Como construir músculos fazendo flexões

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para tirar o máximo partido das suas flexões, certifique-se primeiro de que tem a forma correcta. Em seguida, faça o máximo de flexões que conseguir. Quando se sentir confortável, desafie-se a si próprio adicionando mais flexões. Isto permitir-lhe-á desenvolver os músculos. Pode desafiar-se ainda mais adicionando pesos e variando as suas flexões.

Passos

Executar a flexão

  1. Passo 1 Certifique-se de que a sua forma está correcta.
    Certifique-se de que a sua forma está correcta. Ao efetuar a flexão, a parte inferior das costas deve estar direita, ou seja, não deve estar descaída ou arqueada, e os pés devem estar afastados à largura dos ombros. Os cotovelos devem estar junto ao corpo, ou seja, num ângulo de 20 a 40 graus em relação ao abdómen. Ao descer, certifique-se de que o seu peito fica o mais próximo possível do chão.
    • Certifique-se de que aperta o abdómen, as pernas e os glúteos. Isto evitará que as suas costas fiquem arqueadas e descaídas.
    • Tente não deixar que as ancas toquem no chão. Estas devem estar ao mesmo nível dos ombros.
  2. Passo 2 Respire corretamente.
    Respire corretamente. Quando estiver a fazer a flexão, certifique-se de que inspira enquanto desce. Depois, expire quando voltar a subir.
    • Se lhe for difícil lembrar-se de quando deve expirar, conte em voz alta enquanto faz as flexões. O ato de falar vai forçá-lo a expirar enquanto faz flexões.
  3. Passo 3 Comece com calma.
    Comece com facilidade. Comece por fazer o maior número de flexões que conseguir confortavelmente. A isto chama-se uma série. De seguida, faça mais duas séries. Certifique-se de que descansa durante 60 segundos ou mais entre as séries. Pratique este exercício três a quatro vezes por semana, ou em dias alternados, até se sentir confortável.
    • Por exemplo, se só conseguir fazer sete flexões completas, comece por fazer três séries de sete flexões dia sim, dia não, até se sentir confortável.
  4. Passo 4 Adicione mais flexões.
    Adicione mais flexões. Quando conseguir fazer confortavelmente o seu número normal de flexões, adicione mais três a cinco flexões. A adição de mais flexões irá desafiar os seus músculos, permitindo-lhe construir mais músculo.
  5. Passo 5 Seja consistente com a sua rotina.
    Seja consistente com a sua rotina. Certifique-se de que se mantém fiel à sua rotina. Se tiver dificuldade em manter uma rotina, peça a um amigo para o acompanhar. Em alternativa, pode contratar um treinador pessoal para o manter no caminho certo à medida que se esforça por atingir o seu objetivo.
    • Por exemplo, se tem estado a fazer flexões três dias por semana, não estrague a sua rotina reduzindo-a para duas vezes por semana.
    • Dependendo da intensidade da sua rotina, poderá ver resultados dentro de um a dois meses.

Adicionar resistência

  1. Passo 1 Usar um colete com pesos.
    Use um colete com pesos. Os coletes com pesos são uma óptima forma de adicionar resistência às flexões e de desenvolver mais os músculos. Coloque o colete de peso o mais apertado possível, mas ainda assim confortável. Desta forma, pode evitar que o colete descaia e atrapalhe os seus movimentos. Depois, faça as suas flexões normais.
    • Pode comprar coletes com pesos na sua loja de artigos desportivos local.
  2. Passo 2 Utilizar uma mochila com pesos.
    Utilize uma mochila com pesos. Esta é uma óptima forma de adicionar resistência que é uma alternativa ao uso de um colete com pesos. Encha uma mochila com livros, sacos de arroz ou outros objectos pesados até que o peso da mochila seja igual ou inferior a 20% do seu peso corporal. Depois, faça as suas flexões normais.
    • Por exemplo, se pesa 120 libras, a mochila deve pesar no máximo 24 libras.
    • É importante manter o peso dentro dos 20% do seu peso corporal para evitar sobrecarregar a coluna, os ombros e os cotovelos.
  3. Passo 3 Peça a um amigo que faça pressão nas suas costas.
    Peça a um amigo que exerça pressão sobre as suas costas. Enquanto estiver a fazer a sua flexão normal, peça a um amigo para colocar a mão na parte superior das suas costas. Peça-lhe para aplicar pressão nas suas costas à medida que se levanta da flexão.
    • Certifique-se de que o seu amigo aplica uma pressão consistente em cada flexão.

Variar as suas flexões

  1. Passo 1 Faça uma flexão inclinada.
    Faça uma flexão inclinada. Este tipo de flexão envolve a elevação dos pés. Comece por elevar os seus pés cerca de 10 a 12 centímetros do chão. Depois, faça uma flexão normal.
    • Use uma pilha de livros ou outro tipo de plataforma para elevar os pés.
    • Quanto mais alto elevar os pés, mais difícil será a flexão.
  2. Passo 2 Faça uma flexão com uma perna só.
    Faça uma flexão com uma só perna. Coloque-se na posição normal de flexão. Certifique-se de que as suas costas estão direitas, os seus pés estão afastados à largura dos ombros e os seus cotovelos estão dobrados para os lados. Em seguida, levante uma das pernas e faça uma flexão normal.
    • Faça um número com o qual se sinta confortável. Depois repita a flexão, levantando a outra perna.
  3. Passo 3 Tente uma flexão em diamante.
    Tente uma flexão em diamante. Coloque as mãos à frente do peito no chão. Pressione os polegares e os dedos em conjunto para formar uma forma de diamante com as mãos. Certifique-se de que as suas pernas e costas estão direitas. De seguida, faça uma flexão normal.
    • As flexões em diamante são óptimas para trabalhar os tríceps.
  4. Passo 4 Tente fazer uma flexão com uma mão.
    Tente fazer uma flexão com uma só mão. Para esta flexão, coloque os pés mais afastados do que a largura dos ombros. Coloque uma mão mais para o centro do seu peito. Coloque a outra mão atrás das costas. Depois baixe-se e empurre para cima. Certifique-se de que mantém o cotovelo junto ao corpo enquanto faz as flexões.
    • Se as flexões com uma mão forem difíceis para si, comece a treinar o seu corpo fazendo uma flexão normal, mas com as mãos juntas, como uma flexão em diamante. Isto ajudá-lo-á a progredir das flexões normais com duas mãos para as flexões mais difíceis com uma mão.
  5. Passo 5 Experimente uma flexão pliométrica.
    Experimente uma flexão pliométrica. Coloque-se na posição normal de flexão. Baixe-se até ao chão como faria normalmente ao fazer uma flexão normal. Ao estender-se para cima, empurre o mais rápido possível e com a maior força que conseguir até as suas mãos ficarem no ar. De seguida, volte à posição inicial e repita.
    • Desafie-se batendo palmas enquanto as mãos estão no ar entre as flexões.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    É possível construir músculo com flexões?
    Sim. Quando faz flexões? Está a desafiar o seu corpo a levantar o seu próprio peso corporal. Se o seu objetivo é construir músculo, a melhor forma de o fazer é combinar exercícios calisténicos, como flexões, pull ups e crunches, com treino com pesos.
  • Questão
    Posso fazer flexões todos os dias para ganhar massa muscular?
    Fazer flexões todos os dias irá construir músculo no início, mas depois deixará de ver ganhos quando o seu corpo se adaptar.
  • Questão
    As flexões podem tornar uma pessoa mais baixa ou podem parar a altura e o crescimento do corpo?
    Não, fazer flexões não afectará a sua altura. A principal mudança que as flexões podem causar é a construção de músculo e o fortalecimento do corpo.

Dicas

  • Mantenha-se hidratado, bebendo água entre as séries.
  • Faça as flexões durante o seu tempo livre; por exemplo, durante os anúncios da televisão, antes do duche ou durante a pausa para o almoço.