Como calcular a idade do seu corpo

Autor do artigo:Gabriel Silva

Calcular a sua idade corporal pode ser uma forma de saber se está ou não a viver uma vida saudável e mais jovem, mas não é um indicador exato e cientificamente preciso e não deve substituir um diagnóstico profissional. É fácil calcular a sua idade real, também conhecida como a sua 'idade cronológica', mas obter um número para a sua idade biológica envolve passar por uma lista de testes físicos e avaliar o seu estilo de vida atual. O número obtido pode dizer muito sobre seus hábitos de saúde e pode ser útil para descobrir como fazer mudanças em sua vida, especialmente se você quiser que sua idade biológica diminua enquanto sua idade cronológica aumenta!

Passos

Testando o condicionamento físico

  1. Passo 1 Encontre a sua frequência de pulso em repouso.
    Encontre a sua taxa de pulso em repouso. O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo, e um coração bem condicionado e saudável é uma grande parte do bem-estar geral. Um coração normal bate normalmente entre 60-100 vezes por minuto. Idealmente, o seu ritmo cardíaco não deve ser mais rápido nem mais lento do que isto quando está em repouso, embora alguns atletas de elite batam abaixo dos 50 por minuto. Coloque os dois primeiros dedos da mão direita na parte interna do pulso esquerdo, logo abaixo do polegar, sobre uma das artérias principais. Deve sentir o pulso. Conte o número de batimentos cardíacos durante 15 segundos e depois multiplique esse número por 4 para obter os batimentos cardíacos por minuto.
    • Em geral, uma frequência de repouso mais baixa indica que o coração está forte. Valores mais elevados significam que o coração tem de trabalhar mais para efetuar a mesma quantidade de trabalho - é mais fraco e menos eficiente.
    • Adicione 1 à sua idade cronológica se a sua frequência cardíaca em repouso for igual ou superior a 100 batimentos por minuto.
  2. Passo 2 Teste a sua flexibilidade.
    Teste a sua flexibilidade. Ainda consegue tocar nos dedos dos pés? A flexibilidade diminui à medida que envelhecemos e pode ser limitada nos corpos mais velhos por uma série de factores como o aumento da desidratação, alterações na estrutura química dos tecidos, perda de fibras musculares com fibras de colagénio e aumento dos depósitos de cálcio. A sua flexibilidade dá-lhe uma ideia do seu estado geral de saúde. Sente-se no chão com as costas direitas, as pernas juntas e os braços estendidos à sua frente ao nível dos ombros. Ao lado das pernas, marque no chão o ponto diretamente abaixo da ponta dos dedos e, em seguida, estique-se lentamente para a frente, mantendo as pernas direitas. Marque o ponto onde as pontas dos dedos chegam e meça a distância entre as duas marcas em polegadas.
    • Qual é a distância que alcançou? Quanto mais longe, melhor, pois mostra que o seu corpo ainda é ágil e jovem.
    • Some um se conseguiu alcançar menos de 5 polegadas. Subtrai um se conseguiste alcançar 10 polegadas ou mais. Nem adicionar nem subtrair se tiver entre 5 e 10 polegadas.
  3. Passo 3 Teste a sua força...
    Teste a sua força. Qual é a sua força? Em geral, as pessoas ganham músculo até aos 30 anos de idade. Depois disso, porém, começamos a perder lentamente massa muscular e, consequentemente, força física. As pessoas com mais de 30 anos que são inactivas podem perder até 3% a 5% da sua massa muscular por década, e mesmo as fisicamente activas perdem alguma. Esta perda de massa muscular - chamada sarcopenia - significa uma perda de força e mobilidade e, nos idosos, pode aumentar o risco de fragilidade, quedas e fracturas ósseas. Teste a sua própria força. Faça o maior número de flexões modificadas (de joelhos) que conseguir sem parar, mantendo o corpo em linha reta e baixando o peito até 10 cm do chão. Continue até não conseguir fazer mais.
    • Tal como a flexibilidade, mais força é melhor. Se conseguiu fazer um número elevado de flexões, é provável que tenha uma boa quantidade de massa muscular e resistência física.
    • Acrescenta 1 se fizeste menos de 10 flexões. Não adicionar nem subtrair para 10-19. Subtraia 1 se tiver feito até 20 flexões. Subtraia 2 para mais de 30.

Medir a composição corporal

  1. Passo 1 Determine o rácio cintura-quadril.
    Determine o rácio cintura-quadril. O seu corpo é mais parecido com uma pera, uma maçã ou um abacate? Temos tendência a ganhar peso à medida que envelhecemos, e a forma de uma pessoa e, em particular, a relação cintura-quadril é uma forma rápida de avaliar a distribuição da gordura corporal, o que pode indicar possíveis riscos para a saúde, como pressão arterial elevada, diabetes, AVC e alguns tipos de cancro. Divida a medida da anca (em polegadas) pela medida da cintura (em polegadas) e depois divida os dois números. Certifique-se de que mede a cintura a partir de cerca de 5 cm acima do umbigo e as ancas a partir do seu ponto mais largo.
    • No caso da medida da cintura em relação à anca, um rácio superior a 1,0 para os homens e 0,85 para as mulheres indica que tem uma quantidade de gordura corporal superior à ideal à volta da zona média.
    • Adicione 1 à sua pontuação se exceder o rácio recomendado.
  2. Passo 2 Calcule o seu Índice de Massa Corporal (IMC).
    Calcule o seu Índice de Massa Corporal (IMC). O seu índice de massa corporal ou IMC é outra forma de medir a composição do seu corpo, dividindo o peso em quilogramas pela altura em metros. Um IMC alto pode indicar uma grande quantidade de gordura corporal, deixando-o suscetível a problemas de saúde relacionados à obesidade. Para calcular o seu IMC, multiplique primeiro o seu peso em libras por 0,45 para converter em quilogramas. Multiplique a sua altura em polegadas por 0,025 para a converter em metros. Eleve a sua altura ao quadrado (ou seja, multiplique-a por si mesma) e, por fim, divida o seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado. Este é o seu IMC. Um resultado de 25 ou superior é considerado excesso de peso.
    • Para os que não são adeptos da matemática, também é possível encontrar sítios na Internet que fazem o cálculo por si.
    • Adicione 1 à sua pontuação se o seu IMC for inferior a 18,5 (baixo peso). Adicione 2 se estiver entre 25-29,9 (excesso de peso) e 3 se for superior a 30 (obesidade). Subtraia 1 se estiver entre 18,5 e 25 (saudável).
  3. Passo 3 Faça uma análise da gordura corporal.
    Faça uma análise da gordura corporal. A forma mais exacta de avaliar a sua composição corporal - mais do que a relação anca/cintura ou o IMC - é através da análise da gordura corporal, e a forma mais exacta de o fazer é através da impedância bioeléctrica. Durante esse teste, que pode ser feito com um treinador desportivo, deita-se e coloca dois eléctrodos no pé. Em seguida, será enviada uma corrente eléctrica através do seu corpo. Esta corrente é muito pequena - nem sequer a sentirá. O teste fornecerá uma leitura exacta da quantidade de gordura que o seu corpo contém, por oposição aos tecidos magros, como o músculo e o osso, bem como da sua comparação média com os outros.
    • Para obter uma boa leitura, não deve ter feito exercício, utilizado uma sauna ou consumido álcool nas horas anteriores. As mulheres devem ter mais gordura corporal do que os homens.
    • Para as mulheres, não adicione nem subtraia se a sua percentagem se situar entre 15%-24% e adicione 0,5 para 25%-33%. Acrescente 1 se a sua percentagem for inferior a 15 % ou superior a 33%.
    • Para os homens, não adicionar nem subtrair se a sua percentagem se situar entre 6%-17% e adicionar 0,5 para 18%-24%. Acrescente 1 se a sua percentagem for inferior a 6% ou superior a 25%.

Avaliação do estilo de vida

  1. Passo 1 Calcule o seu sono noturno.
    Calcule o seu sono noturno. O corpo humano precisa de dormir. O sono dá ao cérebro e ao corpo a oportunidade de descansar e de se reparar, ao passo que a falta de sono coloca-o em risco de ter uma tensão arterial mais elevada, doenças renais, acidentes vasculares cerebrais e obesidade. A falta de sono também prejudica a sua função cognitiva. Quanto é que dorme por noite? O adulto médio precisa de dormir entre 7 e 8 horas por noite. Dormir menos do que isso regularmente pode deixá-lo abatido, mentalmente cansado e fisicamente mais velho.
    • Subtraia 0,5 à sua pontuação se dorme regularmente entre 7-9 horas. Acrescente 1 se dormir entre 5-6 horas ou se dormir mais de 9 horas por noite. Acrescente 2 se dormir menos de 5 horas por noite.
  2. Passo 2 Assuma os seus vícios.
    Assuma os seus vícios. Qual a quantidade de álcool que bebe? Embora uma quantidade moderada de álcool seja boa, talvez até benéfica, o excesso pode colocá-lo em risco de certos tipos de cancro, acidente vascular cerebral, tensão arterial elevada, doença hepática e pancreatite. De acordo com a Clínica Mayo, beber de forma saudável é não mais do que uma bebida por dia para mulheres de todas as idades e duas por dia para homens com 65 anos ou menos, uma para aqueles com mais de 65 anos. Uma bebida é medida de forma diferente para cerveja (12 onças fluidas), vinho (5 onças) e licor (1,5 onças). E quanto ao tabaco? A ciência médica é muito clara quanto a isto: qualquer fumo (mesmo de segunda mão) é prejudicial para a sua saúde. O consumo de tabaco ou de álcool em excesso aumentará definitivamente a sua idade biológica.
    • Para o álcool, subtraia 1 à sua pontuação se não beber. Subtraia 0,5 se se mantiver dentro das directrizes diárias recomendadas. Acrescente 2 se exceder as directrizes.
    • Relativamente ao tabagismo, subtraia 3 à sua pontuação se não fuma e nunca fumou. Subtraia 2 se deixou de fumar há cinco ou mais anos e 1 se deixou de fumar nos últimos quatro anos. Adicione 3 se fuma atualmente.
  3. Passo 3 Questione a sua alimentação.
    Faça um teste à sua alimentação. Como é que se alimenta? Uma alimentação correcta mantém-no de boa saúde, com músculos, ossos, dentes e órgãos fortes. Uma boa alimentação pode reduzir o risco de doenças como o cancro, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e tensão arterial elevada. Pode também manter a sua mente afiada e o seu corpo cheio de energia. Qual é a sua classificação? Uma dieta equilibrada deve limitar os alimentos fritos e muito processados, os açúcares, o sódio, os nitratos e as gorduras saturadas; deve conter muitas frutas e legumes (idealmente 9 porções por dia), proteínas magras como o peixe, o frango e os frutos secos, e hidratos de carbono complexos e cereais integrais. Se não incluir estes elementos nas suas refeições diárias, pode ganhar peso, mas também privá-lo dos nutrientes necessários, deixando-o fisicamente mais fraco. Visite a página Web do Serviço Nacional de Saúde em https://www.nhs.uk/Livewell/Goodfood/Pages/Healthyeating.aspx para ver as directrizes básicas.
    • Não adicione nem subtraia se cumprir as directrizes na maioria dos dias. Acrescente 1 se não cumprir.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Lembre-se de que, se tiver feito exercício recentemente, se estiver em movimento ou se estiver ansioso ou zangado, o seu ritmo cardíaco estará elevado e aumentará o cálculo da sua idade corporal.