Como fazer uma fogueira

Autor do artigo:Gabriel Silva

O verão não está completo sem uma boa e velha fogueira, mas como é que se faz uma? Acender uma fogueira num parque de campismo ou no interior do país é muito fácil quando se sabe quais os paus que se devem apanhar e como dispô-los. É por isso que elaborámos um guia passo a passo para acender a sua própria fogueira em segurança e com sucesso. Continue a ler para poder começar a comer marshmallows assados e a cantar canções de fogueira!

Coisas que deve saber

  • Coloque 2 pedaços de lenha paralelos um ao outro e, em seguida, empilhe mais 2 troncos em cima, perpendiculares à base. Construa mais algumas camadas como esta.
  • Coloque iscas e gravetos à volta da base da lenha e acenda-a para acender o fogo.
  • Quando terminar, apague o fogo completamente despejando água sobre ele.

Passos

Construa um anel de fogo em um local seguro.

  1. crie um anel de fogo
    Crie um anel de fogo se não conseguir encontrar um e se o seu local de acampamento permitir. Use uma pá para limpar um círculo de terra nua com cerca de 3 metros de largura. No centro, cave uma fogueira pouco profunda com 0,61 m de largura e 15 cm de profundidade. Utilize terra ou pedras de tamanho médio das proximidades para construir uma barreira circular à volta do poço central.
    • Procure um local em terreno plano, longe de ramos pendentes, erva seca ou arbustos. Mantenha-se afastado da base de quaisquer colinas (os fogos que escaparam deslocam-se rapidamente para cima).
    • Sempre que possível, é melhor utilizar um anel de fogo existente para conter o fogo em segurança e preservar a beleza do parque de campismo ou do campo.

Recolha o seu isco.

  1. o pavio é qualquer material muito seco e pequeno que se inflama rapidamente.
    O isco é qualquer material muito seco e pequeno que se inflama rapidamente. Procure pequenos ramos secos, folhas ou ervas secas, ou agulhas de pinheiro para iniciar o fogo. Pode até usar jornal amassado ou cotão de máquina de secar roupa de casa, se planear com antecedência. Coloque o isco no centro do seu anel de fogo.
    • Outras opções para fazer isca para a fogueira podem ser lascas ou aparas de madeira, pedaços ou tiras de papelão, cera de vela, bolas de algodão ou um iniciador de fogo comercial.
    • Todo o seu material inflamável - incluindo galhos ou gravetos - deve ser pequeno o suficiente para caber nas suas mãos em concha e muito fino (mais ou menos da largura da grafite de um lápis).

Recolha gravetos e lenha.

  1. procure no chão paus e ramos secos e mortos.
    Procure no chão paus e ramos secos e mortos. Os melhores gravetos para lenha têm cerca de 2,5 cm de largura e são suficientemente compridos para chegarem do cotovelo à ponta dos dedos. A lenha será maior - mais ou menos da espessura de um pulso de adulto (ou mais) e tão comprida como um braço. Compre lenha ou gravetos numa loja perto do parque de campismo se o seu local ou parque não permitir a recolha, como acontece em muitos parques nacionais.
    • Utilize apenas lenha encontrada ou comprada perto do parque de campismo. A lenha de casa pode albergar pragas que podem interferir com o ecossistema local do parque ou do local de acampamento se escaparem e se espalharem.
    • Mantenha grandes pilhas de gravetos e lenha perto do fogo para não ter de o deixar sem vigilância para recolher mais.

Disponha os gravetos e a lenha.

  1. os fogos para cozinhar ou para aquecer requerem disposições diferentes da madeira.
    Os fogos para cozinhar ou para aquecer requerem diferentes disposições de lenha. Embora, tecnicamente, qualquer configuração possa funcionar, prepare os seus gravetos e a sua lenha para o sucesso com base nas suas necessidades. Eis algumas formas comuns e úteis de fazer a sua fogueira:
    • Uma fogueira em forma de tenda é simples e eficaz. Encoste os gravetos uns aos outros para fazer uma forma de teepee (cone) sobre a cinza. Deixe espaço entre os paus para que o ar possa alimentar as chamas. À medida que o fogo cresce, acrescente pedaços maiores de lenha.
    • Uma fogueira de tronco é óptima para um calor duradouro. Coloque 2 pedaços grandes de lenha paralelos um ao outro. Coloque mais 2 troncos por cima, perpendiculares à base. Construa mais algumas camadas como esta e depois faça uma tenda com gravetos à volta da base.
    • Construa uma plataforma de fogo para cozinhar sobre as chamas abertas. Faça uma base com 2 ou 3 troncos grandes deitados horizontalmente. Em seguida, coloque os troncos mais pequenos verticalmente por cima. Faça um pequeno teepee de gravetos no topo para que o fogo queime para baixo.
    • Faça uma fogueira estrela quando tiver pouca lenha. Faça uma pequena tenda com gravetos, depois coloque vários troncos à volta da tenda de modo a que apenas uma extremidade de cada tronco toque na tenda. Os troncos serão consumidos lentamente pelo fogo.
    • Faça uma fogueira para se proteger do vento e da chuva. Coloque um tronco grande no chão, depois encoste pedaços mais pequenos de lenha perpendicularmente para fazer uma fogueira. Faça uma mini tenda debaixo do abrigo.

Acenda o fogo.

  1. acenda o pavio...
    Acenda primeiro o pavio para espalhar o fogo nos gravetos e na lenha. Quando o pavio pegar fogo ao graveto, continue a acrescentar graveto para manter e fazer crescer as chamas. Adicione lenha quando o fogo estiver suficientemente grande e estável para acender pedaços maiores de madeira. Por razões de segurança, utilize apenas fósforos, um isqueiro ou uma pequena quantidade de líquido de isqueiro se o pavio não pegar fogo.
    • Ao adicionar lenha, deixe espaço para o ar circular dentro do fogo. Sempre que possível, utilize apenas gravetos e lenha seca (arde mais facilmente e fumega menos).
    • Para além do líquido de isqueiro, evite outros aceleradores (produtos químicos que acendem fogos violentos) como a gasolina, uma vez que podem facilmente ficar fora de controlo e tornar-se perigosos.
    • Nunca esguiche ou pulverize líquido de isqueiro ou qualquer outro produto químico sobre as brasas ou uma chama aberta. Isto pode resultar em incêndios repentinos, queimaduras ou propagação do fogo.

Apagar o fogo.

  1. apague totalmente o fogo, uma vez que a madeira queimada pode manter-se quente durante horas.
    Apague completamente o fogo, uma vez que a madeira queimada pode permanecer quente durante horas. Uma rajada de vento pode reacender ou espalhar as brasas quando não estiver a olhar, pelo que isto é extremamente importante. Verifique se a sua fogueira ainda está demasiado quente para tocar. Se estiver, deite água sobre a fogueira, os troncos e o poço para a apagar completamente.
    • Se não tiver água, cubra as brasas e os troncos com terra. Utilize um atiçador ou uma pá para remexer continuamente a terra e as brasas até estas se apagarem completamente.
    • É melhor não utilizar areia para cobrir uma fogueira. O fogo pode parecer apagado à superfície mas continuar a arder por baixo da areia (porque esta é isolante). Se a areia for tudo o que tiver disponível, certifique-se de que a mexe e apaga as brasas, não se limitando a cobrir o fogo.
    • Uma boa regra para apagar fogueiras é 'se está demasiado quente para tocar, está demasiado quente para sair'.

Limpe todos os vestígios da sua fogueira.

  1.  leave= no= trace= of= your= fire= to= reduce= impact= on= the= environment.=
    'Não deixe vestígios da sua fogueira para reduzir o seu impacto no ambiente. Reponha a terra que utilizou onde a encontrou e espalhe a madeira não queimada para que a área pareça o mais natural possível. Certifique-se de que a madeira ou as brasas estão completamente queimadas e reduzidas a pó e, em seguida, espalhe-as numa grande área longe do seu parque de campismo.
    • Limpe todos os detritos, incluindo os alimentos não consumidos que assou ou o lixo que queimou, e elimine-os de acordo com as regras do seu parque de campismo.
    • Aguarde até que o fogo esteja completamente extinto e arrefecido antes de iniciar a limpeza.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se apaga uma fogueira sem água?
    Se não tiver água, pode usar terra. Certifique-se de que está a usar muita terra para eliminar o oxigénio. A areia é outra boa opção, desde que se certifique de que o fogo está extinto e não apenas coberto pela areia.
  • Questão
    De que quantidade de gravetos preciso para manter uma fogueira acesa toda a noite?
    O conselho que sempre me foi dado nos escuteiros era que se precisássemos de manter uma fogueira acesa toda a noite, ou durante 24 horas, precisávamos de um monte de gravetos do tamanho de um VW Beetle. Depois, só por segurança, duplica-o. Basicamente, dois carros de lenha. Esses 100% vão ajudar-te a passar a noite.
  • Questão
    Que tamanho de paus devo usar para uma fogueira?
    Depende do tamanho da fogueira. Não pode continuar a colocar paus grandes numa fogueira pequena, porque isso vai sufocá-la. Para manter o tamanho e a segurança, deve utilizar paus mais pequenos quando a fogueira é mais pequena e depois adicionar paus maiores à medida que cresce.

Vídeo

Dicas

  • Recolha apenas a madeira morta que encontrar no chão. Nunca corte ou parta ramos de árvores vivas ou abatidas, uma vez que estas fazem parte do ecossistema local e fornecem alimento e abrigo aos animais.
  • Para iniciar uma fogueira com madeira húmida, certifique-se de que o material de combustão está seco para começar. Construa uma cama de fogo elevada para manter o fogo longe do chão molhado e retire a casca ou as camadas exteriores da lenha molhada para revelar a madeira mais seca no interior.
  • Reveja sempre as regras do seu parque de campismo ou da área local sobre onde pode fazer uma fogueira e qual o tamanho que lhe é permitido.