Como construir um longboard

Autor do artigo:Gabriel Silva

Construir um longboard é normalmente mais barato do que comprar um, e pode ser muito divertido fazer a sua própria prancha única. Para construir a sua própria prancha, vai precisar de alguma habilidade para cortar madeira, acesso a ferramentas de carpintaria, uma pitada de criatividade e muita motivação. Se precisar de ajuda, peça a um amigo, um pai ou o pessoal de uma loja de skate local.

O que deve saber

  • Bambu, bétula, freixo branco e bordo são ótimas opções para um longboard devido à sua durabilidade, mas você também pode usar madeira compensada para uma opção mais barata.
  • Além da madeira, você também precisará de peças, incluindo trucks, rodas e rolamentos.
  • A maneira mais fácil de moldar o deck da sua prancha é usando uma prensa de caixão ou uma prensa a vácuo, embora você possa moldar o deck usando pesos ou grampos, se não quiser comprar uma prensa.
  • Quando o deck da sua prancha estiver completo, cubra-o com verniz de poliuretano ou resina de fibra de vidro para protegê-lo.

Passos

Escolhendo suas peças

  1. Passo 1 Reúna os materiais para o deck.
    Reúna os materiais para o deck. Você vai precisar de:
    • Contraplacado ou madeira dura para construir o seu deck; 2-3
    • Cola para madeira ou outro adesivo forte
    • Lixa de grão grosso e fino
    • 8 parafusos pequenos para fixar os camiões à plataforma - quatro para cada camião. Os parafusos devem ser suficientemente compridos para prender os camiões firmemente à tábua, mas não o suficiente para atrapalhar. Faça corresponder a largura ao tamanho dos furos nos seus camiões.
    • Parafusos ou uma pistola de agrafos para ajudar a selar a tábua quando moldar a sua curva. A quantidade de parafusos/agrafos varia muito em função do tamanho da sua tábua e da qualidade do seu mecanismo de prensagem - os parafusos podem não ser necessários se utilizar uma prensa de tábuas, mas tornarão o seu deck muito mais apertado se o estiver a moldar com pesos ou grampos básicos.
    • Um berbequim
    • Pesos
    • Uma serra de recortes para cortar o deck
    • Verniz de poliuretano ou resina de fibra de vidro, endurecedor e pano
    • Uma folha de papel grande e um lápis para desenhar o projeto da prancha.
    • Fita adesiva (para facilitar a fixação dos pés na parte superior da prancha)
  2. Passo 2 Escolha a sua madeira.
    Escolha a sua madeira. Para uma prancha barata, utilize 2-3 folhas de contraplacado de 1/4 de polegada de espessura ou 4-6 folhas de 1/8 de polegada. Em alternativa, utilize 7-9 folhas, cada uma com cerca de 1 mm de espessura. Você usará parafusos ou cola de madeira para fundir esses pedaços de madeira em um deck de longboard. A quantidade de folhas que utiliza depende da flexibilidade que pretende: quanto mais camadas de madeira, mais rígida será a prancha. Também pode comprar um deck pré-prensado e construir o seu longboard a partir daí.
    • Se tiveres tempo ou dinheiro para o fazer, tenta encontrar madeira de alta qualidade. Bambu, bétula, freixo branco e bordo são escolhas populares, e cada uma oferece um estilo diferente. O bambu será o mais forte dos três.
    • Cada pedaço de madeira deve ter 25,4 cm de largura e 40 cm de comprimento, ou mais, se quiser uma tábua mais comprida. Deve ter uma ideia básica da forma da tábua que pretende antes de começar a construir uma. Lembre-se, no entanto, que pode sempre cortar um pedaço de madeira à medida.
    • Não vá ao depósito de madeira de uma loja de ferragens ou de artigos para casa e jardim: esta madeira é geralmente seca e, portanto, melhor para a construção do que para montar. O melhor é ir a uma serração. Na realidade, pode utilizar quase qualquer madeira dura - até mesmo pedaços de soalho recuperados.
  3. Passo 3 Escolha o seu adesivo.
    Escolha o seu adesivo. Encontre uma cola de madeira boa e flexível, ou epóxi e resina. Pode encontrar estes produtos na maioria das lojas de construção ou de ferragens. A cola tem a função de manter as camadas de contraplacado unidas, por isso, se a cola para madeira for barata, terá uma placa barata.
  4. Passo 4 Escolha os seus camiões.
    Escolha os seus camiões. Os trucks são os pedaços de metal que prendem as rodas à prancha e permitem que o longboard gire quando você se inclina. Os trucks certos são importantes para a sensação de um longboard. Você provavelmente vai querer os trucks Reverse Kingpin, a menos que a prancha tenha um tail e você esteja planejando fazer ollie. O Kingpin padrão fornece melhor pop, enquanto o Reverse obtém melhor estabilidade e resposta nas curvas.
    • Alguns trucks de longboard têm Double Kingpins, que permitem um carve mais apertado, mas sacrificam alguma estabilidade.
  5. Passo 5 Escolha as rodas.
    Escolher as rodas. Quanto mais dura for a roda, mais deslizará. Se quiser ir para os lados, escolha uma com um durómetro mais alto (mais duro). Uma boa roda deslizante terá normalmente uma dureza superior a 80a. As rodas mais macias são mais aderentes e melhores para fazer curvas apertadas.
  6. Passo 6 Escolha os seus rolamentos.
    Escolha os seus rolamentos. Os rolamentos encaixam-se no interior das rodas e permitem-lhes rodar suavemente. Estes variam bastante em termos de preço, dependendo da qualidade que procura. Os rolamentos de cerâmica são bons, mas normalmente custam bem mais de cem dólares. Um conjunto adequado de rolamentos de aço pode custar apenas 20 dólares. Por exemplo, veja o Bones Reds ou o Seismic Tektons para um bom rolamento de nível básico.

Selar e moldar o deck

  1. Passo 1 Corte o contraplacado (ou madeira dura) à medida.
    Corte o contraplacado (ou madeira dura) à medida. Corte a madeira em tiras com cerca de 25 cm de largura por 40 cm de comprimento - ligeiramente mais compridas do que pretende que a tábua seja. Deixe as tiras mais longas para uma tábua mais comprida, ou as tiras mais curtas para uma tábua mais curta. Não se preocupe em dar forma à tábua: para já, só precisa de tiras rectangulares de contraplacado. Irá esculpir a forma da sua tábua quando pressionar as peças para formar um deck sólido.
  2. Passo 2 Desenhe a forma da sua tábua.
    Desenhe a forma da sua prancha. No papel, desenhe uma linha reta com o comprimento que pretende para a sua prancha. Esta linha será o centro da sua prancha. Agora desenhe o formato da sua prancha, como ela vai se projetar a partir desta linha. Se quiser que a prancha seja simétrica, desenhe apenas uma metade do deck e, em seguida, use o mesmo contorno para esculpir os dois lados. Pense em como quer usar a sua longboard: pranchas mais longas (40-60+ polegadas) tendem a ser melhores para ganhar velocidade em rectas de longa distância; pranchas mais curtas são mais portáteis e podem ser melhores para curvas rápidas e acentuadas; pranchas de cruzeiro tendem a ser mais largas, e pranchas de carving tendem a ser mais aerodinâmicas.
    • Se esta é a sua primeira prancha, mantenha as coisas simples. Desenhe uma ligeira curva na parte da frente e tente mantê-la agradável e larga, uma vez que será nesta extremidade que vai conduzir a prancha. A parte mais larga da prancha deve estar a cerca de 1/3 do caminho para baixo do nariz.
  3. Etapa 3 Utilize um lápis para traçar a forma da sua prancha na peça superior de madeira.
    Utilize um lápis para traçar a forma da sua prancha na madeira da parte superior. Vai pressionar a madeira com pressão e adesivo, deixar a madeira pressionada secar e depois esculpir esta forma. Trace cuidadosamente e certifique-se de que desenha a tábua exatamente como a quer. Tenha em atenção as imperfeições da madeira e certifique-se de que cada metade da tábua é simétrica - a menos que queira que seja de outra forma.
  4. Passo 4 Faça furos à volta do exterior do contorno da tábua.
    Faça furos à volta do exterior do contorno da tábua. Os parafusos serão perfurados através destes orifícios para ajudar a fixar a madeira, por isso tente fazer os orifícios ligeiramente mais pequenos do que os parafusos. Novamente, a quantidade de parafusos (e, portanto, de furos) vai variar muito dependendo do tamanho da sua tábua, então não há um número definido que você deve usar. Tente espaçar os pontos de aparafusamento uniformemente à volta da forma da tábua e considere quais os pontos do seu design que podem necessitar de apoio extra para vedar - partes da tábua que se projetam para fora, por exemplo, ou que se inclinam acentuadamente para o centro.
    • Mantenha as peças de contraplacado ou madeira empilhadas uniformemente e segure-as no lugar para que não se desloquem. Faça furos a direito através da madeira e certifique-se de que não perfura a área que se tornará o seu deck. Faça os furos a cerca de 2,5 cm do contorno da tábua.
    • Considere esperar para fazer os furos até que a madeira esteja fixada. Perfure os parafusos diretamente na madeira e tenha cuidado para não perfurar a forma do deck.
  5. Passo 5 Junte os pedaços de madeira.
    Cole os pedaços de madeira. Misture o adesivo e, em seguida, utilize um pincel para espalhar uma camada espessa de adesivo no lado interior de cada peça de madeira. Depois, junte-as cuidadosamente. Certifique-se de que os orifícios pré-perfurados ainda estão no topo.
    • Certifique-se de que protege o chão. A pressão vai empurrar a cola para fora dos orifícios pré-perfurados e das bordas da madeira, e não quer derramar cola no chão.
  6. Passo 6 Dê forma à tábua.
    Molde a prancha. Empilhe as peças de madeira compensada de modo que um lado limpo e liso de uma peça (que eventualmente se tornará a superfície superior do longboard) fique na parte inferior. Disponha a madeira de modo a que as extremidades da prancha fiquem apoiadas em algo e o meio fique livre.
  7. Passo 7 Colocar pesos na prancha.
    Colocar pesos na prancha. Coloque pesos sobre a pilha de madeira, mesmo à volta da parte mais larga da tábua. Pretende que a sua eventual prancha se dobre ligeiramente para cima no meio, de modo a que, quando se colocar em cima dela, fique plana. Este procedimento é mais uma arte do que qualquer outra coisa, por isso coloque peso sobre ela até gostar do resultado. Faça uma curva ligeira para obter melhores resultados. Deixe a tábua sob os pesos até que a curva esteja bem definida na madeira.
    • Considere usar grampos fortes em vez de pesos. Fixe o centro da tábua de modo a que fique abaixo das pontas da frente e de trás do convés.
  8. Passo 8 Coloque um parafuso num buraco perto da ponta da tábua.
    Coloque um parafuso num orifício perto da ponta da prancha. Em seguida, volte a colocar os pesos em cima ou volte a fixar o convés. Se estiver satisfeito com a curva, coloque parafusos à volta da prancha. Mantenha a parte entre as linhas livre de cola.
  9. Passo 9 Verifique novamente a curva para se certificar de que está satisfeito.
    Verifique novamente a curva para se certificar de que está satisfeito. Quando tiver a certeza, espere que o adesivo assente, seguindo as instruções do frasco.
  10. Passo 10 Retire os parafusos.
    Retire os parafusos.
  11. Passo 11 Considere a utilização de uma prensa de tábuas para moldar o seu deck.
    Considere usar uma prensa de tábuas para moldar o seu deck. A prensa é muito mais cara do que um simples adesivo, mas pode ser um investimento sensato se planear fazer várias tábuas. Os dois principais tipos de prensa de tábuas são a prensa de caixão e a prensa a vácuo.
    • Prensa de caixão: Uma prensa de caixão é constituída por dois 2x4 que correm ao longo das bordas de uma folha de contraplacado, juntamente com outro 2x4 que corre ao longo do meio de outra folha de contraplacado. As folhas de contraplacado são depois ligadas através de parafusos e porcas com os 2x4 virados para dentro. A tábua (todas as suas camadas coladas) é colocada sobre os dois 2x4. Em seguida, coloca-se a parte superior da prensa para caixões em cima da tábua, aparafusa-se com a quantidade de côncavo que se pretende, espera-se cerca de 24 horas para a cola secar, corta-se a forma e tem-se um convés!
    • Prensa a vácuo: Quando coloca as placas, estas já estão cortadas e coladas. A prensa de vácuo suga todo o ar enquanto pressiona as placas num molde que pode utilizar. Espere 24 horas com as placas na prensa e terá um baralho. Você pode comprar uma prensa a vácuo online.

Acabamento do deck

  1. Passo 1 Esculpir a forma na tábua.
    Esculpir a forma na tábua. Pegue num dos seus pedaços de contraplacado e encontre o lado mais suave e de melhor aspeto. Este será o fundo da tábua.
    • Meça a partir dos lados para encontrar o centro exato da tábua. Desenhe uma linha longitudinalmente no centro da tábua - da frente para trás.
    • Trace ao longo das margens do modelo. Segure o modelo no lugar com a mão, uma pinça ou um peso.
    • Vire a prancha e repita o processo para o outro lado.
    • O seu desenho está agora na sua placa. Retire o seu stencil do contraplacado e certifique-se de que gosta da forma.
  2. Passo 2 Lixe tudo.
    Lixe tudo. Certifique-se de que a placa está lisa e sem riscos.
  3. Passo 3 Cubra a placa com uma camada de verniz de poliuretano ou resina de fibra de vidro.
    Cubra a tábua com uma camada de verniz de poliuretano ou de resina de fibra de vidro. Qualquer um destes revestimentos protegerá a sua pintura de riscos. Procure em lojas de ferragens e lojas de skate para comparar preços e ver o que está disponível na sua área.
    • Se estiver a usar resina de fibra de vidro: Primeiro, misture a resina de fibra de vidro com o endurecedor na proporção correcta. De seguida, coloque a tela de fibra de vidro no lado pintado; utilizando um pincel, espalhe a resina uniformemente pela placa. Não se esqueça de trabalhar rápida e eficazmente, porque a fibra de vidro começa a endurecer em cerca de 15 minutos. Depois de aplicada, deixe-a curar durante cerca de 3-4 horas.
    • Se estiver a utilizar verniz de poliuretano: Espalhe o verniz uniformemente pela prancha com um pincel. Certifique-se de que a camada é lisa. Quando terminar, deixe o verniz secar durante 3-4 horas antes de prosseguir com a construção da prancha.

Decorar a tábua

  1. Passo 1 Lixe a tábua uma última vez com uma lixa de grão muito fino.
    Lixe a tábua uma última vez com uma lixa de grão muito fino. Agora, pode acrescentar o desenho que quiser, com tinta ou marcadores à prova de água.
    • Para um acabamento suave, lixe a madeira nua com uma lixa 120. De seguida, utilize uma lixa de grão 150. Depois, passe para a lixa 180.
  2. Passo 2 Considere pintar a sua prancha.
    Pense em pintar a sua tábua. Pode deixar o seu deck simples com a sua madeira natural, mas pintar ou decorar a tábua de outra forma é uma óptima maneira de a tornar única. Utilize fita isoladora ou um estêncil para marcar o seu desenho. Pinte o fundo do seu deck.
    • Utilize tinta em spray. Recorte um estêncil de papel ou cartão, escolha as cores e pinte o desenho com spray na parte inferior lisa da tábua. Deixe a tinta secar antes de tocar ou andar na prancha.
    • Utilize tinta acrílica normal. Esboce um desenho e pinte entre as linhas; pinte o que quiser. Deixe secar a tinta durante 20 a 60 minutos depois de decorar a prancha.
    • Utilize tinta para madeira para pintar. Para criar um padrão com alguns tons diferentes, use três camadas para as partes escuras e uma camada para as partes mais claras. Depois que a tinta secar, remova a fita adesiva.
    • Utilize marcadores permanentes. O seu desenho pode ser menos colorido e mais frágil do que se utilizasse tinta, mas pode achar que os marcadores lhe dão maior controlo quando está a desenhar no quadro.
  3. Passo 3 Adicione uma camada final de verniz de poliuretano ou resina de fibra de vidro.
    Adicione uma camada final de verniz de poliuretano ou resina de fibra de vidro. Isto irá selar o seu desenho na parte inferior da placa. O verniz ou a resina deve ser transparente, pelo que o desenho deve ser visível através do revestimento protetor.
  4. Passo 4 Cubra a parte superior da prancha com fita adesiva.
    Cubra a parte superior da prancha com fita adesiva. Compre um pedaço de fita adesiva a granel que cubra toda a prancha. A fita ajudará os seus pés a aderirem à prancha a altas velocidades. Aplique-a cuidadosamente no deck, como se fosse um adesivo grande. Remova o excesso de fita com uma lâmina de barbear ou um cortador de caixa. O desenho fica ao teu critério:
    • Cubra toda a superfície com fita adesiva. Este é o método mais simples e parecerá um tampo de longboard normal.
    • Corte pedaços e crie desenhos com fita adesiva. Certifique-se de que cobre uma parte suficiente da superfície da prancha para que os seus pés a possam agarrar facilmente. Em geral, o seu padrão deve conter mais fita adesiva do que espaço de madeira vazio.
    • Pinte a sua tábua e aplique fita adesiva transparente por cima para exibir o seu desenho. A fita adesiva transparente pode ser um pouco opaca, mas as cores e a ideia geral do seu desenho devem transparecer.
  5. Passo 5 Considere a utilização de cera para pranchas em vez de fita adesiva para andar descalço.
    Considere a utilização de cera para pranchas em vez de fita adesiva para andar descalço. Use cera de prancha de surf na superfície da sua longboard se planeia andar descalço a maior parte do tempo. Tenha em mente que você precisará reaplicar a cera, pois ela se desgasta com o uso.

Fixação de Trucks, Rodas e Rolamentos

  1. Etapa 1 Colocar os rolamentos no interior das rodas.
    Coloque os rolamentos no interior das rodas. Para o fazer, pegue num rolamento e empurre-o para dentro de cada roda. Não pode empurrá-lo demasiado longe; haverá uma pequena barreira contra a qual se irá apoiar. Coloque um rolamento dentro de cada uma das quatro rodas.
  2. Etapa 2 Fixe as rodas aos camiões.
    Fixe as rodas aos camiões. Basta deslizar o conjunto roda/rolamento para o camião, com a parte côncava das rodas (se forem côncavas) virada para fora. Fixe-os nos camiões com as porcas fornecidas. As porcas devem estar suficientemente apertadas para permitir uma rotação fácil e livre das rodas, mas não tão apertadas que se soltem durante a patinagem.
  3. Etapa 3 Faça os furos para os camiões.
    Faça os furos para os camiões. Certifique-se de que estão direitos, caso contrário os camiões não ficarão corretamente alinhados.
  4. Passo 4 Fixar os camiões e as rodas ao convés.
    Fixe os camiões e as rodas à plataforma. Para o efeito, são necessários os espaçadores e os camiões. Coloque o espaçador entre o camião e a plataforma. Ao orientar os seus trucks, certifique-se de que o parafuso de aperto está virado para o nariz da prancha na frente e que o parafuso de afrouxamento está virado para a cauda da prancha na parte de trás. Colocá-los em direcções opostas garante que pode virar na direção certa quando se inclina. Aperte o camião e os espaçadores no convés com 4 parafusos para cada conjunto.
  5. Etapa 5 Teste a sua nova prancha.
    Teste a sua nova prancha. Quando tiver colocado os rolamentos, as rodas e os trucks no deck, sua prancha deve estar pronta para patinar. Fique em pé sobre a prancha para ter certeza de que ela aguenta o seu peso. Se ela não quebrar com o seu peso, tente andar com ela na calçada. Certifique-se de que verificou duas vezes a integridade de cada peça da sua prancha - rolamentos, rodas, trucks, deck - antes de andar com ela em ruas ou passeios movimentados.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que me certifico de que os camiões estão direitos, para não estragar a prancha?
    Existem modelos para os camiões. Alinha-os com a linha central o melhor que puderes e marca os buracos.
  • Questão
    Quanto é que isto custaria para ser eu a fazê-lo?
    Depende dos trucks, rolamentos e rodas que comprares. Pode considerar comprar uma placa completa barata por 60 dólares e dar-lhe a sua própria pintura.

Vídeo

Dicas

  • Tente manter o nariz bem largo, já que você vai dirigir nessa parte. A parte mais larga da prancha deve ser cerca de 1/3 do caminho para baixo do nariz.
  • Sê criativo. Ela é sua, então pode ser o que você quiser. Mas tenha muito cuidado, pois a precisão aqui é o que faz uma prancha bonita no final. Se possível, faça-o duas vezes.
  • Certifique-se de que a superfície em que você está pisando tenha bastante atrito para que você não caia.

Avisos

  • Cuidado para que a prancha não se parta ao meio. Pode levar algumas tentativas para fazer uma boa prancha.
  • Sempre use luvas de deslizamento ao fazer acrobacias.
  • Divirta-se e tenha cuidado quando estiver andando.
  • Usar sempre uma proteção adequada: capacete, joelheiras e protecções para os pulsos.
  • Tenha cuidado ao usar as ferramentas para fazer um longboard.