixe que o movimento venha do cotovelo em vez do ombro - dessa forma, você terá um melhor encaixe ao concluir o arremesso. Quando a mão do braço de arremesso estiver em posição na frente do rosto, a própria vara deverá estar na vertical ou apontar ligeiramente para trás.
    • Certifique-se de manter o cabo da vara acima do nível da cintura o tempo todo.
    • Evite levantar o braço muito alto. Isso pode fazer com que você enganche acidentalmente um objeto próximo ou alguma parte de sua roupa. Isso também pode causar tensão desnecessária na articulação do ombro, o que o afetará rapidamente após um longo dia na água.
    • Pratique o arremesso em uma área bem aberta para não fisgar acidentalmente árvores ou arbustos atrás de você.
  6. Etapa 6: Varrer a vara para frente rapidamente.6Passe a vara para frente rapidamente. Em um movimento fluido, inverta a direção de sua mão de arremesso, segurando o cabo da vara a um braço inteiro de distância em frente ao seu rosto. Pare a ponta da vara em um ângulo de aproximadamente 30 graus, ou o que é comumente conhecido como a posição '10 horas'.
    • A chave para um bom arremesso é fazer seus movimentos da forma mais suave e sem esforço possível. Sacudir ou usar força excessiva com a vara apenas prejudicará sua precisão e fará com que você perca distância.
  7. Etapa 7 Solte o botão do carretel quando a vara chegar ao nível dos olhos.7Solte o botão do molinete quando a vara chegar ao nível dos olhos. Ao fazer isso, o impulso da vara impulsionará a isca ou o isco em direção à área-alvo. A linha continuará a se desenrolar rapidamente até que você pressione o botão do carretel novamente ou a isca atinja a água.
    • Se a isca ou engodo simplesmente cair na água à sua frente, provavelmente você soltou o botão tarde demais. Se ela voar para cima em um arco solto, talvez você tenha soltado o botão cedo demais.
    • No início, pode ser um pouco complicado sincronizar corretamente o lançamento com a liberação. Não se preocupe - você começará a pegar o jeito depois de algumas tentativas.
  8. Etapa 8 Pressione o botão do molinete novamente quando a isca ou o isco atingir o alvo.8Pressione o botão do molinete novamente quando a isca ou o isco atingir o alvo. Pressionar o botão uma segunda vez diminuirá a velocidade de voo da isca, fazendo com que ela desça com facilidade para o local onde você deseja que ela caia. A partir daí, será apenas uma questão de paciência, enquanto você relaxa e espera pelo puxão revelador de uma mordida!
    • Como alternativa, você pode reativar o mecanismo de travamento da linha girando a fenda do carretel no sentido horário até sentir um clique.
    • Nesse ponto, você pode transferir a vara para a mão oposta, caso se sinta mais confortável para puxar o carretel com a mão dominante.

Pesca com equipamento giratório

  1. Etapa 1 Aponte a parte superior do corpo na direção em que você está pescando.'ll be casting.1Aponte a parte superior do corpo na direção em que lançará a isca. Fique de frente para a parte da água para onde deseja que a linha e a isca vão, mantendo os ombros e os quadris alinhados com a área-alvo. Assuma uma postura confortável e dobre os joelhos para aumentar sua estabilidade.
    • Tente não deixar os quadris ou os ombros girarem durante o movimento de lançamento. Você deve se manter reto o tempo todo.
  2. Etapa 2 Segure o cabo da vara com sua mão dominante.2Segure o cabo da vara com sua mão dominante. Ao contrário dos molinetes de spincasting, os molinetes de spinning são projetados para serem lançados com uma mão e enrolados com a outra. Segure firmemente o assento do carretel, colocando os dedos indicador e médio acima da projeção e ancorando os dedos anelar e mínimo abaixo dela.
    • Como a maioria das pessoas é destra, a maioria dos molinetes giratórios é projetada com a alça à esquerda e o molinete à direita.
    • Se você for canhoto, basta mudar a orientação da vara para que o cabo e o carretel fiquem em uma posição mais natural.
  3. Etapa 3 Enrole a linha até que a isca esteja pendurada a 30-38 cm (12-15 polegadas).3Enrole a linha até que a isca esteja pendurada a 30-38 cm (12-15 polegadas). Gire o carretel no sentido horário para deixar a isca na altura correta. Evite enrolá-la a menos de 15 cm (6 polegadas) ou deixar folga excessiva na linha. Você quer que a isca fique pendurada apenas o suficiente para dar um pouco de peso.
    • Certifique-se de que esteja segurando o cabo da vara em uma posição confortável, mais ou menos na altura da cintura.
  4. Etapa 4 Passe o dedo sobre a linha e puxe-a contra a vara.4Pendure o dedo sobre a linha e puxe-a contra a vara. Gire a alça do carretel até que a linha enrolada esteja alinhada com a haste e o mais próximo possível da sua mão de lançamento. Em seguida, curve o dedo indicador e use-o para recolher a seção mais próxima da linha e puxe-a diretamente para a haste. Isso criará uma folga suficiente para permitir um arremesso eficaz.
    • Depois de prender a linha com o dedo, não a solte até iniciar o lançamento.
    • A alça do carretel é a peça cilíndrica que gira livremente atrás do carretel onde a linha é enrolada. Ela é responsável por recolher a linha e depositá-la de volta no carretel quando você puxa a linha.
  5. Etapa 5 Abra a alça do carretel com a mão livre.5Abra a alça do carretel com a mão livre. Se você for um pescador destro, vire o laço de metal oscilante para o lado oposto do cilindro usando a mão esquerda. Se você for canhoto, use a mão direita para abrir a alça. A abertura do estropo o tira do caminho da linha para que você possa lançar a isca livremente.
    • Certifique-se de manter o controle sobre o cabo da vara com a mão dominante enquanto abre a trava do carretel. O lançamento de um carretel giratório é um processo com duas mãos.
  6. Etapa 6 Puxe a vara de volta sobre o ombro de seu braço de arremesso.6Puxe a vara para trás sobre o ombro do braço de lançamento. Mova as duas mãos em uníssono para cima e para fora, da mesma forma que você seguraria um taco de beisebol ou de golfe. Faça uma pausa quando a ponta da vara estiver em um ângulo de aproximadamente 30 graus em relação ao solo.
    • Em geral, uma vara giratória deve seguir uma trajetória mais horizontal em vez de ir direto para cima e para baixo.
  7. Etapa 7 Solte a linha ao lançar a vara à sua frente.7Solte a linha enquanto lança a vara à sua frente. Passe a vara de volta para a sua frente de modo que as duas mãos fiquem estendidas na frente do peito. Assim que a vara passar na frente de seu rosto, solte a linha. A flexão da ponta da vara fará com que ela navegue. Para melhorar sua precisão, mantenha o dedo indicador apontado para o local onde deseja que a isca caia.
    • Assim como em uma vara de spincasting, tome cuidado para não soltar a linha muito cedo ou muito tarde. Se você soltar a linha prematuramente, a isca subirá em vez de sair, ao passo que soltar a linha tarde demais normalmente fará com que ela caia direto na água.
    • Se estiver arremessando com uma vara giratória de cabo longo, como as usadas na pesca em água salgada, estabilize sua mão dominante o máximo possível durante todo o movimento. Ela atuará como uma espécie de ponto de apoio em torno do qual o restante da vara girará.

Como usar uma vara de lançamento de isca

  1. Etapa 1 Fique de frente para a área-alvo pretendida.1Fique de frente para a área-alvo pretendida. Alinhe os ombros e os quadris com a parte da água onde deseja que a isca caia. Coloque os dois pés firmemente lado a lado, com os dedos alinhados com o resto do corpo. Isso ajudará a garantir que sua linha voe corretamente.
    • Se preferir, você pode escalonar sua postura de modo que o pé do lado dominante fique atrás, já que você trará a vara de volta sobre o ombro para iniciar o arremesso. Apenas certifique-se de que o posicionamento do pé não prejudique seu alinhamento.
  2. Etapa 2 Ajuste o molinete's drag and tension.2Ajuste o arrasto e a tensão do carretel. Antes de usar a carretilha de lançamento de isca pela primeira vez, é uma boa ideia ajustar as configurações de arrasto e tensão para um nível confortável para você. Você pode fazer isso girando as rodas magnéticas na parte traseira da haste, logo acima do punho, até obter a sensação certa. Dessa forma, a linha sairá sem esforço do carretel quando você for arremessar.
    • Os carretéis de lançamento de isca usam um sistema de freio centrífugo e um botão de tensão, que cria arrasto quando a linha é lançada.
    • Se você nunca arremessou com uma vara de baitcasting antes, ajuste a roda de resistência para 9. Um nível mais alto de resistência oferecerá maior segurança e controle nas suas primeiras tentativas. Depois de adquirir um pouco de experiência, uma configuração mais baixa permitirá que você arremesse sem esforço e com maior distância.
    • As varas de lançamento de iscas apresentam um projeto complexo e pode ser fácil desequilibrar as configurações se você não for cuidadoso. Por esse motivo, é melhor que elas sejam trabalhadas por um profissional qualificado.
  3. Etapa 3 Enrole a isca a 30-38 cm da ponta da vara.3Enrole sua isca a 30-38 cm da ponta da vara. Gire a manivela do carretel no sentido horário para encurtar a linha e no sentido anti-horário para alongá-la. Deixe a isca pendurada a cerca de 0,30 m (1 pé) da extremidade da vara para garantir o máximo de alavancagem e impulso no arremesso.
  4. Etapa 4 Gire a vara de modo que a manivela e o carretel do molinete fiquem na parte superior.4Gire a haste de modo que a manivela do carretel e o carretel fiquem na parte superior. Posicionar os mecanismos do molinete de forma que fiquem voltados para cima permitirá que você use o pulso para obter um bom encaixe no arremesso.
  5. Etapa 5 Segure a vara com o polegar apoiado sobre o carretel do molinete.5Segure a vara com o polegar apoiado sobre o carretel do molinete. Segure o polegar em um leve ângulo na borda externa do carretel em vez de pressioná-lo contra a linha. Isso evitará que você obstrua acidentalmente o carretel e lhe dará mais controle sobre o fluxo da linha durante o lançamento.
    • Assim como acontece com as varas de spincasting, a maioria dos pescadores lança e enrola as varas de baitcasting com a mesma mão. Se você decidir realizar as duas ações com a mesma mão, precisará trocar a empunhadura após o lançamento.
  6. Etapa 6 Pressione o botão de liberação do carretel com o polegar da mão de lançamento.6 Pressione o botão de liberação do carretel com o polegar da mão de lançamento. Pressionar o botão de liberação do carretel desengata o carretel e permite que ele gire livremente durante o lançamento, possibilitando lançamentos mais longos. Depois de apertar o botão de liberação do carretel, coloque o polegar sobre a roda do carretel exposta para evitar que o carretel se desenrole.
    • Na maioria dos carretéis de lançamento de isca, você encontrará um botão ou barra estreita na parte de trás do cabo do carretel, logo abaixo do carretel, que pode ser encontrado rapidamente com o polegar.
    • Em modelos mais antigos, a liberação do carretel pode estar localizada na borda externa do lado do carretel da vara.
  7. Etapa 7 Traga o braço de arremesso para cima e para trás em direção ao ombro.7Leve o braço de arremesso para cima e para trás, em direção ao ombro. Levante a ponta da vara para o lado até que ela esteja apontando para trás em um leve ângulo. Dobre o cotovelo dobrado ao lado do rosto, como se estivesse prestes a arremessar uma bola de futebol.
    • Não é necessário manter o cotovelo ou a vara em um ângulo preciso. Basta colocá-lo na posição que lhe parecer mais confortável.
    • Se a ponta da vara cair até o nível da cintura ou abaixo, provavelmente você a está segurando muito baixa. Tente levantá-la um pouco para que fique mais ou menos na altura dos ombros quando for arremessar.
  8. Etapa 8: Varra a vara para frente enquanto remove o polegar da roda do carretel.8Puxe a vara para frente enquanto remove o polegar da roda do carretel. Inverta a trajetória da vara com um movimento rápido como um chicote para iniciar o arremesso. Ao tirar o polegar do carretel, a isca ou o anzol irá disparar na direção do alvo, fazendo com que a linha se desenrole livremente. Conclua o arremesso com a vara apontando para a sua frente na posição de 10 horas.
    • Mantenha seu braço relaxado e dobrado durante o movimento.
    • Arremessar com um baitcaster é mais uma questão de delicadeza do que de força. Em vez de tentar lançar a isca, deixe que o peso da mesma a leve para frente sem esforço.
  9. Etapa 9 Freie o carretel do molinete com o polegar logo antes de ele atingir a água.9Freie o carretel do molinete com o polegar logo antes de ele chegar à água. Pressione levemente o polegar contra o carretel giratório para 'emplumar' a linha ou diminuí-la suave e gradualmente. Tente se certificar de que ela tenha parado de girar completamente antes de tocar a área-alvo.
    • Outro motivo pelo qual a maioria dos pescadores usa a mão dominante para arremessar uma vara de baitcasting é que isso lhes dá mais controle sobre a roda do carretel.
    • Se você não frear a linha, ela continuará a se desenrolar depois que a isca atingir a água. Isso pode resultar em um emaranhado de linha em excesso (às vezes conhecido como 'ninho de pássaro'), que você terá que endireitar antes de recuperar a isca.
    • Vá em frente e passe a vara para a mão oposta se quiser enrolar a linha com a mesma mão com a qual lançou a isca.

Lançamento do equipamento de pesca com mosca

  1. Etapa 1 Posicione seu corpo de modo a ficar de frente para a parte da água em que você está pescando.'ll be casting.1Posicione seu corpo de modo a ficar de frente para a parte da água onde você lançará a isca. Navegue até uma parte da água onde seu pé esteja firme e seguro e fique com os ombros e quadris alinhados com a zona-alvo. Afunde seu peso para ficar firmemente enraizado enquanto lança a isca.
    • Durante uma sessão de pesca com mosca, há uma boa chance de você ficar em pé diretamente na água em que está pescando em algum momento. Por esse motivo, é especialmente importante que você mantenha uma base sólida.
    • Ao pescar em águas de movimento rápido, certifique-se de estar sempre atento à sua postura e ao posicionamento dos pés. Pode ser muito fácil escorregar se você não for cuidadoso!
  2. Etapa 2 Segure a vara na altura da cintura, à sua frente, com a mão dominante.2Segure a vara na altura da cintura, à sua frente, com a mão dominante. Certifique-se de que a vara esteja paralela ao chão ou ligeiramente inclinada para cima, com o carretel voltado para baixo e o polegar apoiado na parte superior do cabo. Mantenha o braço solto e relaxado abaixo do cotovelo.
    • O lançamento adequado do equipamento de pesca com mosca requer muita destreza. Por esse motivo, é recomendável usar a mão com a qual você tem mais coordenação.
  3. Etapa 3 Puxe a ponta da vara para trás rapidamente usando o movimento de seu antebraço.3Deslize a ponta da vara para trás rapidamente usando o movimento de seu antebraço. Ao levar a vara para trás, ela se dobrará levemente e a linha voltará a girar atrás de você em um arco apertado. Esse efeito de chicotada é o que gera o impulso necessário para impulsionar a isca.
    • Ao iniciar o nado de costas, você pode levantar a ponta da vara de 15 a 20 cm para liberar a linha solta da água, se necessário. Depois disso, mantenha-a o mais horizontal possível durante todo o movimento.
    • Mantenha seu braço fixo no lugar durante o nado de costas. Ao contrário de outras varas, você usará principalmente o pulso ou o antebraço ao lançar um equipamento de pesca com mosca.
  4. Etapa 4 Faça uma pausa longa o suficiente para deixar a linha se endireitar atrás de você.4Pause apenas o tempo suficiente para deixar a linha se endireitar atrás de você. Aguarde até que a linha complete seu arco e comece a se desenrolar no ar. Certifique-se de que a linha esteja livre para que não prenda sua roupa ou qualquer objeto ao redor ao completar o lançamento.
    • Quando estiver aprendendo a usar o equipamento de pesca com mosca, pode ser útil olhar por cima do ombro para ver se a linha se endireita. Depois de alguns lançamentos, você começará a reconhecer o puxão suave quando a linha atingir a extensão total.
    • Não exagere muito na pausa. Se a linha cair no chão, é porque você está demorando demais.
    • Tenha cuidado para não se apressar. Se você não fizer uma pausa, tudo entrará em colapso e você terá de tentar novamente.
  5. Etapa 5 Mova a ponta da vara de modo que sua mão de arremesso aponte para a sua frente.5Puxe a ponta da vara de modo que sua mão de arremesso aponte para a sua frente. Nesse momento, a vara estará 'carregada' e pronta para voltar na direção oposta. Com um rápido estalo do pulso, a isca sairá voando à sua frente em direção à área-alvo.
    • Para obter o máximo de potência, distância e precisão, tente sincronizar o movimento do antebraço e do pulso com o momento exato em que a vara se endireita após a flexão.
    • Quando a haste atingir a posição de 10 horas, puxe-a suavemente para trás para interromper seu impulso para frente. Isso evitará que você ultrapasse o alvo por acidente.
  6. Etapa 6 Abaixe a ponta da vara para colocar a linha, o líder e a mosca.6Abaixe a ponta da vara para fixar a linha, o líder e a mosca. Quando a vara parar na sua frente, aponte a ponta para baixo apenas o suficiente para que a linha desça suavemente até a superfície da água. Lembre-se de que isso só deve acontecer depois que você tiver concluído a fisgada. Se a ponta da vara cair muito cedo, isso prejudicará sua mira e a distância.
    • Para se tornar habilidoso com o equipamento de pesca com mosca, é necessário um domínio firme da técnica e muita prática. Não desanime se achar que não consegue acertar em suas primeiras saídas.
  7. Etapa 7: Repita o nado de costas e o movimento de rotação conforme necessário para enviar mais linha.7Repita o nado de costas e movimente a linha conforme necessário para enviar mais linha. Uma das principais vantagens de pescar com equipamento de pesca com mosca é que você pode aumentar a distância percorrida pela linha depois de já ter terminado o lançamento. Para fazer isso, basta varrer a vara para frente e para trás com movimentos suaves e fáceis, parando quando a linha tiver ido o mais longe que você quiser.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuais são algumas dicas para arremessar uma vara de pesca com mosca? Não tenha pressa. Lançar muito rápido faz com que você tenha um grande macarrão molhado e tudo desmorona. Ao lançar, é muito importante sentir a vara. Haverá uma pequena pausa. O maior erro é não fazer uma pausa no lançamento para trás ou para frente.

Dicas

  • Pratique suas técnicas de arremesso em terra firme antes de levá-las para a água. Substitua a isca ou o isco por um plugue de borracha para praticar, para evitar danificá-lo ou perdê-lo.
  • Se você costuma levar várias varas quando vai pescar, considere levar uma vara com um molinete para linhas e iscas leves e trocar por uma vara com um molinete para iscas quando precisar manusear iscas mais pesadas.

Avisos

  • É uma boa ideia usar roupas resistentes e de mangas compridas quando for pescar para evitar que anzóis perdidos se alojem em sua pele como resultado de um lançamento ruim.

O que você precisará

  • Vara de pesca
  • Linha de pesca
  • Isca ou engodo
  • Chumbada ou bobber (opcional)