Como rebater uma bola de vôlei

Autor do artigo:Gabriel Silva

O ressalto, profissionalmente conhecido como passe, é a habilidade mais básica e essencial no voleibol. O ressalto é utilizado para bater uma bola que se encontra abaixo da cabeça, ou na sua plataforma, como a maioria dos jogadores de voleibol lhe chama, e é normalmente utilizado como primeiro toque para receber um serviço ou para receber uma pancada forte. Para ter sucesso nesse esporte, é preciso saber o básico e o quique, oficialmente conhecido como passe, é a habilidade mais importante.

Passos

  1. Coloque-se em posição. Deve ficar de pé com as pernas afastadas à largura dos ombros e deve inclinar-se um pouco para a frente. Seus joelhos devem estar um pouco dobrados, prontos para colocar suas pernas em ação. As suas mãos devem juntar-se no último momento antes de a bola chegar até si; quando se aproximar da bola, pode manter as mãos afastadas cerca de meio metro e juntá-las quando a bola vier na sua direção. Caso contrário, será difícil manobrar-se para ficar na posição correcta para bater a bola.
  2. Crie uma plataforma com seus braços. A plataforma é a área entre os pulsos e os cotovelos, que é o 'ponto ideal' para bater na bola. Para criar a sua plataforma, a coisa mais importante que precisa de fazer é juntar as mãos corretamente enquanto mantém os braços direitos à sua frente, ligeiramente abaixo da cintura, com os ombros arqueados. Junte as mãos à sua frente, com os polegares juntos, lado a lado. Não entrelace os dedos, pois isso fará com que perca o controlo da bola.
    • Pode fechar o punho com uma mão e enrolar a outra à volta (o método da bola), ou pode dobrar um polegar até à palma e apoiá-lo na outra mão (o método da chávena), fazendo assim uma chávena com a outra mão.
    • Se estiver a usar o método da taça, os polegares devem estar paralelos entre si e os quatro dedos de cada mão também devem estar paralelos entre si.
    • Lembre-se de manter os cotovelos bloqueados e os joelhos dobrados.
  3. Use as pernas. Usando os joelhos e os braços, empurre a bola. Se for um jogador mais novo (12 anos ou menos), pode beneficiar de dobrar os joelhos e usá-los para dar força às pernas e ganhar impulso para guiar a bola.
  4. Bata na bola com os dois braços. Posicione-se de forma a bater a bola com os dois braços. Caso contrário, não conseguirá apontar corretamente a bola e poderá sofrer uma falta. Isto pode ser um pouco complicado, quando a bola vem num ângulo inesperado, mas é sempre importante posicionar-se de forma a que a bola bata nos braços com a mesma força, para que possa apontar e bater corretamente.
  5. Desloque-se para a bola de forma a que esta caia diretamente à sua frente. Pode bater a bola para trás, claro, mas deve certificar-se de que faz contacto com a bola mesmo à sua frente (pode ter de se afastar da rede). Para obter melhores resultados, deve estar virado para a direção em que a bola vem com os ombros e a parte da frente do corpo.
    • Se não precisar que a bola volte para trás, balance os braços ou coloque-os acima dos ombros. Se precisar que a bola vá para trás, balance cuidadosamente os braços para trás, tanto quanto for necessário.
  6. Passar a bola. Mantenha os olhos na bola. Siga a trajetória da bola à medida que ela desce e mesmo quando a bate. Faça contacto com a bola ao nível da cintura. Quando a bola estiver mesmo acima dos seus antebraços, endireite as pernas para que os seus braços se movam para cima para a receber. Tente tocar a bola nos antebraços (acima da mão, mas abaixo da articulação do cotovelo). Ao mesmo tempo, mova ligeiramente os braços para a frente e para cima, mas não os balance. Ao contrário do que muita gente pensa, a maior parte da força deve vir das pernas.
  7. Apontar a bola. Mergulhe ou torça o ombro para apontar a bola. Não se pode apontar com os antebraços, porque é necessário mantê-los planos para proporcionar uma boa plataforma para a bola. Em vez disso, mova-se a partir dos ombros para que ambos os braços fiquem juntos e se movam como uma unidade. Idealmente, pode ficar alinhado com a bola (apontar os pés para o alvo) para que possa bater diretamente para a frente. Não se esqueça de apontar a bola ligeiramente para a direita do centro da rede, uma vez que é aí que o definidor deve estar.
    • Deve baixar o ombro e colocar o peso na bola que se está a mover em direção ao alvo. Utilize a sua plataforma para o ajudar a apontar a bola.
  8. Mantém os olhos na bola depois de a teres batido. Observe a bola com os olhos, não com o corpo todo, e tente manter o queixo para baixo, porque isso dá-lhe mais controlo sobre a bola. Alguns treinadores até lhe pedem para colocar a gola da camisa na boca para manter o queixo para baixo.
    • Depois de soltar a bola, separe as mãos, mas mantenha-as a meio metro de distância, antecipando o próximo movimento da bola e prepare-se para bater a bola de voleibol.

Jogar voleibol como um profissional com esta série para especialistas

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que eu bato com mais força?
    Quanto mais baixo estiveres, mais força terás quando te levantares. O segredo é não balançar os braços.
  • Pergunta
    Se os meus braços estiverem mais baixos do que a cintura, isso afecta-me?
    Sim. A bola vai voar para baixo e para debaixo da rede em vez de ir para cima. Para resolver este problema, dobre mais as pernas para ficar mais perto do chão.
  • Questão
    Como é que controlo uma bola de voleibol?
    Para a deslocar para a direita, baixe um pouco o ombro direito. Para a deslocar para a esquerda, baixe o ombro esquerdo. Quanto mais perto as suas mãos estiverem do chão, mais baixa será a bola de voleibol.

Vídeo

Dicas

  • Não tenha medo de correr ou mergulhar para a bola. No entanto, se correr para a bola, não corra com as mãos juntas. Isso fará com que corra mais devagar e perca a bola.
  • Se ficar com pequenas nódoas negras roxas no braço depois de jogar voleibol pela primeira vez desde há algum tempo, não se assuste. Ficarão doridas durante alguns dias, mas depois desaparecerão e endurecerão os seus braços
  • Mantenha-se calmo e concentrado.

Avisos

  • Não levante ou 'carregue' a bola. O ressalto deve ser um golpe rápido. Se a bola ficar em contacto com o seu corpo durante muito tempo, pode ser considerada uma falta e perder um ponto.
  • Não cruze os polegares em nenhuma circunstância, pois é possível partir um osso ao bater dessa forma.
  • Se tiver uma pele sensível ou braços ósseos, é provável que os seus antebraços doam depois de bater a bola algumas vezes. Não se preocupe, se conseguir aguentar, habituar-se-á e deixará de doer.
  • Não bata na bola com as mãos. Muitas pessoas dizem que lhes dói jogar voleibol, mas normalmente é porque estão a bater na bola com as mãos. Para além disso, as mãos não formam uma boa plataforma plana, e a pancada provavelmente será errática.
  • Não cruze os dedos. Isso pode causar lesões se a bola atingir acidentalmente as suas mãos.