Como fazer canoagem

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se você nunca andou de canoa antes, talvez esteja preocupado com a possibilidade de não conseguir dirigir o barco ou até mesmo tombá-lo. Felizmente, esses problemas podem ser facilmente evitados se você aprender a remar, entrando e saindo do barco adequadamente. Com um remo, um colete salva-vidas e um bom parceiro, você estará pronto para ter uma experiência agradável de canoagem que, com sorte, não terminará com você na água.

Etapas

Como entrar na canoa

  1. Etapa 1 Embale a canoa perto da água.1Embale a canoa perto da água. Dessa forma, você não terá que carregar uma canoa pesada até o ponto de lançamento. Coloque os itens mais leves na frente e atrás da canoa. Coloque os itens pesados no centro da canoa. Certifique-se de que tudo esteja firmemente no lugar para que não se desloque durante a viagem.
    • Embale firmemente os itens sob os assentos da canoa para evitar que eles se desloquem quando você estiver na água.
  2. Etapa 2 Designe um arqueiro e um homem da popa.2Designe um arqueiro e um homem da popa. O arqueiro senta-se na frente da canoa e o homem da popa senta-se atrás. Faça com que quem quiser ficar de vigia seja o arqueiro. O homem da popa será responsável por dirigir a canoa.
    • O arqueiro deve alertar o timoneiro sobre quaisquer obstáculos na água para que o timoneiro possa dirigir a canoa ao redor deles.
    • O homem da popa é responsável por informar ao homem da proa quando deve mudar de lado com seu remo.
  3. Etapa 3 Coloque um colete salva-vidas.3Coloque um colete salva-vidas. É importante que você use um colete salva-vidas sempre que estiver praticando canoagem. Certifique-se de que o colete salva-vidas sirva adequadamente. Ele deve ficar bem ajustado quando você o coloca.
    • Nunca coloque uma criança em um colete salva-vidas de tamanho adulto. Se estiver praticando canoagem com crianças, certifique-se de que elas tenham coletes salva-vidas de tamanho infantil que lhes sirvam confortavelmente.
  4. Etapa 4 Prenda a canoa antes de entrar.4Proteja a canoa antes de entrar. Se estiver fazendo o lançamento de uma doca, amarre as duas extremidades da canoa à doca usando uma corda. Se estiver fazendo o lançamento em uma costa, peça ao seu parceiro para segurar a canoa com firmeza enquanto você entra.
  5. Etapa 5 Entre na canoa com cuidado.5Entre na canoa com cuidado. Dobre os joelhos e agarre-se à lateral da canoa mais próxima de você. Coloque uma de suas pernas no centro da canoa e agarre o lado mais distante do barco com a mão. Com cuidado, leve sua outra perna para dentro da canoa. Se você for o arqueiro, sente-se no banco na frente do barco.
  6. Etapa 6 Empurre para lançar a canoa.6 Empurre para lançar a canoa. Se estiver lançando a partir de uma doca, desamarre a canoa da doca quando o arqueiro e o homem da popa estiverem dentro. Com cuidado, empurre a canoa para fora da doca com a mão ou com o remo. Se estiver lançando a canoa a partir da costa, o homem da popa precisará empurrar a canoa ao entrar para que ela entre na água.
    • Para lançar a partir da costa, comece com a parte dianteira da canoa na água e a parte traseira da canoa em terra. Quando o arqueiro estiver sentado, o remador deve colocar uma perna na canoa. Em seguida, o homem da popa deve empurrar a outra perna à medida que a coloca no barco.

Remando e dirigindo

  1. Etapa 1 Segure o remo de modo que sua mão interna fique na parte superior.1Segure o remo de modo que sua mão interna fique por cima. A mão interna é a mão mais distante da lateral do barco em que você está remando. Sua outra mão deve estar posicionada a cerca de 0,6 a 0,9 metros (2 a 3 pés) abaixo da parte superior do remo.
    • Por exemplo, se você estiver remando no lado esquerdo do barco, sua mão direita será a mão interna. Você seguraria a parte superior da raquete com a mão direita e a mão esquerda estaria na parte inferior da raquete.
  2. Etapa 2 Insira a extremidade do remo na água à sua frente.2Insira a extremidade da raquete na água à sua frente. Você deve colocar a extremidade da raquete o mais à sua frente possível sem ter de se levantar do assento.
    • Por exemplo, se você deve remar no lado esquerdo da canoa, insira o remo na água à sua frente, à esquerda do barco.
  3. Etapa 3 Traga o remo de volta em um movimento suave e abrangente.3Traga a pá de volta em um movimento suave e amplo. A extremidade da raquete deve permanecer embaixo d'água. Empurre com a mão de cima e puxe para trás com a mão de baixo para mover a raquete para trás. Quando o remo estiver atrás de você e não puder mais recuar, levante-o da água e balance-o suavemente de volta à sua frente até o ponto em que o colocou na água pela primeira vez. Repita o processo para mover a canoa para frente.
  4. Etapa 4 Reme no lado oposto da canoa de seu parceiro's paddling on.4Remova no lado oposto da canoa em que seu parceiro está remando. Isso o manterá em um curso reto e evitará que a canoa ande em círculos.
    • Por exemplo, se o arqueiro estiver remando no lado esquerdo da canoa, o remador de popa deve remar no lado direito.
  5. Etapa 5 Reme em sincronia com a outra pessoa.5Rema em sincronia com a outra pessoa. Os dois remos devem entrar e sair da água ao mesmo tempo. O arqueiro (na frente da canoa) deve definir o ritmo, e o remador deve ajustar sua remada para acompanhá-lo.
  6. Etapa 6 Use uma 6Use uma braçada em 'J' para dirigir o barco. A braçada em 'J' é uma pequena braçada para trás na água. Se você quiser que a canoa vá para a esquerda, o homem da popa deve dar uma braçada em 'J' no lado esquerdo da canoa. Para ir para a direita, o timoneiro deve dar uma braçada em 'J' no lado direito da canoa.
    • Quanto maior for a braçada para trás feita pelo timoneiro, mais drástica será a virada da canoa.
  7. Etapa 7 Faça uma puxada para fazer uma curva forte.7Faça uma puxada para fazer uma curva fechada. Uma puxada é quando você estende um remo para fora do barco, segurando-o verticalmente de modo que apenas a extremidade plana do remo fique na água. Em seguida, você puxa o remo em direção à borda do barco. Se você precisar fazer uma curva acentuada, tanto o arqueiro quanto o remador devem puxar o remo em lados opostos da canoa.
    • Para fazer uma curva fechada para a esquerda, o homem da popa deve sacar no lado direito da canoa.
    • Para fazer uma curva fechada para a direita, o homem da popa deve sacar no lado esquerdo da canoa.
  8. Etapa 8 Não't panic if you tip the canoe.8Não entre em pânico se você virar a canoa. Se você virar, coloque os remos e todos os seus pertences sob os assentos da canoa virada. Segurando a canoa, nade em direção à margem mais próxima. Se estiver praticando canoagem em um rio com forte correnteza, não tente nadar contra a correnteza. Segure-se na canoa se puder e espere a correnteza diminuir para nadar até a margem.
    • Se você estiver longe da margem, tente virar a canoa com seu parceiro. É útil que ambos fiquem embaixo da canoa virada e a levantem com os braços antes de tentar virá-la.

Aterrissagem e saída da canoa

  1. Etapa 1 Reme em direção a um ponto de pouso.1Remeta em direção a um ponto de pouso. Se estiver aterrissando em terra firme, dirija a canoa de modo que a frente esteja apontada para a costa. Se estiver desembarcando em uma doca, vire a canoa de modo que ela fique paralela à lateral da doca. Diminua a velocidade ao se aproximar do ponto de desembarque.
  2. Etapa 2 Desembarque a canoa suavemente na costa ou em uma doca.2Aterre a canoa suavemente na margem ou em uma doca. Ao desembarcar uma canoa na margem, a frente da canoa deve subir suavemente para a terra, e a parte traseira da canoa deve permanecer na água. Para aterrissar em uma doca, aproxime-se o máximo possível da lateral da doca, de modo que a lateral da canoa fique paralela à lateral da doca.
  3. Etapa 3 Firme a canoa antes de sair.3Estabeleça a canoa antes de sair. Se estiver desembarcando em uma doca, amarre as extremidades dianteira e traseira do barco à doca com uma corda. Se estiver desembarcando em terra, peça ao arqueiro para segurar a canoa com firmeza.
  4. Etapa 4 Saia da canoa, um de cada vez.4Saia da canoa um de cada vez. Decida quem sairá primeiro e deixe que essa pessoa saia completamente do barco antes de fazer qualquer outra coisa. Se estiver saindo em terra, o arqueiro deve sair da canoa primeiro para que possa segurá-la com firmeza para o timoneiro. Mantenha seu corpo baixo e centralizado na canoa e saia com um pé primeiro. Depois de se firmar, levante o outro pé para fora do barco.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaÉ obrigatório que os dois remadores remem ao mesmo tempo? Em geral, não. O fato de uma pessoa ir e depois a outra proporciona um ritmo de viagem suave. Somente em corridas muito rápidas é que os remadores realmente precisam remar ao mesmo tempo.
  • PerguntaSe os remos tiverem dois comprimentos diferentes, quem usa o remo mais longo: a proa ou a popa? A popa. Eles precisam do remo mais longo para produzir mais força para a direção.
  • PerguntaVocê pode começar e terminar sua viagem de canoa no mesmo ponto? Sim, mas se estiver em um rio, você terá de remar de volta rio acima - se houver uma correnteza forte, você poderá ter dificuldades.

Dicas