Como quebrar um taco de softball

Autor do artigo:Gabriel Silva

Os tacos de softball de arremesso rápido compostos são construídos em fibra de carbono e reforçados com plástico. Para maximizar o desempenho, os especialistas recomendam um período de amaciamento para qualquer taco de composto novo, a fim de fortalecer e comprimir as fibras. Embora existam vários métodos ilegais de amaciamento de um taco de softball composto, o método aprovado pela Associação Americana de Softball envolve bater a meia velocidade a partir de um tee e gradualmente trabalhar até balanços de velocidade total para um total de 200 repetições.

Passos

Preparar o seu equipamento

  1. Passo 1 Certifique-se de que o seu taco precisa de ser amaciado.1Certifique-se de que o seu taco precisa de ser amaciado. Os tacos de softball de arremesso rápido que são 100 por cento de liga, ou que têm um barril de liga, estão prontos a funcionar de imediato, sem necessidade de um período de amaciamento. Os tacos compostos, no entanto, têm fibras de carbono que precisam de ser soltas antes de o taco atingir o desempenho ideal. As fibras podem ser soltas durante apenas uma sessão de amaciamento que demora cerca de uma hora.
    • Muitos jogadores de lançamentos rápidos hesitam em utilizar um novo taco composto a meio da época, pensando que o processo de amaciamento é demasiado demorado. No entanto, a amaciamento de um taco novo não deve demorar mais tempo do que uma sessão de treino de rotina.
    • Não se sinta tentado a saltar o processo de amaciamento do seu taco de compósito, uma vez que um taco novo não terá um desempenho tão bom como um que tenha sido amaciado corretamente.
  2. Passo 2 Utilize bolas de couro verdadeiro.2Utilizar bolas macias de couro verdadeiro. É importante utilizar bolas de alta qualidade, de tamanho regulamentar, com pele de couro e boa costura para amaciar o taco. Se o estiver a amaciar numa gaiola de batedura, vá a uma gaiola que utilize bolas verdadeiras em vez de bolas de borracha (que normalmente têm marcas de pancada). As bolas com marcas podem danificar o taco, prejudicando a sua capacidade de desempenho.
    • Não comece a usar o seu taco durante o tempo muito frio. As bolas de softball devem ter pelo menos 60℉ (15℃). Uma bola fria pode danificar o taco antes de este estar devidamente amaciado.
  3. Passo 3Comece o processo batendo bolas de um tee de rebatidas.3Comece o processo batendo bolas de um tee de rebatidas. Para amaciar um taco, é necessário bater um certo número de bolas com metade da força máxima de impacto antes de passar a bater em arremessos rápidos de impacto total. A maneira mais fácil de bater a meia capacidade é bater a partir de um tee, em vez de ter alguém a lançar para si. Se ainda não tiver um tee, compre um numa loja de artigos desportivos e mantenha-o como parte do seu equipamento de treino.
    • A alternativa à utilização de um tee seria bater em lançamentos a meia velocidade ou em lançamentos lentos. Isso quebrará o taco de forma eficaz, mas pode não ser ótimo para a sua forma de bater. Bater em lançamentos a meia-velocidade, especialmente quando têm um arco, pode interferir com a sua forma e tempo.

Treinar o taco

  1. Passo 1 Gire o taco 0,6 cm entre as batidas.1Girar o taco 1⁄4 polegada (0,6 cm) entre as tacadas. Rodar o taco entre as tacadas garantirá que todo o cano seja quebrado. Muitos tacos compostos são marcados em torno do diâmetro para que você saiba exatamente o quanto deve girar o taco. É importante rodar o taco durante todo o processo de amaciamento para que o taco não fique danificado ou negligenciado numa só área.
  2. Passo 2 Dê 100 tacadas a partir de um tee.2Dê 100 tacadas a partir de um tee. Utilizando a forma correctabata cerca de 100 bolas a partir de um tee. Vai bater a bola com cerca de metade da sua potência normal. Estas primeiras 100 pancadas a meia potência darão início ao trabalho de amadurecimento gradual do seu taco.
    • Para tornar o processo mais rápido, peça a alguém que o ajude a colocar novas bolas no tee antes de cada tacada.
    • Pode dar mais de 100 pancadas se assim o desejar. No entanto, não faça menos de 100, uma vez que o taco precisa de ser amadurecido gradualmente. Passar para um swing a toda a velocidade demasiado rápido pode danificar o taco.
    • Em vez de bater aleatoriamente com diferentes partes do taco, tente alinhar o taco de forma a que a marca esteja virada para si. Depois de ter feito algumas repetições com esta configuração, mude de lado
    • Quanto mais bater no taco num só ponto, mais rapidamente ele se partirá.
  3. Passo 3 Bata 50 lóbulos curtos.3Bata 50 lóbulos curtos. Peça a alguém para fazer lobs a uma curta distância e tente dar cerca de 50 tacadas desta forma. Bater um lob curto exigirá uma velocidade ligeiramente mais rápida e um contacto mais forte, continuando o processo gradual de quebrar o taco.
    • Os lobs curtos são frequentemente utilizados para ajudar os batedores a trabalhar a sua forma. Trabalhe com o seu treinador ou um amigo para bater 50 vezes desta forma.
    • Se não houver ninguém disponível para lançar os lobs curtos, pode utilizar uma máquina de lançamento. Ajuste-a para lançar lentamente e sem arco, de modo a não ter de alterar a sua forma para fazer contacto.
    • As repetições de tacadas são uma óptima forma de treinar o seu taco.
  4. Passo 4 Faça 50 lançamentos rápidos.4Bata 50 lançamentos rápidos. Para terminar de treinar o seu taco, faça 50 lançamentos rápidos regulares a toda a velocidade. No início, vai reparar que as suas pancadas não vão tão longe ou tão depressa, mas à medida que vai amadurecendo o taco, vai conseguir bater a toda a velocidade. Continue a bater em lançamentos rápidos até se sentir confortável com o desempenho do seu taco.
    • Após 50 lançamentos, o seu taco deverá estar habituado. No entanto, se não estiver disposto a usá-lo num jogo, use-o durante o treino de rebatidas algumas vezes para ter a certeza de que está habituado à forma como bate.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas

  • Um taco de softball composto é normalmente mais leve e tem uma taxa de amortecimento mais elevada do que um taco de alumínio. A taxa de amortecimento mais alta faz com que o taco tenha menos vibração e um ponto ideal mais suave. Muitos tacos de softball compostos superam os tacos de alumínio.
  • Verifique com a Associação Americana de Softbol para garantir que o seu taco cumpre as normas da organização para equipamento legal. Novas regras e regulamentos foram aprovados em 2004.
  • Quando o seu taco de softball compósito estiver amaciado, utilize-o apenas nos jogos e não durante os treinos de batida. Os tacos de softball compostos são conhecidos por terem um período de desempenho máximo. Após o pico, o desempenho começa a diminuir.

Avisos

  • Não utilize técnicas de desbaste de paredes, raspagem do cano, carregamento, pintura ou amaciamento acelerado no seu taco. Qualquer taco que for visivelmente alterado por rolamento, visagem ou martelamento será desqualificado para uso.

Material necessário

  • Taco de softbol novo em material compósito
  • T-shirt de softball
  • Bola(s) de softball