Como calcular a ERA (Earned Run Average)

Autor do artigo:Gabriel Silva

ERA (Earned Run Average) é o número médio de corridas merecidas que um lançador permite por cada 9 entradas que lança. Este é um dos cálculos mais úteis no basebol, pois mostra a eficácia geral do lançador.

Passos

Entendendo a média de corridas merecidas

  1. Passo 1 Saiba um pouco mais sobre a média de corridas merecidas.1Saiba um pouco mais sobre a média de corridas merecidas. A média de corridas merecidas é o número de vezes que um homem do time adversário marca uma corrida por culpa do arremessador. Isto pode dever-se a três coisas:
    • O batedor fez uma pancada. Embora isso signifique que o lançador fez um strike, conta contra a sua média de corridas ganhas.
    • O lançador fez o batedor andar. Isto pode ser resultado do facto de o lançador ter lançado quatro bolas ou de ter atingido o batedor com o lançamento.
  2. Passo 2 Compreender as regras.2Compreender as regras. Para calcular uma ERA exacta, tem de ter números exactos. Tem de saber as corridas ganhas, mas para o fazer tem de ver quando é que o lançador foi retirado de um jogo. Por exemplo, se um lançador jogou três entradas e na quarta entrada permitiu um homem em cada base e depois foi retirado, todos esses três homens contam para a sua ERA. Eles não são transferidos para o lançador seguinte simplesmente porque era ele que estava a lançar quando eles chegaram à base.
  3. Passo 3 Certifique-se de que não't count unearned runs in your calculations.3Certifique-se de que não conta corridas não merecidas nos seus cálculos. Enquanto as corridas merecidas são causadas por rebatidas e são culpa do lançador, as corridas não merecidas são normalmente causadas por erros ou bolas passadas e não são estritamente culpa do lançador. As corridas não ganhas não contam para a ERA de um lançador.
    • Por exemplo, há corredores na 2ª e 3ª bases, com 2 eliminados. O lançador faz um lançamento para o batedor, que acaba por ser uma bola de rotina para o homem da primeira base, mas o homem da primeira base engana-se e não consegue fazer uma jogada para conseguir uma eliminação. Um corredor pontua, e dois ainda ficam na base. A corrida não é merecida e se os dois corredores restantes na base marcarem, as suas corridas também contam como não merecidas.
  4. Passo 4 Conheça os campos obrigatórios.4Saiba os campos necessários. Para calcular a ERA, são necessárias três partes: as corridas ganhas, os innings lançados e o número total de innings.
    • As corridas ganhas, como explicado acima, são o número de vezes que um lançador deixa um batedor chegar à base. Este é o número total para todo o jogo.
    • O número de entradas lançadas é exatamente o que parece, o número total de entradas que o lançador lançou. Este número termina sempre em terços. Isto deve-se ao facto de, em cada turno, poderem ser feitos três strikes pela equipa que está em campo. Isso deixa três resultados possíveis: uma entrada completa (três eliminações), uma entrada com duas eliminações (termina em 0,66) ou uma entrada com uma eliminação (termina em 0,33).
    • O número total de entradas refere-se ao número de entradas de um jogo completo (9).

Cálculo da média de corridas ganhas

  1. Passo 1 Recolha as suas informações.1Recolha as suas informações. Terá três números para utilizar no seu cálculo. Por exemplo, digamos que Joe Smith joga durante 6 entradas num jogo de 9 entradas e permite que 3 homens marquem.
  2. Passo 2 Efectue o primeiro cálculo.2Faça o primeiro cálculo. Para tal, divida o número de corridas ganhas pelo número de entradas jogadas. Seguindo o nosso exemplo, seria 3/6, o que nos dá o número .5.
  3. Passo 3Multiplique este número pelo número total de innings.3Multiplique esse número pelo número total de entradas. Isso significa que pegaríamos nosso número de 0,5 e o multiplicaríamos por 9, o que nos daria 4,5.
  4. Passo 4Teste o seu número.4Teste o seu número. Dependendo da sua preferência, pode calcular a ERA de duas formas. A primeira (apresentada acima) é ERA= total de innings(corridas ganhas / innings lançadas). Você também pode formulá-lo como ERA = corridas ganhas x número total de entradas / entradas lançadas. Teste a sua resposta utilizando o método alternativo.
    Peter Gammons, Jornalista de Basebol de referência

    A estatística da média de corridas merecidas revolucionou a forma como os jogadores eram avaliados, uma vez que forneceu a primeira métrica forte do verdadeiro desempenho de um lançador. Os erros dos jogadores de campo não podiam mais mascarar as deficiências de um arremessador, pois apenas as corridas marcadas sem a ajuda de erros eram cobradas do homem no montículo. A partir do momento em que foi popularizada em 1912, a ERA tornou-se a medida mais sagrada do basebol.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaUm amigo meu começou uma entrada, percorreu todas as bases e depois foi afastado. O tipo depois dele ganhou todas as suas corridas. Essa foi a primeira e única vez que meu amigo arremessou. Qual é o ERA dele? Se - como parece - o seu amigo nunca conseguiu uma saída, isso significa que ele trabalhou oficialmente zero entradas, e isso significa que o seu ERA (até agora) é infinito.
  • PerguntaQual seria o ERA para 12 entradas, 1 corrida fora do erro? Se não foram permitidas corridas merecidas, o ERA é zero.
  • PerguntaUm lançador pode cometer um erro de campo? Absolutamente. Se uma bola fraca for rebatida e o lançador a balançar enquanto a apanha, fazendo o lançamento para a primeira base para a eliminação tardia, ele recebe um E1.

Dicas

  • Um ERA pode ser calculado para um único inning, mas normalmente não é um número tão preciso quanto o de um jogo ou temporada inteira.
  • Geralmente, o ERA varia de 1,00 a 9,99 ... mas valores mais extremos são possíveis ... tão baixo quanto 0,00 quando nenhuma corrida merecida foi permitida, e potencialmente infinito quando um ou mais ERs são permitidos sem ter conseguido nenhuma eliminação.
  • Um ERA baixo indica geralmente um lançador bem sucedido, um ERA elevado indica geralmente que o lançador não foi muito eficaz. Muitas vezes, os ERAs dos arremessadores são comparados com o ERA médio da liga para se ter uma ideia da eficácia comparativa.

Avisos

  • Os ERA são influenciados por efeitos de parque, efeitos de campo da equipa e a força ofensiva das equipas que enfrentam o lançador. A ERA é um bom indicador da qualidade do arremessador, mas, como a maioria das estatísticas, é substancialmente influenciada pelo contexto em que as performances ocorreram.