Como construir uma rampa de skate

Autor do artigo:Gabriel Silva

Quer seja um skateboarder experiente ou esteja a tentar criar um, a construção de uma rampa de skate pode ser uma experiência divertida e satisfatória quando bem feita. Maximizar o espaço, manter-se seguro e ser paciente são as chaves para criar esse investimento divertido.

Passos

Como projetar sua rampa

  1. Passo 1 Maximize todo o espaço disponível.
    Maximize todo o espaço disponível. Analise o espaço disponível não só para quando a rampa estiver a ser utilizada, mas também quando não estiver. Se optar por construir uma rampa portátil, certifique-se de que tem em consideração quaisquer problemas de armazenamento. Por outro lado, pode não querer construir uma rampa se o seu quintal não tiver uma área circundante adequada para outras actividades.
    • A primeira coisa que tem de considerar é onde vai colocar a rampa quando estiver a ser utilizada. Considere o terreno, se existem obstruções e se há problemas que possam surgir com os seus vizinhos ou com a cidade. Dependendo da dimensão da rampa que pretende construir, o seu local de residência pode ter regulamentos sobre medidas ou ruído, pelo que é melhor verificar com quem pensa que será afetado.
    • Pense no que acontece quando a rampa não estiver a ser utilizada. Por exemplo, terá de a armazenar e, em caso afirmativo, como a transportará de e para diferentes locais. Se não planear armazená-la, quanto mais recursos terá de despender para a manter em bom estado. O mais provável é que o tenha ao ar livre, pelo que tem de considerar a forma como as condições meteorológicas afectarão a sua utilização. Além disso, se for deixado no exterior, impedirá que você e a sua família utilizem esse espaço para qualquer outra coisa que não seja andar de skate.
    • Alguns locais comuns para utilizar uma rampa de skate são a entrada da garagem, a garagem e o quintal.
    • As rampas podem ser guardadas ao ar livre quando devidamente levantadas do chão, seladas e cobertas com uma lona. Aumente a longevidade da sua rampa protegendo-a dos elementos
  2. Passo 2 Decida o tipo de rampa que pretende construir.
    Decida que tipo de rampa quer construir. Depois de ter uma boa noção do espaço disponível, planeie o grau de envolvimento que pretende para a sua rampa. Quer seja um principiante ou um especialista a criar novos truques, as possibilidades são infinitas.
    • Não seja míope. O facto de agora estar concentrado apenas num único truque não significa que não queira aprender outros. Tente manter a sua rampa o mais versátil possível; no entanto, comece com pouco se este for o seu primeiro projeto de carpintaria.
    • Uma pequena mini rampa é boa para um espaço limitado e pode ser construída em qualquer formato. Uma rampa estritamente para saltos pode ser limitativa, mas é óptima para principiantes. Uma rampa padrão convencionalmente tem transições de dez pés, uma pequena escadaria e pode ser utilizada de milhões de formas diferentes à medida que aperfeiçoa a sua arte.
  3. Passo 3 Crie um projeto para personalizar o seu design.
    Crie um projeto para personalizar o seu design. Colocar as suas ideias no papel é a melhor forma de ter uma noção do grau de envolvimento que este projeto terá. Também lhe permitirá resolver quaisquer questões práticas relativas às medidas.
    • Encontre planos de rampas profissionais online.
    • Não compre software de desenho dispendioso. Procure plantas gratuitas na Internet, consulte amigos com experiência em design ou vá à loja de ferragens local para começar com o pé direito.
    • Não tenha medo de ser criativo com o seu projeto; no entanto, certifique-se de que não começa a construir a menos que esteja verdadeiramente satisfeito com o projeto final. Começar e parar repetidamente pode esgotar os seus recursos e causar frustração indesejada.
    • Quando estiver a personalizar, pode ser necessário fazer algumas experiências, mas tenha cuidado para não agir sem intenção. Por exemplo, se fizer experiências e cortar apressadamente vários metros em vez de um centímetro de cada vez, poderá ter de recomeçar todo o projeto. Isto pode ser especialmente verdade quando se constroem rampas curvas. Se tiver um orçamento limitado ou for um principiante, escolha um projeto que corresponda à maioria das suas necessidades e, após uma construção bem sucedida, considere a possibilidade de construir uma segunda rampa com personalização.

Como organizar os materiais

  1. Passo 1 Faça uma lista do que precisa.
    Faça uma lista do que precisa. Utilize a sua planta como guia para as ferramentas necessárias. Consulte a sua loja de ferragens local, caso tenham melhores alternativas. Por exemplo, certos tipos de madeira podem proporcionar uma melhor superfície para andar de skate, mas podem não resistir bem à chuva do outono.
    • Compre parafusos e madeira em qualquer loja de ferragens. Certifique-se de que o comprimento e o tipo são os mais adequados para as suas medidas e planos.
    • Considere alugar, pedir emprestado ou usar as suas próprias ferramentas eléctricas para reduzir o tempo. Por exemplo, um berbequim elétrico com várias brocas seria útil, mas não necessário, se quiser usar apenas uma chave de fendas normal. Da mesma forma, uma serra de recortes também reduziria o tempo se estiver a cortar madeira.
    • Se optar pelo revestimento de aço em conjunto com a madeira ou em vez dela, terá de encontrar um fabricante de aço local ou um centro de sucata na sua área. Isto pode ser difícil de encontrar na sua área, por isso comece o seu design e personalização com o aço que tem disponível.
    • Mantenha um orçamento, especialmente se esta for a sua primeira construção. Uma rampa para principiantes custa normalmente cerca de $200 para construir depois de todos os materiais de construção terem sido comprados, mas este valor pode facilmente disparar se tiver em conta ferramentas eléctricas, personalização ou materiais topo de gama.
  2. Passo 2 Organize a sua madeira.
    Organize a sua madeira. Embora algumas lojas a cortem por si, prepare-se para moldar a madeira de acordo com as suas especificações. Contratar um profissional irá poupar-lhe tempo e o incómodo de trabalhar com ferramentas eléctricas, por isso, pondere essa possibilidade no seu orçamento geral para ajudar a gerir as suas expectativas.
    • Utilize madeira tratada sob pressão. Este material é tratado quimicamente para proteção contra o crescimento de bolor e é bastante impermeável. Consulte o retalhista para conhecer todas as alternativas possíveis. A madeira tratada sob pressão apresenta-se em duas cores: um tom verde-cobre e um tom natural. A única diferença é o conservante, por isso escolha o que lhe parecer melhor.
  3. Passo 3 Meça duas vezes e corte uma.
    Meça duas vezes e corte uma vez. Antes de cortar ou moldar qualquer coisa, lembre-se do velho ditado.
    • Se não tiver a certeza, faça uma montagem falsa desenhando-a, porque é melhor cometer o erro no papel do que estragar o seu projeto e começar de novo. Não tenha medo de pedir ajuda a alguém.
    • Não se sinta envergonhado com os erros. Poderá ter de ir buscar mais pedaços de madeira, mas não desista porque o trabalho em madeira é uma competência que tem de ser desenvolvida ao longo do tempo.
  4. Passo 4 Mantenha-se seguro.
    Mantenha-se seguro. A segurança deve ser a sua prioridade número um, tanto no processo de construção da rampa como no resultado final, quando a rampa estiver a ser utilizada.
    • Use óculos de proteção para desviar os pedaços de madeira e proteger os olhos da serradura.
    • Use roupas que sirvam, porque as roupas largas podem ser facilmente apanhadas pelas ferramentas.
  5. Passo 5 Conservar a madeira para garantir a sua rampa's longevity.
    Preserve a madeira para garantir a longevidade da sua rampa. A madeira não dura para sempre, por isso, proteja-a com um selante adequado para skates, como o Skatepaint, que é um selante de poliuretano que protege da água.
    • Proteja a sua rampa da chuva e dos elementos, dando-lhe um acabamento suave com selante.

Como construir a sua rampa

  1. Passo 1 Recorte os lados da rampa.
    Corte os lados da rampa. Inicialmente, vai cortar duas peças laterais de contraplacado. Estas serão frágeis, mas serão os lados exteriores da rampa.
    • Utilize um lápis para desenhar as linhas e uma serra de recortes para cortar ao longo dessas linhas se não tiver mandado cortar a madeira na loja de ferragens.
  2. Passo 2 Enquadrar a rampa.
    Enquadre a rampa. Começando pelo suporte traseiro, pregue os quatro suportes que constam do projeto. Seja generoso com os pregos, porque cada prego acrescenta mais apoio à rampa. Depois de todos os quatro suportes estarem bem fixados, alinhe o segundo lado e fixe-o na parte inferior dos suportes.
    • Fixe os lados da rampa a uma âncora frontal. É vital certificar-se, nesta altura, de que a estrutura está nivelada, porque se não estiver nivelada agora, não estará depois de concluída.
  3. Passo 3 Colocar os suportes da rampa.
    Coloque os suportes da rampa. Começando pelo topo, prenda os 2x6 e os 2x4 a oito polegadas de distância, com o lado de 2' virado para cima. Fixe primeiro o 2x6, uma vez que o comprimento removido do 2x4 ajudará a manter a rampa nivelada com o solo.
    • Também pode dobrar as tábuas 2x6 a cerca de 10 cm do topo da rampa para obter apoio adicional para a rampa.
    • Pode também fixar um suporte (dois 2x4 mais compridos) por baixo dos 2x6 porque, embora seja improvável que se partam, o suporte adicional reforçará verdadeiramente a estrutura.
  4. Passo 4 Fixe o restante contraplacado.
    Fixe o restante contraplacado. Pegue nas duas peças de 4' x 6' e coloque-as em cima da peça mais alta de 2' x 6'. Isto dá à sua rampa uma borda curta mas segura para se apoiar. Depois de pregar com segurança, pegue nas duas folhas de contraplacado e prenda primeiro a parte superior. Depois de bem fixada com parafusos, prenda a folha inferior. A folha inferior deve ficar ligeiramente acima da rampa para criar uma transição suave da rampa para o pavimento. Lembre-se de apertar os parafusos de cima para baixo para evitar que alguma coisa fique presa, fazendo com que a rampa não seja lisa.
    • Coloque parafusos em cada pé, começando pelo topo, para garantir uma transição suave entre os painéis.
  5. Passo 5 Crie a superfície da sua rampa.
    Crie a superfície da sua rampa. Pegue em duas folhas de masonite ou de skatelite e coloque-as por cima das folhas de contraplacado anteriores. Este será o topo acabado e exposto da rampa. Após um alinhamento cuidadoso, fixe-as com parafusos aproximadamente a cada 15 a 20 cm. Lembre-se de começar pelo topo e aparafusar sempre para baixo na rampa.
    • Se possível, não coloque a costura da masonite ou da skatelite diretamente sobre a costura das duas placas de contraplacado, de modo a aumentar a resistência da rampa.
  6. Passo 6 Fixe a placa de aço na parte inferior da rampa.
    Fixe a placa de aço ao fundo da rampa. Ao perfurar o aço, utilize uma broca para fazer primeiro um furo para o parafuso. De seguida, introduza o parafuso. Isto ajudará a garantir que os parafusos ficam nivelados com o metal.

Como revestir a sua rampa

  1. Passo 1 Escolha a camada superior.
    Escolha a camada superior. As duas primeiras camadas devem ser de madeira compensada não tratada de ⅜', mas a camada superior pode ser Skatelite, Masonite, ou você pode simplesmente patinar diretamente sobre a madeira compensada. Escolha a camada superior com base no seu orçamento e clima.
    • Skatelite é a superfície mais cara, pois é usada por profissionais e é resistente às intempéries.
    • O Masonite é um painel duro temperado e liso que tem um preço razoável, mas não é resistente ao sol e à chuva, pelo que deve ser protegido.
    • O contraplacado não é resistente às intempéries e não perdoa quando cai, mas é a escolha mais económica para a sua superfície.
  2. Passo 2 Lixe as arestas irregulares ou os cantos soltos.
    Lixe as arestas irregulares ou os cantos soltos. Isto deve ser feito especialmente quando se utiliza apenas contraplacado. O contraplacado existe em diferentes graus, consoante a qualidade. A qualidade do contraplacado indica a sua durabilidade. O contraplacado é composto por camadas e a cada camada é atribuído um grau. Por exemplo, a primeira letra é o grau da camada superior e a segunda letra é o grau da camada inferior.
    • Para obter um acabamento suave, lixe a madeira nua com uma lixa 120. De seguida, utilize uma lixa de grão 150. Depois, trabalhe até à lixa 180.
    • O grau A é o grau mais elevado de contraplacado, sem nós, fendas ou rachas.
    • O grau B é sólido, com o mínimo de nós e fendas. Normalmente, é lixado suavemente, mas pode ser necessário lixá-lo novamente.
    • O grau C tem nós até 1 ½' de diâmetro, bem como fendas e rachas que afectam a integridade da madeira.
    • O grau D terá muitas fendas e rachas. Os nós podem ter até 3' e a superfície terá de ser lixada. O grau D é o grau mais baixo, mas o mais económico.
    • A bétula finlandesa é um contraplacado de alta qualidade, mas é caro e pode ser difícil de encontrar.
  3. Passo 3 Faça o acabamento da superfície da sua rampa.
    Faça o acabamento da superfície da sua rampa. Quer esteja a utilizar skatelite da mais alta qualidade ou contraplacado mais económico, proteja sempre o seu material das intempéries.
    • O skatelite é resistente ao sol e à chuva, mas colocar papel de alcatrão por baixo protegerá a base de contraplacado de qualquer água que entre pelas fendas.
    • Se estiver a usar masonite ou contraplacado, proteja a sua superfície da chuva com tinta resistente à água. Use tinta de uretano ou poliuretano. Spar Uretano é a mais resistente, mas também a mais cara. O poliuretano não protege tão bem como o Spar Urethane, mas existe numa grande variedade de cores.
  4. Passo 4 Cubra a sua rampa com uma lona para lhe dar uma camada extra de proteção.
    Cubra a sua rampa com uma lona para lhe dar uma camada extra de proteção. Certifique-se de que retira toda a neve durante o inverno para garantir que a humidade não se infiltra e deforma a madeira.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Estava a pensar usar contraplacado marítimo para a camada superior. Qual é o vosso conselho?
    É melhor para o clima, com certeza. Mas não se esqueça que a madeira tratada sob pressão deixará uma infeção desagradável se lhe cair uma farpa.
  • Questão
    Posso usar madeira que encontrei num contentor de reciclagem?
    Sim, pode, desde que não esteja muito rachado ou apodrecido.
  • Questão
    Como é que eu corrijo as dobras de uma mini-rampa?
    Tem duas opções. Primeiro, pode retirar os parafusos circundantes, deixar a madeira relaxar e voltar a aparafusá-la. Em alternativa, pode acrescentar uma viga extra por baixo da dobra e aparafusá-la.

Vídeo

Dicas

  • A masonite não envelhece bem, por isso mantenha-a tapada e limpe-a do pó antes de a utilizar.
  • Para obter melhores resultados e uma rampa mais robusta, use parafusos em vez de pregos. Os parafusos têm tendência a não se destacarem com o tempo. Quem quer ficar preso num prego ferrugento depois de apanhar ar?
  • Sempre proteja os pregos da estrutura com um ou dois parafusos.

Avisos

  • Nunca use pregos na superfície de condução. Isso é muito perigoso!
  • Não comece a construir até estar satisfeito com o seu projeto e este se enquadrar no seu orçamento e prazo. Evite erros caros e dores de cabeça indesejadas controlando suas expectativas.
  • Como em qualquer desporto radical, certifique-se de que dispõe de um local seguro e de equipamento de segurança de qualidade.
  • Tenha em atenção a qualidade do material que utiliza. Para um bom salto de madeira, não compre pedaços de madeira que tenham buracos enormes onde vai andar. Se estiver podre em alguns pontos, os saltos serão maus e podem causar ferimentos.
  • Usa sempre um capacete quando saltas!
  • Não use drogas ou álcool ao construir, pois isso pode prejudicar seu julgamento e até mesmo o menor erro pode levar a uma lesão terrível.

Coisas de que precisa

  • Espaço aberto para saltar, de preferência uma área plana e pavimentada.
  • Planta da tua rampa.
  • Madeira em várias medidas correspondentes à sua planta (ex: 2x4, 2x6, 4x6).
  • Folhas de contraplacado.
  • Martelo
  • Parafusos (revestidos para madeira tratada sob pressão, se utilizar madeira tratada sob pressão)
  • Pregos
  • Nível ou régua.
  • Lápis/marcador para o desenho.
  • Chave de parafusos
  • Serra
  • Masonite