Como construir um slackline

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para muitas pessoas, o slacklining é um desporto, um passatempo e muito mais. É como andar na corda bamba a uma distância segura do chão e requer muito pouca preparação. De facto, pode construir o seu próprio slackline em casa com material de escalada comum. Terá de ancorar a linha a algumas árvores ou postes para criar uma linha saltitante e tensionada para caminhar. Depois de ter seus suprimentos, você pode montar uma linha em poucos minutos.

Passos

Escolhendo suprimentos e âncoras

  1. Passo 1 Escolha uma teia tubular grossa para o slackline e as fundas.1Escolha cintas tubulares grossas para o slackline e as lingas. Os slacklines são normalmente feitos de cordas de nylon com 2,5 a 5,1 cm de largura. Você precisará de um pedaço longo para o slackline e 3 'slings' menores para ancorar a linha. Para a linha principal, 15 m é um bom comprimento para principiantes. Compre linhas mais curtas, de 3 a 4,6 m de comprimento.
    • As cordas, juntamente com outros componentes, estão disponíveis online e em lojas de artigos para actividades ao ar livre.
    • Adquira as cintas e outros materiais necessários de uma só vez, comprando um kit de slackline. As lojas online e os fornecedores de actividades ao ar livre vendem-nos.
    • Pode fazer um slackline a partir de outro material, incluindo cabos de reboque para automóveis ou cordas elásticas.
  2. Passo 2 Adquira armários de linha e mosquetões para ligar as correias.2Comprar armários de linha e mosquetões para ligar as correias. Compre 2 fechos de linha e 5 mosquetões para montar a sua linha. Os fechos de linha são anéis de metal que impedem que o slackline se desfaça. Certifique-se de que os mosquetões têm forma oval e são resistentes à escalada para garantir que suportam o seu peso na linha.
    • Também pode utilizar argolas de metal de uma loja de ferragens ou argolas de rapel de uma loja de artigos para actividades ao ar livre.
  3. Passo 3 Seleccione pontos de ancoragem fortes para amarrar o slackline.3Seleccionar pontos de ancoragem fortes para amarrar o slackline. Encontre 2 árvores, postes, paredes de betão ou outros objectos sólidos. Mede a distância entre eles para te certificares de que o teu slackline é suficientemente longo. Os comprimentos mais curtos são mais fáceis de aprender e permitem-lhe manter a linha mais perto do chão.
    • Para uma linha de 15 m, procure pontos de ancoragem com cerca de 6,1 a 9,1 m de distância. A distância entre as âncoras tem de ser cerca de 6,1 m mais curta do que a linha do slackline para que possa atar a linha à volta delas.
    • Certifique-se de que as âncoras são capazes de suportar 230 a 450 kg (500 a 1.000 lb) de força. Se as âncoras estiverem soltas no chão, não as use. Superfícies frágeis, como paredes de madeira, não são pontos de ancoragem seguros.
    • Se não tiver pontos de ancoragem disponíveis, terá de os fazer. Construa suas próprias estruturas em A ou compre-as em um kit.

Construir âncoras para a estrutura em A

  1. Passo 1 Corte tábuas de madeira para criar os componentes da estrutura em A.1Corte tábuas de madeira para criar os componentes da estrutura em A. Irá precisar de aproximadamente 4 tábuas de 2 pol. × 4 pol. (5,1 cm × 10,2 cm) com cerca de 2,4 m (8 pés) de comprimento. Isso será suficiente para criar 2 estruturas em A. Utilize uma serra de esquadria regulada num ângulo de 22,5 graus. Use óculos de proteção, protectores auriculares e uma máscara contra o pó se for você a cortar as tábuas. Também pode alugar uma serra numa loja de artigos para a casa ou pedir aos empregados da loja que cortem as seguintes tábuas:
    • 2 tábuas de 18 polegadas (46 cm) de comprimento.
    • 2 tábuas de 203⁄4 in (53 cm) de comprimento.
    • 4 tábuas de 91 cm de comprimento.
    • 2 tábuas de 377⁄8 in (96 cm) de comprimento.
  2. Passo 2 Disponha as tábuas em forma de A numa bancada de trabalho.2Arranje as tábuas em forma de A numa bancada de trabalho. Coloque as tábuas numa superfície plana para poder fixá-las umas às outras. Trabalhe numa estrutura em A de cada vez. Para criar a moldura, coloque as 2 tábuas médias nos lados. Encaixe as restantes tábuas entre estas tábuas médias. Coloque 1 das tábuas compridas na parte inferior, depois encaixe as tábuas mais curtas na parte superior e no meio.
    • Cada estrutura em A utiliza 5 tábuas. Quando terminar, as tábuas criarão a forma de um A. Certifique-se de que todas as tábuas se encaixam corretamente.
  3. Passo 3 Fixe as tábuas e faça furos piloto através delas.3Prenda as tábuas e faça furos-piloto através delas. O rebaixamento dos furos-piloto evita que as tábuas rachem e enfraqueçam. Utilize um berbequim com uma 3Uma broca escareadora de ⁄4 in (1,9 cm) para fazer um par de furos em cada uma das tábuas do meio. Meça cerca de 5,1 cm a partir das extremidades de cada tábua e, em seguida, faça os furos diagonalmente nas tábuas laterais.
    • Trabalhe a partir das extremidades inferiores das tábuas de suporte inferiores no meio da estrutura em A. Para a tábua pequena no topo, perfure as tábuas laterais para a alcançar.
    • Utilize um par de grampos de madeira para manter as tábuas no lugar enquanto trabalha.
  4. Passo 4 Aparafuse as tábuas com 2 parafusos de 6,4 cm (1⁄2 in).4Parafuse as tábuas com 21⁄2 in (6,4 cm). Coloque um parafuso em cada um dos orifícios piloto. Os parafusos passarão através das tábuas de suporte e para as tábuas da moldura no lado. Certifique-se de que as tábuas se encaixam bem e se sentem resistentes quando as tenta mover. Desta forma, não se vão desmoronar quando estiver a andar no slackline.
  5. Passo 5 Corte o contraplacado para encaixar na estrutura em A.5Corte o contraplacado para o encaixar na estrutura em A. O contraplacado cria um local para fixar o slackline e as linhas de ancoragem. Vais precisar de uma folha de contraplacado de 20 cm 1⁄de 1,3 cm de espessura para cada estrutura em A que deseja fazer. Coloque a estrutura em A em cima da madeira compensada e trace seu contorno com um lápis. Corte o contorno com uma serra de vaivém.
    • Também pode utilizar uma serra de recortes ou uma serra circular para cortar o contraplacado.
    • Para evitar cortar o contraplacado demasiado curto, deixe-o um pouco mais comprido do que o contorno. Pode sempre cortá-lo mais ou lixá-lo, mas não o pode corrigir se for demasiado pequeno para a estrutura em A.
  6. Passo 6 Fixe o contraplacado à estrutura em A com parafusos de pavimento de 5,1 cm (2 pol.).6Prenda o contraplacado à estrutura em A com parafusos de pavimento de 5,1 cm (2 pol.). Coloque o contraplacado sobre a estrutura em A. Coloque um parafuso a cada 30 cm (12 pol.) ao longo de cada uma das tábuas da estrutura. Aparafuse através do contraplacado e nas tábuas da estrutura para fixar tudo junto.
    • As tábuas da estrutura são um pouco difíceis de encontrar por baixo do contraplacado. Procure as tábuas sólidas através do contraplacado. Se não tiver a certeza, levante o contraplacado para as localizar. Contorne-as com um lápis para o ajudar a colocar os parafusos.
  7. Passo 7 Faça um par de furos através do contraplacado para criar pontos de ancoragem.7Faça um par de furos através do contraplacado para criar pontos de ancoragem. Utilize um parafuso de 11⁄2 in (3,8 cm) para fazer os furos. Posicione-os por baixo da placa superior da estrutura em A. Faça os furos com cerca de 5,1 cm de distância. Use uma serra alternativa ou outra ferramenta para remover a madeira entre os furos.
    • Basicamente, está a criar uma ranhura na estrutura em A para passar a fita de slackline.
  8. Passo 8Amarrar as armações em A aos pontos de ancoragem utilizando cintas de nylon.8Amarrar as armações em A aos pontos de ancoragem com fio de nylon. Encontrar um ponto de ancoragem para cada estrutura em A. Uma forma de o fazer é colocar estacas metálicas ou escoras firmemente no solo. Utilize fechos de linha extra e mosquetões para passar a cinta das estacas para a ranhura da estrutura em A. Certifique-se de que as estacas estão bem plantadas para que as armações não se movam quando lhes tocar.
    • Outra forma de plantar as estruturas em A é enterrando blocos de cimento no seu quintal. Amarre uma corrente à volta de cada um dos blocos de cimento e, em seguida, passe as correntes até às estruturas em A.
    • Para preservar as teias por mais tempo, lixe as estruturas em A antes de usá-las.

Configurar o Slackline

  1. Etapa 1 Fixar uma funda ao primeiro ponto de ancoragem à altura da cintura.1Prenda uma funda ao primeiro ponto de ancoragem à altura da cintura. Posicionar o laço da fita a cerca de 0,61 a 0,91 m (2 a 3 pés) do chão para um slackline de 4,6 a 6,1 m (15 a 20 pés). Enrole a fita firmemente à volta da árvore e depois ligue as extremidades com um mosquetão.
    • Antes de utilizar as árvores como âncoras, cubra a casca com um acolchoamento, como uma toalha ou um tapete.
    • Se estiver a criar um slackline mais comprido, poderá ter de elevar mais as fundas para manter a linha fora do chão. Se a linha tocar no chão quando subir para ela, desmonte-a e levante a cinta.
  2. Etapa 2 Enganchar a corda...2Pendure a linha de slackline à funda com um mosquetão Dobre os primeiros 30 cm da linha sobre si mesma para criar um pequeno laço. Empurre o laço através de um cacifo de linha para manter o slackline seguro mais tarde. Depois, puxe cerca de 13 cm da linha à volta e passe novamente pelo cacifo para criar um laço duplo. Prenda-lhe um mosquetão simples.
    • Puxe a linha para se certificar de que a funda está segura no laço. Se estiver solta, retire-a do armário de linha e do mosquetão e, em seguida, dê um novo nó.
  3. Passo 3 Colocar um armário de linha e um mosquetão a cerca de 80% da distância da segunda âncora.3Colocar um armário de linha e um mosquetão a cerca de 80% da distância da segunda âncora. Colocar o slackline no chão entre os pontos de ancoragem. Caminhar em direção à extremidade solta da linha e ao segundo ponto de ancoragem. Calcule quando 80% da linha está atrás de si, depois puxe a linha através de um cacifo. Amarre a extremidade da linha a um mosquetão usando um laço duplo como fez anteriormente.
    • Normalmente, é possível obter uma boa estimativa de onde colocar o armário de linha olhando para a linha enquanto caminha. Se necessário, meça-a com uma régua ou fita métrica.
    • Por exemplo, se estiver a usar uma linha de 20 pés (6,1 m), coloque o armário de linha de 15 a 16 pés (4,6 a 4,9 m) ao longo da linha de slackline.
  4. Passo 4 Enrolar 2 eslingas com mosquetões à volta do ponto de ancoragem mais afastado.4Enrolar 2 eslingas com mosquetões à volta do ponto de ancoragem mais afastado. Colocar as lingas no ponto de ancoragem mais próximo da extremidade livre do slackline. Manter as fundas próximas umas das outras. Ligar as extremidades de cada funda com um único mosquetão. Coloque os mosquetões uns em cima dos outros, posicionando-os de modo a que as partes da 'porta' que se abrem fiquem viradas em direcções opostas.
    • Não se esqueça de proteger as árvores, colocando almofadas por baixo das fundas.
    • Teste as fundas quando terminar para se certificar de que estão bem atadas no sítio.
  5. Passo 5 Enrole o slackline à volta dos mosquetões para o fixar no sítio.5Enrolar o slackline à volta dos mosquetões para o fixar no sítio. Passe a linha por baixo e através do mosquetão inferior do seu ponto de ancoragem. Em seguida, puxe a linha na sua direção e passe-a pelo mosquetão com o fecho de linha. Passe a linha por baixo e através do mosquetão superior no ponto de ancoragem. Por fim, puxe a linha por baixo e passe-a de novo pelo mosquetão com o fecho de linha.
    • Este é o chamado sistema 'primitivo' de 4 mosquetões. Pode ser um pouco complicado no início, mas é uma maneira segura e divertida de criar um slackline sem ferramentas extras ou nós.
    • Se tiver um sistema de catraca, prenda a catraca a um ponto de ancoragem e passe a fita de slackline por ele.

Apertar e desfazer a linha

  1. Passo 1 Puxar a linha na direção da âncora mais distante para a apertar.1Puxar a linha na direção da âncora mais afastada para a apertar. Agarrar a extremidade traseira do slackline e puxá-la em direção à primeira âncora com o mosquetão simples. A linha deve estar moderadamente esticada, o suficiente para evitar que caia. As linhas mais apertadas são melhores para saltar e fazer truques. Ajuste a linha para obter a quantidade de tensão que deseja.
    • Se estiveres a usar uma catraca, puxa o cabo da catraca para baixo para apertar a linha. Não a aperte demasiado. Mantenha pelo menos um pouco de folga na linha para evitar que ela arrebente.
    • Pode precisar de ajuda para puxar uma linha com mais de 9,1 m (30 pés). Peça a um amigo que o ajude a puxar a linha.
    • Outra forma de puxar uma linha longa é instalar um sistema de roldanas. Prenda a roldana ao ponto de ancoragem. Passe uma corda da âncora de bloqueio na linha até à polia. Em seguida, puxe a corda através da roldana para a apertar.
  2. Passo 2 Teste a linha sentando-se ou saltando sobre ela.2Teste o cabo sentando-se ou saltando sobre ele. Suba para o cabo. Caminhe sobre ela ou salte um pouco para esticar as âncoras e os nós. Certifique-se de que a linha parece segura mas não toca no chão quando caminha pelo meio dela.
    • Se a linha precisar de ser ajustada, puxe a extremidade do slackline para a apertar ou desapertar. Se precisar de levantar a linha, solte-a primeiro antes de desatar as correias à volta das âncoras.
  3. Passo 3 Soltar a linha puxando-a na direção oposta.3Liberte o cabo puxando-o na direção oposta. Puxe a extremidade da cauda da linha para longe do ponto de ancoragem para a soltar. Isto é muito seguro e fácil de fazer num sistema de roldanas primitivo. Depois de ter baixado a linha, removendo toda a tensão, solte os mosquetões para retirar toda a cinta.
    • Se estiveres a usar uma catraca, desbloqueia a catraca para libertar a tensão. Puxe o slackline para fora da catraca para o desmontar.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Compre mais cinta do que precisa para se estender entre os pontos de ancoragem. Precisa de cerca de 6,1 m (20 pés) extra para apertar a linha.
  • Use cintas de cores diferentes para as lingas de ancoragem e a linha principal. Isso facilita muito a organização dos materiais durante a montagem e o armazenamento.
  • Tenha amigos à mão para o ajudar a apertar uma linha, a menos que planeie usar uma catraca ou instalar uma polia separada.

Avisos

  • Slacklines geram forças enormes nos pontos de ancoragem. Escolha suas âncoras com cuidado para evitar danificá-las ou quebrar a linha.
  • Teias danificadas são muito perigosas. Não a use num slackline. Além disso, evite usar cintas e mosquetões para escalada depois de terem sido tensionados num slackline.
  • Os slacklines apertados podem partir-se, por isso tem cuidado se estiveres a usar um sistema de catraca. Não se pode exagerar numa linha num sistema de roldanas primitivo, por isso aperte a linha à mão se tiver reservas.

Coisas que você vai precisar

Escolhendo suprimentos e âncoras

  • 2 pontos de ancoragem
  • Pelo menos 12 m de cinta tubular de 5,1 cm de espessura
  • 3 pedaços de cinta tubular com pelo menos 3,0 m de comprimento e 2,5 cm de espessura
  • 5 mosquetões
  • 2 armários de linha
  • Toalha ou outro acolchoamento para proteger as árvores usadas como âncoras

Construção de estruturas em A

  • 2 tábuas de 18 pol. (46 cm) de comprimento.
  • 2 tábuas de 203⁄4 in (53 cm) de comprimento.
  • 4 tábuas de 91 cm (36 pol.) de comprimento.
  • 2 tábuas de 377⁄8 in (96 cm) de comprimento.
  • Grampos de madeira
  • Berbequim elétrico
  • 3Furo de ⁄4 in (1,9 cm)
  • 21Parafusos de 6,4 cm (⁄2 in).
  • 2 folhas de contraplacado de 20 cm (8 pol.) 1⁄2 in (1,3 cm)
  • Serra recíproca ou alternativa
  • Parafusos para decks de 2 pol. (5,1 cm).
  • A 11⁄2 in (3,8 cm) para fazer os furos
  • Lápis
  • Óculos de proteção
  • Protectores auriculares
  • Máscara de pó