Como queimar gordura em casa
Autor do artigo:Gabriel SilvaNão precisa de uma tonelada de equipamento de ginásio sofisticado ou de um plano de refeições caro para queimar gordura e perder peso. Pode começar mesmo em casa! O segredo é fazer mudanças graduais que possa manter de forma consistente. Para ajudá-lo, reunimos uma lista bacana de exercícios e mudanças na dieta que você pode fazer para começar a queimar gordura no conforto da sua própria casa.
Passos
Beba mais chá verde.
Beber de 3 a 5 xícaras por dia pode aumentar a queima de gordura do seu corpo. O chá verde é carregado com antioxidantes que são bons para a sua saúde em geral, mas também contém um composto chamado EGCG, que pode ajudar a reduzir a absorção de gordura da sua dieta. O chá verde também pode ajudar a aumentar a gordura que o seu corpo queima. Se precisar de um pequeno estímulo, abandone o café e tome chá verde.- O chá verde tem um pouco de cafeína, o que é ótimo se precisar de uma pequena explosão de energia, mas pode fazer com que tenha dificuldade em adormecer se o beber tarde da noite.
Tome um suplemento de vitamina D.
Estudos sugerem que pode ajudar a perder peso. O seu corpo produz naturalmente vitamina D a partir da luz solar, mas não pode obtê-la a partir da sua dieta. A vitamina D ajuda a aumentar a eficácia de uma hormona chamada leptina, que diz ao seu cérebro que está cheio quando come. Tome um suplemento diário de vitamina D para dar um impulso ao seu corpo e certificar-se de que tem o suficiente.- Muitos especialistas em saúde recomendam a ingestão de 1000 UI de vitamina D todos os dias.
Fazer exercício físico durante pelo menos 20 minutos, 2 a 3 vezes por semana.
Não precisa de passar horas a fio para fazer um bom exercício. A vida pode tornar-se agitada! Entre o trabalho, cozinhar, limpar e gerir a casa, pode parecer quase impossível arranjar tempo para fazer exercício. Comece devagar e dê prioridade à prática de, pelo menos, 20-30 minutos de atividade física 2-3 vezes por semana. Quanto mais o fizer, mais fácil se tornará desenvolver um novo hábito.- Encontre uma hora que funcione melhor para si e mantenha-se fiel a ela. Por exemplo, se tiver um pouco de tempo livre depois de deixar as crianças na escola, faça algum exercício! Também pode tentar começar de manhã cedo ou logo após o trabalho - o que for mais conveniente para si.
Dê um passeio agradável para fazer um exercício simples.
Não é preciso suar muito para ajudar a queimar gordura. O exercício não tem de envolver sempre treinos super difíceis com bandas, pesos e todo o tipo de engenhocas. Caminhar é fácil, gratuito e não precisa de nenhum equipamento especial. Dê um passeio pelo seu bairro ou encontre um local cénico, como um parque, para sair e esticar as pernas.- Leve uns auscultadores e ouça música ou veja um podcast enquanto caminha!
Faça HIIT para colocar o seu corpo numa fase de queima de gordura.
O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) queima gordura e constrói músculo. Os treinos HIIT alternam entre pequenas explosões de exercício intenso e breves períodos de descanso. Pode fazer treinos HIIT em casa com pouco ou nenhum equipamento. Na verdade, o HIIT faz com que o seu corpo queime mais gordura armazenada e ativa as hormonas de construção muscular ao mesmo tempo. É o melhor dos dois mundos!- Pode criar um treino HIIT simples, escolhendo alguns dos seus exercícios favoritos, como saltos, agachamentos, flexões ou abdominais. Faça o máximo que conseguir durante 20 segundos, descanse durante 10 segundos e repita o exercício durante 4-5 rondas antes de passar para um exercício diferente.
Desenvolva mais músculos levantando pesos.
Utilize exercícios de musculação para ajudar a aumentar a lipólise. A lipólise é o processo de queima de gordura para obter energia e o cardio por si só não o ajudará a livrar-se de mais gordura corporal armazenada. Levantar pesos constrói músculo, o que significa que o seu corpo queimará mais gordura para alimentar os seus músculos. Arranje alguns pesos livres e faça 2-3 exercícios de musculação por semana.- Alguns dos levantamentos clássicos, como o levantamento terra, o agachamento e o supino, são clássicos por uma razão: eles funcionam. Trabalhe com um treinador ou um parceiro experiente para se certificar de que utiliza a forma correcta quando os faz.
- Se é novo no levantamento de pesos, vá com calma. Irá melhorar (e ficar mais forte) com o tempo e não vai querer lesionar-se devido a uma má forma e técnica.
Altere a sua rotina de exercícios regularmente.
Mantenha o seu exercício interessante e evite que o seu corpo se adapte. Altere as coisas ao fim de algumas semanas e troque exercícios diferentes nos seus treinos. Isso manterá os seus músculos confusos e a trabalhar arduamente e ajudará a evitar que os seus treinos se tornem aborrecidos.- Por exemplo, se tem estado a fazer um treino HIIT com muitas flexões e agachamentos, experimente trocá-los por algo como pullups e lunges.
- Altere também os seus exercícios de levantamento de pesos. Por exemplo, experimente mudar de supino plano para supino inclinado para continuar a desafiar os seus músculos.
Faça alterações alimentares graduais e saudáveis.
Reduza as suas calorias lentamente para evitar abrandar o seu metabolismo. Se estiver ansioso e pronto para começar a queimar gordura, pode ser tentador querer reduzir drasticamente as suas calorias. No entanto, isso pode fazer com que o seu corpo armazene ainda mais gordura porque pensa que está a passar fome. Em vez disso, faça mudanças lentas e graduais e tente cortar cerca de 500 calorias por dia.- Por exemplo, em vez de cortar completamente todos os hidratos de carbono, tente mudar para fontes mais saudáveis, como arroz integral e batata-doce, para não passar fome.
Siga uma dieta baixa em hidratos de carbono.
Uma dieta saudável pode ajudá-lo a queimar gordura e a manter os músculos. Comece uma dieta baixa em hidratos de carbono cortando os açúcares refinados e trocando os hidratos de carbono simples, como o pão branco, o arroz branco e as batatas, por cereais integrais, como o arroz integral e as papas de aveia. Também pode tentar trocar as fontes de hidratos de carbono, como o arroz e a massa, por alternativas com baixo teor de hidratos de carbono, como o arroz de couve-flor e a massa de abobrinha. Ao reduzir a ingestão de hidratos de carbono, o seu corpo queimará a gordura armazenada como energia.
Concentre-se em obter mais proteínas na sua dieta.
As proteínas ajudam-no a sentir-se mais cheio e satisfeito. O que pode ser muito útil quando se está a tentar melhorar a dieta para queimar gordura. Além disso, as proteínas ajudam a construir e a manter os músculos, o que pode ajudar a evitar a perda de massa muscular à medida que perde peso. Concentre-se em fontes de proteína magra, como frango, tofu, carne moída magra e claras de ovo.- Por exemplo, se pesar 68 kg, procure obter pelo menos 150 gramas de proteínas.
Coma 6 refeições mais pequenas ao longo do dia.
Evite comer 2-3 refeições grandes para manter o seu metabolismo acelerado. Embora seja tradicional e comum comer três refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar), se estiver a tentar queimar gordura seguindo uma dieta mais saudável, o seu corpo pode tentar armazenar mais gordura se houver muito tempo entre as refeições. Distribua a sua alimentação diária por 6 refeições mais pequenas, espaçadas ao longo do dia. Desta forma, terá sempre combustível e o seu metabolismo continuará a disparar.- Quanto mais ativo for o seu metabolismo, mais gordura o seu corpo queimará.
Evite comer alimentos processados.
Os snacks estão muitas vezes carregados de gordura, açúcar e sal adicionado. Comida de plástico, doces, batatas fritas e outras formas de snacks processados são uma receita para o desastre se estiver a tentar queimar gordura. Tente evitar totalmente estes alimentos e troque-os por alternativas saudáveis, como fruta ou frutos secos. O seu corpo vai agradecer-lhe por isso.- Também pode procurar snacks saudáveis que não estejam cheios de óleo e açúcar.
- Pode ser útil evitar ter comida de plástico em casa para não se sentir tentado se tiver fome.
Tente mastigar cada dentada pelo menos 40 vezes.
Pode ajudar na digestão e fazer com que se sinta mais cheio. Quando temos fome, podemos não pensar muito na forma como estamos a mastigar a comida. Mas a mastigação é muito importante! Ajuda a decompor os alimentos para que o seu corpo os possa digerir melhor, além de abrandar o ritmo enquanto come, o que pode ajudá-lo a sentir-se saciado mais rapidamente. Não tenha pressa e mastigue bem cada dentada.- Tente contar cada mastigação ou cante uma canção como 'Parabéns a você' ou o ABC enquanto mastiga cada bocado.
Perguntas e respostas de especialistas
- PerguntaQuanto tempo demora uma dieta pobre em hidratos de carbono a começar a fazer efeito? Depende da pessoa, mas deve começar a ver e a sentir resultados dentro de 2 semanas ou mais.
- PerguntaSe o meu peso é de 50 kg, como é que posso perder 10 kg num mês? Perder 10 kg num mês seria 20% do seu peso corporal total e não é aconselhável. Seria muito pouco saudável tentar perder tanto peso.
- PerguntaO meu peso é de 90 kg e quero perder 10 kg num mês. O que é que posso fazer? Sugiro que reveja o seu objetivo para 3-5 kg por mês, o que é muito mais seguro, mais saudável e mais provável de se manter.
Vídeo
Dicas
- Não se preocupe tanto com os números na balança. Em vez disso, preste atenção à forma como as suas roupas lhe assentam enquanto começa a queimar gordura e a perder peso para ver as mudanças reais que deseja.
Avisos
- Muitos produtos dietéticos que afirmam queimar gordura podem ser mais propaganda do que substância. Alguns deles podem ser prejudiciais para si. Consulte o seu médico antes de começar a utilizar quaisquer produtos ou suplementos para perda de peso, especialmente se tiver uma condição médica subjacente, como diabetes ou doenças cardíacas.
- Se está a lutar contra uma perturbação alimentar, não tem de lidar com ela sozinho. Procure um conselheiro, terapeuta ou médico para obter ajuda.