Como calcular a ERA (Earned Run Average)
Autor do artigo:Gabriel SilvaERA (Earned Run Average) é o número médio de corridas merecidas que um lançador permite por cada 9 entradas que lança. Este é um dos cálculos mais úteis no basebol, pois mostra a eficácia geral do lançador.
Passos
Entendendo a média de corridas merecidas
1Saiba um pouco mais sobre a média de corridas merecidas. A média de corridas merecidas é o número de vezes que um homem do time adversário marca uma corrida por culpa do arremessador. Isto pode dever-se a três coisas:- O batedor fez uma pancada. Embora isso signifique que o lançador fez um strike, conta contra a sua média de corridas ganhas.
- O lançador fez o batedor andar. Isto pode ser resultado do facto de o lançador ter lançado quatro bolas ou de ter atingido o batedor com o lançamento.
2Compreender as regras. Para calcular uma ERA exacta, tem de ter números exactos. Tem de saber as corridas ganhas, mas para o fazer tem de ver quando é que o lançador foi retirado de um jogo. Por exemplo, se um lançador jogou três entradas e na quarta entrada permitiu um homem em cada base e depois foi retirado, todos esses três homens contam para a sua ERA. Eles não são transferidos para o lançador seguinte simplesmente porque era ele que estava a lançar quando eles chegaram à base.
3Certifique-se de que não conta corridas não merecidas nos seus cálculos. Enquanto as corridas merecidas são causadas por rebatidas e são culpa do lançador, as corridas não merecidas são normalmente causadas por erros ou bolas passadas e não são estritamente culpa do lançador. As corridas não ganhas não contam para a ERA de um lançador.- Por exemplo, há corredores na 2ª e 3ª bases, com 2 eliminados. O lançador faz um lançamento para o batedor, que acaba por ser uma bola de rotina para o homem da primeira base, mas o homem da primeira base engana-se e não consegue fazer uma jogada para conseguir uma eliminação. Um corredor pontua, e dois ainda ficam na base. A corrida não é merecida e se os dois corredores restantes na base marcarem, as suas corridas também contam como não merecidas.
4Saiba os campos necessários. Para calcular a ERA, são necessárias três partes: as corridas ganhas, os innings lançados e o número total de innings.- As corridas ganhas, como explicado acima, são o número de vezes que um lançador deixa um batedor chegar à base. Este é o número total para todo o jogo.
- O número de entradas lançadas é exatamente o que parece, o número total de entradas que o lançador lançou. Este número termina sempre em terços. Isto deve-se ao facto de, em cada turno, poderem ser feitos três strikes pela equipa que está em campo. Isso deixa três resultados possíveis: uma entrada completa (três eliminações), uma entrada com duas eliminações (termina em 0,66) ou uma entrada com uma eliminação (termina em 0,33).
- O número total de entradas refere-se ao número de entradas de um jogo completo (9).
Cálculo da média de corridas ganhas
1Recolha as suas informações. Terá três números para utilizar no seu cálculo. Por exemplo, digamos que Joe Smith joga durante 6 entradas num jogo de 9 entradas e permite que 3 homens marquem.
2Faça o primeiro cálculo. Para tal, divida o número de corridas ganhas pelo número de entradas jogadas. Seguindo o nosso exemplo, seria 3/6, o que nos dá o número .5.
3Multiplique esse número pelo número total de entradas. Isso significa que pegaríamos nosso número de 0,5 e o multiplicaríamos por 9, o que nos daria 4,5.
4Teste o seu número. Dependendo da sua preferência, pode calcular a ERA de duas formas. A primeira (apresentada acima) é ERA= total de innings(corridas ganhas / innings lançadas). Você também pode formulá-lo como ERA = corridas ganhas x número total de entradas / entradas lançadas. Teste a sua resposta utilizando o método alternativo.Peter Gammons, Jornalista de Basebol de referênciaA estatística da média de corridas merecidas revolucionou a forma como os jogadores eram avaliados, uma vez que forneceu a primeira métrica forte do verdadeiro desempenho de um lançador. Os erros dos jogadores de campo não podiam mais mascarar as deficiências de um arremessador, pois apenas as corridas marcadas sem a ajuda de erros eram cobradas do homem no montículo. A partir do momento em que foi popularizada em 1912, a ERA tornou-se a medida mais sagrada do basebol.
Perguntas e respostas da comunidade
- PerguntaUm amigo meu começou uma entrada, percorreu todas as bases e depois foi afastado. O tipo depois dele ganhou todas as suas corridas. Essa foi a primeira e única vez que meu amigo arremessou. Qual é o ERA dele? Se - como parece - o seu amigo nunca conseguiu uma saída, isso significa que ele trabalhou oficialmente zero entradas, e isso significa que o seu ERA (até agora) é infinito.
- PerguntaQual seria o ERA para 12 entradas, 1 corrida fora do erro? Se não foram permitidas corridas merecidas, o ERA é zero.
- PerguntaUm lançador pode cometer um erro de campo? Absolutamente. Se uma bola fraca for rebatida e o lançador a balançar enquanto a apanha, fazendo o lançamento para a primeira base para a eliminação tardia, ele recebe um E1.
Dicas
- Um ERA pode ser calculado para um único inning, mas normalmente não é um número tão preciso quanto o de um jogo ou temporada inteira.
- Geralmente, o ERA varia de 1,00 a 9,99 ... mas valores mais extremos são possíveis ... tão baixo quanto 0,00 quando nenhuma corrida merecida foi permitida, e potencialmente infinito quando um ou mais ERs são permitidos sem ter conseguido nenhuma eliminação.
- Um ERA baixo indica geralmente um lançador bem sucedido, um ERA elevado indica geralmente que o lançador não foi muito eficaz. Muitas vezes, os ERAs dos arremessadores são comparados com o ERA médio da liga para se ter uma ideia da eficácia comparativa.
Avisos
- Os ERA são influenciados por efeitos de parque, efeitos de campo da equipa e a força ofensiva das equipas que enfrentam o lançador. A ERA é um bom indicador da qualidade do arremessador, mas, como a maioria das estatísticas, é substancialmente influenciada pelo contexto em que as performances ocorreram.