Como construir músculos (para raparigas)

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer ganhar massa muscular e tonificar o seu corpo? Construir músculo como mulher é totalmente possível, apesar do que possa ter ouvido. Com algumas mudanças simples no estilo de vida, que são construídas em torno de um aquecimento saudável e exercícios de fortalecimento muscular, as meninas também podem aumentar sua massa muscular e força.

Passos

Visando os músculos certos

  1. Passo 1 Tire o máximo partido do seu treino com exercícios compostos.
    Tire o máximo partido do seu treino com exercícios compostos. Os exercícios que trabalham os principais grupos musculares (exercícios compostos) proporcionam-lhe os ganhos mais significativos de massa muscular e aumentam a sua taxa metabólica. Por exemplo, o supino trabalha os peitorais, os tríceps e os deltóides num único exercício. Um exercício isolado, como o kickback para tríceps, trabalha apenas o tríceps.
    • Os exercícios compostos atingem mais fibras musculares em cada levantamento, pelo que se obtém um bom resultado.
    • Tente criar uma rotina de exercícios compostos com uma divisão superior/inferior de 4 dias ou uma divisão de corpo inteiro de 3 dias para evitar sobrecarregar os seus músculos, o que acontece frequentemente com exercícios isolados.
    • Utilize exercícios isolados para ajustar o seu crescimento muscular quando já tiver atingido os seus objectivos.
    • Os agachamentos de costas e os agachamentos búlgaros são outros excelentes exercícios compostos que pode experimentar.
  2. Passo 2 Desenvolva os músculos das suas pernas e nádegas.
    Desenvolver os músculos das pernas e das nádegas. Para aumentar a massa muscular na parte inferior do corpo, é necessário fazer exercícios que visem os grandes músculos das coxas, dos gémeos e das ancas. Quando se trata de construir músculos, pesos pesados (ou alta resistência) e baixas repetições são a chave (enquanto o oposto é verdadeiro se estiver a tentar melhorar a sua resistência).
    • Para construir os músculos das coxas, é necessário fazer exercícios que se concentrem nos isquiotibiais, quadríceps e adutores da anca, tais como diferentes variações de lunges, agachamentos e step ups. Os agachamentos para trás, os agachamentos para a frente e os agachamentos búlgaros são alguns dos excelentes exercícios de fortalecimento das coxas que pode experimentar no seu próximo treino.
    • Os deadlifts e as pontes de glúteos são óptimas formas de fortalecer os glúteos.
    • Para fortalecer os músculos das suas panturrilhas (gastrocnémio, sóleo e tibial anterior), faça elevações da panturrilha em pé ou sentado.
    • Os músculos das ancas e dos glúteos (glúteo máximo, abdutores, flexores e rotadores externos profundos) são trabalhados com alguns dos mesmos exercícios das pernas (como os agachamentos e os lunges), mas para adicionar exercícios mais específicos que visem estes músculos, experimente as extensões da anca e os leg press.
    • Estes exercícios devem ser efectuados com uma resistência suficientemente pesada para que só consiga fazer 4 a 8 repetições no máximo. Se conseguir fazer facilmente 8 ou mais repetições, provavelmente está a usar uma resistência demasiado baixa e está a desenvolver resistência em vez de aumentar os seus músculos.
    • Nota para os adolescentes: consulte sempre um treinador e um pediatra antes de efetuar estes exercícios. O seu corpo ainda está a crescer e a desenvolver-se, por isso evite pesos e intensidade elevada.
  3. Passo 3 Fortalecer e desenvolver os músculos das costas.
    Fortaleça e desenvolva os músculos das costas. Para fortalecer os músculos das costas, concentre o seu treino nos músculos latissimus dorsi, redondo maior, trapézio (superior, inferior, médio), elevador da escápula, rombóides, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular.
    • Existe uma grande variedade de exercícios que pode escolher para desenvolver estes músculos. Experimente os diferentes tipos de remada (como a remada curvada, a remada deitada e a remada sentada) ou faça elevações, elevações do queixo, descidas e encolhimentos de ombros.
    • Estes exercícios podem ser efectuados com pesos livres e máquinas de exercício ou mesmo apenas com elásticos ou peso corporal.
    • O fortalecimento dos músculos das costas também pode ajudar a melhorar a sua postura.
  4. Passo 4 Fortaleça o seu núcleo para obter abdominais fortes.
    Fortaleça o seu núcleo para obter abdominais fortes. Para construir músculos no abdómen, concentre o seu treino nos músculos rectos abdominais, abdominais transversais, oblíquos, quadrado lombar e eretor da espinha.
    • Quando se trata de músculos abdominais, pode usar o seu peso corporal e fazer abdominais, abdominais e elevações de pernas, ou pode tentar algo diferente e usar pesos livres, cabos ou alavancas para adicionar alguma resistência extra e realmente trabalhar esses abdominais.
  5. Passo 5 Desenvolver os músculos do peito.
    Desenvolver os músculos do peito. As mulheres podem negligenciar o treino dos músculos do peito, mas não o devem fazer. Trabalhar os músculos do peito ajuda a manter o equilíbrio muscular, especialmente se estiver a trabalhar os músculos das costas; concentrar-se apenas num lado do corpo pode levar a uma má postura.
    • Para trabalhar os músculos do peito, concentre-se em exercícios que trabalhem o peitoral maior, o peitoral menor e o serrátil anterior.
    • Escolha dois a três exercícios diferentes, como mergulhos no peito, supino, levantamentos de peso, pressões no peito e/ou moscas.
  6. Passo 6 Fortalecer os braços e os ombros.
    Fortaleça os braços e os ombros. Muitas mulheres querem braços e ombros magros e musculados. Para que isso aconteça, trabalhe os deltóides (anterior, lateral e posterior) e o supra-espinhoso no ombro e o tríceps braquial, o bíceps braquial, o braquial, o braquiorradial e os flexores e extensores do pulso nos braços.
    • Para trabalhar os ombros, faça pressões sobre os ombros ou sobre a cabeça, elevações frontais, linhas verticais ou moscas invertidas, que podem ser facilmente efectuadas com cabos, barras ou halteres para aumentar o peso.
    • Quando estiver a trabalhar os braços, use halteres ou máquinas de exercício para fazer exercícios como mergulhos de tríceps, kickbacks, extensões de tríceps, roscas de bíceps e roscas e rolos de pulso.

Construir músculos com a sua dieta

  1. Passo 1 Comece as suas manhãs com papas de aveia.
    Comece as suas manhãs com papas de aveia. A construção muscular começa com a atenção ao que se come. Quando se trata de escolher o hidrato de carbono certo, minimamente processado e com um baixo índice glicémico (IG), não há melhor alimento para o pequeno-almoço do que as papas de aveia.
    • Para além de ser rica em fibras e baixa em calorias, os benefícios dietéticos das papas de aveia incluem um perfil ideal de micronutrientes, diminuição da fome e aumento da saciedade, e menor ingestão energética subsequente (efeito de segunda refeição).
    • Em geral, as papas de aveia são uma boa forma de adicionar hidratos de carbono saudáveis à sua dieta.
    • Evite as papas de aveia pré-embaladas, que estão repletas de açúcar e aromatizantes artificiais. Cozinhe a aveia cortada em aço e adicione coberturas saudáveis, como nozes picadas e mirtilos.
  2. Passo 2 Coma carne magra.
    Coma carne magra. Comer carne magra de alta qualidade, rica em proteínas, é uma parte essencial do ganho muscular. O seu sistema digestivo decompõe a proteína da carne em aminoácidos, que são os blocos de construção do tecido muscular e necessários para a reparação e recuperação após o exercício.
    • Coma cortes magros de carne de vaca (como o assado de olho redondo, a ponta do lombo e o bife redondo superior) ou carne moída com menos de 7% de gordura. A carne de vaca com baixo teor de gordura é preferida por muitos culturistas devido ao seu teor de nutrientes (zinco, ferro e vitaminas B) e proteínas de alta qualidade.
    • Coma frango sem pele ou peru com baixo teor de gordura, que são excelentes fontes de proteína magra.
  3. Passo 3 Consumir produtos lácteos com baixo teor de gordura e ovos.
    Consuma produtos lácteos com baixo teor de gordura e ovos. Estes também estão repletos de nutrientes essenciais e proteínas que são necessários para construir e manter os músculos. Os produtos lácteos também ajudam a fortalecer os ossos durante a infância e a adolescência.
    • Adicione queijo cottage com baixo teor de gordura à sua dieta. Para além de ser uma sobremesa saudável quando combinado com bagas frescas, contém proteínas de digestão lenta e é ideal para a manutenção dos músculos.
    • Nota: se for intolerante à lactose, experimente produtos de soja que contêm cálcio e vitamina D.
    • Adicione ovos de galinha criados ao ar livre à sua dieta, que estão repletos de proteínas e nutrientes (incluindo aminoácidos essenciais, colina e vitamina D). Embora os ovos sejam considerados ricos em colesterol, vários estudos recentes demonstraram que os ovos não são prejudiciais para a sua saúde.
  4. Passo 4 Adicione hidratos de carbono ricos em nutrientes às suas refeições.
    Adicione hidratos de carbono ricos em nutrientes às suas refeições. Os músculos precisam de energia para se contraírem e essa energia provém dos hidratos de carbono. Se não consumir hidratos de carbono ricos em nutrientes, os seus treinos serão difíceis e sentir-se-á cansado. A sua primeira refeição após o treino deve ser rica em hidratos de carbono.
    • Coma frutas e legumes frescos que contenham antioxidantes para manter o seu corpo saudável.
    • As frutas e os legumes também contêm vitaminas e minerais essenciais, bem como fibras.
    • Adicione cereais integrais (como arroz integral e massa de trigo integral) às suas refeições, que estão repletos de hidratos de carbono de boa qualidade e fibras.
    • Além disso, o arroz integral ajuda a aumentar os níveis de hormonas de crescimento, que são uma parte crítica para o crescimento de músculo magro, ganhos de força e perda de gordura.
    • Evite pão branco e massas feitas de farinha processada.
  5. Passo 5: Não se esqueça das gorduras saudáveis.'t forget healthy fats.
    Não se esqueça das gorduras saudáveis. Embora as gorduras tenham uma 'má reputação', o seu corpo precisa delas para fornecer energia, absorver vitaminas lipossolúveis e manter a sua pele e cabelo saudáveis. Mas nem todas as gorduras são boas e só deve comer os alimentos que contêm ácidos gordos saudáveis.
    • Consuma alimentos ricos em gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, como nozes, abacates, sementes e óleos (como o de oliva, cártamo e linhaça).
    • Os alimentos acima referidos também são ricos em gorduras ómega 3 e ómega 6 - estes são ácidos gordos essenciais que o seu corpo não consegue produzir por si próprio.
    • Coma peixe. Além de estar repleto de ácidos gordos ómega 3, o peixe é também uma boa fonte de proteínas.
    • Evite as gorduras saturadas e trans encontradas na manteiga, leite normal, carne de vaca, alimentos processados e fast food.
  6. Passo 6 Suplemento com proteína de soro de leite.
    Tome um suplemento de proteína de soro de leite. A suplementação com proteína de soro de leite é popular entre os atletas que querem construir músculos, principalmente porque é uma fonte acessível e conveniente de proteína rápida. A investigação científica também mostra que a proteína de soro de leite é uma excelente fonte de proteínas tanto para adultos como para crianças.
    • Utilize a proteína de soro de leite imediatamente após o treino para reabastecer os seus músculos e promover o crescimento muscular.
    • Certifique-se de que também obtém proteínas de alta qualidade dos alimentos e não apenas da proteína de soro de leite.
    • Os adultos podem utilizar 20-30 gramas (0,71-1,1 oz) de proteína de soro de leite por dia, sem exceder 1,2 gramas (0,04 oz) por peso corporal (kg). Têm sido utilizadas doses mais elevadas, mas devem ser tomadas com precaução e apenas durante um período de tempo limitado.
    • As crianças devem receber 0,8-1 grama (0,03-0,04 oz) de proteínas por peso corporal (kg) por dia. O treino de força aumenta o consumo de proteínas e deve consultar o seu médico sobre a quantidade de suplementos de proteína de soro de leite (se for o caso) que deve consumir.
    • Nota: o consumo excessivo de proteínas pode ser prejudicial e conduzir a doenças renais, cancro e osteoporose. Consulte sempre o seu médico se não tiver a certeza da quantidade de proteínas que deve ingerir e antes de começar a utilizar quaisquer suplementos de proteínas.
  7. Passo 7 Tomar suplementos vitamínicos (se necessário).
    Tome suplementos vitamínicos (se necessário). Uma dieta saudável e equilibrada é a melhor forma de garantir a ingestão de vitaminas e minerais suficientes. No entanto, se tiver carência de algumas vitaminas e minerais, pode utilizar suplementos para repor a sua dieta.
    • Consulte sempre o seu médico antes de tomar qualquer suplemento. O excesso de vitaminas lipossolúveis pode ser tóxico para o organismo.

Construção muscular para adultos

  1. Passo 1 Consultar um preparador físico e/ou um médico.
    Consulte um preparador físico e/ou um médico. Antes de iniciar a sua época de treinos de musculação, consulte um médico. Os exercícios de musculação são muito exigentes para o corpo e as pessoas com algumas doenças crónicas (como problemas cardíacos, tensão arterial elevada ou AVC) podem não ser candidatas a este tipo de treino.
    • Se sofre de tensão arterial elevada (hipertensão), não deve levantar pesos pesados sem consultar o seu médico. Se a sua tensão arterial for superior a 180/110 mm Hg, não levante pesos até ter normalizado a sua tensão arterial com medicamentos.
  2. Passo 2 Planeie o seu treino de treino de força.
    Planeie o seu treino de força. O treino de força envolve os músculos do seu corpo e fá-los trabalhar contra uma resistência. Quando faz os músculos trabalharem contra uma resistência, está a forçar as fibras musculares a responderem ao stress adicional, o que leva a um aumento do tamanho e da definição muscular. Para construir músculo, é necessário adicionar o treino de força (também chamado de resistência) à sua rotina semanal.
    • Os programas de treino de força típicos utilizam pesos livres (halteres, barras), máquinas de exercício, tubos elásticos ou mesmo apenas o peso do corpo (flexões, flexões, abdominais).
    • Planeie um programa de treino de força equilibrado para todo o corpo, de modo a desenvolver os músculos do seu corpo (ver terceira secção).
  3. Passo 3 Não exagere nos exercícios cardiovasculares.
    Não exagere nos exercícios cardiovasculares. Construir músculos não é queimar gordura. A melhor forma de aumentar a massa muscular é o treino com pesos, enquanto que a forma de se livrar dos músculos é o cardio prolongado (nunca viu um corredor de maratona com grandes músculos, pois não?)
    • No entanto, não deve esquecer completamente os exercícios cardiovasculares, uma vez que estes fortalecem o sistema cardiorrespiratório e têm inúmeros outros benefícios para a saúde, incluindo a melhoria da resistência óssea, a redução da pressão arterial, a redução do risco de doenças crónicas (diabetes, cancro, doenças cardiovasculares) e a melhoria do humor.
    • Não se esqueça também de que a redução da gordura corporal total com cardio pode fazer com que os músculos 'saltem' e o seu corpo pareça mais magro e mais forte.
    • A chave para planear uma rotina de cardio durante a época de musculação é fazer sprints mais curtos em vez de treinos longos e aeróbicos. Concentre-se em exercícios de alta intensidade de 20 minutos com sprints de alta intensidade de 30 a 60 segundos seguidos de 1 minuto de descanso.
    • Faça o seu cardio separadamente do seu treino de musculação. Nunca faça cardio após o treino de musculação, mas reserve-o para um dia separado.
    • Limite a quantidade de exercícios de cardio a 20 minutos, 3 a 5 vezes por semana.
  4. Passo 4 Descanso, descanso e descanso.
    Descansar, descansar e descansar. O treino com pesos faz com que os músculos entrem num estado catabólico (degradação das proteínas musculares). Em resposta, o seu corpo tem de reparar o tecido muscular e, durante esta reparação, está na realidade a 'construir' a massa muscular. Assim, os treinos intensos de musculação têm de ser equilibrados com um descanso adequado.
    • Limite os seus treinos de força a 3 ou 4 dias por semana e não trabalhe os mesmos grupos musculares em dias consecutivos.
    • Assegurar uma boa noite de sono todas as noites; recomenda-se que os adultos durmam pelo menos 7 a 9 horas por noite.
  5. Passo 5 Aprender as técnicas correctas e conhecer os riscos.
    Aprenda as técnicas correctas e conheça os riscos. Levantar pesos não é apenas um esforço para os seus músculos, mas também para as suas articulações e ossos. Se não executar cada exercício corretamente, pode correr o risco de se lesionar.
    • Consulte sempre um instrutor e aprenda a fazer cada exercício corretamente antes de adicionar pesos pesados.

Construção muscular para crianças e adolescentes

  1. Passo 1 Consulte o seu pediatra.
    Consulte o seu pediatra. Antes de o seu filho ou adolescente participar em qualquer forma de treino de força, é importante que consulte o seu médico. As rotinas de musculação são ligeiramente diferentes para este grupo etário, uma vez que o seu corpo ainda está em desenvolvimento e crescimento. Exercícios demasiado intensos podem causar lesões que têm efeitos duradouros num corpo jovem. Uma avaliação médica prévia pode ajudar a si e ao seu filho a identificar:
    • Objectivos de treino.
    • Compreender as técnicas correctas.
    • Factores de risco, como lesões e a utilização de esteróides ou outros suplementos.
    • Tenha em atenção que, uma vez que o objetivo geral do treino de força é aumentar o tamanho dos músculos, é muito importante falar com um pediatra sobre o uso de esteróides, especialmente se o seu filho estiver envolvido num programa de treino competitivo.
  2. Passo 2 Fazer treino de força.
    Fazer treino de força. Este tipo de treino centra-se principalmente no levantamento de pesos, mas também podem ser incluídos exercícios com o peso do próprio corpo (como abdominais e flexões), bem como exercícios de resistência e agilidade, para aumentar a força e o tamanho dos músculos.
    • O levantamento de pesos é a técnica de treino de força mais comum utilizada em desportos e treinos básicos.
    • Para começar, consulte um instrutor de fitness que o possa ajudar a si ou ao seu filho a aprender cada exercício e a executá-lo corretamente.
    • Faça sempre um aquecimento para reduzir o risco de lesões, fazendo pelo menos 5 a 10 minutos de cardio.
    • Alongue-se ligeiramente antes de cada exercício e após o treino para aumentar a flexibilidade muscular.
  3. Passo 3 Comece com pesos baixos e passe para pesos mais pesados à medida que o seu corpo fica mais forte.
    Comece com pesos baixos e passe para pesos mais pesados à medida que o seu corpo fica mais forte. Utilizar pesos demasiado pesados pode provocar lesões. Além disso, é essencial aprender a fazer cada exercício corretamente antes de adicionar peso extra.
    • Mantenha a sua mecânica corporal durante cada movimento: mova-se lentamente, respire e compreenda toda a amplitude de movimento. Se fizer exercícios apressadamente ou utilizando a amplitude de movimento incorrecta, pode correr o risco de se lesionar.
    • Ouça o seu corpo. A intensidade do seu treino depende do número de repetições, do peso e do tempo de descanso antes das séries. Não se esforce demasiado.
    • No entanto, deve continuar a esforçar-se. Se não desafiar os seus músculos e começar a passar para pesos mais pesados, os seus músculos não irão crescer ou desenvolver-se.
  4. Passo 4 Evitar o powerlifting ou o halterofilismo de competição.
    Evite o levantamento de pesos ou o halterofilismo de competição. Os adolescentes e as crianças não devem praticar halterofilismo de competição, powerlifting ou musculação. Estes são tipos de musculação muito exigentes que não são adequados para crianças e que implicam um elevado risco de lesões.
    • Consulte o seu médico se não tiver a certeza do tipo de levantamento de pesos ou treino de força que você ou o seu filho devem fazer.
    • Os corpos dos adolescentes e das crianças ainda estão a desenvolver-se e a crescer, o que aumenta consideravelmente o risco de lesões.
  5. Passo 5 Adicione exercícios aeróbicos à sua rotina semanal.
    Adicione exercícios aeróbicos à sua rotina semanal. O exercício aeróbico (ou cardio) é uma atividade física que aumenta o ritmo cardíaco e ativa o sistema respiratório. O exercício aeróbico regular tem muitos benefícios para a saúde, como a manutenção do peso corporal, a redução do stress, o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, a redução do risco de doenças crónicas (diabetes, cancro) e a libertação de endorfinas para melhorar o humor.
    • Os exercícios aeróbicos que consistem em exercícios de suporte de peso, como caminhar, dançar, jogar ténis e correr, também ajudam a fortalecer a massa óssea.
    • Acrescentar exercícios aeróbicos à sua rotina semanal ajuda a equilibrar os seus treinos de treino de força e proporciona uma melhor base para mais tarde na vida.
  6. Passo 6 Conhecer os riscos.
    Conhecer os riscos. Qualquer tipo de atividade física tem riscos, e isto é especialmente verdade para o treino de força. De acordo com o Sistema Nacional de Vigilância Eletrónica de Lesões, ocorreram entre 20 000 e 26 000 lesões relacionadas com o treino de força em pessoas com menos de 21 anos; 40 a 70 por cento dessas lesões deveram-se a distensões musculares, principalmente na região lombar.
    • Os programas de treino de força devem ser bem planeados e executados para reduzir o risco de lesões. Isto pode ser conseguido através de:
      • Ter um observador ou supervisão durante o levantamento de pesos.
      • Compreender as instruções do treino para que não ocorram lesões.
      • Compreender a utilização da máquina.
      • Limpar o espaço de treino para que não haja riscos.
      • Incluir exercícios de aquecimento e de arrefecimento adequados.
  7. Passo 7 Evitar demasiado exercício.
    Evite fazer demasiado exercício. Fazer exercício em excesso pode prejudicar o seu corpo e levar a um estado catabólico (degradação das proteínas musculares). Durante a adolescência, o corpo ainda se está a desenvolver e, por isso, um treino de força excessivo ou a queima de demasiadas calorias pode provocar um mau funcionamento do seu corpo em crescimento.
    • O treino deve durar apenas uma hora ou menos e deve ter um dia de descanso (ou dois) entre os treinos para que os músculos se possam reconstruir.
    • Os sinais a ter em conta para detetar o excesso de treino incluem: ritmo cardíaco elevado em repouso, dificuldades em dormir e exaustão.
    • Se você ou o seu filho apresentarem algum destes sintomas, reduza o tempo ou a intensidade do seu treino e consulte um médico.
    • Nota para os pais: o excesso de exercício também pode ser um sinal de uma perturbação alimentar. Se pensa que o seu filho está a fazer exercício compulsivamente, procure estes sintomas: ficar chateado por ter faltado a um treino, fazer exercício mesmo quando não está bem disposto, ficar chateado quando está sentado porque não está a queimar calorias e pensar que vai ganhar peso se passar um dia sem fazer exercício.
  • Ter um observador ou supervisão quando levanta pesos.
  • Compreender as instruções do exercício para evitar lesões.
  • Compreender a utilização da máquina.
  • Limpar o espaço de treino para que não haja riscos.
  • Incluir exercícios de aquecimento e de arrefecimento adequados.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que uma rapariga magra pode ganhar músculo rapidamente?
    A melhor forma de as mulheres ganharem massa muscular magra é através de exercícios de treino de força.
  • Pergunta
    Quais suplementos uma mulher deve tomar para ganhar músculos?
    A proteína de soro de leite pode ser útil se não estiver a receber proteínas suficientes da sua dieta.
  • Questão
    O que devo comer para ganhar massa muscular?
    Certifique-se de que está a ingerir calorias e proteínas suficientes. Escolha carnes magras, ovos e feijão como fontes de proteína.

Vídeo

Dicas

  • Não se esqueça da água. O exercício físico aumenta as necessidades de água e, para evitar a desidratação, beba pelo menos 10 a 12 copos de água por dia.
  • Durma a quantidade certa de horas. Mantém-no alerta e concentrado e, além disso, não vai querer adormecer a meio de um treino ou de uma competição.
  • A nutrição é a base da formação dos músculos, se não comer não pode ganhar músculos. Basta comer os alimentos certos ou comer mais dos alimentos certos.

Avisos

  • Não exagere! Limite os seus exercícios de musculação a 3-5 dias por semana para permitir que os seus músculos recuperem.
  • Sempre consulte seu médico antes de começar uma nova rotina de exercícios.