Como construir uma barra de flexão

Autor do artigo:Gabriel Silva

As flexões são um dos melhores exercícios para os braços e costas, mas é necessária uma barra para as fazer. Felizmente, fazer a sua própria barra de flexões não é um processo complicado. A forma mais fácil de construir uma barra forte é ao ar livre, no seu quintal, com alguns postes de madeira. Se você tiver espaço dentro de casa, prender canos de aço em vigas na parede ou no teto também é uma possibilidade.

Passos

Instalação de um bar ao ar livre

  1. Passo 1 Obter postes de madeira tratada à pressão e um tubo de aço.
    Arranje postes de madeira tratada à pressão e um tubo de aço. Para fazer os suportes que irão apoiar a barra de elevação, obtenha um par de postes de 10 cm × 10 cm com cerca de 3 m de comprimento. Certifique-se de que eles são tratados sob pressão para que resistam ao apodrecimento. Em seguida, compre um cano de aço galvanizado com cerca de 1,2 m de comprimento para caber entre os postes.
    • O comprimento destes itens varia consoante as suas necessidades. Por exemplo, escolha postes mais compridos para ter mais espaço no chão.
    • A maior parte das lojas de artigos para a casa cortam estes artigos por si, se o pedir. Se tiver as serras manuais adequadas, também pode cortá-los à medida.
  2. Passo 2 Cave um par de buracos de 0,91 m (3 pés) de profundidade no seu quintal.
    Cave um par de buracos de 0,91 m de profundidade no seu quintal. Espace os buracos a 1,2 m de distância, ou o comprimento da barra de aço que pretende utilizar para a barra de elevação. Faça cada buraco suficientemente grande para conter um balde de plástico de 19 litros. Coloque os baldes dentro dos buracos para testar o seu tamanho. Os baldes encaixar-se-ão bem dentro dos buracos quando tiverem o tamanho certo.
    • Faça os furos com aproximadamente o mesmo diâmetro e profundidade para que a barra de elevação fique nivelada mais tarde.
  3. Passo 3 Perfurar...
    Faça furos horizontais através das extremidades superiores dos postes. Meça 10 cm para baixo a partir da extremidade superior de cada poste e marque o local com um lápis. Em seguida, utilize um berbequim elétrico com uma broca de 11⁄4 (3,2 cm) para criar um buraco pouco mais largo do que o diâmetro da barra de aço. Perfure todo o caminho através de ambos os postes.
    • Para manter os postes resistentes, deixe pelo menos 5,1 cm (2 pol.) entre as extremidades superiores e os orifícios.
  4. Passo 4 Passe a barra de aço através dos postes.
    Passe a barra de aço através dos postes. Coloque os postes no chão e passe a barra de aço pelos buracos que fez. Certifique-se de que os postes estão espaçados a cerca de 1,2 m, o suficiente para que as extremidades da barra mal saiam dos postes.
    • Outra opção é usar postes de metal e juntas em cotovelo. Substitua os postes de madeira por um par de tubos de metal do mesmo tamanho. Enrosque-os nas juntas em cotovelo de 90 graus, rodando-os no sentido dos ponteiros do relógio. A barra de elevação encaixa nas extremidades opostas das juntas.
  5. Passo 5 Ligue a barra de elevação a um par de flanges metálicas.
    Ligue a barra de elevação a um par de flanges de metal. Os flanges são pequenos discos de ligação com uma série de orifícios para parafusos, o que os torna uma óptima forma de fixar uma barra de metal a suportes de madeira. Deslize um único flange em cada extremidade da barra, torcendo-os no sentido horário até que eles se apoiem contra a parte externa de cada poste de madeira. Posicione os flanges de modo que o lado mais plano fique contra a madeira.
    • Os flanges têm lados ligeiramente diferentes. Certifique-se de que os flanges estão nivelados com a madeira para que se liguem corretamente.
    • Se a sua barra for curta, não faça furos nos postes. Em vez disso, coloque uma flange na parte interior de cada poste. Fixe-os no lugar e, em seguida, enrosque a barra neles, rodando-a no sentido dos ponteiros do relógio.
  6. Passo 6 Aparafusar as flanges aos postes de madeira.
    Aparafuse os flanges aos postes de madeira. Segure os flanges firmemente contra a madeira. Observe a série de orifícios dos parafusos e marque-os nos postes de madeira com um lápis. De seguida, faça os furos com uma broca de 13⁄8 in (3,5 cm). Termine fixando os flanges com parafusos de madeira galvanizada de 7,6 cm (3 pol.) colocados em cada orifício.
  7. Passo 7 Misturar 2 lotes...
    Misture 2 lotes de betão em baldes de plástico separados. Escolha 2 baldes de mistura grandes que não se importe de enterrar. Os baldes devem ter cerca de 0,30 m (1 pé) e 0,91 m (3 pés) de profundidade. Use cerca de 1 saco de mistura de betão de 36 kg para cada balde. Siga as instruções do fabricante para misturar o betão com água até obter a consistência adequada.
    • Os baldes dão mais estabilidade à barra. Se colocar o betão diretamente no solo, este pode deslocar-se com o tempo.
    • É possível colocar os postes diretamente no solo se os escorar com pedras ou outros objectos. Coloque os postes nos buracos e, em seguida, rodeie-os com objectos grandes que não sejam fáceis de mover.
  8. Passo 8 Coloque os baldes de betão no solo e instale a barra.
    Coloque os baldes de betão no solo e instale a barra. Coloque os baldes nos buracos que escavou anteriormente. Centre-os nos buracos e teste-os com um nível de carpinteiro, conforme necessário, para os posicionar o mais uniformemente possível. Depois, levante a barra e coloque os postes de madeira no meio de cada balde.
    • Peça a alguém que o ajude a levantar a barra para colocar os postes perfeitamente no centro de cada balde.
  9. Passo 9 Verifique a barra com um nível enquanto espera que o betão seque.
    Verifique a barra com um nível enquanto espera que o betão seque. Segure um nível de carpinteiro contra a extremidade superior da barra de elevação. Quando a barra estiver nivelada, o líquido na ferramenta ficará centrado. Ajuste a barra conforme necessário e, em seguida, dê ao betão bastante tempo para secar antes de o experimentar.
    • O betão demora cerca de 24 horas a secar. Dê a ele bastante tempo para assentar antes de colocar peso na barra.

Criar um bar interior

  1. Passo 1 Enfiar os tubos de aço nas juntas em cotovelo de 90 graus.
    Enrosque os tubos de aço nas juntas em cotovelo de 90 graus. Comece com um par de tubos de 18 polegadas (46 cm), 3⁄4 in (1,9 cm) de largura de tubos de aço galvanizado e 3⁄4 in (1,9 cm) de largura e juntas de cotovelo de 90 graus. Coloque uma junta de cotovelo em cada tubo. Rode os tubos no sentido dos ponteiros do relógio até ficarem solidamente roscados dentro das juntas.
    • Estes tubos e juntas ligam a barra de elevação à parede. Têm de ser relativamente curtos para tornar a barra estável.
  2. Passo 2 Coloque um tubo de aço mais comprido nas juntas em cotovelo.
    Coloque um tubo de aço mais comprido nas juntas em cotovelo. Uma barra com cerca de 120 cm (48 pol.) de comprimento e 3⁄4 in (1,9 cm) de largura dá-lhe bastante espaço para fazer flexões em sua casa. Coloque a barra em uma das juntas, girando-a no sentido horário com a mão para fixá-la. De seguida, encaixe a outra articulação na extremidade oposta da barra.
    • Ajuste a sua barra pull-up utilizando tubos de diferentes comprimentos. Por exemplo, escolha uma barra mais curta se não tiver espaço para a barra de 48 polegadas (120 cm).
  3. Passo 3 Fixe as flanges nas extremidades das barras mais curtas.
    Fixe os flanges nas extremidades das barras mais curtas. Arranje um par de 3⁄4 in (1,9 cm) de espessura de flanges metálicas, que serão necessárias para fixar as barras na parede ou no teto. Coloque um flange na extremidade livre de cada uma das barras de 46 cm, girando-o no sentido horário para rosqueá-lo. Certifique-se de que as extremidades mais planas das flanges estão viradas para fora das barras.
    • As flanges estão disponíveis na maioria das lojas de artigos para o lar. Escolha flanges com 4 orifícios para parafusos e que se ajustem ao diâmetro da barra mais comprida.
  4. Passo 4 Testar a barra com um carpinteiro's level to gauge its evenness.
    Teste a barra com um nível de carpinteiro para avaliar a sua regularidade. Coloque a barra no chão com as flanges planas no chão. Coloque um nível de carpinteiro em cima da barra. Observe se o líquido no meio do nível se desloca para um dos lados, indicando que a barra de elevação está desnivelada. Continue a torcer as barras nas flanges e nas juntas de cotovelo até que todas estejam roscadas uniformemente.
    • As barras têm de ser roscadas uniformemente nas flanges e nos encaixes. É muito provável que tenha de efetuar alguns ajustes para que tudo fique perfeito.
    • Certifique-se de que as juntas em cotovelo estão bem ligadas, tentando rodá-las no sentido dos ponteiros do relógio com um tubo. As juntas apertar-se-ão, mas não sairão da sua posição.
  5. Etapa 5 Localizar o suporte...
    Localize as vigas de suporte ou os pinos onde pretende instalar a barra. A forma mais fácil de encontrar as vigas é com um localizador eletrónico de vigas. Segure o localizador de vigas contra a parede ou o teto. O aparelho analisa as paredes para encontrar as vigas de suporte de peso nas paredes da sua casa.
    • A barra de elevação tem de ser instalada em vigas de suporte. Estas vigas são a estrutura da sua casa, pelo que são suficientemente fortes para suportar o peso extra. Se não as utilizar, irá arrancar a barra de tração da parede assim que se apoiar nela.
  6. Passo 6 Marque a localização das cavilhas e dos furos no suporte de madeira.
    Marque a localização das cavilhas e dos furos no suporte de madeira. Necessitará de um pedaço de madeira de 2 pés × 6 pés (0,61 m × 1,83 m) com cerca de 8 pés (2,4 m) de comprimento. Segure a tábua contra a parede, sobre as vigas que localizou anteriormente. Planeie usar 2 ou 3 parafusos por viga, posicionando os furos a cada 5,1 cm ao longo da largura da tábua.
    • Segure a barra contra a tábua antes de finalizar as medidas. Certifique-se de que os flanges não cobrem os pontos onde precisa de aparafusar a tábua às cavilhas.
    • Se estiver a trabalhar numa parede de tijolo ou de betão, tem mais liberdade para colocar a barra. Não precisa de encontrar pregos. Coloque a barra onde quiser na divisão.
  7. Passo 7 Fixe os flanges à tábua com parafusos de madeira.
    Fixe os flanges à tábua com parafusos de madeira. Marque os orifícios dos parafusos nos flanges na tábua e, em seguida, perfure-os previamente com uma broca de 3⁄8 in (0,95 cm). Alinhe os orifícios pré-perfurados com os orifícios dos parafusos nos flanges. Coloque um 3⁄4 in (1,9 cm) em cada orifício e utilize uma chave de caixa para os fixar à tábua.
    • Verifique a barra de elevação para se certificar de que está nivelada e firmemente presa à tábua antes de continuar.
  8. Passo 8 Ligue a tábua de madeira à parede ou ao teto.
    Ligue a placa de madeira à parede ou ao teto. Para terminar a instalação da barra de elevação, coloque novamente a tábua sobre as vigas. Utilizando um 3⁄8 in (0,95 cm), perfure as marcas de posicionamento que fez anteriormente. Em seguida, fixe a tábua à parede com cerca de 8 parafusos de 31 pol. (79 cm) de comprimento e 3⁄8 in (0,95 cm) de largura. Espace os parafusos em cerca de 5,1 cm e use uma chave de caixa para fixá-los no lugar.
    • Para paredes de betão ou tijolo, utilize uma broca de alvenaria para perfurar a bola. Fixe a barra de elevação à parede com buchas de betão e parafusos de fixação.
    • Teste a barra de elevação para se certificar de que está forte e nivelada. Desaperte os parafusos, se necessário, para reajustar o posicionamento.

Perguntas e respostas de especialistas

Sugestões

  • Expanda a sua barra pull-up conforme necessário para outros exercícios. Por exemplo, construa um par de barras paralelas para exercícios de mergulho. Construa-as da mesma forma que a barra de elevação exterior, ligando as barras aos postes originais e a mais 2 postes de 1,5 m de altura.
  • Conceba a sua barra de elevação de acordo com as suas necessidades. Use postes mais compridos se for alto, por exemplo, ou instale uma barra mais comprida para ter mais espaço para agarrar.

Avisos

  • A instalação incorrecta de uma barra pull-up em sua casa pode causar muitos danos. Certifique-se de que sabe onde estão as vigas e perfure-as cuidadosamente. Além disso, peça permissão para prender a barra na parede se você mora em um apartamento.

Coisas que vai precisar

Instalação de um bar externo

  • 2 postes de 10 cm x 10 cm com 3,0 m de comprimento
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Berbequim elétrico
  • 11⁄4 in (3,2 cm) de broca
  • 1,2 m (4 pés) de tubo de aço galvanizado
  • 2 flanges de metal
  • 8 parafusos de madeira galvanizados de 3 pol. (7,6 cm)
  • 2 baldes de mistura de betão
  • 2 sacos de mistura de betão de 80 lb (36 kg)
  • Nível de carpinteiro

Criar um bar interior

  • Tábua de madeira de 2 × 6 × 8 pés (0,61 × 1,83 × 2,44 m)
  • Berbequim
  • 3⁄8 in (0,95 cm) de broca
  • 2 3⁄4 in (1,9 cm) de juntas de cotovelo de 90 graus galvanizadas
  • 2 3⁄4 in (1,9 cm) de flanges metálicas galvanizadas
  • 2 tubos de aço galvanizado de 18 pol. (46 cm)
  • 1 tubo de aço galvanizado de 48 pol. (120 cm)
  • 8 3⁄4 in (1,9 cm) de parafusos de madeira
  • 8 3⁄8 in (0,95 cm) de largura, 31 in (79 cm) de comprimento
  • Lápis
  • Fita métrica
  • Nível de carpinteiro