Como construir uma pista de obstáculos

Autor do artigo:Gabriel Silva

As pistas de obstáculos são muito divertidas de participar e construí-las pode ser igualmente divertido. Ao construir a sua pista de obstáculos, concentre-se em mantê-la equilibrada, incluindo obstáculos que apresentem diferentes desafios e que também sejam adequados à idade. Seja criando uma pista de obstáculos para adultos ou crianças, ter um bom plano e saber o básico pode ajudá-lo a criar a melhor pista de obstáculos possível.

Passos

Planear a pista de obstáculos

  1. Passo 1 Encontrar um bom espaço para a pista de obstáculos.1Encontre um bom espaço para a pista de obstáculos. Antes de poder começar a planear os detalhes da sua pista de obstáculos, terá de encontrar um bom local para a construir. Os obstáculos que pode incluir mais tarde podem ser ditados pelo local que escolher, dependendo em grande parte da quantidade de espaço disponível e do próprio terreno. Procure o melhor espaço disponível para a sua pista de obstáculos.
    • As colinas podem ser obstáculos em si mesmas e podem acrescentar dificuldade ao seu percurso.
    • As áreas planas são um ótimo local se planear construir você mesmo obstáculos que precisam de ser nivelados.
    • As massas de água podem ser utilizadas como um divertido obstáculo de natação ou algo para saltar.
    • Certifique-se de que o seu espaço tem espaço suficiente para os obstáculos que pretende incluir.
    • Verifique se a área está livre de quaisquer perigos, tais como pedras, superfícies duras ou qualquer outra coisa que possa causar danos.
  2. Passo 2 Pense em quem vai utilizar a pista de obstáculos.2Pense em quem vai utilizar a pista de obstáculos. Nem todas as pistas de obstáculos são criadas da mesma forma. Terá de construir o seu percurso tendo em mente os participantes. Pense na idade e nos níveis de aptidão física das pessoas que vão utilizar o percurso. Tente construir um percurso seguro e desafiante com base nesta informação.
    • Os percursos de obstáculos para crianças devem ser simples e seguros, evitando quaisquer obstáculos duros, grandes ou perigosos.
    • Os percursos de obstáculos para adultos podem ser mais intensivos e incluir obstáculos mais perigosos, como nadar numa massa de água profunda.
  3. Passo 3 Comece a planear a sua pista de obstáculos.3Comece a planear a sua pista de obstáculos. Quando souber onde vai construir o seu percurso e quem o vai utilizar, pode começar a planear o seu percurso. Estes detalhes permitir-lhe-ão pensar nos obstáculos que poderá querer incluir, no nível de dificuldade e nas questões de segurança a ter em conta ao planear o percurso.
    • Pense nos obstáculos que se adaptariam melhor a determinadas áreas do seu espaço.
    • Pense em como os obstáculos funcionarão sequencialmente.
    • Certifique-se de que os obstáculos estão suficientemente afastados para não interferirem uns com os outros.
  4. Passo 4 Considere as questões legais.4Considere as questões legais. Se a sua pista de obstáculos estiver a ser planeada para qualquer tipo de angariação de fundos, evento público ou qualquer outro evento comunitário, terá de planear e assegurar determinados requisitos legais. Por outro lado, a construção de uma pista de obstáculos simples para os seus amigos e família não exigirá tais passos. Certifique-se de que a sua pista de obstáculos está legalmente protegida, se necessário, antes de prosseguir.
    • Os percursos de obstáculos simples no quintal não necessitam de qualquer proteção legal.
    • Os percursos maiores, públicos e com fins lucrativos necessitarão de proteção legal e de outros requisitos legais.
    • Os requisitos legais variam muito consoante o local e o evento. Fale com um advogado para saber mais.

Criar obstáculos

  1. Passo 1 Pense nas instruções.1Pense nas instruções. Parte de uma pista de obstáculos é ter regras. Se os participantes não souberem como proceder quando enfrentam um obstáculo, podem fazê-lo de forma injusta ou insegura. Pense em alguns dos tipos básicos de obstáculos e na forma como pode instruir os participantes quando os encontrarem.
    • Ter instruções pode ajudar a evitar lesões e a criar uma pista de obstáculos justa.
    • Inclua instruções específicas sobre a forma como um obstáculo deve ser completado.
    • Por exemplo, os participantes devem atravessar um túnel e não passar por cima dele.
  2. Passo 2 Inclua obstáculos que testem a agilidade.2Incluir obstáculos que testem a agilidade. Um elemento comum das pistas de obstáculos é incluir obstáculos que testem a agilidade de uma pessoa. Estes obstáculos exigem que a pessoa se mova rapidamente e com precisão para os ultrapassar com sucesso. Crie um percurso completo, incluindo obstáculos que testem a agilidade.
    • Correr à volta de uma série de cones, como um esquiador a fazer slalom, pode ser um bom teste de agilidade.
    • Experimente atar pequenos fios com sinos presos a eles perto do chão. Os participantes têm de os contornar sem tocar nos sinos.
    • Pendurar bambolês num ramo pode criar um obstáculo que tem de ser saltado ou ultrapassado.
  3. Passo 3 Criar obstáculos de salto.3Criar obstáculos de salto. Muitas pistas de obstáculos contêm obstáculos que exigem que os participantes saltem ou contornem. Incluir obstáculos de salto pode ser uma excelente forma de tornar a sua pista de obstáculos num desafio divertido. Analise algumas das seguintes ideias para começar a pensar nos seus obstáculos de salto:
    • Tente colocar alguns alvos, como um bambolê, no chão para que as pessoas saltem.
    • Pense numa secção do percurso que tenha de ser feita num pogo stick ou numa bola de saltar.
    • Crie um obstáculo de salto alto, colocando algo macio no caminho, como um fardo de feno.
    • Fazer uma série de saltos de sapo pode ser um bom teste às capacidades de salto.
  4. Etapa 4 Construa um obstáculo de equilíbrio para o seu percurso.4Construa um obstáculo de equilíbrio para o seu percurso. Os obstáculos de equilíbrio põem à prova os movimentos finos dos participantes quando estes tentam ultrapassar o obstáculo. Estes obstáculos têm geralmente um ritmo mais lento, exigindo movimentos graciosos e ponderados por parte dos participantes no percurso.
    • Uma simples tábua direita pode ser uma boa trave de equilíbrio.
    • Pode pedir às pessoas que se mantenham numa só perna durante um determinado período de tempo.
    • Os participantes podem ter de equilibrar uma bola na cabeça durante alguns segundos.
  5. Passo 5 Inclua o trabalho de equipa nos seus obstáculos.5Inclua o trabalho de equipa nos seus obstáculos. Embora muitas pistas de obstáculos sejam competições entre indivíduos, pode querer incluir obstáculos que exijam trabalho de equipa. A inclusão de trabalho de equipa pode ser uma excelente forma de fazer com que os participantes trabalhem em conjunto para ultrapassar a pista de obstáculos.
    • Os parceiros podem ter de atirar e apanhar uma bola um determinado número de vezes.
    • A corrida de três pernas é um bom obstáculo que requer trabalho de equipa (ao fazer uma corrida de três pernas, certifique-se de que os tornozelos dos pares se tocam e que a corda utilizada está apertada à volta dos tornozelos. Além disso, certifique-se de que colocam os braços à volta da cintura um do outro para um bom apoio. (Este obstáculo é melhor realizado em pares de rapazes e raparigas!)
    • Ter uma secção de 'carrinho de mão humano' no percurso pode ser uma boa forma de incluir o trabalho de equipa.
  6. Passo 6 Criar obstáculos que ponham à prova a força.6Criar obstáculos que testem a força. Para além de desafiarem a agilidade, a velocidade e o equilíbrio dos participantes, os obstáculos devem também testar a força. Muitos obstáculos baseados na força exigem que uma certa quantidade de peso seja movida ou levantada, quer numa distância quer num determinado número de vezes.
    • Pode haver uma secção em que as pessoas tenham de fazer uma certa quantidade de flexões antes de continuar.
    • Colocar uma simples barra de elevação ou uma barra de suspensão de braços pode testar a força da parte superior do corpo.
    • Correr carregando algo pesado pode ser um teste à força de todo o corpo.
    • Rastejar pode envolver todo o corpo.

Construir a pista de obstáculos

  1. Passo 1 Considerar os obstáculos insufláveis.1Considere os obstáculos insufláveis. Uma opção segura e fácil para criar uma pista de obstáculos é utilizar obstáculos insufláveis. Uma vez que estes obstáculos são insufláveis, apresentam um baixo risco de ferimentos e podem acrescentar uma sensação apelativa e alegre à sua pista de obstáculos. Consulte o comércio e os serviços locais para ver se há algum vendedor próximo que ofereça obstáculos insufláveis para venda ou aluguer.
    • A maior parte dos obstáculos insufláveis são concebidos a pensar nas crianças.
    • Os obstáculos insufláveis são fáceis de colocar e requerem pouca ou nenhuma montagem.
  2. Passo 2 Reúna os materiais.2Recolher materiais. Depois de ter planeado os obstáculos e a sua disposição, terá de adquirir os materiais que serão utilizados para criar os obstáculos. Os materiais necessários variam muito, dependendo do que tiver planeado para o seu percurso. Veja algumas das seguintes ideias para começar:
    • Os bambolês podem ser óptimos marcadores para obstáculos de salto ou de agilidade.
    • Uma simples tábua pode ser uma viga de equilíbrio rápida.
    • Fardos de feno ou almofadas de sofá podem constituir um divertido obstáculo de salto.
    • Pequenos cones desportivos podem delinear a pista de obstáculos ou ser eles próprios obstáculos.
  3. Passo 3 Coloque-os de acordo com o plano.3Coloque-os de acordo com o plano. Depois de ter montado os seus obstáculos, pode começar a colocá-los de acordo com o seu plano de disposição da pista de obstáculos. Coloque os obstáculos onde os planeou e avalie a sua posição antes de abrir a pista a outras pessoas.
    • Pode descobrir que a localização planeada para um obstáculo não funciona bem. Não tenha medo de fazer alterações.
    • Tente fazer o percurso de obstáculos depois de o ter construído para avaliar se funciona bem.
    • Depois de ter construído e testado o seu percurso, é altura de o abrir a outros.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaQuais são alguns bons obstáculos para adultos em forma? As pistas de salmão, os degraus quádruplos e os muros de deformação são obstáculos desafiantes que pode adicionar ao seu percurso.
  • PerguntaNão existem locais planos na minha zona, o que devo fazer? Seja criativo com o seu ambiente. Inclua árvores e colinas nos desafios.
  • PerguntaE se tiver de o fazer dentro de casa? As pistas de obstáculos são muito versáteis. Pode fazer com que o percurso consista em passar por baixo de cadeiras, atravessar anéis, etc., tão facilmente no interior como no exterior.

Dicas

  • Ter um bom plano em mente ajudá-lo-á a encontrar os melhores obstáculos para o espaço disponível.
  • Tente incluir obstáculos que testem muitas capacidades diferentes.
  • Tenha em mente os seus participantes e construa a pista de obstáculos de acordo com o seu nível de aptidão.

Avisos

  • Certifique-se de que os seus obstáculos são tão seguros quanto possível.
  • Construa a sua pista de obstáculos a um nível adequado à idade.
  • Verifique sempre se a sua pista de obstáculos é o mais segura possível antes de deixar as pessoas correrem por ela.
  • Se a sua pista envolve saltar ou escalar, coloque um acolchoamento debaixo do obstáculo para evitar lesões por queda.

Coisas de que vai precisar

  • Um espaço para construir o percurso.
  • Um plano para o percurso.
  • Coisas para fazer os obstáculos.