Como lançar um carretel de lançamento de isca

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os molinetes para lançamento de iscas datam de meados do século XVII e se tornaram populares pela primeira vez na década de 1870. Elas são mais adequadas para a pesca de espécies maiores de água doce, como o robalo, o lúcio do norte e o muskellunge. Tamanhos maiores são usados para pescar peixes grandes de água salgada, como marlim e atum. O lançamento com equipamento de lançamento de isca pode ser difícil para os pescadores de primeira viagem pegarem o jeito, mas pode ser dominado com a prática.

Etapas

Lançando o carretel

  1. Etapa 1 Enrolar a linha.
    Enrole a linha. Enrole a linha até que sua isca ou engodo esteja a 15 a 30 centímetros da ponta da vara. Se você tiver uma chumbada ou bobber presa à linha, ela deverá estar de 15 a 30 cm da ponta da vara.
  2. Etapa 2 Segure o molinete adequadamente.
    Segure o molinete adequadamente. Segure a vara atrás do molinete com o polegar apoiado sobre o carretel do molinete. As varas de lançamento de isca são projetadas da mesma forma que as varas de lançamento de isca e, assim como nas varas de lançamento de isca, a maioria dos pescadores lança com a mesma mão com a qual recupera a isca, portanto, se você preferir segurar a vara atrás do carretel ao recuperar a isca, precisará trocar de mão ao lançar.
    • Talvez você queira apoiar o polegar em um leve ângulo no carretel em vez de pressioná-lo na linha. Isso lhe dará mais controle sobre o fluxo da linha durante o lançamento.
    • Imagine-se à beira da água, pronto para lançar sua linha. Primeiro, aperfeiçoe sua postura: a mão dominante segurando a vara e a outra operando o molinete. Incline a vara graciosamente a 45 graus, com o polegar gentilmente sobre o carretel para controle da linha. Agora, a mágica do arremesso. Envolva todo o seu corpo, enrole o tronco e os ombros para obter força e, com um movimento do pulso, lance a isca em direção ao alvo. O tempo é fundamental. À medida que a isca desliza pelo ar, libere a pressão do polegar no momento exato, deixando a linha fluir livremente. Para evitar a temida folga, aplique um toque de controle com o polegar quando a isca se aproximar do destino. Com prática e paciência, domine o tempo e a delicadeza do polegar para obter lançamentos precisos e impressionantes.
  3. Etapa 3 Gire a vara de modo que os cabos do carretel apontem para cima.
    Vire a vara de modo que as alças do carretel apontem para cima. Como no equipamento de spincasting, isso permite que você use o pulso ao arremessar. Se você arremessar com a mão oposta, os cabos devem apontar para baixo.
  4. Etapa 4 Pressione o botão de liberação da bobina do carretel.
    Pressione o botão de liberação do carretel. As carretilhas de lançamento de isca fabricadas desde a década de 1970 têm um mecanismo para desengatar o carretel da carretilha das alças para que elas não girem durante o lançamento, permitindo lançamentos mais longos. A maioria dos modelos atuais apresenta uma barra de liberação atrás do carretel que você pressiona com o polegar ao apoiá-lo no carretel.
  5. Etapa 5 Dobre seu braço de arremesso.
    Dobre o braço de arremesso. Você precisa dobrar o braço de arremesso no cotovelo para que a dobra do braço comece a se aproximar de um ângulo reto. Ao fazer isso, levante a vara até que a ponta passe um pouco da vertical. Isso lhe dará o posicionamento correto para enviar a linha para fora.
  6. Etapa 6: Varra a vara para frente até que ela atinja o nível dos olhos.
    Varra a vara para frente até que ela atinja o nível dos olhos. Isso é cerca de 30 graus acima da horizontal, ou a posição '10 horas'. Ao fazer isso, levante o polegar do carretel do molinete o suficiente para que o peso da isca puxe a linha do carretel à medida que ela é impulsionada em direção ao alvo.
    • Se estiver arremessando com uma vara de baitcasting de cabo longo, do tipo usado na pesca em água salgada, use a mão oposta como ponto de apoio para girar a vara enquanto arremessa.
  7. Etapa 7 Pressione o carretel do molinete com o polegar para baixo para parar a isca quando ela atingir o alvo.
    Pressione o carretel do molinete com o polegar para baixo para parar a isca quando ela atingir o alvo. Isso é semelhante a pressionar o botão em um carretel de spincasting para frear a linha; no entanto, se o polegar não for pressionado o suficiente, o carretel continuará a girar depois que a isca atingir a água, criando uma ultrapassagem ou um 'ninho de pássaros' que você terá que endireitar antes de recuperar a isca.

Reunindo o equipamento certo

  1. Escolha uma carretilha de lançamento de isca. Os modelos mais novos têm vários recursos, como o freio de controle de fundição e o controle de fundição por fricção, que podem estar ausentes nos modelos mais antigos. Mas a coisa mais importante ao escolher um carretel de lançamento de isca é escolher um que se sinta bem em sua mão e que atenda às suas necessidades de pesca. Vá a uma loja que venda carretéis de lançamento de isca e segure alguns. Ou, se preferir os modelos mais antigos, tente encontrar um em uma loja de antiguidades.
    • A escolha do carretel de lançamento de isca ideal é uma decisão fundamental para qualquer pescador. Para fazer a escolha certa, considere fatores como a espécie-alvo, o ambiente de pesca, a relação de transmissão preferida e o sistema de freio. Uma decisão bem informada garante uma experiência de pesca mais tranquila e produtiva.
  1. Etapa 1 Escolha a isca adequada.
    Escolha a isca apropriada. O equipamento de lançamento de iscas não é adequado para lançar iscas ou iscas que pesem um quarto de onça ou menos. Se você gosta de levar várias varas para pescar, leve uma vara com um molinete para iscas mais leves e uma vara com um molinete para iscas mais pesadas.
  2. Etapa 2: Adquira alguns botes de proteção.
    Adquira alguns botes de proteção. Os botes de pesca podem oferecer proteção contra a água fria em que você está pescando, contra um arranhão acidental na pele com um arremesso ruim (especialmente quando você está aprendendo) ou contra vários cortes e contusões se você cair acidentalmente.

Escolha de um local

  1. Etapa 1 Pratique longe da água.
    Pratique longe da água. Pratique suas técnicas de arremesso longe da água e dentro dela. Longe da água, substitua sua isca por um plugue de borracha para praticar ou uma chumbada de metal. Pratique em uma área aberta, longe de árvores altas.
  2. Etapa 2 Evite arbustos pesados.
    Evite arbustos pesados. Quando estiver escolhendo uma área para arremessar, escolha um local com o mínimo de arbustos, especialmente acima da cabeça. Sua isca pode ficar presa facilmente nos galhos, o que lhe custará um tempo precioso para recuperá-la.
    • É importante evitar arbustos pesados, pois a isca pode ficar presa quando você levar a vara para frente para arremessar. Se isso acontecer, todo o carretel de linha pode ficar emaranhado (chamado de ninho de pássaro) e ser destruído.
  3. Etapa 3 Escolha um local isolado.
    Escolha um local isolado. Pode ser perigoso tentar usar o baitcasting em um local onde haja muitas pessoas por perto. Você precisa se certificar constantemente de que não há ninguém atrás de você ou muito perto de você para garantir que não os prenda acidentalmente com a isca. Além disso, o fato de estar muito atento ao ambiente ao seu redor tira um pouco da alegria relaxante do baitcasting.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Fiz isso e minha linha fez um ninho de pássaros assim que a lancei. O que eu fiz de errado? E há alguma maneira de retirar um ninho de pássaro sem cortar a linha?
    Quando ocorre um ninho de pássaro, puxar os laços em que a linha fica presa para um lado ou para o outro e tentar puxar lentamente a linha principal geralmente resolve o problema.
  • Pergunta
    Que linha devo usar com um carretel de isca de perfil baixo?
    Depende das condições. Quando estiver pescando em uma cobertura vegetal pesada, é melhor usar uma linha de 12 a 15 libras. Se estiver pescando em rochas ou vegetação leve, use a linha mais leve que puder usar (geralmente de 6 a 8 libras).
  • Perguntas
    Ao montar a vara, coloco uma chumbada nela ou apenas a isca que estou usando?
    Se estiver usando iscas de superfície ou iscas vivas, não, e não deve fazê-lo com uma jerk bait ou crank bait, a menos que seja uma isca mais leve. Plásticos macios de subsuperfície e iscas vivas, como minnows e crawlers, usariam chumbadas.

Dicas

Advertência

  • Ao pescar, use roupas protetoras para evitar que os anzóis se enfiem em sua pele como resultado de um lançamento ruim ou outro acidente.