Como fazer Bungee Jump

Autor do artigo:Gabriel Silva

Já ouviu alguém dizer: 'Se toda a gente saltasse de uma ponte, você saltava?' Bem, se gostaria de responder sim a essa pergunta, então o bungee jumping é a resposta! O bungee jumping pode ser uma experiência incrível e é importante se preparar.

Passos

Encontrar o local

  1. Passo 1 Verifique a condição do seu corpo.1Verifique sua condição corporal. Em geral, o bungee jumping é muito seguro, mas certas condições podem torná-lo potencialmente perigoso. Estas condições incluem tensão arterial elevada, problemas cardíacos, tonturas, epilepsia e lesões no pescoço, costas, coluna vertebral ou pernas. Se tiver alguma destas condições, é melhor falar com um médico antes de planear a sua experiência de bungee jumping.
    • Muitos arneses são presos aos tornozelos e podem agravar quaisquer problemas nos tornozelos ou joelhos que possa ter.
    • As lesões no pescoço e nas costas podem dificultar o bungee jumping devido à pressão exercida durante o salto. Fale com o seu médico.
  2. Passo 2 Certifique-se de que tem idade suficiente.2Certifique-se de que tem idade suficiente. Algumas empresas autorizam saltos a partir dos 14 anos, outras só autorizam saltos a partir dos 16 anos. Em muitos casos, se tiver menos de 18 anos, o seu pai ou tutor terá de o acompanhar para assinar as autorizações fornecidas pela empresa.
  3. Passo 3 Encontrar um local de bungee jumping.3Encontrar um local de bungee jumping. Muitos locais de bungee jumping estão situados em ambientes com belas paisagens. Encontre o que mais lhe agrada! Existem muitos locais em todo o mundo e algumas das atracções turísticas mais populares também oferecem experiências de bungee jumping.
    • Pode saltar de pontes, gruas, plataformas em edifícios, torres, balões de ar quente, helicópteros ou teleféricos. Escolha o local que mais lhe agradar.
  4. Passo 4 Verifique a segurança e a legalidade das empresas de bungee outfitters.4Verifique a segurança e a legalidade das empresas de bungee outfitters. Certifique-se de que se trata de uma empresa legal e não de um tipo qualquer com uma corda no cimo de uma ponte. Leia as avaliações do seu fornecedor online ou peça referências ao fornecedor e veja o que as outras pessoas têm a dizer. Verifique se o seu fornecedor está registado no conselho local de turismo.
    • O Código de Práticas Seguras da BERSA (British Elastic Rope Sports Association) é uma diretriz de segurança para os operadores. Abrange três tópicos importantes: participação informada (o que significa que tem de compreender os riscos envolvidos), redundância (o que significa que existem sistemas de reserva para que, se um componente falhar, o sistema não falhe na sua totalidade) e competência (o que significa que todo o equipamento e pessoal têm de ter qualidade suficiente para desempenhar a sua função com competência). Este código permite-lhe garantir a segurança do seu operador.
  5. Passo 5 Don't be afraid to ask questions.5Não tenha medo de fazer perguntas. Isto também o ajuda a verificar o fornecedor e a certificar-se de que ele sabe o que está a fazer. Pode fazer perguntas sobre o equipamento, a formação do pessoal, as normas de funcionamento, o historial e assim por diante. Isto ajuda-o a determinar o grau de conhecimento, simpatia e segurança da empresa.
  6. Passo 6: Analisar os custos.6Investigar os custos. Informe-se sobre os custos com antecedência, uma vez que pode ter de pagar até 100 dólares ou mais. Muitas empresas cobram um depósito aquando da reserva, que pode ser de cerca de 50 dólares ou metade do custo total.
  7. Passo 7 Reserve o seu salto.7Reserve o seu salto. Pode querer reservar com antecedência para garantir que quando chegar pode saltar. Algumas empresas exigem reserva antecipada porque é preciso pegar transporte para o local do salto.

Preparar-se

  1. Passo 1 Não't think about it too much.1Não pense demasiado no assunto. Quanto mais pensar, mais nervoso ficará e maior será a probabilidade de desistir ou de se convencer a não o fazer. Toda a gente fica nervosa, por isso não se preocupe por se sentir assim!
    • O facto de ter medo das alturas não significa que não possa saltar. O bungee jumping é uma experiência muito diferente e pode não sentir o mesmo enquanto salta - especialmente por causa da adrenalina!
  2. Passo 2 Vestir-se corretamente.2Vestir-se corretamente. Use roupas confortáveis e enfie a camisa para dentro, para que esta não se levante quando desacelera, mostrando a todos a sua barriga. De igual modo, não use saias. O vestuário não deve ser restritivo nem demasiado largo. Os sapatos devem ter sola plana e estar bem fixos nos pés. Não use botas ou sapatos que fiquem altos nos tornozelos, caso contrário podem interferir com a ligação dos arneses de tornozelo.
  3. Passo 3 Prender o cabelo.3Ate o cabelo. Se tiver cabelo comprido, deve prendê-lo para que não fique preso em nenhum dos componentes nem lhe bata na cara enquanto estiver a saltar.
  4. Passo 4 Compreender o arnês.4Conheça o seu arnês. Existem diferentes tipos de arneses utilizados para o bungee jumping, mas os mais comuns são o arnês de corpo e o arnês de perna. O arnês de perna prende-se a ambos os tornozelos e deve ter um arnês de reserva (normalmente um arnês de assento, como o que se usa para fazer escalada normal).
    • Um arnês de corpo permite-lhe mover-se mais facilmente e efetuar rotações ou saltos mais facilmente. Se estiver ligado através de um arnês de corpo, deve ter pelo menos um arnês de assento e um arnês de ombros, ou um arnês de corpo inteiro.
  5. Etapa 5 Pense na forma como vai saltar.5Pense na forma como vai saltar. Há muitos estilos diferentes de saltar, mas a melhor forma de saltar é o mergulho de andorinha. Neste salto, dá um belo salto da plataforma com os braços bem esticados e voa como um pássaro em direção ao chão. Quando chegar ao fundo, deve estar virado diretamente para baixo e a desaceleração deve ser muito suave.
    • Outros tipos de mergulhos incluem o mergulho de costas, o salto de corrimão (semelhante ao swallow, exceto que está a saltar de um corrimão em algumas pontes), a queda de morcego (em que fica pendurado de cabeça para baixo na borda da plataforma antes de saltar e depois simplesmente cai), o elevador (cai de pé primeiro, mas pode ser muito perigoso e partir os tornozelos) e o tandem (saltar com duas pessoas ao mesmo tempo).
  6. Passo 6 Observar os outros a saltar.6Veja os outros a saltar. Reserve algum tempo para relaxar e ver outras pessoas a saltar antes de iniciar a sua experiência. Isto pode ajudá-lo a acalmar a sua mente e os seus nervos.
  7. Passo 7 Depilar as pernas.7Repila as pernas. Se estiver a usar um arnês de pernas, terão de levantar as suas calças para o prender. Se a visão das suas pernas não barbeadas o envergonhar, certifique-se de que as depila antes de saltar.

Saltar

  1. Passo 1 Faça o registo com o seu fornecedor.1Assinar com o seu fornecedor. Pagará o saldo do seu salto, se ainda não o tiver feito, e assinará alguns formulários e autorizações. Embora o bungee jumping seja muito seguro, eles vão querer ter certeza de que você entende os riscos potenciais. Se tiveres alguma dúvida sobre o termo de responsabilidade, não hesites em perguntar a um membro da equipa.
  2. Passo 2 Prepare-se para ser pesado.2Prepare-se para ser pesado. O pesador irá pesá-lo para se certificar de que está a utilizar o equipamento correto para o seu peso corporal e para se certificar de que não está acima do limite de peso do fornecedor.
  3. Passo 3 Vá para o topo da ponte elástica.3Vá para o topo da ponte elástica. Quando chegar ao topo do bungee, haverá instrutores lá em cima que o irão preparar. Se conseguires chegar ao topo, então deves ficar bem porque esta é uma das partes mais assustadoras!
  4. Passo 4 Ouça os seus instrutores.4Ouça os seus instrutores. Ouça o que eles têm a dizer, pois isso tornará o seu salto mais agradável. Além disso, não tenha medo de fazer perguntas - é para isso que eles estão lá. Os instrutores colocam-lhe almofadas à volta dos tornozelos e, em seguida, prendem-lhe grandes elásticos, que, por sua vez, serão ligados ao cabo de bungee!
  5. Passo 5 Compreender que o medo é natural.5Compreenda que o medo é natural. O medo é a forma do seu corpo se proteger como auto-defesa. Tente canalizar os seus pensamentos e convencer a sua mente de que não está a fazer mal a si próprio. As coisas vão mover-se rapidamente quando estiveres amarrado, por isso deixa as coisas acontecerem.
    • Não olhes para baixo antes de saltares! Terá muito tempo para admirar a paisagem enquanto salta. Olhar para baixo antes de saltar pode fazê-lo mudar de ideias.
  6. Passo 6 Saltar quando um membro da equipa gritar 'Go!'6Pula quando um membro da equipa gritar 'Vai!' É uma sensação incrível cair no ar a essa velocidade! Desfruta da viagem e sente-te à vontade para gritares! No final da queda, deverás desacelerar suavemente e a sensação será bastante tranquila.
    • Depois do salto, um tipo num barco pode vir e soltar-te das cordas ou levantar-te de volta para a ponte ou para o local de onde saltaste.
  7. Passo 7 Gabar-te do que fizeste!7Garante-se disso! Acabaste de fazer bungee jumping - ficaste instantaneamente super fixe!

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaSe eu tiver problemas lombares, devo fazer bungee jumping na mesma? Recomendaria que falasse com o seu médico antes de fazer bungee jumping, para garantir que não prejudica ainda mais as suas costas.
  • PerguntaTenho um problema cardíaco. Posso fazer bungee jumping na mesma? Deve falar com o seu médico para determinar se o bungee jumping será prejudicial com o seu problema cardíaco.
  • PerguntaUm elástico funciona se eu for fazer bungee jumping em casa? Se não, que tal 28 elásticos? Não, os elásticos não foram concebidos para aguentar o peso de um ser humano. Precisa de algo mais seguro e mais forte.

Dicas

  • Se é a sua primeira vez, não tente nada extravagante... confie em mim.
  • Retire todos os objectos de valor dos bolsos antes de saltar.
  • Não masque chiclete ou qualquer alimento!

Avisos

  • Pessoas que têm um histórico de ataques de ansiedade podem querer reconsiderar.
  • Não faça bungee jump se tiver joelhos ou quadris muito ruins. Isso fará com que eles se machuquem.
  • Certifique-se de ter todos os equipamentos de segurança antes mesmo de pensar em pular.