Como construir um iglu

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora a palavra esquimó ou inuíte 'iglu' possa representar muitos tipos de habitações num ambiente de neve, este artigo descreve o que a maioria das pessoas imagina quando pensa num iglu: uma estrutura em forma de cúpula construída com blocos de neve (também designada por casa de neve). Um iglu construído corretamente pode ter uma temperatura interior que varia entre -7 °C (19 °F) e 16 °C (61 °F), mesmo que a temperatura exterior desça para -45 °C (-49 °F)! A construção de um iglu é relativamente simples e pode ser efectuada em poucas horas. Tudo o que você precisa é do tipo certo de neve e algum conhecimento, e seu iglu certamente impressionará.

Passos

Traçando o seu iglu

  1. Passo 1 Construir num declive para poupar esforço.
    Construir num declive para poupar esforço. É claro que um iglu pode ser construído num terreno plano sem qualquer problema, mas ao construir o seu iglu numa encosta, a inclinação reduzirá a área de superfície da sua cúpula de iglu. Menos área de superfície significa menos tijolos, e menos tijolos significa menos trabalho para si.
    • Em situações de sobrevivência, deve ser dada prioridade a um local de construção numa encosta.
    • Evite os montes independentes, uma vez que estes são provavelmente troncos ou pedras enterrados na neve.
    • Utilize um bastão de neve ou um pau comprido para verificar o espaço utilizável para o seu iglu.
  2. Passo 2 Utilize uma sonda de neve para testar a consistência da neve.
    Use uma sonda de neve para testar a consistência da neve. O ideal é cortar os tijolos do seu iglu a partir de neve que esteja bem compactada, sem camadas moles de neve mole. Use o bastão de neve ou uma vara longa para verificar a neve, que deve oferecer resistência firme e uniforme se estiver bem compactada.
    • Meça a profundidade da neve enquanto verifica a consistência. A neve deve ter pelo menos 0,61 m de profundidade para fazer o seu iglu.
  3. Passo 3 Trace o contorno da parede exterior do seu iglu.
    Trace o contorno da parede exterior do seu iglu. Utilize o calcanhar da sua bota para traçar uma linha que marque o exterior circular do seu iglu. A neve no interior do seu círculo deve ser consistentemente dura e o seu círculo deve ter uma forma regular.
    • Uma parede exterior mal delineada fará com que o design do seu iglu seja menos estável e resistente.
    • Nunca construa uma cúpula com um diâmetro maior que 3 metros, pois isso exigirá que você construa uma cúpula perfeita. Esta é uma tarefa quase impossível, mesmo com ferramentas especiais.
  4. Passo 4 Conheça o seu plano geral para a construção do iglu.
    Conheça o seu plano geral para a construção do iglu. Em breve estará a usar blocos de neve cortados da neve dentro do perímetro exterior do seu iglu para construir as paredes da sua cúpula de iglu. Vai construir de dentro para fora, cortando a porta da sua estrutura depois de terminar a sua cúpula por dentro.
  5. Passo 5 Corte uma vala retangular estreita para preparar a colheita dos blocos.
    Corte uma vala retangular estreita para preparar a colheita dos blocos. Dependendo do tamanho do seu iglu, o tamanho dos blocos pode mudar, mas tradicionalmente os blocos de iglu têm 0,91 m de comprimento, 38 cm de altura e cerca de 20 cm de espessura. Corte uma vala retangular estreita com a faca de neve para acomodar vários blocos desse tamanho.
    • Corte a trincheira de forma a colocar uma de suas extremidades curtas contra a linha do perímetro externo do iglu.
    • O local onde a trincheira e os limites da parede exterior se encontram tornar-se-á eventualmente a porta exterior.
    • Se estiver a trabalhar num declive ou a construir o iglu numa encosta, cave a vala diretamente na direção do declive.
    • Um serrote ou facão pode ser usado no lugar de uma faca de neve.

Construir a cúpula do iglu

  1. Etapa 1 Colher os blocos e começar a montar a primeira fila.
    Colha os seus blocos e comece a montar a sua primeira fila. Divida a neve compactada dentro do perímetro da sua trincheira retangular em blocos rectangulares iguais. Os blocos teimosos podem ser libertados enfiando a sua ferramenta para neve no corte à volta do bloco e agitando-a suavemente para a frente e para trás até o bloco se libertar. Depois, disponha os blocos à volta do perímetro do iglu para criar a primeira camada da sua cúpula.
    • Os seus blocos devem ter 0,91 m de comprimento, 38 cm de altura e cerca de 20 cm de espessura, e devem afunilar ligeiramente à medida que vai subindo.
    • Passe a sua faca de neve, machete ou serrote ao longo das bordas da sua primeira fila de blocos, onde um bloco se junta ao seguinte. Isto suavizará os contornos e ajudará a encaixar bem cada bloco.
    • Quando a sua trincheira retangular já não tiver neve para os blocos, corte outra trincheira com as mesmas dimensões que a primeira. Toda a neve utilizada na construção da sua cúpula deve provir do perímetro do iglu.
  2. Passo 2 Corte um declive na sua primeira fila de blocos de neve.
    Corte um declive na sua primeira fila de blocos de neve. Devido à forma retangular dos seus blocos, terá de cortar um declive suave a partir do solo até à altura do topo da sua primeira fila de blocos de neve. Esta inclinação deve estender-se até meio do iglu (talvez até meio) e deve ser cortada com a sua faca de neve, machete ou serrote.
    • Esta inclinação permitirá que os blocos sejam empilhados numa espiral vertical, criando um encaixe perfeito.
  3. Passo 3 Nivele e modele as paredes do iglu, se necessário.
    Nivele e modele as paredes do iglu quando necessário. Isto facilitará muito o empilhamento e a colocação dos blocos de gelo em camadas. Além disso, à medida que constrói a sua cúpula para cima, terá de moldar os seus blocos de neve para se adaptarem ao espaço reduzido no topo da sua cúpula. Use a sua faca de neve, machete ou serrote para fazer isso, se necessário.
    • Cada fila da sua cúpula iglu deve inclinar-se gradualmente para dentro. Utilize a faca de neve, o machete ou a serra para criar uma inclinação muito suave para o interior de cada fila de blocos de neve.
    • Com a mão, tape com neve os espaços vazios que encontrar na sua cúpula a partir do interior. Basta bater com a neve no espaço até este ficar preenchido.
  4. Passo 4 Acrescentar blocos cortados da neve no interior do perímetro do iglu.
    Adicione blocos cortados da neve no interior do perímetro do iglu. Continue a libertar blocos da neve no interior do perímetro do seu iglu com a sua faca/maqueta de neve e, em seguida, empilhe a camada seguinte a partir da extremidade inclinada da sua primeira fila. À medida que a parede da cúpula se eleva, os blocos começam a diminuir de tamanho e a inclinar-se para dentro.
    • Para aumentar a estabilidade e evitar que os blocos do teto caiam, chanfre as extremidades onde os blocos do teto se encontram com a fila por baixo.
    • Para chanfrar, corte o canto interior do seu bloco de teto de modo a formar uma base plana com o bloco vizinho por baixo.
  5. Passo 5 Encaixe os blocos de teto com cuidado.
    Encaixe os blocos do teto com cuidado. Os blocos mais altos da sua cúpula iglu são notoriamente difíceis de encaixar no lugar, por isso, não tenha pressa e trabalhe com cuidado durante esta etapa da construção do iglu. Utiliza a tua faca de neve/machete para esculpir estas peças de forma a ficarem bem juntas.
    • Uma vez que o orifício final será excecionalmente pequeno, terá de virar o bloco final de lado e introduzi-lo no orifício de lado.
    • Quando a peça final do buraco da tampa estiver equilibrada na parte superior externa da cúpula, corte-a para encaixar bem no lugar com a sua faca de neve/machete.

Acabamento do seu iglu

  1. Passo 1 Esculpir aberturas de ventilação no seu iglu para evitar o envenenamento por CO2.
    Faça aberturas de ventilação no seu iglu para evitar o envenenamento por CO2. O calor do seu corpo fará com que a neve da sua cúpula derreta e volte a congelar, criando uma barreira entre o interior e o exterior do seu iglu. Sem ventilação, esta barreira impedirá a saída do CO2 que exala, podendo causar-lhe graves danos.
    • Corte pequenas aberturas em forma de lua crescente no topo ou nos lados do seu iglu para evitar a acumulação de CO2.
  2. Passo 2 Corte a sua entrada.
    Corte a sua entrada. Agora que já tem a cúpula do seu iglu criada e algumas aberturas esculpidas no lugar, está pronto para fazer uma entrada. Utilize a sua faca de neve/machete para cortar um retângulo a partir do fundo da base do seu iglu até à altura dos olhos, enquanto se agacha, na parede da sua cúpula. O corte deve ser tão profundo quanto a espessura da parede da cúpula.
    • Tenta preservar este bloco puxando-o para dentro do iglu. Pode guardar este bloco para criar uma saliência para a sua entrada.
  3. Etapa 3 Limpar o caminho de entrada.
    Limpe a sua entrada. Remova a neve restante da sua entrada numa ligeira inclinação para cima. Pode puxar esta neve para dentro do seu iglu e utilizá-la para remendar as lacunas do interior, ou pode simplesmente empurrá-la para fora. Quando a entrada inclinada estiver terminada, pegue no bloco retangular que cortou da parede da cúpula e vire-o de lado para o retirar do iglu. Depois:
    • Corte o bloco retangular da parede da cúpula ao meio.
    • Incline cada metade do bloco para dentro, sobre a vala de entrada, de modo a que cada uma segure a outra em forma de V invertido.
    • Esta saliência em V invertido para a sua entrada deve estar o mais próximo possível da boca da entrada, para proporcionar a máxima proteção.
  4. Passo 4 Reforce o seu exterior com neve e desfrute do seu iglu.
    Reforce o seu exterior com neve e desfrute do seu iglu. O seu iglu pode tornar-se ainda mais duradouro se remendar os pontos finos e as lacunas com mais neve. Algumas lacunas podem ser mais facilmente remendadas a partir do interior, enquanto outras podem ser mais facilmente remendadas a partir do exterior. Em ambos os casos, use a mão para pressionar a neve no espaço e, em seguida, alise a área para a compactar.
    • Deve ser possível avaliar a estabilidade do seu iglu pelo tato. Se os blocos parecerem sólidos e resistentes, o iglu deverá resistir aos elementos.
    • Mesmo que o seu iglu seja um pouco frágil, em caso de desmoronamento, será capaz de se libertar facilmente da neve.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Questão
    Como é que se constrói um iglu se a neve estiver em pó?
    Se estiver a lidar com neve pulverulenta, vai querer criar neve firme através de 'boot packing', ou seja, esmagando camadas de neve para a comprimir. Para isso, é preciso correr, saltar ou dançar no lugar até ter a certeza de que compactou vários metros de neve. Depois, calce os esquis e esquie para a frente e para trás sobre a área até esta ficar plana e lisa. Num mundo ideal, deve esperar até 24 horas antes de começar a construir ou a cortar tijolos.
  • Questão
    O que é que eu faço se a neve estiver em pó?
    Demorará muito mais tempo, mas podes misturar a neve com água e pressioná-la em baldes ou outros recipientes grandes.
  • Questão
    Porque é que as esculturas em forma de lua são as melhores para evitar a acumulação de CO2?
    Os entalhes em forma de lua são suficientemente grandes para permitir que o CO2 saia do iglu, e os entalhes não enfraquecem a estrutura dos tijolos tanto como um círculo ou um quadrado. Além disso, os entalhes em forma de lua não permitem a entrada de tanto ar frio no iglu, pelo que o interior se mantém quente.

Dicas

  • Se a sua área não tem neve adequada, você pode usar moldes de blocos de neve comprados em lojas. Estes podem ser comprados em algumas lojas de desportos de inverno ou em lojas online em geral.
  • Faça os seus próprios moldes de blocos fazendo uma moldura retangular com quatro tábuas. Recipientes rectangulares, como caixotes do lixo, também funcionam.
  • Se possível, arranje um parceiro. Dois construtores de iglu experientes podem fazer um iglu em menos de duas horas.

Avisos

  • Pequenos fogões podem ser usados no seu iglu, desde que ele seja grande e bem ventilado. Deve-se usar o fogão com moderação e não para aquecer. Coloque o fogão num local onde os fumos possam sair livremente do iglu, por exemplo, por baixo de uma conduta de ar.
  • Construir um iglu não é a forma mais conveniente de criar um abrigo numa situação de sobrevivência. Ver Como construir uma gruta de neve para uma solução mais apropriada para emergências.

Coisas de que vai precisar

  • Roupa para o tempo frio (botas, luvas, chapéu, casaco, etc.)
  • Pá de mão (opcional)
  • Machado de gelo/picareta (opcional)
  • Muita neve - pelo menos 2 pés (0,61 m) de neve bem compactada.
  • Molde para blocos de neve (opcional)
  • Faca de neve, machete ou serrote
  • Sonda de neve ou pau comprido