Como quebrar uma luva de softball

Autor do artigo:Gabriel Silva

Para um jogador de softbol, nada é mais emocionante do que receber uma luva nova - até a calçar e sentir a sua rigidez. O couro rígido e inflexível dificulta o movimento e a captura, e nem sempre se pode dar ao luxo de amaciar uma luva nova naturalmente ao longo do tempo. Felizmente, existem alguns métodos amplamente reconhecidos para ajudar a tornar a sua nova luva macia, flexível e aderente. Experimente alguns desses métodos e sua luva, antes dura, será como um ímã para bolas voadoras.

Passos

Amaciando uma luva usando pressão ou impacto

  1. Passo 1 Use a luva para jogar à apanhada.
    Utilize a luva para jogar à apanhada. A forma mais segura de amaciar uma luva de softball nova e rígida é usá-la para apanhar bolas com frequência. Desta forma, está a utilizá-la para aquilo para que foi concebida e não terá de se preocupar em danificar os materiais da luva utilizando métodos pouco ortodoxos. A desvantagem de simplesmente jogar à apanhada para amaciar a luva é que podem ser necessárias muitas horas de apanhada para amaciar a luva o suficiente.
    • Quando apanhar uma bola de softbol com uma luva nova, concentre-se em envolver e apertar a bola com a área à volta do polegar e dos indicadores para formar o que é conhecido como 'bolso'. Isto dará à luva um contorno natural com o tamanho e a forma de uma bola de softbol e, consequentemente, facilitará a captura.
  2. Passo 2 Amassar a luva com a mão.
    Amassar a luva à mão. Utilize ambas as mãos para dobrar, puxar, esticar, apertar e enrolar a luva. Trabalhar a luva manualmente também pode ser uma forma demorada de a amaciar, mas a vantagem é que pode ser feito de forma distraída enquanto está ocupado com outras coisas. Após algum tempo, o contacto repetitivo fará com que o couro da luva se solte.
    • Experimente amassar a sua luva nova enquanto vê televisão, fala com amigos ou está sentado no trânsito.
    • Os óleos naturais das suas mãos também podem ser bons para amaciar uma luva rígida.
  3. Passo 3 Desgaste da luva.
    Torne a luva mais áspera. Descarregue a sua agressividade na sua nova luva e amoleça-a no processo. Dê-lhe murros, pontapés, pise-a, bata-lhe com um taco ou atire-a contra a parede. Pode parecer estranho ser tão destrutivo para uma luva nova, mas os maus tratos que lhe deres irão simular as pancadas que ela acabará por levar no campo. Certifique-se apenas de que não danifica nenhuma das áreas mais fracas da luva, como a costura.
    • As luvas de softball são feitas de couro grosso e durável, por isso é pouco provável que danifique a luva, desde que não tome medidas extremas como atropelá-la com um carro ou deixá-la cair de um penhasco.
  4. Passo 4 Dormir com a luva.
    Dormir sobre a luva. Um método tradicional para amaciar uma luva nova é dobrá-la à volta de uma bola, colocá-la debaixo do colchão e dormir sobre ela durante uma ou duas noites. O que torna este método eficaz é o calor e a pressão constantes do peso do corpo em cima da luva durante um longo período de tempo. À medida que a luva aquece, começa a adaptar-se à forma da bola, ao mesmo tempo que o posicionamento do seu peso sobre a luva enquanto dorme massaja a tensão no novo couro.
    • Certifique-se de que tem uma bola na luva antes de dormir sobre ela. O objetivo é formar um bolso definido, não achatar a luva.
    • Jogue à apanhada com a sua nova luva durante o dia e durma com ela à noite. Entre os dois, a luva deve estar completamente amaciada em pouco tempo.

Amaciar uma luva utilizando outras ferramentas

  1. Passo 1 Aplicar óleo para amaciar a luva.
    Aplicar óleo para amaciar a luva. Compre um frasco de óleo condicionador para usar na luva. Deite uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez cêntimos do óleo num pano ou numa esponja aplicadora e esfregue-o na zona da palma, nos dedos e na costura da luva. Os óleos para luvas servem para amaciar o couro e, depois de terem tido a oportunidade de se fixarem, podem protegê-lo de impactos fortes, sujidade, arranhões e outros elementos de jogo duro.
    • É importante tratar a costura e as teias da luva com óleo, uma vez que estas partes absorvem a maior parte da tensão provocada por agarrar e agarrar e precisam de ser maleáveis.
    • Não exagere no óleo. Utilize apenas o suficiente para revestir ligeiramente a luva e limpe qualquer excesso de óleo que se acumule no couro. Demasiado óleo pode saturar demasiado o couro, tornando-o pesado e suscetível de rachar.
  2. Passo 2 Enrole a luva firmemente com uma fita.
    Envolver a luva firmemente com uma fita. Coloque uma bola de softball firmemente no bolso da luva, dobre a luva à volta da bola e, em seguida, prenda-a com elásticos grossos, fio ou um conjunto de atacadores não utilizados. Estique ou amarre os elásticos em forma de 'X' para que a luva fique apertada tanto na parte superior, perto dos dedos, como na parte inferior, na base da palma da mão. Guarde a luva durante a noite, deixando-a repousar à volta da bola. Com o tempo, a luva irá relaxar e começar a tomar a forma da bola.
    • Uma vez que está a amaciar uma luva de softball, certifique-se de que não envolve a luva com nada mais pequeno do que uma bola de softball de tamanho regulamentar.
    • Também pode enrolar uma ligadura à volta da luva.
  3. Passo 3 Bater na luva com um maço ou um taco.
    Bata na luva com uma marreta ou um taco. Se não tiver ninguém com quem jogar à apanhada e não lhe apetecer bater repetidamente com a bola na luva, pode utilizar um taco de basebol ou outro objeto de forma semelhante para simular o impacto da bola. Utilize a superfície de impacto para bater na luva no centro da palma da mão e no espaço entre o polegar e o indicador, onde a bola irá repousar. Lubrificar a luva quando não a estiver a utilizar para a proteger do impacto contínuo.
    • No basebol profissional, isto é conhecido como 'manusear' e pode ser utilizado para amaciar luvas novas ou mantê-las flexíveis entre jogos.
    • Segure firmemente a ferramenta de golpear ao fazer o impacto para se habituar a apertar à volta de um objeto, tal como faria ao apanhar uma bola. Isto também dará à costura um pouco de elasticidade.
  4. Passo 4 Deixar uma bola na luva quando're not using it.
    Deixe uma bola na luva quando não a estiver a utilizar. Sempre que não estiver a utilizar a luva para jogos ou treinos, coloque uma bola de softball de tamanho normal no bolso e guarde-a. Esta é uma forma básica de amaciar uma luva nova, mas também é uma forma de manutenção, uma vez que o couro de uma luva tende a mudar de forma e textura ao longo do tempo.
    • Pode optar por envolver a luva e a bola com fitas quando a guarda. Quando a luva estiver quase toda amaciada, já não será necessário embrulhá-la. Apenas manter uma bola no bolso será o suficiente para ajudá-la a manter sua forma.

Como amaciar uma luva com calor

  1. Passo 1 Colocar a luva no micro-ondas.
    Colocar a luva no micro-ondas. Submergir a luva nova em água, sacudir ou torcer o excesso e depois colocar a luva no micro-ondas. Só deixe a luva no micro-ondas durante menos de um minuto de cada vez - caso contrário, o couro pode queimar, derreter ou deformar-se. Esta é uma estratégia de amaciamento bizarra e potencialmente destrutiva que, no entanto, é defendida por alguns dos melhores jogadores da MLB.
    • Apesar do facto de este método ser utilizado por jogadores profissionais, não é recomendado se estiver preocupado em manter as suas luvas em bom estado a longo prazo. O aquecimento pode fazer com que a luva encolha ou rache e, consequentemente, pode deteriorar-se mais rapidamente com o uso.
    • Não tente aquecer a luva no micro-ondas se esta contiver partes metálicas.
  2. Passo 2 Aqueça a luva no forno.
    Aqueça a luva no forno. Pré-aqueça o forno a cerca de 300 graus. Esfregue um pouco de óleo ou creme de barbear na luva para a amaciar. Coloque-a no forno durante cerca de 3 minutos, o tempo suficiente para amolecer o couro e deixar o óleo penetrar. Depois de retirar a luva do forno, deixe-a arrefecer ao toque e, em seguida, calce-a e jogue algumas partidas de basebol com ela.
    • Este é um método mais seguro de aquecer uma luva nova do que colocá-la no micro-ondas, mas uma permanência prolongada em calor intenso pode ainda assim danificar os materiais da luva.
    • Esta é uma boa opção para luvas de couro, uma vez que o couro amolecerá muito mais rapidamente.
  3. Passo 3 Cozinhar a luva a vapor.
    Cozinhe a luva a vapor. A vaporização é, sem dúvida, a forma mais segura e fiável de tratar termicamente uma luva de softball. Leve a luva a um profissional para o fazer em segurança por uma pequena taxa, ou faça-o você mesmo em casa. Basta encher uma panela com água, levá-la a ferver e segurar a luva sobre a panela para permitir que o vapor a atinja. Rode a mão lentamente para expor cada parte da luva ao vapor e certifique-se de que coloca uma bola no bolso para que a luva se adapte à volta dela à medida que amolece.
    • Usar a luva enquanto a vaporiza ajuda-a a moldar-se à sua mão e também protege a sua mão do calor do vapor.
    • A vaporização irá infundir humidade na luva gradualmente, sem necessidade de a encharcar ou submergir, o que pode estragar o couro.
  4. Passo 4 Deixar a luva num carro quente.
    Deixar a luva num carro quente. Se estiver a usar uma luva de softball nova durante os meses de verão, espere até ao próximo calor e deixe a luva no painel de instrumentos ou na bagageira durante algumas horas. É isso mesmo! O calor começará a trabalhar no couro e a humidade na atmosfera soltará a luva e aumentará a sua flexibilidade. Esta é uma das formas mais fáceis de amaciar uma luva utilizando o calor, e há muito poucas hipóteses de a danificar durante o processo.
    • Pode ser melhor deixar a luva fora da luz solar direta, uma vez que a intensidade dos raios solares pode deformar o couro ou fazer com que fique enrugado.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Como é que se amacia uma luva de softball para crianças?
    Enrole uma ligadura ou outro tipo de envolvimento à volta da luva para a empurrar para a forma pretendida.
  • Pergunta
    Como é que mantenho as minhas luvas moldadas?
    Coloque uma bola de softball na luva sempre que não a estiver a utilizar. Desta forma, a luva ficará com essa forma.
  • Questão
    Que tipo de óleo deve ser utilizado numa luva?
    Óleo de bebé, lanolina ou um óleo especificamente concebido para ser utilizado em luvas de basebol e softbol.

Vídeo

Dicas

  • Não desperdice o seu dinheiro a comprar kits de 'amaciamento' para luvas novas. A maioria destes kits contém apenas óleo básico e fitas caras utilizadas para envolver a luva.
  • Utilize a mesma luva em jogos e treinos para a sujeitar a um tratamento mais duro.
  • Sempre que estiver pegando ou batendo na luva para amaciá-la, concentre-se em apertar a área ao redor do bolso para que ela fique macia o suficiente para se moldar ao redor da bola.

Avisos

  • Tome cuidado para não queimar a mão ou o pulso se estiver usando a luva enquanto a cozinha sobre uma panela de água fervente.
  • Nunca deixe a luva no micro-ondas por mais de 30 a 40 segundos de cada vez. Se o micro-ondas não parecer estar a fazer efeito, pare e tente outros métodos. É muito fácil estragar uma luva nova se a colocar no micro-ondas.
  • Mantenha-se atento a uma luva que tenha colocado no micro-ondas ou no forno. Além de danificar o couro, aquecer a luva também pode criar um risco de incêndio se você sair e esquecer dela.

Coisas de que vai precisar

  • Luva nova
  • Bola de softbol
  • Óleo para luvas
  • Martelo, bola ou taco (para bater)
  • Elásticos, atacadores, cordel ou cinto (para embrulhar)
  • Micro-ondas
  • Forno
  • Carro quente