Como construir um abrigo de sobrevivência

Autor do artigo:Gabriel Silva

Se gosta de passar tempo ao ar livre, pode ser-lhe útil saber como construir um abrigo de sobrevivência. Este tipo de abrigo ajuda a proteger as pessoas que estão presas na natureza dos elementos até poderem ser resgatadas. Felizmente, quer esteja na floresta, na neve ou mesmo num deserto, construir um abrigo de sobrevivência com materiais naturais é um processo relativamente simples.

Abrigo de sobrevivência mais fácil de construir na natureza

Passos

Construindo um abrigo com galhos de árvores

  1. Passo 1 Procure na sua área imediata o melhor local para construir um abrigo.
    Procure na sua área imediata o melhor local para construir um abrigo. Se estiver no bosque, encontre uma área decentemente plana com uma árvore que parta o tronco a cerca de 0,91 a 1,52 m do chão. Ou, se estiver numa área de coníferas com árvores que não costumam rachar o tronco, enfie um galho robusto em forma de 'Y' no chão para simular uma árvore com o tronco rachado.
    • Idealmente, tente encontrar duas árvores com troncos pouco fendidos que estejam a menos de 3 metros uma da outra. Se não conseguir encontrar este tipo de cenário, procure apenas uma árvore numa área plana.
    • Se possível, construa o seu abrigo perto de uma rocha forte e estável. Isto pode reduzir a exposição ao vento e refletir o calor do fogo para o seu abrigo.
    • Certifique-se de que constrói o abrigo no terreno mais plano que conseguir encontrar, evitando os topos das colinas, os fundos dos vales e quaisquer outros pontos baixos ou zonas de inundação onde o ar mais frio se instala.
  2. Passo 2 Encontre um ramo de árvore grosso e direito que's about 10 feet (3.0 m) long.
    Encontre um ramo de árvore grosso e direito com cerca de 3 metros de comprimento. Certifique-se de que o ramo tem 7,6 a 15,2 cm de espessura; caso contrário, provavelmente não será suficientemente resistente para suportar o seu abrigo. Quanto mais reto for o ramo, melhor.
    • Se tiver uma faca de sobrevivência serrilhada que funcione como serra para madeira, também pode serrar qualquer ramo de 3 metros que encontre para o tornar suficientemente direito para o seu abrigo.
  3. Passo 3 Coloque uma extremidade deste ramo no
    Coloque uma extremidade deste ramo no 'V' de uma árvore. O 'V' é a parte da árvore onde o tronco se divide à medida que se move para cima. Coloque a ponta do galho em um 'V' que esteja a cerca de 0,91 a 1,52 m do chão. Se não houver uma árvore com um tronco rachado tão baixo perto de si, também pode apoiar um pau comprido que termine em 'V' contra uma árvore e depois colocar a extremidade do ramo nesse 'V'.
    • Se tiver uma corda consigo ou se tiver acesso a videiras próximas, amarre o ramo à árvore para o tornar mais seguro.
    • Também pode usar este material para amarrar o ramo ao lado de uma árvore se não houver uma árvore com um tronco dividido por perto. No entanto, certifique-se de que utiliza um material de amarração muito forte se o fizer.
  4. Passo 4 Coloque a segunda extremidade do ramo contra outra árvore ou no chão.
    Colocar a segunda extremidade do ramo contra outra árvore ou no chão. Coloque esta extremidade do ramo no 'V' de uma árvore próxima para fazer uma estrutura horizontal para o seu abrigo. Se deixar a extremidade do ramo no chão, o seu abrigo terá uma estrutura em A, o que o tornará ligeiramente mais pequeno.
  5. Etapa 5 Encoste vários ramos compridos e grossos a este ramo principal.
    Encoste vários ramos compridos e grossos a este ramo principal. Utilize ramos relativamente finos, com cerca de 2,5 a 5,1 cm de diâmetro. Incline estes ramos ao longo de ambos os lados do ramo num ângulo de cerca de 45 a 50 graus para que façam 'costelas' para o seu abrigo. Evite colocar os ramos num ângulo inferior a 45 graus, uma vez que isso tornaria o seu abrigo demasiado grande.
    • Um abrigo pequeno é mais eficaz para o manter quente do que um abrigo grande. O seu deve ser suficientemente pequeno para que se possa apoiar de lado quando estiver deitado.
    • Coloque também paus mais pequenos ao longo dos lados do ramo principal para preencher o espaço entre as 'costelas' mais grossas. Estes paus mais pequenos devem ter um diâmetro inferior ou igual a 2,5 cm.
  6. Passo 6 Coloque isolamento sobre estes ramos para o proteger dos elementos.
    Coloque o isolamento sobre estes ramos para o proteger dos elementos. Utilize uma lona se tiver uma, mas também pode utilizar folhas mortas, musgo e outros detritos florestais como isolamento. Coloque mais alguns galhos pequenos sobre esse isolamento para ajudar a mantê-lo no lugar.
    • Outras coisas que pode utilizar como isolamento incluem galhos finos, folhas, escovas ou mesmo lama. Utilize estes tipos de materiais em qualquer combinação que tenha à sua disposição.
    • Acrescente tudo isto à estrutura do abrigo, por ordem decrescente de tamanho, até não encontrar buracos por onde possa passar o seu punho. Adicione tantas camadas de isolamento quanto o tempo permitir. Isto aumentará a retenção de calor e a resistência às intempéries.
  7. Passo 7 Coloque isolamento adicional no chão para utilizar como cama.
    Coloque isolamento adicional no chão para o utilizar como cama. Junte mais folhas mortas, ramos de pinheiro ou quaisquer outros materiais de isolamento que possa ter sobrado e espalhe-os pelo chão do seu abrigo. Isto ajudará a impedir que o chão frio sugue todo o seu precioso calor corporal.
    • Numa situação de emergência, pode até usar uma pilha de ramos como cama. Embora provavelmente não seja muito confortável, manter-se-á mais quente do que o chão.
  8. Passo 8 Teste o seu abrigo's stability by gently pushing down on the branches.
    Teste a estabilidade do seu abrigo, empurrando suavemente os ramos para baixo. Faça-o com muito cuidado! Para verificar a segurança da estrutura, deve encontrar um ponto em que pareça que pode começar a ceder, mas não deve exercer pressão suficiente para que se desmorone. Reforce os pontos fracos com algumas varas amarradas em forma de 'Y' e apoiadas contra o ponto fraco.

Fazer um abrigo de neve

  1. Passo 1 Construa um monte de neve com cerca de 2,1 a 2,4 m de altura.
    Construa um monte de neve com cerca de 2,1 a 2,4 m de altura. Empilhe a neve de forma arredondada para que o seu eventual abrigo tenha menos probabilidades de ruir. Espete vários paus de 0,61 m de comprimento no topo da cúpula quando terminar. Estas varas servirão de guia quando acabar por escavar o interior.
    • Se possível, misture neve de diferentes temperaturas (ou seja, neve congelada com neve parcialmente derretida) para dar ao seu abrigo uma superfície mais dura.
  2. Etapa 2 Fazer vários furos
    Espete vários 'paus-guia' no topo e nos lados do monte. Utilizará estes paus para manter os lados do seu abrigo com a mesma espessura quando for escavar o interior do monte. Utilize paus com 0,61 m de comprimento cada um para dar aos lados do seu abrigo a espessura ideal.
    • Espete estes paus ao longo de todo o exterior do seu monte, mantendo-os a cerca de 0,30 a 0,61 m de distância uns dos outros.
  3. Passo 3 Dê à neve cerca de uma hora para congelar, se puder.
    Dê à neve cerca de uma hora para congelar, se puder. A neve terá derretido parcialmente quando a empilhou. Se lhe der tempo para congelar, o seu abrigo será muito mais resistente. Se a sua situação for mais urgente, tente dar pelo menos 15 minutos para a neve congelar parcialmente.
    • Se a sua situação não for urgente, deixar a neve congelar durante 90 minutos tornará o seu abrigo ainda mais resistente.
  4. Passo 4 Cave uma pequena entrada para o seu monte no lado descendente.
    Cave uma pequena entrada para o seu monte no lado descendente. Use uma pá de neve para cavar um pequeno buraco na lateral do monte que você usará para entrar e sair do abrigo. Ao colocar esta entrada no lado descendente do monte, é menos provável que a entrada seja selada se houver mais neve acumulada à sua frente (como numa avalanche ou numa tempestade de neve).
  5. Passo 5 Escavar o centro do monte para criar um pequeno recinto.
    Escavar o centro do monte para criar um pequeno recinto. A partir do buraco de entrada, continue a escavar o centro do monte e comece a escavar o interior, removendo a neve em cada direção. Pare de remover a neve numa determinada direção quando encontrar a vara guia de 0,61 m que espetou no topo do monte anteriormente.
    • Isso garantirá que as paredes do seu abrigo tenham 0,61 m de espessura, que é a espessura ideal para ele.
    • Se não tiver usado essas varas guia antes, evite fazer as paredes tão finas que elas fiquem translúcidas. Se conseguir ver a luz do sol a brilhar através delas, é porque são demasiado finas.
  6. Passo 6 Faça um buraco do tamanho de um punho no monte's ceiling to provide ventilation.
    Faça um buraco do tamanho de um punho no teto do monte para permitir a ventilação. Utilize uma espátula fina ou um picador de gelo, se tiver um, para criar este buraco sem o tornar demasiado largo. Tente colocar esse buraco no centro do teto para manter a integridade da estrutura.

Criar um abrigo num clima ensolarado

  1. Passo 1 Procure arbustos ou ramos secos que possa utilizar para construir um abrigo.
    Procure arbustos ou ramos secos que possa utilizar para construir um abrigo. Procure ramos com cerca de 1,2 a 1,5 m de altura, o que tornará o seu abrigo relativamente alto, mas ainda assim fácil de construir. Se estiver numa área com pouca vegetação, como um deserto, pode ter de recorrer a arbustos e ramos com apenas 0,61 a 0,91 m de altura.
    • Quaisquer que sejam os ramos utilizados, certifique-se de que têm cerca de 2,5 a 5,1 cm de espessura para reduzir a probabilidade de se partirem.
    • Não utilize ramos com menos de 0,46 m. Isso fará com que o seu abrigo seja demasiado curto para ser eficaz.
  2. Etapa 2: Espete 4 ramos no solo numa formação quadrada para servirem de postes.
    Espete 4 ramos no solo numa formação quadrada para servirem de postes. Utilize as suas mãos ou uma pedra para os cravar no solo se não tiver uma ferramenta melhor à mão. Se não conseguir cravar os ramos no solo com as mãos ou uma pedra, cave um buraco com cerca de 0,30 m de profundidade, coloque o ramo verticalmente no buraco e substitua o solo que escavou. Coloque estes ramos a cerca de 1,5 m de distância uns dos outros.
    • Também pode usar 3 ramos para fazer uma formação de triângulo, se estiver numa área com pouca vegetação e não conseguir encontrar 4 ramos.
    • Tem cuidado se tentares martelar os ramos no chão com uma pedra. Não queres parti-los inadvertidamente.
  3. Passo 3 Amarre ramos leves entre estes ramos, se possível.
    Amarre ramos leves entre estes ramos, se possível. Utilize corda de para-quedas, se tiver trazido alguma consigo, para atar um ramo fino de 1,5 m entre cada par de ramos verticais. Isto dará estabilidade ao seu abrigo e reduzirá a probabilidade de o telhado cair.
    • Se não tiver material de amarração consigo, pode também utilizar trepadeiras ou folhas longas e grossas de relva como cordame.
    • Evite usar ramos com mais de 2,5 cm de diâmetro. Qualquer coisa maior do que isso será provavelmente demasiado pesada.
  4. Passo 4 Coloque a lona no topo desta estrutura.
    Coloque a lona sobre o topo da estrutura. Coloque algumas pedras finas e planas nos cantos da lona para evitar que ela seja levada pelo vento ou caia do seu abrigo. Se não tiveres uma lona, podes também usar pedaços compridos de folhagem para bloquear o sol.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Qual é a temperatura necessária para ferver a água e durante quanto tempo?
    Ferve a água até veres bolhas a aparecer rapidamente à superfície, depois estás praticamente seguro, mas para te certificares de que não restam bactérias, podes deixá-la a ferver durante cerca de 5-10 minutos.
  • Questão
    Qual é a distância segura mais curta entre a lareira e o abrigo, assumindo que não tenho nenhum objeto plano que possa usar para bloquear a lareira do outro lado e que pode haver algum vento a soprar na direção do meu abrigo?
    A distância mais curta e segura é de cerca de três metros.
  • Questão
    Existem outros métodos para construir abrigos se não tiver árvores?
    Sim. Podes encontrar uma caverna ou um pedaço de terra suspenso, ou podes cavar uma trincheira.

Dicas

  • Embora devas passar algum tempo à procura de um bom local para construir o teu abrigo, deves também evitar vaguear para muito longe, uma vez que a melhor maneira de seres encontrado rapidamente é ficares onde estás.
  • Também não te esqueças que a construção do abrigo provavelmente demorará mais tempo do que o previsto. Comece a construí-lo o mais cedo possível para reduzir o risco de ser apanhado no escuro sem um abrigo.
  • Se acampar frequentemente, passe algumas viagens a praticar a construção e a dormir num abrigo de sobrevivência. Comece logo no início do dia e dedique todo o tempo necessário aos primeiros abrigos. Trate essas viagens como oportunidades para praticar suas habilidades de construção de abrigos.

Avisos

  • Não ignore o ambiente ao seu redor! Deve sempre conhecer e ter em conta os perigos específicos da área em que se encontra (como animais grandes ou venenosos).
  • O abrigo pode desmoronar durante a noite se não for construído com cuidado e se não for testado quanto à sua resistência. Nalguns casos, até a acumulação de neve pode causar um colapso potencialmente perigoso.
  • Informe sempre as outras pessoas quando vai acampar, para onde vai e a que horas o devem esperar de volta. Isto é extremamente importante se estiver num local com pouca cobertura de telemóvel.
  • Evite acampar sozinho sempre que possível. Procure ter pelo menos uma outra pessoa consigo. É também uma boa ideia certificar-se de que pelo menos um de vós tem um telemóvel com bateria e receção suficientes.

Coisas de que vai precisar

Construir um abrigo a partir de ramos de árvores

  • Faca de sobrevivência serrilhada
  • Corda
  • Ramos
  • Lona ou outro isolamento

Fazer um abrigo na neve

  • Pá de neve
  • Espátula fina ou picador de gelo

Criar um abrigo num clima solarengo

  • Arbustos ou ramos secos
  • Corda de para-quedas (ou videiras)
  • Uma lona