Como Construir Jangadas

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se quiser testar as suas capacidades de sobrevivência, pode construir uma jangada de troncos com materiais fornecidos principalmente pela natureza. No entanto, se não se importar de utilizar alguns plásticos, também pode fazer uma jangada com tubos de PVC ou caixas de armazenamento de plástico. Então vá em frente, pegue algumas madeiras e ferramentas, e impressione seus amigos com sua jangada DIY!

Passos

Fazendo uma jangada de caixas de armazenamento de plástico

  1. Passo 1 Coloque 10 caixas de arrumação numa folha de contraplacado de 1,9 cm.
    Coloque 10 caixas de arrumação numa folha de contraplacado de 1,9 cm. Retire as tampas das caixas de armazenamento de plástico de 68 l (18 galões americanos) e coloque-as de cabeça para baixo sobre o contraplacado de 2,4 m × 1,2 m (8 pés × 4 pés). Espace-os uniformemente em 2 filas de 5 - devem encaixar bem com pouco espaço entre eles.
    • Pode comprar caixas de armazenamento de plástico e folhas de contraplacado em qualquer loja de artigos para a casa.
  2. Passo 2 Faça furos piloto nas pegas do caixote e no contraplacado.
    Faça furos piloto através das pegas do caixote e do contraplacado. Algumas marcas de caixotes do lixo já têm orifícios em cada pega - neste caso, basta perfurar através deste orifício e através do contraplacado por baixo. Se as pegas não tiverem furos, basta perfurá-los e continuar a atravessar o contraplacado.
    • Escolha uma broca que tenha um diâmetro igual ou ligeiramente maior do que os parafusos de 3,2 cm de comprimento que vai inserir, para que os orifícios piloto sejam suficientemente grandes para aceitar os parafusos.
    • Apoie o contraplacado em blocos ou cavaletes baixos, ou coloque-o num solo macio. Desta forma, não vai furar o chão da sua garagem, oficina ou entrada de automóveis!
    • Faça um total de 20 furos-piloto - 2 por contentor, 1 por pega.
  3. Etapa 3 Retire os caixotes e coloque o contraplacado na vertical no seu lado mais comprido.
    Retire os caixotes e coloque o contraplacado na vertical no seu lado mais comprido. Pode encostar o contraplacado a cavalos de serração, a uma vedação, etc., ou pedir a um amigo que o segure na vertical. Só precisa de ter acesso a todos os furos-piloto que fez.
  4. Passo 4 Deslize as anilhas sobre os parafusos galvanizados e coloque uma em cada orifício piloto.
    Deslize as anilhas sobre os parafusos galvanizados e coloque uma em cada orifício piloto. Coloque anilhas de metal galvanizado ou de plástico resistente em cada parafuso de 3,2 cm (1,25 pol.) e, em seguida, introduza-as em cada um dos 20 orifícios-piloto. Para os manter no lugar temporariamente, coloque um pedaço de fita adesiva sobre a cabeça de cada parafuso.
    • Assim, de um lado do contraplacado, cada pedaço de fita adesiva cobrirá uma cabeça de parafuso e uma anilha que está presa entre a cabeça do parafuso e o contraplacado. A outra extremidade de cada parafuso estará a sair do outro lado do contraplacado.
    • Os parafusos galvanizados são resistentes à ferrugem e aguentam-se melhor na água.
  5. Passo 5 Coloque o contraplacado no chão e coloque os caixotes nos parafusos.
    Coloque o contraplacado no chão e coloque as caixas nos parafusos. Coloque o contraplacado no chão de modo a que os parafusos fiquem para cima (e as cabeças dos parafusos cobertas com fita adesiva fiquem para baixo). Faça deslizar os orifícios-piloto nas pegas de cada contentor sobre os parafusos.
  6. Passo 6 Fixe os caixotes no lugar, colocando anilhas e porcas sobre os parafusos.
    Fixe os contentores no lugar, colocando anilhas e porcas sobre os parafusos. Coloque anilhas galvanizadas ou de plástico resistente sobre os 20 parafusos e, em seguida, aperte manualmente 20 porcas galvanizadas nos parafusos.
    • Termine de apertar os parafusos com uma catraca com uma extensão ou com um berbequim elétrico com uma broca de catraca com extensão.
  7. Passo 7 Construa e ligue secções adicionais para fazer uma jangada maior.
    Construa e ligue secções adicionais para fazer uma jangada maior. Se quiser uma jangada maior do que 2,4 m × 1,2 m, construa uma ou mais jangadas mais pequenas de acordo com o mesmo processo. Depois, prenda-as lado a lado, aparafusando pedaços de madeira de 5,1 cm × 10,2 cm no topo do deck de contraplacado.
    • Por exemplo, para criar uma jangada de 2,4 m × 2,4 m, coloque duas jangadas mais pequenas lado a lado. Em seguida, use 2 peças longas de madeira serrada de 5,1 cm × 10,2 cm (2,8 pés × 2,4 m) para conectar os decks ao longo de seus lados curtos.
    • Introduza pelo menos 1 parafuso galvanizado de 5,7 cm (2,25 pol.) por 30 cm (1 pé) linear de madeira serrada de 5,1 cm × 10,2 cm (2 pol. × 4 pol.).
  8. Passo 8 Lance e opere a jangada em segurança.
    Lançar e utilizar a jangada em segurança. Para lançar a jangada, utilize pelo menos 2 adultos (por cada secção de jangada) para a colocar de lado na água. De seguida, suba para o convés e utilize varas longas ou remos para dirigir e impulsionar a jangada.
    • Os contentores de plástico proporcionam uma flutuabilidade suficiente a esta jangada. No entanto, sobrecarregar a jangada aumenta a probabilidade de alguém cair, por isso, limite-se a 2-3 pessoas por secção de 2,4 m × 1,2 m (8 pés × 4 pés).
    • Certifique-se de que todos têm sempre um colete salva-vidas vestido.
    • Esta jangada é boa para águas lentas (como um rio lento), mas mantenha-a longe de águas rápidas ou agitadas.

Montagem de uma jangada de tubo de PVC

  1. Passo 1 Corte...
    Corte 4 secções de tubo de PVC de 7,6 cm (3 pol.) de diâmetro com 3,7 m (12 pés) de comprimento. Se encontrar secções de 3,7 m (12 pés) de tubo de PVC de 7,6 cm (3 pol.) de diâmetro na loja de artigos para a casa, basta comprar 4 delas. Caso contrário, utilize uma serra para cortar 4 secções mais compridas - por exemplo, 4,9 m (16 pés) - ao comprimento.
  2. Passo 2 Lixe as arestas onde cortou o PVC.
    Lixe as arestas onde cortou o PVC. Utilize uma lixa de grão médio para lixar quaisquer fragmentos de PVC ou rebarbas das extremidades cortadas do tubo. Isso garantirá uma melhor aderência das tampas das extremidades que você está prestes a cimentar no lugar.
    • O 'grão médio' refere-se geralmente a uma lixa com um número de grão entre 60 e 100.
  3. Passo 3 Cimente uma tampa de extremidade em PVC numa extremidade de um dos tubos.
    Colar uma tampa de extremidade de PVC numa extremidade de um dos tubos. Aplique uma camada fina de primário para PVC à volta do rebordo interior da tampa da extremidade de PVC e nos últimos 2,5 cm da extremidade do tubo, utilizando o pincel que está fixado na parte inferior da tampa da lata de primário. Aguarde 10 segundos e, em seguida, repita o processo com o cimento de PVC. Pressione imediatamente a tampa da extremidade com firmeza, torça-a ligeiramente e continue a pressioná-la durante 15 segundos até o cimento secar.
    • Repita este processo com as outras 7 tampas e extremidades do tubo.
    • Encontrará pequenas latas (separadas) de primário de PVC e de cimento de PVC na secção de material de canalização de qualquer loja de artigos para a casa.
    • Trabalhe numa área bem ventilada para dissipar os fumos criados pelo cimento para PVC e use luvas de trabalho para evitar que entrem em contacto com as suas mãos.
  4. Passo 4 Adicionar calafetagem resistente à água...
    Adicione calafetagem resistente à água à volta das ligações da tampa da extremidade. Utilize uma pistola de calafetagem para aplicar uma camada fina de calafetagem à volta da junção entre a tampa da extremidade e a extremidade do tubo. Depois, molhe o dedo e alise-o sobre o cordão de calafetagem para o pressionar na junta. Repita este procedimento com as outras ligações da tampa da extremidade.
    • Este passo não é absolutamente necessário, uma vez que o cimento para PVC deve proporcionar uma vedação estanque duradoura. No entanto, a calafetagem proporciona uma segurança extra.
    • Utilize uma calafetagem que seja rotulada como resistente à água.
  5. Passo 5 Corte 2 comprimentos de 1,5 m (5,1 cm × 10,2 cm) de madeira serrada de 2 pol. × 4 pol.
    Corte 1,5 m de madeira serrada de 5,1 cm × 10,2 cm. Se possível, compre madeira tratada sob pressão, pois ela resistirá melhor ao apodrecimento. Utilize uma serra manual ou circular para cortar a madeira à medida.
  6. Etapa 6: Desenhe um retângulo com os tubos de PVC e a madeira.
    Desenhe um retângulo com os tubos de PVC e a madeira. Olhando de cima, pretende-se criar um retângulo de 3,0 m × 1,5 m (10 pés × 5 pés). Cada um dos 2 lados compridos será feito de 2 tubos de PVC colocados lado a lado. Para os dois lados curtos, coloque os pedaços de madeira cortados em cima dos canos, a 30 cm de cada uma das tampas das extremidades.
    • Assim, na realidade, o seu retângulo terá 4 'caudas' de 30 cm de comprimento de tubo de PVC a sair dos cantos.
  7. Passo 7 Faça 4 furos-piloto em cada tábua, cada um por cima de um tubo de PVC.
    Faça 4 furos-piloto em cada tábua, cada um por cima de um tubo de PVC. Nesta altura, faça os furos-piloto apenas através da madeira, mas localize-os de modo a que possa passar os parafusos a direito através da madeira e para o centro do tubo de PVC por baixo.
    • Faça os furos-piloto com uma broca que tenha um diâmetro ligeiramente inferior ao dos parafusos de latão de 5,1 cm que vai inserir.
  8. Passo 8 Mergulhe um parafuso de latão de 5,1 cm (2 pol.) em gel de silicone e coloque uma anilha à prova de água.
    Mergulhe um parafuso de latão de 5,1 cm em gel de silicone e coloque-o numa anilha à prova de água. O gel de silicone evitará a ferrugem e ajudará a aderir o parafuso ao tubo de PVC. Utilize uma anilha de borracha ou plástico para evitar a oxidação.
    • Vai fazer isto para todos os parafusos, mas trabalhe um de cada vez.
    • Pode comprar tubos de gel de silicone numa loja de artigos para a casa.
  9. Passo 9 Introduza o parafuso mergulhado no orifício piloto e repita.
    Introduza o parafuso mergulhado no orifício piloto e repita. Utilize uma chave de fendas eléctrica para torcer o parafuso mergulhado através do orifício piloto e para dentro do tubo de PVC, até que a anilha fique bem encostada à parte superior da madeira. Em seguida, repita todo o processo (mergulhar os parafusos, etc.) mais 7 vezes para fixar os tubos de PVC à madeira.
  10. Passo 10 Fixe uma folha de contraplacado de 1,3 cm de espessura como plataforma da jangada.
    Fixe uma folha de contraplacado de 1,3 cm de espessura como plataforma da jangada. Corte a folha de contraplacado de forma a corresponder às dimensões do retângulo formado pelos tubos de PVC e pelos pedaços de madeira - neste caso, 3,0 m × 1,5 m (10 pés × 5 pés). Coloque o contraplacado sobre o retângulo e passe pelo menos 5 parafusos de latão através do contraplacado e nos pedaços de madeira em cada extremidade.
    • Mergulhe os parafusos de latão no gel de silicone como anteriormente.
    • Se não conseguir encontrar uma folha de contraplacado suficientemente grande - algumas lojas têm um tamanho máximo de 2,4 m × 1,2 m - prenda mais 2 pedaços de madeira de 1,5 m aos tubos de PVC, espaçados uniformemente entre os 2 nas extremidades da jangada. Em seguida, corte 4 folhas de contraplacado com comprimentos de 1,52 m × 0,76 m (5 pés × 2,5 pés) e fixe-as lado a lado sobre os 4 suportes.
  11. Passo 11 Deixe o silicone secar durante 4 horas antes de colocar a jangada na água.
    Deixe o silicone secar durante 4 horas antes de colocar a jangada na água. Se o silicone não secar por pelo menos 4 horas, ele simplesmente sairá quando você lançar a jangada na água. Sem o revestimento de silicone, os parafusos enferrujam mais rapidamente e a ligação entre a madeira da jangada e o tubo de PVC não é tão forte.
  12. Passo 12 Utilize esta jangada em segurança e apenas em águas calmas.
    Utilize esta jangada em segurança e apenas em águas calmas. Embora esta jangada tenha capacidade de flutuação suficiente para 2 adultos e algum equipamento, só deve ser utilizada em lagoas ou lagos calmos. Não a utilize em águas correntes (como rios) ou em águas agitadas (devido ao vento, chuva, etc.). Além disso, use sempre um colete salva-vidas aprovado.
    • Para aumentar a flutuabilidade, pode colar folhas de isolamento de espuma rígida na parte inferior da plataforma de contraplacado. Escolha uma cola destinada a ser utilizada com espuma rígida. No entanto, mesmo com esta flutuabilidade extra, mantenha esta jangada em águas calmas.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

Avisos

  • Sempre use um colete salva-vidas quando estiver perto da água.

Coisas de que vai precisar

Construindo uma jangada de caixa de armazenamento de plástico

  • Caixas de armazenamento de plástico de 10, 18 galões (68 l)
  • 2,4 m × 1,2 m (8 pés × 4 pés) de madeira compensada de 1,9 cm (0,75 pol.)
  • Parafusos, anilhas e porcas galvanizados (mais de 20 por peça)
  • Berbequim
  • Catraca de extensão ou broca de catraca de extensão
  • Fita adesiva

Montagem de uma jangada de tubo de PVC

  • 4 secções de 3,7 m (12 pés) de tubo de PVC de 7,6 cm (3 pol.)
  • Serra de arco
  • Primário e cimento para PVC
  • 8 tampas de extremidade de tubo de PVC de 3 pol. (7,6 cm)
  • Pistola de calafetagem com calafetagem resistente à água
  • 2, 5 pés (1,5 m) de comprimento de madeira serrada de 2 in × 4 in (5,1 cm × 10,2 cm)
  • Folha de 10 pés × 5 pés (3,0 m × 1,5 m) de contraplacado de 0,5 pol. (1,3 cm)
  • Serra
  • Berbequim
  • Chave de fendas
  • Parafusos de latão com anilhas de borracha
  • Gel de silicone