Como usar botas de caminhada

Autor do artigo:Gabriel Silva

Ao fazer caminhadas, o conforto do calçado é fundamental para que você aproveite a caminhada. Infelizmente, um par de botas de caminhada novinho em folha será muito rígido no início para proporcionar esse conforto. Vá amaciando suas botas aos poucos antes de usá-las em caminhadas mais longas.

Etapas

Comprando as botas certas para você

  1. Passo 1 Vá às compras pelo menos um mês antes de sua caminhada.1Vá às compras pelo menos um mês antes de sua caminhada. Se você programar uma viagem específica em um futuro próximo, trabalhe de trás para frente a partir dessa data. Como pode levar semanas para se acostumar adequadamente a um novo par de botas, reserve pelo menos um mês entre o momento da compra e sua primeira caminhada de um dia inteiro com elas. A partir da data da compra, trabalhe mais para trás no tempo para considerar um período adequado para fazer compras comparativas e testes de ajuste, de acordo com sua disponibilidade.
  2. Etapa 2 Faça algumas compras comparativas.2Faça compras comparativas. Use a Internet para pesquisar produtos ou fale com a equipe de vendas para encontrar a bota certa para você. Considere o tipo de caminhada que planeja fazer. Por exemplo, você está procurando um par de botas para todos os fins, para usar sempre, ou está planejando uma caminhada específica ao longo, por exemplo, da Trilha dos Apalaches? Refine sua pesquisa levando em conta o seguinte:
    • Qual é a distância média de sua caminhada?
    • Que tipo de terreno você caminha?
    • Que condições de clima e tempo você enfrentará?
  3. Etapa 3: Manuseie as botas pessoalmente antes de comprá-las.3Tome contato com as botas pessoalmente antes de comprar. Depois de reduzir sua lista a algumas favoritas, visite lojas de artigos esportivos, lojas de calçados, lojas de departamentos ou qualquer outro lugar que tenha essas botas, mesmo que planeje fazer a compra final on-line. Use as mesmas meias que você usa para caminhar até a loja. Leve também suas palmilhas, caso as use, para que possa testar cada bota adequadamente.
  4. Etapa 4 Verifique se elas abraçam bem seus pés.4Certifique-se de que elas fiquem firmes em seus pés. Reserve um tempo para calçá-las adequadamente. Ande pela loja o quanto for necessário para avaliar como elas se ajustam. Como elas se soltarão à medida que você as amaciar, um par de botas novinho em folha deve prender seus pés com firmeza no início, mas não tanto a ponto de apertar seus pés a ponto de causar dor, restringir os movimentos ou interferir na circulação sanguínea.
    • Um par de botas ideal deve se ajustar confortavelmente em todos os pontos, exceto na biqueira da bota, que deve ter um pouco mais de espaço na frente para evitar que os dedos dos pés se choquem contra o interior ao descer colinas. Todas as outras áreas das botas devem segurar seu pé com firmeza para que o calcanhar seja mantido firmemente no lugar dentro da bota.
  5. Etapa 5 Guarde o recibo.5Guarde o recibo. Se você fizer a compra na loja, guarde o recibo caso precise devolver as botas. Se encontrar um preço mais barato para o mesmo par on-line, familiarize-se com a política de devolução do varejista antes de concluir a compra. De qualquer forma, como até mesmo o par de botas de caminhada mais 'perfeito' provavelmente será desconfortável até certo ponto quando novo, guarde a documentação necessária para a devolução, caso as botas não mostrem sinais de melhora quando você começar a amaciá-las.

Como amaciar suas botas com passos de bebê

  1. Etapa 1 Use as meias certas.1Use as meias certas. Ao calçar suas botas, não coloque um par de meias sociais só porque elas estão à mão. Use meias apropriadas para caminhadas para que as botas se ajustem aos seus pés exatamente como eles estarão vestidos quando você realmente for caminhar. Se ainda não tiver meias, compre um par de meias grossas feitas de lã ou fibras sintéticas, pois as meias mais grossas duram mais e esses materiais não retêm tanto suor ou umidade quanto o algodão.
    • Use também palmilhas ou suportes de arco que possa usar em caminhadas.
  2. Etapa 2 Use suas botas em casa.2Use suas botas em casa. Trate suas novas botas de caminhada como chinelos de interior nos primeiros dias após a compra. Ande dentro de casa enquanto prepara refeições, faz tarefas domésticas ou simplesmente anda de um cômodo para outro. Evite sair de casa ou fazer qualquer coisa particularmente bagunçada ou fisicamente intensa. Mantenha as botas o mais limpas possível para o caso de precisar devolvê-las se elas continuarem a causar desconforto grave após os primeiros dias.
  3. Etapa 3 Aventure-se em caminhadas breves ao ar livre.3Aventure-se ao ar livre para fazer pequenas caminhadas. Se o fato de andar pela casa não causar nenhum beliscão, fricção ou outra dor excessiva, expanda seus horizontes. Leve suas botas para fora de casa para passeios curtos. Use-as no quarteirão até a loja da esquina quando precisar comprar algo ou dê uma volta no quarteirão todas as noites. Onde quer que você vá, não se esqueça de fazer passeios curtos no início para que você continue a amaciar suas botas gradualmente.
  4. Etapa 4 Preste atenção a qualquer dor.4Preste atenção a qualquer dor. Suas botas precisam de tempo para se acostumar, portanto, mantenha suas caminhadas curtas no início para que possa identificar melhor as fontes de dor. Aventurar-se muito cedo pode causar bolhas que não necessariamente aparecerão mais tarde, quando suas botas estiverem devidamente amaciadas. Por enquanto, observe onde suas botas parecem prender ou esfregar mais seus pés. Preste atenção a essas áreas nos próximos dias para acompanhar a melhora ou não da situação.

Aumentando a quilometragem

  1. Etapa 1 Flexione as solas.1Flexione as solas. Quando começar a se formar um vinco na parte superior de cada bota, mais ou menos onde os dedos se conectam com a sola do pé, tire as botas após as caminhadas. Dobre os dedos das botas para cima e para baixo durante algum tempo todos os dias. Torne as solas mais flexíveis para diminuir a rigidez e permitir que seus pés tenham maior amplitude de movimento. No entanto, tenha cuidado ao fazer isso para não esticar demais as solas e rasgá-las!
    • Fazer agachamentos enquanto estiver usando suas botas também ajudará a soltar as solas.
  2. Etapa 2 Faça caminhadas mais longas.2Faça caminhadas mais longas. À medida que as idas curtas à loja ou a outro lugar se tornarem mais confortáveis com suas botas, aumente a duração de suas excursões pouco a pouco. Faça caminhadas de 20 ou 30 minutos pela vizinhança todas as noites. Se seus pés estiverem se sentindo bem no final da semana, use o fim de semana para fazer uma caminhada mais longa em um parque próximo. Na semana seguinte, acrescente mais 10 ou 15 minutos à sua caminhada noturna. Tenha o cuidado de aumentar a duração de cada caminhada gradativamente, para que você não acabe mancando no meio do nada.
  3. Etapa 3 Simule caminhadas.3Simule caminhadas. Como as trilhas normalmente não são tão niveladas ou suaves como as calçadas, use suas botas para andar fora da estrada. Encontre colinas curtas para que elas façam o movimento de subir. À medida que suas botas perderem a rigidez, caminhe por terrenos mais acidentados para testar como elas lidam com superfícies irregulares. Se você costuma usar mochilas durante as caminhadas, use-as agora com a quantidade típica de peso que você carrega nas caminhadas.
  4. Etapa 4 Continue até usá-los o dia todo.4Continue até usá-las o dia todo. Aumente gradualmente a quantidade de uso diário de suas botas até que esteja usando-as confortavelmente o dia todo. A essa altura, considere que elas já estão em perfeitas condições! Deixe-as de lado apenas para caminhadas, para que você não as desgaste com o uso casual.
  5. Etapa 5 Personalize suas botas, se necessário.5Customize suas botas, se necessário. Se continuar a sentir a mesma dor na mesma área sem nenhum sinal de melhora, leve suas botas a uma loja especializada em equipamentos para caminhadas. Procure a ajuda de seus montadores de botas. Descreva a dor e pergunte quais métodos e/ou modificações podem ser feitos para aliviá-la. Conheça os principais fatores que causaram a dor no início, para que você saiba o que procurar ao comprar futuros pares.

Perguntas e respostas da comunidade

  • PerguntaTenho botas novas e sinto dor ao redor do tornozelo somente em uma bota. O que posso fazer? Pode ser útil acolchoar o tornozelo que está doendo apenas enquanto você estiver usando as botas novas. Caso contrário, tente consultar um fisioterapeuta e leve as botas com você para que ele possa avaliá-las. É muito importante estar totalmente confortável quando estiver caminhando.
  • PerguntaE se as botas começarem a fazer meus pés doerem? Se elas forem novas, isso é comum. Seu desconforto deve melhorar com o tempo e o uso contínuo. Acolchoe os pés nos pontos de pressão enquanto o material das botas amolece.
  • PerguntaMinha bota esquerda está rangendo. O que posso fazer para parar com isso? 1. Tente colocar um pouco de talco de bebê sob a palmilha. 2. Use meias com seus calçados. 3. Cuide de seus calçados. Lubrifique seus calçados se forem de couro. 4. Conserte os saltos ou solas soltas. 5. Seque bem os sapatos molhados antes de usá-los novamente.

Vídeo

Dicas

  • Use botas que sejam adequadas à sua viagem de caminhada específica. Considere fatores como o número de dias de caminhada e o terreno. Por exemplo, caminhar sobre rochas afiadas e irregulares exigirá um calçado de caminhada diferente daquele usado em terreno plano.

Avisos

  • Não se esqueça de amarrar as botas com firmeza e cuidado, como faria em uma caminhada. Quaisquer dobras que se formarem no material durante o ajuste das botas provavelmente permanecerão por toda a vida útil da bota.

O que você precisará

  • Botas de caminhada novas
  • Meias de caminhada