Como calcular o seu handicap de golfe

Autor do artigo:Gabriel Silva

O handicap de golfe foi introduzido em 1911 para permitir que golfistas com diferentes capacidades jogassem juntos de forma relativamente equilibrada. Conhecer o seu Índice de Handicap permitir-lhe-á determinar qual deverá ser o seu Handicap de Campo para o campo de golfe específico em que está a jogar. Quando você e o(s) seu(s) parceiro(s) de golfe tiverem determinado os seus Handicaps de Campo específicos, podem então registar os vossos resultados finais de forma a poderem compará-los de forma justa, mesmo que joguem com níveis de habilidade diferentes.

Passos

Calcular o seu Índice de Handicap

  1. Passo 1 Encontre o seu resultado gross ajustado.
    Encontre o seu resultado gross ajustado. Para calcular o seu Índice de Handicap, primeiro precisa de um mínimo de cinco resultados de golfe (e não mais de 20).
    • Reúna pelo menos cinco resultados de 18 buracos ou dez resultados de 9 buracos e utilize-os para calcular o seu Resultado Bruto Ajustado.
    • Para determinar a sua Pontuação Bruta Ajustada (AGS), totalize o número de pancadas dadas durante uma ronda e, em seguida, ajuste para as pontuações máximas por buraco (determinadas pelas directrizes Equitable Stroke Control da USGA). A maioria dos campos de golfe disponibiliza ao público em geral a informação sobre as pontuações máximas por buraco. Consulte o sítio Web do campo ou informe-se na sede do clube.
    • Por exemplo, se deu 8 pancadas num buraco cujo resultado máximo por buraco é 5, contará 5 pancadas (e não 8) para esse buraco quando somar o seu número total de pancadas no jogo.
  2. Passo 2 Calcule o seu Diferencial de Handicap.
    Calcular o seu diferencial de handicap. Quando tiver o seu AGS, use-o para determinar o seu diferencial de handicap.
    • A equação para um diferencial de handicap é o AGS menos o Course Rating, multiplicado por 113 e dividido pelo Slope Rating, ou (AGS - Course Rating) x 113 / Slope Rating.
    • O Course Rating é o valor numérico atribuído pela UGSA a cada conjunto de tees de um campo. Este valor aproxima-se do número de pancadas que um golfista 'scratch' deverá levar para completar o campo. A maioria dos campos disponibiliza esta informação através do sítio Web do campo ou na sede do clube.
    • O Slope Rating mostra o grau de dificuldade de um campo para um golfista médio e é calculado comparando o Course Rating com os resultados dos golfistas que fizeram bogey. A maioria dos campos de golfe disponibiliza o Slope Rating aos seus visitantes; mais uma vez, consulte o sítio Web ou a sede do clube.
    • Por exemplo, digamos que o seu AGS é 85, o Course Rating é 69,3 e o Slope Rating é 117. Terá a equação (AGS - Course Rating) x 113 / Slope Rating, ou (85 - 69,3) x 113 / 117, o que resulta num Handicap Diferencial de 15,2.
  3. Passo 3 Calcule o seu Índice de Handicap.
    Calcule o seu Índice de Handicap. A fórmula para o seu Índice de Handicap é a soma dos seus diferenciais dividida pelo número de diferenciais, multiplicada por 0,96, ou (Soma dos Diferenciais / Número de Diferenciais) x 0,96.
    • O valor de 0,96 na equação representa o 'bónus por excelência' que a UGSA incluiu no Índice de Handicap.
    • Determine o número de diferenciais a serem usados. Se estiver a utilizar pontuações de 5-6, utilize o diferencial mais baixo; se tiver pontuações de 7-8 rondas, utilize os dois diferenciais mais baixos; se tiver pontuações de 9-10 rondas, utilize os três diferenciais mais baixos; e assim por diante). É possível usar até 20 pontuações (para as quais seriam usados os 10 diferenciais mais baixos). Para mais informações sobre o número de diferenciais a utilizar, consulte a Tabela de Diferenciais de Handicap UGSA.
    • Por exemplo, se estiver a usar 8 resultados, usará os dois diferenciais mais baixos. Digamos que os seus dois diferenciais mais baixos são 10 e 11. Para calcular a média, some-os e divida o número resultante por 2. Em seguida, multiplique o resultado por 0,96 e elimine os dígitos além da casa dos décimos. A equação ficaria assim: 10 + 11 = 21; 21 / 2 = 10.5; 10.5 x 0.96 = 10.08. Se retirar o dígito para além da casa das décimas, obtém um índice de handicap de 10,0 (lembre-se de não arredondar para cima).

Calcular o seu Handicap de Campo

  1. Passo 1 Calcular o seu Índice de Handicap.
    Calcule o seu Índice de Handicap. Se ainda não o fez, terá de calcular o seu Índice de Handicap para determinar o seu Handicap de Campo (ver secção anterior).
    • O seu Handicap de Campo tem em conta a sua capacidade e a dificuldade do campo para lhe mostrar o seu handicap para esse campo em particular, ou, por outras palavras, quantas pancadas - com base no seu Índice de Handicap - pode deduzir do seu resultado final para esse campo em particular.
  2. Passo 2 Encontre o Slope Rating do seu percurso.
    Encontre o Slope Rating do seu campo. A maioria dos campos de golfe disponibiliza esta informação aos jogadores na club house.
    • Procure o Slope Rating do campo no website do campo ou pergunte a um funcionário na clubhouse do campo.
  3. Passo 3 Calcule o seu Handicap do campo.
    Calcule o seu Handicap de Campo. Assim que tiver o seu Índice de Handicap e o Slope Rating do campo, pode totalizar o seu Handicap do Campo utilizando a fórmula: (Índice de Handicap) x (Slope Rating) / 113. Arredonde para o número inteiro mais próximo.
    • Divide-se por 113 porque representa o Slope Rating Standard estabelecido pela UGSA.
    • Muitos campos disponibilizam tabelas de conversão que lhe permitem saltar a fórmula ao procurar o seu Handicap de Campo. A UGSA também disponibiliza uma listagem completa de tabelas de conversão de Handicap de Campo específicas para o campo em que vai jogar.
    • Por exemplo, se tiver um handicap index de 10,0 e um slope rating de 117, deve usar a seguinte equação: (10,0 x 117) / 113, o que resulta num handicap de campo de 10,3.

Melhorar o seu Handicap

  1. Passo 1 Ir para o campo de golfe.
    Vá para o campo de golfe. Quanto mais prática tiver com as suas pancadas, melhor será o seu desempenho nos links.
    • Crie o hábito de frequentar o campo regularmente e com frequência.
    • Utilize a sua prática no campo para aperfeiçoar a sua pancada, o que se traduzirá numa melhor forma quando for importante.
  2. Passo 2 Verifique o seu equipamento.
    Verifique o seu equipamento. Ter um equipamento mal ajustado ou demasiado usado pode ter um impacto visivelmente negativo no seu jogo.
    • Verifique se o seu equipamento ainda está em boas condições de funcionamento (sem punhos desintegrados, sem ranhuras gastas, etc.). Se não estiver, invista em substituições.
    • O equipamento deve ser bem ajustado a si. Ter o equipamento corretamente dimensionado para o seu corpo pode fazer uma diferença significativa na qualidade do seu jogo.
  3. Passo 3 Desafie-se a si próprio.
    Desafie-se a si próprio. Desafiar-se a si próprio ajudará a manter as suas capacidades afiadas e diversificadas.
    • Jogue em campos diferentes. Não fique preso a jogar apenas no campo da sua casa - desafie-se jogando em campos novos e diferentes que o ajudarão a praticar uma variedade de habilidades.
    • Jogue em condições menos que ideais. Se estiver vento, chuva ou outras condições menos que ideais, não fique em casa - em vez disso, desafie-se jogando em condições mais difíceis. Isso ajudá-lo-á a desenvolver uma gama mais ampla e diversificada de competências que poderá utilizar em seu benefício quando jogar em condições comparativamente mais fáceis.

Comunidade Q&A

  • Pergunta
    Como é determinado o handicap de um scramble?
    Para um 'scramble' de dois jogadores, adicione 35% do handicap mais baixo e 15% do handicap mais alto. O total será o handicap da equipa. Para uma disputa de quatro jogadores, adicione 20% do handicap mais baixo, 15% do segundo handicap mais baixo, 10% do terceiro handicap mais baixo e 5% do handicap mais alto. O total será o handicap da equipa. Em ambos os casos, os handicaps são baseados no handicap do campo de cada jogador.
  • Questão
    É melhor ter um handicap alto ou baixo?
    Um handicap mais baixo reflecte um melhor jogador. Quando comecei a jogar há alguns anos, diverti-me ao saber que muito bons amadores jogam para um Handicap Positivo! Imagine só - ter de dar pancadas ao campo! Infelizmente, há aqueles que 'massajam' os seus handicaps para terem um handicap mais alto e depois jogam com um handicap muito abaixo nos torneios para ganharem bem. Isto trai totalmente a ética do golfe. Pessoalmente, esforço-me por ter um handicap baixo, pois é uma conquista pessoal.
  • Questão
    E se tiver de parar uma ronda após 16 buracos?
    Desde que tenha jogado 13 buracos, pode introduzir o seu resultado. Para os buracos em falta, introduza o par mais as pancadas que o seu handicap permite.

Vídeo

Dicas

  • Em geral, um Handicap Index de 18 ou inferior é considerado bom, enquanto um Handicap Index inferior a 10 é considerado muito bom e de 5 ou inferior é excecional.
  • Se as suas capacidades matemáticas estiverem enferrujadas ou se tiver problemas com as fórmulas, pode encontrar várias calculadoras de Handicap Index online.
  • O Handicap Index e o Handicap de Campo são dois números distintos e não devem ser confundidos ou utilizados indistintamente.