Como quebrar as pegas de ginástica

Autor do artigo:Gabriel Silva

As pegas são uma parte necessária da ginástica de alto nível. As pegas podem ajudar os ginastas que executam técnicas mais difíceis a manterem-se na barra e podem evitar rasgões e fricção excessiva, mas não se não forem corretamente amaciadas! Este artigo vai ensiná-lo a amaciar os punhos para que eles sejam funcionais nos treinos e competições de ginástica.

Os passos

  1. Etapa 1 Antes de começar a fazer giz nos punhos ou de os utilizar, deve primeiro designar qual o punho de cada mão.
    Antes de começar a fazer giz nos punhos ou a utilizá-los, é necessário designar qual o punho de cada mão. Os punhos são feitos para poderem ser usados em ambas as mãos, mas depois de designar um punho como o da mão esquerda, tem de ser sempre o da mão esquerda.
    • Marque com um Sharpie ou uma caneta a letra 'L' ou 'R' na pega da mão esquerda e da mão direita para saber qual a pega a colocar em cada mão.
  2. Passo 2 Esticar os orifícios dos dedos.
    Estique os orifícios para os dedos. As pegas terão dois orifícios para os dedos, se for mulher, e três orifícios para os dedos, se for homem. Se nunca usou punhos antes, pode achar que os punhos estão desconfortavelmente apertados nos dedos quando os usa pela primeira vez. Isto é normal e será corrigido à medida que os usar com mais frequência, mas há formas de desapertar rapidamente os orifícios para os dedos, como colocar o orifício nos botões de ajuste da barra (se estiver no ginásio) e torcer. Isto fará com que os punhos sejam mais fáceis (e menos dolorosos!) de usar.
  3. Passo 3 Colocar os punhos e as pulseiras.
    Coloque os punhos e as pulseiras. Certifique-se de que ficam bem ajustados, mas não demasiado apertados.
    • Se sentir que os punhos são demasiado grandes ou extremamente pequenos, pode ter encomendado o tamanho errado. Se pensa que encomendou o tamanho errado, pode ser possível devolvê-las, mas têm de estar nas condições de fábrica!
    • Por vezes, os punhos podem parecer demasiado pequenos no início, mas isso normalmente desaparece à medida que os punhos são amaciados e os orifícios dos dedos se expandem.
  4. Passo 4: Passar a giz.
    Aplicar giz. Pulverize os punhos com água e, em seguida, utilize um bloco de giz para os tornar calcários.
  5. Passo 5 Agarrar a barra.
    Agarrar a barra. Agarrar a barra com os punhos é um pouco diferente, porque os punhos têm cavilhas. As cavilhas ajudam-no a manter-se na barra mais facilmente. Ao agarrar a barra, deve haver uma dobra nos punhos onde a cavilha vai passar por cima da barra.
  6. Passo 6 Balançar!
    Balançar! Os balanços de torneira são bons para quebrar as pegas.
    • Os punhos vão sentir-se desconfortáveis no início, especialmente na primeira vez que os utilizar. Esta é uma parte normal do processo e deve ser esperada durante os primeiros dias de utilização dos novos punhos.
    • À medida que trabalha mais com os punhos, adicione outras habilidades à medida que se sentir confortável. Isto inclui até mesmo técnicas 'básicas', como círculos de quadril para trás, moldes e kips.
  7. Passo 7 Depois de cada treino, guarde os seus punhos de forma a que fiquem mais resistentes.
    Depois de cada treino, guarde os punhos de forma a ficarem mais resistentes.
    • Quando retirar os punhos, pegue num deles e coloque-o de frente para a sua mão.
    • Dobre a metade superior do punho para baixo, de modo a que a cavilha fique escondida e as abas dos orifícios para os dedos fiquem viradas para si.
    • Dobre novamente o punho ao meio no sentido contrário, de modo a obter uma forma de ziguezague ou de 'S'.
    • Dobre o punho mais uma vez na sua direção, de modo a que toda a parte dobrada da palma do punho fique dentro da área do pulso.
    • Feche o punho com uma fivela ou velcro, como se o seu pulso estivesse dentro do punho. Repita o procedimento para o outro punho.
    • Guarde os punhos desta forma depois de cada treino, mesmo depois de os punhos estarem amaciados. Guardar os punhos desta forma fará com que a parte do punho onde se encontra a palma da mão fique mais dobrada, para que possa agarrar corretamente a barra com o punho de cavilha.

Perguntas e respostas da comunidade

  • Pergunta
    Como é que faço os punhos com giz?
    Precisas de um bloco de giz ou de giz em pó, depois esfrega-o nos punhos e nas mãos. Podes precisar de um spray para ajudar a agarrar a barra, por isso pulveriza a barra e passa giz nos punhos, ou pulveriza os punhos e depois passa giz nos punhos. Não uses demasiado spray ou giz, ou poderás escorregar.
  • Questão
    Quanto é que os meus dedos devem passar pelos orifícios dos punhos depois de estarem amaciados?
    Os punhos devem estar à altura da primeira junta dos dois dedos médios. No início, vão ficar apertados, mas habituar-se-á. Fale com o seu treinador e veja se os seus punhos encaixam corretamente.
  • Questão
    Quanto tempo devo demorar a amaciar os meus punhos?
    Normalmente, demora 1 a 2 semanas a amaciar os punhos. Certifique-se de que as usa repetidamente na barra para que as suas mãos se habituem a elas.

Dicas

  • Antes de começar a usar os punhos, verifique com o seu treinador se estão bem ajustados. Um ajuste incorreto pode causar problemas no futuro.
  • Use os punhos sempre que praticar na barra. Afinal, usar os punhos só de vez em quando não o vai ajudar a habituar-se a eles!
  • Dê a si próprio bastante tempo para os amaciar. Usar os punhos na véspera de uma competição não é uma ideia inteligente que o deixará frustrado (e talvez até mesmo no chão devido a uma queda)!

Avisos

  • Tenha cuidado ao borrifar água nos punhos! Um ou dois esguichos de uma garrafa de esguicho são suficientes. Muita água pode encharcar os punhos e fazer com que você voe para fora da barra!
  • Não quebre os punhos noutro lugar que não seja um conjunto funcional de barras.
  • Os punhos com fivela levam um pouco mais de tempo a amaciar do que os punhos com velcro.