Como construir um halfpipe ou rampa

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os halfpipes são óptimas formas de praticar truques enquanto se anda de skate, patins ou bicicleta BMX. Se quiser andar em casa em vez de ir a um parque de skate, pode construir o seu próprio halfpipe, desde que tenha espaço. Os halfpipes requerem muitos materiais e precisão na sua construção, pelo que podem ser complicados se não tiveres experiência em construção. Com um pouco de paciência e tempo, você terá uma rampa resistente na qual poderá praticar por muitos anos!

Passos

Visão geral do projeto

  1. Passo 1 Comece por construir as peças de transição.
    Comece por construir as peças de transição. As peças de transição são as secções curvas nas extremidades da sua rampa. Comece por cortar os lados curvos das transições a partir de folhas de contraplacado. Aparafuse tábuas entre os cantos inferiores de 2 peças de transição para formar um lado da rampa. Depois, prenda as tábuas ao longo das extremidades curvas das peças para enquadrar o resto da transição.
    • Normalmente, um halfpipe padrão para principiantes tem cerca de 31⁄2 pés (1,1 m) de altura e 8 pés (2,4 m) de largura.
  2. Passo 2 Construir e fixar a secção inferior plana da rampa.
    Construa e fixe a secção de fundo plano da rampa. O fundo plano é o espaço entre as transições onde se ganha impulso e se prepara para a próxima manobra. Faça uma caixa para o fundo plano usando tábuas de 5,1 cm x 10,2 cm. Aparafusa as tábuas de suporte dentro da caixa para que a rampa não se parta. Coloque o fundo plano entre as duas peças de transição e aparafuse-as.
    • Quando estiver terminado, um halfpipe para principiantes terá cerca de 8,2 m (27 pés) de comprimento.
    • Certifique-se de que fixa as peças numa superfície plana, caso contrário, a rampa ficará torta.
  3. Passo 3 Cubra a rampa com contraplacado e revestimento de rampa para obter uma superfície lisa.
    Cubra a rampa com contraplacado e revestimento da rampa para obter uma superfície lisa. Comece por fixar uma camada de contraplacado às placas de suporte no fundo plano e nas peças de transição. Depois disso, coloque outra camada de contraplacado por cima para ajudar a suportar o seu peso enquanto usa a rampa. Uma vez que o contraplacado pode ser áspero e difícil de andar, coloque uma camada final de revestimento da rampa por cima para o alisar.
    • O material do revestimento depende do local onde vai utilizar a rampa. Se a construir no interior, pode utilizar masonite, uma vez que não existe o risco de danos causados pela água. Se for ao ar livre, escolha um revestimento de rampa à prova de água e de intempéries.
  4. Etapa 4 Aparafusar os tubos de revestimento no topo das transições.
    Aparafuse os tubos de cobertura no topo das transições. As coifas são os tubos rectos de metal onde o material da superfície encontra o canto superior da peça de transição. Os patinadores utilizam os copings para esmerilhar sem danificar demasiado a prancha. Basta fazer furos nos tubos e colocá-los nos lábios das peças de transição. Aparafuse os tubos na rampa para que fiquem no lugar.
    • Pode utilizar tubos de PVC, mas o metal durará mais tempo.
  5. Passo 5 Construa plataformas ao lado das transições para ter um lugar para ficar de pé.
    Construa plataformas junto às transições para ter um lugar para se apoiar. As plataformas são as secções elevadas na parte de trás de cada transição, para que tenha um lugar para relaxar e descer para a rampa. Enquadre caixas com o mesmo comprimento das suas transições e cubra-as com contraplacado. Fixe as plataformas às transições de modo a que fiquem encostadas às coberturas. Aparafuse mais tábuas ou postes na parte inferior da plataforma para suportar o peso da plataforma.

Criar as peças de transição

  1. Passo 1 Desenhe linhas numa folha de contraplacado a 8,9 cm das extremidades longas.
    Desenhe linhas numa folha de contraplacado 31⁄2 in (8,9 cm) a partir das bordas longas. Obter uma folha de 1,2 m × 2,4 m de 3⁄4 in (1,9 cm) de contraplacado feito para uso exterior. Medida 31⁄2 polegadas (8,9 cm) de um dos lados longos e faça uma marca. Coloque uma régua sobre a marca para que fique paralela ao lado longo e use-a para desenhar uma linha reta em todo o comprimento da madeira compensada. Em seguida, meça a mesma distância a partir da outra borda longa e faça outra linha.
    • A área entre as linhas será a altura total do seu halfpipe. Se quiser fazer uma mais alta, terá de utilizar várias folhas de contraplacado para um único lado.
  2. Passo 2 Faça um ponto na primeira linha a 41 cm da extremidade curta.
    Faça um ponto na primeira linha a 41 cm da borda curta. Volte à primeira linha que desenhou e meça a partir do lado mais curto 41 cm. Use um lápis ou marcador para fazer um ponto ou X na linha para saber onde colocar o lápis mais tarde.
    • O ponto marca onde a transição começará a curvar-se para cima em direção à plataforma.
  3. Passo 3 Meça 1,8 m (6 pés) a partir do ponto para que's perpendicular to the line.
    Meça 1,8 m (6 pés) a partir do ponto para que fique perpendicular à linha. Coloque a extremidade da sua fita métrica no ponto e estenda-a ao longo da largura do contraplacado. Mantenha a fita métrica paralela às extremidades curtas do contraplacado e perpendicular às linhas que desenhou. Puxe a fita métrica até que ela se estenda por 1,8 m.
    • Isto significa que a distância horizontal entre a parte da frente e a parte de trás da transição é de 180 cm e a rampa terá uma curva suave.
    • Pode sempre tornar a rampa mais íngreme, diminuindo a distância, ou mais suave, aumentando a distância, mas evite torná-la mais comprida do que a altura da rampa. Caso contrário, terá secções verticais íngremes que são muito difíceis de percorrer.
  4. Passo 4 Espete uma chave de fendas no chão à medida.
    Espete uma chave de fendas no chão na medida. Empurre a lâmina da chave de fendas para dentro do solo, exatamente onde a medida indica 1,8 m (6 pés). Deixe cerca de 15 cm da chave de fendas acima do solo, mas certifique-se de que não oscila nem se desloca facilmente.
    • Também pode utilizar uma estaca de madeira em vez de uma chave de fendas.
    • Se estiver a trabalhar dentro de casa ou não puder colocar algo no chão, coloque uma folha de 3⁄4 polegada (1,9 cm) de contraplacado e fixe um parafuso na medida.
  5. Passo 5 Amarre as pontas de um fio à chave de fendas e a um lápis.
    Amarre as pontas de um fio à chave de fendas e a um lápis. Corte um pedaço de fio com 1,8 m de comprimento. Prenda uma das extremidades do fio à lâmina da chave de fendas com um nó de mão para que não se solte. Puxe o fio com força até chegar ao ponto na sua folha de contraplacado. Segure um lápis verticalmente no ponto e enrole o fio à volta dele.
    • Mantenha sempre o fio bem esticado, caso contrário o fio ficará demasiado comprido e estragará as suas medidas.
    • Se a chave de fendas sair do chão, volte a colocá-la na sua medida e peça a um ajudante para a segurar no lugar.
  6. Passo 6 Passe o lápis para o canto oposto para desenhar a secção curva da rampa.
    Desloque o lápis para o canto oposto para desenhar a secção curva da rampa. Mantenha o lápis na vertical à medida que o desloca pela peça de contraplacado. Puxe o fio com força para criar uma linha curva e suave, que é a parte da rampa que leva às plataformas. Quando a linha curva intersectar a linha de guia reta no lado oposto do contraplacado, pare de desenhar e levante o lápis.
    • Se houver alguma oscilação na linha curva, apague-a e tente desenhá-la novamente até ficar lisa.
  7. Passo 7 Corte ao longo do contorno com uma serra de recortes para fazer a primeira peça de transição.
    Corte ao longo do contorno com uma serra de recortes para fazer a primeira peça de transição. Coloque o contraplacado em cavaletes para não cortar ou danificar nada. Alinhe a lâmina da serra de recortes com a linha na borda curta da tábua e ligue a serra. Guie lentamente a serra ao longo dos contornos da peça de transição, certificando-se de que a linha de corte não oscila nem se desvia. Continue a cortar até chegar ao outro lado curto do contraplacado. A peça de transição parecerá um trapézio com um lado curvo.
    • Use óculos de proteção sempre que utilizar uma serra de recortes, para o caso de a madeira se soltar.
    • Mantenha as mãos afastadas da lâmina da serra, pois pode ferir-se facilmente.
  8. Passo 8 Trace a primeira peça de transição para fazer mais 3 peças do mesmo tamanho.
    Trace a primeira peça de transição para fazer mais 3 do mesmo tamanho. Vire a primeira peça de transição de cabeça para baixo e coloque-a sobre o pedaço de contraplacado que sobrou. Trace à volta do contorno com um lápis para fazer a sua segunda transição. Repita o processo noutra folha de contraplacado e corte-as com a serra para ter 4 peças de transição com o mesmo tamanho quando terminar.

Enquadrar as transições

  1. Passo 1 Marque cada 8 in (20 cm) ao longo das transições' curved edges.
    Marque a cada 20 cm (8 pol.) ao longo das arestas curvas das transições. Segure todas as peças de transição juntas para que as suas extremidades curvas fiquem niveladas. Dobre uma fita métrica ao longo da curva das peças e desenhe uma linha a cada 20 cm. Trabalhe a partir da parte inferior da curva em direção à secção superior com a plataforma plana para saber onde colocar os suportes.
    • Não há problema se a última marca não estiver alinhada com a borda superior da tábua.
  2. Passo 2 Corte tábuas com 2,4 m de comprimento para cada marca numa transição.
    Corte as tábuas com 73⁄4 pés (2,4 m) de comprimento para cada marca numa transição. Conte o número de marcas que acabou de fazer numa peça de transição e adicione 2 para suportes adicionais nos cantos. Multiplique o número por 2 para encontrar o número total de tábuas que você precisa para suas transições. Obtenha tábuas de 2 pol × 4 pol (0,051 m × 0,102 m) que tenham 2,4 m (8 pés) de comprimento e sejam feitas para uso externo. Marque 1⁄8 polegada (0,32 cm) a partir das extremidades curtas de cada tábua. Use sua serra tico-tico ou uma serra circular para cortar as extremidades das tábuas para que elas fiquem quadradas.
    • Por exemplo, se fez 10 marcas numa peça de transição, precisará de 12 tábuas para construir uma e 24 tábuas para ambas.
  3. Passo 3 Aparafusar as tábuas cortadas entre as transições' bottom corners.
    Aparafuse as tábuas cortadas entre os cantos inferiores das transições. Coloque uma das suas 73⁄4 (2,4 m) na sua extremidade estreita e posicione-a entre os cantos inferiores frontais de 2 peças de transição. Mantenha a tábua nivelada com as frentes das peças de transição e a borda curva para que a rampa não se deforme. Coloque 2-3 parafusos para madeira com 11⁄2 polegadas (3,8 cm) de comprimento através das peças de transição até às extremidades da tábua. Coloque outra tábua entre os cantos inferiores traseiros e fixe-a da mesma forma. Use as outras 2 peças curvas e mais 2 tábuas para construir outra transição.
    • As tábuas inferiores ajudarão a garantir que as peças de transição permaneçam quadradas para que o seu halfpipe não fique deformado ou torto.
    • Tente sempre trabalhar numa superfície plana quando estiver a construir a sua rampa para não prender as peças quando estas estiverem tortas.
  4. Passo 4 Fixe as tábuas cortadas às transições de modo a que're centered on your marks.
    Fixe as tábuas cortadas às transições de modo a ficarem centradas nas suas marcas. Deslize uma das tábuas cortadas entre as peças de transição e alinhe-a com a próxima marca a partir do fundo ao longo da borda curva. Rode a tábua para que a borda estreita fique nivelada com a curva da transição. Peça a um ajudante para segurar a tábua no lugar enquanto coloca 2-3 11⁄2 in (3,8 cm) nas extremidades da tábua. Continue subindo de baixo para cima, colocando o centro da tábua em cada marca até chegar ao topo da transição.
    • Evite colocar todas as tábuas com o lado mais largo rente à curva, pois elas tendem a dobrar e não suportarão o seu peso.
    • Quando atingir a marca mais alta nas suas transições, coloque a tábua de modo a que o lado largo e plano fique alinhado com a curva. Assim, será mais fácil aparafusar o tubo de cobertura mais tarde.

Fixar o fundo plano

  1. Passo 1 Faça 2 caixilhos de madeira com 1,2 m × 2,4 m (4 por 8 pés).
    Faça 2 caixilhos de madeira com 1,2 m × 2,4 m (4 por 8 pés). Coloque uma tábua de 5,1 cm × 10,2 cm (2 pol × 4 pol.) com 1,2 m (4 pés) de comprimento em sua borda estreita. Posicione 2 dos seus 73⁄4 pés (2,4 m) de modo que os lados mais largos fiquem alinhados com as extremidades da primeira tábua. Posicione outra tábua de 1,2 m de modo que as extremidades fiquem alinhadas com as bordas externas das tábuas mais longas. Coloque 2-3 parafusos que sejam 11⁄2 polegadas (3,8 cm) de comprimento através das tábuas mais curtas para que entrem nas extremidades das mais longas. Faça uma segunda moldura da mesma forma.
    • Evite fazer uma moldura grande de 8 por 8 pés (2,4 m × 2,4 m), uma vez que não terá a mesma quantidade de suporte.
  2. Passo 2 Marque a cada 8 in (20 cm) ao longo das bordas longas das suas molduras.
    Marque a cada 8 in (20 cm) ao longo das bordas longas das suas molduras. Comece a fita métrica no lado mais curto da moldura e estenda-a 20 cm ao longo do lado mais comprido. Desenhe uma marca no topo do quadro na sua medida. Trabalhe para baixo num dos lados compridos da moldura antes de começar a marcar o outro lado comprido. Certifique-se de que as marcas que estão em frente umas das outras se alinham de forma a ficarem paralelas às extremidades curtas.
  3. Passo 3 Corte as tábuas com 1,1 m (45 pol.) de comprimento para cada par de marcas.
    Corte tábuas com 1,1 m (45 pol.) de comprimento para cada par de marcas. Conte o número de marcas numa borda longa da sua moldura para saber quantas tábuas precisa para a sua moldura. Obtenha tábuas de 5,1 cm × 10,2 cm que tenham 1,2 m de comprimento. Meça em 11⁄2 polegadas (3,8 cm) a partir das extremidades da tábua e marque-a com um lápis. Use a serra de vaivém ou uma serra circular para cortar ao longo das marcas para que as extremidades da tábua fiquem quadradas.
    • Estas tábuas têm de ser mais pequenas para caberem entre as extremidades longas das molduras.
  4. Passo 4 Fixe as tábuas cortadas entre as marcas das suas molduras.
    Fixe as tábuas cortadas entre as marcas nas suas molduras. Faça deslizar uma das tábuas de 45 polegadas (1,1 m) para dentro da moldura, de modo a que as marcas fiquem centradas e a extremidade estreita fique virada para cima. Mantenha a borda superior da tábua nivelada com as bordas da moldura. Coloque 2-3 parafusos de madeira nas extremidades de cada tábua para as fixar no lugar.
    • Trabalhe numa superfície plana para garantir que não posiciona acidentalmente as tábuas tortas.
  5. Passo 5 Aparafuse as 2 armações nos seus lados compridos para fazer o fundo plano.
    Aparafuse as 2 molduras nos seus lados compridos para fazer o fundo plano. Pressione a extremidade longa de uma moldura contra a extremidade longa da segunda moldura e mantenha-as bem juntas. Utilizar 11⁄2 (3,8 cm) de parafusos para madeira a cada 20 cm (8 polegadas) ao longo da borda longa, alternando a partir de que moldura os começa. Quando terminar, terá um fundo plano de 2,4 m × 2,4 m para o seu halfpipe.
  6. Passo 6 Fixar as transições ao fundo plano com parafusos para madeira.
    Fixe as transições ao fundo plano com parafusos para madeira. Coloque o fundo plano numa superfície plana onde tenciona instalar o halfpipe. Deslocar as transições junto aos bordos do fundo plano para que todas as tábuas de suporte fiquem paralelas. Empurre as transições firmemente contra o fundo plano para que as bordas fiquem niveladas. Fixe parafusos de madeira de 7,6 cm (3 pol.) através das transições e no fundo plano a cada 30-61 cm (1-2 pés).
    • Se não montar o halfpipe numa superfície plana, a rampa pode ficar deformada e não será possível andar nela sem problemas.

Pavimentar a rampa

  1. Passo 1 Coloque uma camada de contraplacado de 1⁄2 in (1,3 cm) na rampa's flat section.
    Coloque uma camada de 1⁄2 in (1,3 cm) de contraplacado na secção plana da rampa. Comece a primeira folha de contraplacado de 1,2 m × 2,4 m de modo a que o lado comprido fique alinhado com o local onde o fundo plano se liga a uma transição. Coloque outra peça ao longo da borda da segunda transição para que o contraplacado forme uma costura apertada no meio do halfpipe.
    • Evite utilizar qualquer material mais fino quando começar a revestir a sua rampa, uma vez que não será capaz de suportar o seu peso.
  2. Passo 2 Aparafuse o contraplacado a cada 30 cm (1 pé) ao longo dos suportes.
    Aparafuse o contraplacado a cada 1 ft (30 cm) ao longo dos suportes. Pressione o contraplacado firmemente contra a estrutura inferior para que as extremidades fiquem niveladas. Meça 30 cm a partir da borda da armação e faça um furo de 11⁄2 in (3,8 cm) de parafuso de madeira na placa de suporte. Continue ao longo do comprimento do suporte para adicionar mais parafusos. Continue a colocar parafusos ao longo de todo o comprimento e largura das placas de contraplacado, de modo a que haja pelo menos 4 parafusos em cada placa de suporte horizontal.
    • Introduza os parafusos o suficiente na madeira para que as cabeças não fiquem de fora, caso contrário, terá saliências na sua superfície de apoio.
  3. Passo 3 Pise o contraplacado para o fixar contra as transições.
    Pise o contraplacado para o fixar contra as transições. Coloque uma folha de contraplacado contra a borda curva da transição e pressione-a firmemente com o pé. O contraplacado dobrar-se-á na forma da curva para ficar nivelado com as peças de transição. Mantenha o contraplacado pressionado contra a transição enquanto o aparafusa a cada 30 cm nos suportes horizontais. Trabalhe a partir do fundo plano em direção ao topo da transição para que a madeira não se deforme.
    • Se não conseguir manter o contraplacado no chão sozinho, peça a um ajudante para colocar o seu peso contra ele enquanto o aparafusa.
    • Também pode cortar o contraplacado em quadrados de 1,2 m × 1,2 m, uma vez que pode ser mais fácil trabalhar com peças mais pequenas.
  4. Passo 4 Desloque a segunda camada de contraplacado em cerca de 20 cm (8 polegadas).
    Desloque a segunda camada de contraplacado em cerca de 8 polegadas (20 cm). Coloque outra peça de contraplacado no seu halfpipe de modo a que a extremidade longa fique a 20 cm do fundo da transição. Pressione o contraplacado para baixo e aparafuse-o aos suportes com 11⁄2 polegadas (3,8 cm) de parafusos para madeira. Coloque os parafusos a pelo menos 7,6-10,2 cm de distância dos parafusos da primeira camada para não os danificar. Cubra toda a superfície da rampa com a segunda camada de madeira compensada.
    • A segunda camada ajuda a reforçar a rampa para que seja mais durável e menos suscetível de se partir.
  5. Passo 5 Coloque 0,64 cm de superfície de rampa como camada final.
    Coloque 1⁄4 in (0,64 cm) de revestimento da rampa como camada final. Se estiver a instalar a rampa no exterior, utilize uma superfície especial para rampas, como a Skatelite ou a Ramp Armor, uma vez que é durável e resistente às intempéries. Se tiver feito a rampa dentro de casa, pode usar 1⁄4 in (0,64 cm) de masonite. Coloque as folhas de revestimento da rampa em cima do contraplacado e aparafuse-as ao longo dos suportes com 11⁄2 in (3,8 cm). Coloque os parafusos a cada 20 a 30 cm ao longo dos suportes para prendê-los com firmeza.
    • O revestimento especial para rampas pode custar até 200 dólares americanos por uma folha de 1,2 m × 2,4 m e pode ser comprado online.
    • Certifique-se de que as cabeças dos parafusos não fiquem acima da superfície, ou então as rodas podem ficar presas nelas e tornar o seu passeio mais acidentado.

Acrescentar o revestimento

  1. Passo 1 Faça furos de 9,5 mm (3⁄8 in) a cada 61 cm (2 pés) ao longo de 2 tubos.
    Perfure 3⁄8 (9,5 mm) a cada 2 pés (61 cm) ao longo de 2 tubos. Pegue 2 canos de PVC ou metal com 2,4 m de comprimento e 5,1 cm de circunferência. Coloque um 3⁄8 in (0,95 cm) de broca de corte de metal no seu berbequim. Faça marcas nos tubos a cada 2 pés (0,61 m) para saber onde colocar os furos. Segure a broca perpendicularmente ao tubo e guie-a lentamente através de um dos lados do tubo.
    • Os tubos utilizados para os copings facilitam o trabalho de esmerilhar e fazer truques ao longo do topo do teu halfpipe.

    Aviso: Evite perfurar tubos de metal com brocas normais, pois é mais provável que se partam e causem ferimentos.

  2. Passo 2 Faça furos de 4,8 mm (3⁄16 in) no lado oposto do tubo.
    Faça 3⁄16 in (4,8 mm) no lado oposto da tubagem. Rode o tubo 180 graus para que os furos que acabou de fazer fiquem na parte inferior. Mude a broca para uma 3⁄16 in (4,8 mm) e fixe-a no lugar. Marque os furos a cada 0,61 m para que eles fiquem alinhados com os furos na parte inferior. Empurre a broca através de cada marca até chegar ao meio do tubo.
    • Os orifícios maiores no tubo permitem-lhe passar uma broca através deles e os orifícios mais pequenos são onde os parafusos vão passar.
  3. Passo 3 Coloque as capas nos entalhes superiores das transições de modo a que as extremidades fiquem niveladas.
    Coloque as capas nos entalhes superiores das transições para que as extremidades fiquem niveladas. Os cantos superiores das suas transições terão um pequeno entalhe entre a superfície da rampa e a borda superior. Levante o tubo de revestimento para a transição e coloque-o no entalhe de modo a que os orifícios mais pequenos fiquem alinhados com a borda estreita da placa de suporte superior. Certifique-se de que a parte da frente da cobertura fica nivelada com a superfície da rampa e que as extremidades não ultrapassam os lados da transição.
    • Se a cobertura ficar saliente em relação à superfície da rampa, utilize a serra de recortes para cortar o entalhe mais fundo.
  4. Passo 4 Aparafuse as capas nas placas de suporte superiores das transições.
    Aparafuse as capas nas placas de suporte superiores das transições. Peça a um ajudante para segurar o tubo de remate no lugar para que não se mova. Coloque um parafuso de madeira de 7,6 cm (3 pol.) numa ponta de chave de fendas estendida e introduza-o cuidadosamente através do orifício maior na parte superior da cobertura. Empurre a ponta do parafuso através do orifício mais pequeno na parte inferior do tubo. Introduza o parafuso diretamente na placa de suporte até que a cabeça do parafuso fique nivelada com a borda interior da cobertura. Adicione parafusos aos restantes orifícios das capas para as fixar às transições.
    • Aparafuse as capas lentamente para não danificar ou partir a placa de suporte por baixo.

Montagem das plataformas

  1. Passo 1 Construa 2 estruturas de madeira com 2,4 m × 1,2 m (8 por 4 pés).
    Construa 2 estruturas de madeira com 2,4 m × 1,2 m (8 por 4 pés). Coloque uma tábua de 5,1 cm × 10,2 cm (2 pol × 4 pol.) que tenha 1,2 m (4 pés) de comprimento no seu lado mais estreito. Coloque 2 tábuas que tenham 73⁄4 pés (2,4 m) perpendiculares à peça mais curta para que os lados fiquem nivelados. Coloque outra tábua de 1,2 m para que as extremidades fiquem niveladas com as bordas externas das peças longas. Aparafuse as tábuas mais curtas nas extremidades das tábuas mais longas com parafusos de madeira de 7,6 cm para fazer as armações da caixa.
    • As molduras serão semelhantes às molduras que usou no seu fundo plano.
    • Pode ajustar a plataforma para a largura que quiser, mas entre 61-122 cm (2-4 pés) é normalmente o padrão para um halfpipe para principiantes.
  2. Passo 2 Marque a cada 16 in (41 cm) ao longo das estruturas' long edges.
    Marque a cada 16 in (41 cm) ao longo das bordas longas das estruturas. Meça ao longo do lado comprido da sua armação a partir do canto e faça uma marca a 20 cm. Continue a trabalhar ao longo do comprimento da tábua longa e adicione uma nova marca a cada 20 cm. Em seguida, faça marcas na outra tábua longa para que fiquem alinhadas com as primeiras que desenhou.
  3. Etapa 3 Fixe as tábuas de 1,1 m (45 pol.) nas molduras com as suas marcas.
    Fixe as tábuas de 45 pol. (1,1 m) nas molduras com as suas marcas. Posicione uma tábua de 2 pol. × 4 pol. (5,1 cm × 10,2 cm) entre as peças laterais longas, de modo que ela fique no centro das marcas que você fez e paralela aos lados curtos. Fixe 2-3 parafusos de madeira com 7,6 cm de comprimento através dos lados longos da moldura e na tábua de suporte. Trabalhe ao longo das molduras até aparafusar as tábuas entre cada conjunto de marcas.
    • Certifique-se de que o lado estreito da tábua está virado para cima quando instalar os suportes, para que possam suportar o maior peso. Caso contrário, podem dobrar-se ou partir-se.
  4. Passo 4 Cubra as estruturas da plataforma com contraplacado de 1,9 cm (3⁄4 in).
    Cubra as estruturas da plataforma com 3⁄4 in (1,9 cm) de contraplacado. Coloque uma folha de contraplacado de 1,2 m × 2,4 m (4 pés × 8 pés) em cima das placas de suporte para que as bordas fiquem niveladas com a estrutura. Fixe 11⁄2 (3,8 cm) a cada 20 cm (8 polegadas) ao longo de cada uma das placas de suporte e da estrutura. Trabalhe de um lado curto para o outro para que a madeira não se deforme ou faça bolhas no meio.
    • Evite utilizar contraplacado mais fino, caso contrário poderá não conseguir suportar o seu peso.
  5. Passo 5 Fixe postes de 10 cm × 10 cm (4 pol. × 4 pol.) ao longo da parte de trás da plataforma.
    Fixe postes de 10 cm × 10 cm (4 pol. × 4 pol.) ao longo da parte de trás da plataforma. Meça a altura da sua transição para saber a altura dos postes. Transfira a medida para um poste de 10 cm x 10 cm e corte 3 peças da mesma altura. Coloque 2 dos postes nos cantos da parte inferior da plataforma e 1 ao longo da parte de trás mais próxima do suporte central. Use 2-3 parafusos de madeira com 7,6 cm de comprimento para prender a parte superior da plataforma aos postes.
    • Se não quiser comprar postes, pode aparafusar 2 tábuas de 5,1 cm × 10,2 cm (2 in × 4 in).
  6. Passo 6 Aparafuse as plataformas nos lados das transições a cada 8 in (20 cm).
    Aparafuse as plataformas nos lados das transições a cada 8 in (20 cm). Empurre as plataformas para a parte de trás das transições até que as frentes estejam niveladas com a cumeeira. Fixar 11⁄2 in (3,8 cm) através da borda superior da transição para que entrem nos lados da plataforma. Coloque pelo menos 2-3 parafusos a cada 20 cm para que a plataforma fique estável nas transições. Depois de fixar as plataformas, está pronto para andar!
    • Se as plataformas ainda não parecerem resistentes quando estiveres em cima delas, aparafusa as tábuas num ângulo de 45 graus a partir de cada perna para que se liguem aos suportes inferiores da plataforma.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Onde é que posso arranjar este material?
    Em qualquer loja de artigos para a casa.
  • Pergunta
    Isto pode ser feito para ter 20 pés de comprimento por 4 pés de altura?
    Claro que sim, mas a madeira 20x4 seria um pouco difícil de encontrar numa loja.
  • Questão
    Como posso dobrar um bom contraplacado de uma só face com meia polegada de espessura?
    Pode molhá-lo (mergulhá-lo em água, porque isso torna a madeira mais flexível) e depois aplicar cola na extremidade da madeira que vai ser o lado da rampa. Depois, pregue ou aparafuse gradualmente a madeira, certificando-se de que a prende ou pressiona com um peso para que tome a forma que pretende. No entanto, tenha cuidado, pois pode parti-la se não proceder com paciência ou se a molhar demasiado pouco.

Conselhos

  • Veja se as lojas de ferragens oferecem aluguel de equipamentos para não ter que comprar todas as ferramentas.
  • Use um capacete e protetores sempre que usar o halfpipe para não se machucar.

Avisos

  • Tenha sempre cuidado quando estiver a trabalhar com ferramentas eléctricas para não se cortar ou ferir.
  • Certifique-se de trabalhar em uma superfície plana, ou então você pode tornar a sua rampa irregular.

Coisas que vai precisar

  • Pinos de 5,1 cm x 10,2 cm com 2,4 m de comprimento
  • Folhas de 10 cm x 20 cm de 1⁄2 in (13 mm) de contraplacado
  • Folhas de 10 cm × 20 cm (4 pol. × 8 pol.) de contraplacado de 3⁄4 pol. (19 mm) de contraplacado
  • Postes de 4 pol. × 4 pol. (10 cm × 10 cm)
  • Folhas de 10 cm × 20 cm (4 pol. × 8 pol.) de contraplacado de 1⁄4 pol. (6,4 mm) para o revestimento da rampa
  • Tubo de metal ou PVC de 2 pol. (5,1 cm) com 2,4 m (8 pés) de comprimento
  • 11⁄2 in (3,8 cm) de parafusos para madeira exterior
  • Parafusos para madeira exterior de 3 pol. (7,6 cm)
  • Óculos de segurança
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Chave de fendas
  • Corda
  • Serra de recortes
  • Berbequim com broca de corte de metal
  • Nível