Como calcular o WAR do beisebol

Autor do artigo:Gabriel Silva

Durante décadas, os fãs e analistas de basebol utilizaram estatísticas convencionais para comparar jogadores de diferentes épocas. No entanto, as estatísticas compiladas por um jogador da Era da Bola Morta não podiam ser extrapoladas para os termos actuais sem incorporar grandes ajustes. Um novo e complexo método de análise estatística pode ajudar os adeptos a definir de forma clara o valor de um jogador para a sua equipa com um único número. A classificação WAR, ou Wins Above Replacement (vitórias acima da substituição), considera praticamente todas as facetas da capacidade de um jogador, no contexto histórico adequado, e dá ao adepto uma estimativa exacta da eficácia do jogador. Leia estas orientações se quiser aprender a calcular a classificação WAR do baseball.

Passos

  1. Passo 1Entenda o que o WAR mede.1Entenda o que o WAR mede. O WAR é uma representação simples de uma série de equações altamente complexas. O conceito foi concebido pelo estatístico de basebol Sean Smith. Pretende medir o valor de um jogador para a sua equipa, expresso em vitórias. Pode encontrar a classificação WAR de um jogador seguindo um processo de 3 passos:
    • Compilar as estatísticas de uma época do jogador em todas as categorias pertinentes para a época que está a examinar.
    • Determine a média da liga para cada categoria estatística. Só é possível calcular os números do WAR depois de examinar todos os jogadores. O WAR de um jogador baseia-se nos seus valores comparados com a média da liga, mas é, em última análise, calculado contra as estatísticas projectadas de um jogador que o substituiria no alinhamento da sua equipa. Os jogadores substitutos geralmente têm classificações WAR muito abaixo da média da liga.
    • Aplique as estatísticas do jogador às do jogador substituto. Depois de encontrar a diferença em cada categoria, pegue a soma desses números e divida por 10. O quociente é a classificação WAR do jogador.

Avaliar um jogador de posição

  1. Passo 1 Determinar o WAR...1Determine a classificação WAR dos jogadores de posição em relação à média da liga numa variedade de categorias ofensivas, de velocidade e de campo. Estas incluem:
    • OPS+: Pegue a soma da porcentagem de base do jogador mais sua porcentagem de slugging e compare a soma com a média da liga. O resultado produz um valor para os 'batting runs' acima/abaixo da média.
    • Ajustes de estádio e época: É necessário efetuar uma análise mais detalhada para incorporar as características dos recintos e o estilo de jogo durante a época que está a analisar. Para tal, examine as estatísticas dos jogadores em parques individuais e compare os valores com as médias da liga. Esses ajustes são extrapolados para o número de corridas de rebatidas do jogador para um total final.
    • Velocidade: Pode avaliar a velocidade de um jogador individual em relação à média da liga medindo várias categorias diferentes. Bases roubadas, roubos de bola apanhados, jogadas duplas de bola rasteira e bases extra obtidas são factores que entram neste valor. Terá de examinar os registos de jogo a jogo para determinar a eficácia de um jogador na obtenção de bases extra. Compare as estatísticas do jogador com a média da liga nas outras categorias. Os resultados produzem um valor acima ou abaixo da média da liga que deve ser adicionado ao número de corridas de rebatidas.
    • Campo: Meça as capacidades defensivas do jogador em relação à média da liga para putouts, assistências e erros na sua posição principal. Isto produz um valor de alcance. Para jogadores de campo, adicione o valor do alcance ao número de jogadas duplas do jogador para chegar a um número defensivo. Adicione o número defensivo aos números de corridas de batedura e de velocidade.
    • Ajuste de posição: Algumas posições são mais difíceis de jogar do que outras. Isto é considerado nas classificações WAR. Por exemplo, os shortstops recebem um ajuste de +8 no seu WAR. Os jogadores de campo direitos recebem -8. Para obter uma lista completa, pesquise online por ajustes de posição WAR.
  2. Passo 2 Encontrar o jogador substituto's rating.2Encontre a classificação do jogador de substituição. Para encontrar a classificação teórica do jogador de substituição, subtraia 20 runs às médias combinadas nas várias categorias.
  3. Passo 3 Calcular o jogador's WAR rating.3Calcule a classificação WAR do jogador. Compare a classificação do jogador e a do jogador substituto. Divida a diferença por 10 para encontrar a classificação WAR do jogador.

Classificar um lançador

  1. Passo 1 Compilar um lançador's statistics in several categories and compare each to the league average.1Compile as estatísticas de um lançador em várias categorias e compare cada uma com a média da liga. As principais estatísticas para encontrar a classificação WAR de um lançador são:
    • Earned Run Average (média de corridas ganhas): Comparar a ERA do lançador com a média da liga.
    • Ajuste defensivo: Determine as capacidades defensivas da equipa que jogou atrás do lançador, em comparação com o resto da liga, e aplique esse valor à classificação do lançador. Isto é feito comparando a classificação de campo de cada um dos jogadores de posição da equipa com a média da liga e aplicando essa soma à classificação.
    • Fielding Independent Pitching: O F.I.P. é um registo das 3 categorias que os lançadores controlam totalmente: eliminações, walks e home runs. O F.I.P., combinado com a média de entradas por partida, produz um valor que representa o número de corridas que um lançador deve salvar para se qualificar para uma vitória. Encontre o F.I.P. do lançador e compare-o com a média da liga.
    • Percentagem de vitórias do lançador acima do nível de substituição: Para encontrar a percentagem de vitórias do lançador, calcule o número médio de entradas por partida. Este número expressa o número de corridas que o lançador tem de salvar para se qualificar para uma vitória. Subtraia o F.I.P. médio da liga do F.I.P. do lançador e divida o resultado pelo número de corridas poupadas. Esse resultado será expresso como uma porcentagem. Adicione 0,500 a este valor para obter a percentagem de vitórias do lançador.
    • Use uma porcentagem de vitórias de 0,380 como referência para comparação. Subtraia a percentagem de vitórias do lançador a este valor para obter o resultado.
  2. Passo 2 Encontre o lançador's WAR rating.2Encontre a classificação WAR do lançador. Pegue na percentagem de vitórias ajustada do lançador acima da substituição e multiplique-a pelo número de entradas lançadas. Divida esse produto por 9 para obter um número que exprima quantas vitórias vale o lançador.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaÉ melhor ter um WAR mais alto ou mais baixo no basebol? Mais alto. Está a avaliar o número de vitórias adicionais que este jogador dá à sua equipa ao jogar. Dito isto, não acho que se possa tomar o número literalmente. O melhor WAR das ligas principais neste momento é 7,9 (Mike Trout), mas garanto que, se o puséssemos de lado, os Angels perderiam muito mais do que 8 jogos ao longo de uma época completa em comparação com um jogador suplente.
  • PerguntaO jogador substituto é o mesmo para todas as equipas? Sim, este é o objetivo da métrica WAR. Não importa quem é o verdadeiro jogador de substituição; a eficácia do jogador de substituição é calculada com base na média da liga (para essa época) para todas as estatísticas dessa posição. Isto é o que permite uma comparação de jogadores que não estão apenas em equipas, ligas e balneários diferentes, mas também em épocas diferentes. (Ty Cobb vs. Mike Trout, por exemplo).
  • PerguntaQuem tem o maior número de WAR no basebol? O Baseball Reference indica atualmente Babe Ruth como o líder de todos os tempos, com um total de 182,5 WAR, seguido de Walter Johnson (164,5) e Cy Young (163,8). Entre os jogadores activos, Albert Pujols lidera com 100,8 WAR, seguido de Mike Trout (72,8) e Justin Verlander (71,6). Na época de 2019, Cody Bellinger e Alex Bregman estavam praticamente empatados com 9,1 WAR, seguidos de Marcus Semien com 8,9 WAR.

Vídeo

Dicas