Como construir uma jangada de madeira

Autor do artigo:Gabriel Silva

Construir a sua própria jangada é uma óptima maneira de partir à aventura, chegar a uma área de pesca melhor ou simplesmente sentir-se como o Huckleberry Finn. A preparação dos troncos pode demorar algum tempo, mas assim que chegar à parte da amarração, o resto do processo passará num ápice. Isso é fácil o suficiente para ser feito sozinho, mas pode ser muito mais rápido se você tiver um amigo para ajudá-lo.

Passos

Reunir e preparar os troncos

  1. Passo 1 Reúna oito troncos de 2,4 m (8 pés) com cerca de 30 cm (12 polegadas) de espessura.1Reúna oito troncos de 2,4 m (8 pés) com cerca de 30 cm (12 polegadas) de espessura. Estes serão os troncos principais e flutuantes que formam o corpo da jangada. As melhores opções de madeira incluem o choupo, o choupo e o abeto. Não use madeiras pesadas e densas, como o carvalho, ou elas não flutuarão.
    • Encontre os troncos numa floresta ou compre-os a um madeireiro. Se estiver numa floresta mas não conseguir identificar as árvores, escolha troncos que pareçam mais leves do que outros.
    • Utilize um serrote para cortar os troncos mais compridos até terem cerca de 240 cm de comprimento. Também pode usar um machado para cortar os rebentos.
    • Não utilize troncos que pareçam pesados. Isso significa que estão encharcados e não vão flutuar tão bem.
  2. Passo 2 Encontre dois troncos de 2,7 m (9 pés) com cerca de 15 cm (6 polegadas) de espessura.2Encontre dois troncos de 2,7 m (9 pés) que tenham cerca de 15 cm (6 polegadas) de espessura. Estes serão os troncos de ligação, que colocará ao longo do corpo da jangada. Você precisa do comprimento extra para poder prender as cordas a eles.
    • Use o mesmo tipo de madeira que usou para os troncos principais.
  3. Etapa 3 Retirar os nós...3Remova os nós e a casca com um machado. Embora a remoção da casca não seja absolutamente necessária, a remoção dos nós, dos tocos e dos ramos mais pequenos é. Se não fizer isso, a jangada não ficará tão bem encaixada.
    • Use um machado para cortar os pequenos nós, tocos e ramos que saem dos troncos.
    • Se estiver a acampar, considere guardar a casca e os nós para lenha.
  4. Passo 4 Faça entalhes nos troncos se tiver tempo.4Corte entalhes nos troncos se tiver tempo. Isto não é completamente necessário, mas é altamente recomendado porque ajudará os troncos a encaixarem-se melhor. Use um machado para fazer entalhes de 5,1 cm de profundidade em ambas as extremidades de cada tronco. Certifique-se de que os entalhes abrangem a largura da tora e são cerca de 1 a 11⁄2 pés (30 a 46 cm) das extremidades.
    • Certifique-se de que os entalhes estejam no mesmo lado de cada tronco, como aqueles que você usaria para fazer uma cabana de madeira.
    • Alternativamente, achate todo o lado de cada tronco com um machado.
  5. Etapa 5 Envernizar os troncos...5Envernize os troncos, se desejar. Isto ajudará a tornar a madeira estanque à água e a evitar que apodreça. Utilize um pincel para aplicar 3 a 5 camadas finas de verniz, deixando que cada camada seque ao toque antes de aplicar a seguinte. Depois de ter aplicado a última camada, espere que o verniz seque e cure completamente. Isto pode demorar alguns dias.
    • Não é preciso fazer isso, mas pode ajudar a fazer a jangada durar mais, especialmente se você planeja usá-la mais de uma vez.

Criar a estrutura

  1. Etapa 1 Colocar os toros na água.1Traga os seus troncos para a água. Tem de se afastar o suficiente da margem para que os troncos possam flutuar; a profundidade da barriga da perna deve ser suficiente. Isto não só facilitará a montagem dos troncos, como também não terá de arrastar a jangada completa por terra firme.
    • Role os troncos em direção à massa de água. Também pode arrastá-los à mão ou puxá-los com uma corda.
    • Se os troncos forem demasiado pesados para si, peça a um amigo para o ajudar a levá-los para a água.
    • Não é necessário trazer todos os troncos para a água, mas tenha-os por perto para poder agarrá-los facilmente.
  2. Passo 2 Coloque 2 troncos flutuantes paralelos um ao outro, a cerca de 2,4 m de distância.2Coloque 2 troncos flutuantes paralelos um ao outro, com cerca de 2,4 m de distância. Se ainda não o fez, puxe 2 dos seus troncos flutuadores principais para a água e coloque-os lado a lado. Oriente-os horizontalmente de modo a formarem um sinal de igual (=).
    • Coloque os troncos a cerca de 2,4 m de distância.
    • Para este efeito, utilizará os seus troncos com 2,4 m de comprimento e 25 a 30 cm de espessura.
  3. Passo 3 Coloque os troncos finos de ligação sobre os 2 troncos principais.3Coloque os toros finos e de ligação sobre os 2 toros principais. Deverá ficar com uma forma quadrada ou retangular aproximada. Coloque estes toros a cerca de 30 cm das extremidades dos toros flutuantes. Aproxime ou afaste os troncos flutuantes um do outro até que as extremidades dos troncos de ligação sobressaiam cerca de 15 cm.
    • Se achatou um lado de cada toro, certifique-se de que os lados achatados estão a tocar-se.
    • Se cortou entalhes nos troncos, certifique-se de que os entalhes estão virados um para o outro para que encaixem.
  4. Etapa 4 Amarrar a corda...4Ate a corda à volta de um tronco de ligação utilizando um nó de cravo. Escolha um tronco de ligação para começar e, em seguida, passe a extremidade da sua corda pela extremidade, mesmo ao lado do tronco flutuante esquerdo. Enrole a extremidade curta da corda à volta do tronco de ligação. Cruze-a sobre a extremidade mais comprida da corda para criar uma inclinação. Passe-a por baixo do tronco de ligação e depois puxe-a por baixo da corda inclinada. Dê um puxão para apertar o nó.
    • A extremidade curta da sua corda deve ser suficientemente longa para envolver a circunferência do seu toro de ligação 2 a 3 vezes.
  5. Passo 5 Enrole a extremidade de trabalho da corda à volta do tronco flutuante para fazer um X.5Enrole a extremidade de trabalho da corda à volta do tronco flutuante para fazer um X. Pegue na extremidade de trabalho mais comprida da corda. Enrole-a uma vez à volta do tronco flutuante e, em seguida, puxe-a em ângulo sobre o tronco de ligação. Enrole-a novamente à volta do tronco flutuante e, em seguida, cruze-a sobre o tronco de ligação para fazer uma forma de X.
    • Puxe a corda com força para que os troncos não deslizem.
  6. Passo 6 Amarrar a corda...6Amarrar a corda à volta do tronco de ligação com um nó de mão. Enrole a corda à volta do tronco de ligação, certificando-se de que está do outro lado do tronco principal (afastando-se do nó de engate de cravo). Puxe a corda por baixo da corda enrolada e, em seguida, dê-lhe um puxão forte para apertar o nó.
  7. Passo 7 Repita o processo para o toro de ligação inferior do lado esquerdo.7Repita o processo para o tronco de ligação inferior do lado esquerdo. Pegue num novo pedaço de corda e amarre-o à extremidade do tronco de ligação inferior utilizando um nó de cravo. Enrole-o à volta do tronco principal 2 vezes para fazer um X, depois enrole-o à volta do tronco de ligação uma vez. Termine com um nó de mão.
    • Não amarre ainda os troncos de ligação ao lado direito da estrutura. Isso será feito em último lugar.

Acabamento da jangada

  1. Passo 1 Deslize o próximo tronco flutuante para o seu lugar.1Coloque o próximo tronco flutuante no lugar. Pegue noutro tronco flutuante de 2,4 m (8 pés) e empurre-o para baixo dos 2 troncos de ligação. Role-o para o lado esquerdo da estrutura.
    • Certifique-se de que as extremidades deste tronco estão alinhadas com as extremidades do primeiro tronco.
  2. Passo 2 Enrole a corda à volta do toro principal, de cada lado do toro de ligação.2Enrole a corda à volta do toro principal, de cada lado do toro de ligação. Vá até ao tronco de ligação superior e enrole a corda à volta dele uma vez. Em seguida, enrole a corda à volta do toro principal para um dos lados do toro de ligação. Passe-a por baixo do tronco principal e depois enrole-a novamente à volta do tronco principal, desta vez para o outro lado do tronco de ligação.
    • Não precisa de fazer um X com as cordas como fez para a estrutura, mas pode fazê-lo se quiser.
  3. Passo 3 Enrole a corda à volta do tronco de ligação, terminando com um nó de mão.3Enrole a corda à volta do tronco de ligação, terminando com um nó de mão. Isto é exatamente como o que fez ao fazer a estrutura. Enrole a corda à volta do toro de ligação uma vez e, em seguida, puxe a corda por baixo da corda enrolada para criar um nó de mão.
    • Isto completa o seu padrão de enrolamento.
  4. Passo 4 Amarre mais toros ao toro de ligação superior até chegar ao lado direito.4Amarre mais toros ao toro de ligação superior até chegar ao lado direito. Siga o mesmo processo que o anterior. Enrole a corda à volta do tronco de ligação com um nó de mão. Adicione o tronco seguinte e, em seguida, enrole ou cruze-o 2 vezes à volta do tronco. Enrole a corda à volta do tronco de ligação com um nó de mão, adicione outro tronco principal, e assim sucessivamente.
    • Pode acabar por ficar com alguns espaços entre os toros, o que não faz mal.
    • O último toro pode ficar a mais ou menos de 15 cm da extremidade do toro de ligação. Não há problema.
  5. Passo 5 Termine com um nó de cravo.5Finalize com um nó de cravo. Enrole a corda à volta da extremidade do tronco de ligação. Cruze-a sobre a corda enrolada e, em seguida, enrole-a novamente sob o tronco. Quando estiver a subir, puxe-a por baixo da corda cruzada e depois puxe-a com força.
    • Corte o excesso de corda com um machado ou uma tesoura.
  6. Passo 6 Repita todo o processo para o tronco de ligação inferior.6Repita todo o processo para o tronco de ligação inferior. Este lado será um pouco mais complicado porque terá de mover mais os troncos para poder enrolar a corda à volta deles. Poderá ter de desenrolar a corda e empurrá-la através dos espaços entre os troncos, como se estivesse a enfiar uma agulha.
    • Certifique-se de que os troncos estão direitos quando os amarra. Poderá ter de os deslizar um pouco para a esquerda ou para a direita para que não fiquem tortos.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaQue tipo de madeira devo utilizar? Utilize madeira leve, de preferência a que já caiu e está seca ao sol para retirar a humidade e aumentar a flutuabilidade.
  • PerguntaPosso utilizar tábuas de madeira em vez de toros? Não é uma boa ideia. As tábuas de madeira são geralmente finas e podem não aguentar muito peso. Pode, no entanto, colocar tábuas de madeira em cima da jangada para a tornar mais suave.
  • PerguntaPrecisamos do contraplacado? Estou a utilizar isto para o meu projeto de inglês sobre como sobreviveria se estivesse encalhado. Mas não se encontra contraplacado no rio Congo. O que é que posso utilizar para o substituir? Podes utilizar qualquer madeira plana ou resistente que possas encontrar na floresta, como cascas, troncos, fracções de cepos, etc.

Dicas

  • O diâmetro não tem de ser exatamente de 25 a 30 cm, mas deve ser próximo. É mais importante que todos os troncos tenham a mesma espessura.
  • Se os troncos afunilarem, alterne as direcções para onde apontam, como se estivesse a empilhar pastas.
  • Se não tiver corda, pode prender os troncos com cavilhas de 30 cm de comprimento feitas de uma madeira dura, como o carvalho. Faça os pinos afiados em uma extremidade, como uma estaca.

Avisos

  • Use sua jangada com responsabilidade. Não há problema em levá-la para um lago ou rio lento. Não a leve para águas rápidas ou para longas viagens oceânicas.
  • Verifique com as autoridades locais antes de levar a sua jangada para um determinado corpo de água. Nem todos os locais permitem a utilização de jangadas.
  • Use sempre um colete salva-vidas quando utilizar a jangada. Mesmo que ela seja durável, há uma chance de que ela possa desmoronar; você quer estar preparado.

Coisas que vai precisar

  • Oito troncos de 2,4 m de comprimento e 30 cm de espessura
  • Dois troncos de 2,7 m de comprimento e 15 cm de espessura
  • Corda pesada ou barbante
  • Serra de mão
  • Machadinha
  • Verniz para madeira (opcional)
  • Pincel largo (opcional, para o verniz)