Como quebrar na bola 9

Autor do artigo:Gabriel Silva

A tacada de abertura no bilhar de 9 bolas pode ser a parte mais importante do jogo. Com a técnica correcta, tem uma boa hipótese de encaçapar pelo menos uma bola antes de o seu adversário ter jogado, ou de impedir as hipóteses do seu adversário de começar bem. Use essas dicas para aprender as regras oficiais do break, para praticar o aumento da sua força e controle e, finalmente, para aprender e experimentar diferentes estilos de tacada de break para melhorar o seu jogo.

Passos

Regras Básicas de Breaking

  1. passo 1 determinar quem parte primeiro por lagging.
    Determinar quem parte primeiro por 'atraso'. Cada jogador coloca uma bola na mesa atrás da 'corda da cabeça', ou seja, entre a extremidade da mesa e o segundo par de 'diamantes' ou marcas nas laterais da mesa. Aproximadamente ao mesmo tempo, cada jogador bate uma das bolas, com o objetivo de tocar na extremidade mais distante da mesa e regressar o mais próximo possível da extremidade mais próxima sem tocar na extremidade mais próxima ou nos lados. Quem chegar mais perto, faz o intervalo.
    • Repita o atraso se ambos os jogadores atingirem os lados ou a extremidade mais próxima.
    • Se estiver a jogar várias rondas, só precisa de fazer o lag antes da primeira. Depois disso, os jogadores revezam-se para quebrar.
  2. passo 2 preparar o suporte.
    Montar o suporte. Coloque as nove bolas visadas (tudo exceto a bola branca não numerada) em forma de diamante bem apertado. A bola numa das extremidades do diamante está em cima do 'ponto de pé' marcado na superfície da mesa. A bola nove está no centro do diamante, e as outras bolas estão dispostas aleatoriamente à sua volta.
  3. passo 3 partir atirando a bola branca para a grelha.
    Partir atirando a bola branca para a tabela. O jogador prestes a quebrar coloca a bola branca atrás do 'fio da cabeça', no lado mais afastado da mesa do rack de bolas em forma de diamante. (Lembre-se, o fio da cabeça passa entre o segundo par de diamantes marcados nas laterais da mesa). Esse jogador atira então a bola branca para a bola que se encontra na ponta mais próxima do diamante.
    • Nas regras oficiais, a tacada deve fazer com que uma bola numerada entre numa caçapa, ou fazer com que pelo menos quatro bolas atinjam um lado da mesa. Se nenhum destes casos acontecer, a tacada é considerada uma falta e o outro jogador pode colocar a bola branca em qualquer sítio da mesa. Se estiver a jogar casualmente, pode preferir jogar sem faltas de tacada.
  4. passo 4 decidir se deve push out.
    Decida se quer 'empurrar'. Imediatamente após um jogador fazer uma pausa, esse mesmo jogador pode declarar que vai 'empurrar'. Se o fizer, dá uma pancada adicional com a intenção de colocar a bola em posição; ao contrário de uma pancada normal, esta pancada não requer que nenhuma bola atinja uma almofada ou seja encaçapada. O push out é sempre opcional.
    • Se o jogador não disser que vai 'empurrar', a tacada é considerada uma tacada normal e aplicam-se as regras normais de falta.
  5. passo 5 iniciar o jogo normal.
    Começar o jogo normal. Se o quebrador encaçapou uma bola no intervalo (não no empurrão), esse jogador continua a jogar até não conseguir encaçapar uma bola ou cometer uma falta. Caso contrário, o jogador que não fez o break tem a primeira oportunidade de jogar. No entanto, se esse jogador achar que a bola branca está numa posição que não é vantajosa, pode passar e pedir ao jogador que fez o break que dê a primeira tacada.
    • O jogador que fez o break tem de dar a primeira tacada se o seu adversário passar. Não pode passar para trás.

Praticar a técnica básica de pancada

  1. passo 1 manter algum espaço entre a bola branca e a almofada próxima.
    Manter algum espaço entre a bola branca e a almofada próxima. Se a bola branca for colocada demasiado perto da almofada, o seu taco de bilhar ficará num ângulo íngreme e estranho, dificultando a tacada com velocidade e controlo. Coloque a bola branca suficientemente afastada da almofada para permitir a sua amplitude normal de movimentos quando utiliza um taco, e depois acrescente um espaço adicional de 2,5 a 5 cm para permitir um taco ainda mais plano e estável.
    • Note que a bola branca deve ser colocada atrás da 'corda da cabeça'. Se a linha da cabeça não estiver desenhada na mesa, encontre-a procurando os 'diamantes' ou marcas nos lados da mesa e contando até ao segundo par de diamantes a partir da extremidade da mesa. A linha imaginária entre este par de diamantes é a corda da cabeça.
  2. passo 2 quando começar a praticar, coloque a bola branca diretamente em linha com a grelha.
    Quando começar a praticar, coloque a bola branca diretamente em linha com a grelha. Quanto mais alinhada a bola branca estiver com a grelha, mais fácil será a tacada. À medida que for melhorando a tacada de saída, pode experimentar técnicas de saída mais avançadas descritas abaixo. Mas enquanto fores um principiante, mantém-te com a colocação central.
  3. passo 3 acertar a bola branca no seu centro.
    Acerte a bola branca no centro. Para a tacada de quebra básica, aponte para o centro da bola branca, não acima ou abaixo dela. Se notar que a sua bola branca tem rotação para trás ou para a frente, tente observar a ponta do seu taco de bilhar enquanto dá a tacada para procurar movimentos não intencionais. Pratique um movimento uniforme durante a tacada, mantendo o cotovelo nivelado para evitar deslocar o taco de bilhar para cima ou para baixo.
  4. passo 4 pratique o seu equilíbrio e posicionamento.
    Pratique o seu equilíbrio e posicionamento. Para uma tacada de saída potente, terá de se manter equilibrado enquanto bate na bola branca e, em seguida, avançar. Muitos jogadores colocam-se ligeiramente ao lado da bola para permitir ao taco uma gama completa de movimentos, e podem dobrar os joelhos antes de baterem, encorajando um seguimento fluido.
  5. passo 5 utilizar um seguimento exagerado.
    Utilizar um follow-through exagerado. Seguir através da bola, ou continuar a mover o taco para a frente depois de bater na bola, é uma excelente forma de praticar e avaliar as suas pancadas de saída. Acelere o taco através da bola, para que continue a mover-se num movimento fluido em vez de parar ou mover-se bruscamente depois de a bola ser batida. Mantenha os olhos baixos perto do taco e observe a bola branca à medida que avança. Se o taco não se mover em linha com a bola branca, pratique a pancada com firmeza e precisão até o fazer, antes de se concentrar na força.
  6. passo 6 apontar para o centro da bola um.
    Aponte para o centro da bola. O local mais comum para apontar, e o mais fácil, é a bola um, no ponto mais próximo do rack. Se a bola branca não estiver alinhada com o diamante, tente não deixar que a forma do diamante confunda a sua pontaria. Concentre-se na única bola que pretende atingir e tente acertar no centro exato dessa bola.
  7. passo 7 escolha o controlo em vez da força.
    Escolha o controlo em vez da força. É melhor bater a bola branca suavemente e apontar corretamente, do que partir com força e rapidez mas perder o controlo da bola branca. Se a sua bola branca falha frequentemente ou 'raspa', o que significa que acaba por fazer falta ao cair numa caçapa, tente bater mais suavemente. Pratique 'power breaks' mais fortes quando for capaz de atingir consistentemente o centro da bola que está a tentar atingir.

Aprender Técnicas Avançadas de Breaking

  1. passo 1 coloque a bola branca perto de uma das almofadas laterais.
    Coloque a bola branca perto de uma das almofadas laterais. Quando tiver conseguido uma precisão consistente e uma tacada potente a partir do centro, tente colocar a bola branca mais perto de uma das almofadas laterais. Dê a si mesmo cerca de 5 a 7,5 cm de espaço, ou o espaço que precisar para atirar confortavelmente. A maioria dos jogadores profissionais começa perto desta área quando está a jogar em torneios.
    • Alguns torneios podem exigir que comece numa determinada área mais perto do centro, devido ao domínio desta técnica.
  2. passo 2 praticar a colocação de uma bola na caçapa lateral.
    Pratica a colocação de uma bola na caçapa lateral. Os jogadores profissionais conseguem encaçapar uma bola no intervalo na maioria das vezes. Uma maneira de conseguir isso é bater a bola um, na ponta mais próxima do diamante, e fazer com que ela ricocheteie no resto do diamante e entre na caçapa lateral. Tente começar perto da almofada esquerda e tentar colocar a bola um na caçapa do lado direito, ou vice-versa.
    • Alguns jogadores não gostam desta técnica, uma vez que pode ser difícil controlar as bolas dois e três que terá de bater a seguir. Considere-a uma boa prática para encaçapar uma bola no intervalo e decida se quer continuar a usá-la quando tiver mais experiência.
  3. passo 3 pratique colocar uma das bolas laterais nas caçapas dos cantos.
    Pratique colocar uma das bolas laterais nas caçapas dos cantos. As duas bolas nas pontas mais curtas do diamante, ou 'bolas laterais', podem às vezes ser colocadas nas caçapas dos cantos, mas não espere conseguir as duas de uma vez! Esta técnica provavelmente exigirá uma boa dose de prática. Comece por colocar a bola branca perto da almofada do lado esquerdo e aponte para o centro da bola um. Observe a bola da asa perto da almofada esquerda e veja onde ela vai parar. Se ela se desviar para a almofada do fundo, coloque novamente o rack e aponte ligeiramente mais para a direita. Se a bola da asa atingir a almofada do lado esquerdo, aponte para a esquerda da próxima vez. Quando tiver encontrado um local onde a bola wing fica consistentemente perto ou na caçapa do canto, pratique a tacada repetidamente para a tornar mais consistente.
  4. passo 4 pense no local onde a bola branca e uma bola irão parar.
    Pense onde a bola branca e uma bola irão parar. Quando conseguir acertar de forma consistente no local pretendido e raramente fizer um 'scratch' ou uma falta na pausa, comece a pensar no posicionamento após a pausa. Com controlo suficiente, e potencialmente adicionando rotação à bola branca, pode fazer com que a bola branca acabe perto da linha central da mesa, dando a si próprio uma melhor hipótese de uma boa segunda tacada se conseguir encaçapar uma bola no intervalo. Se não estiver a tentar meter a bola um, preste também atenção onde ela acaba, uma vez que é a próxima bola que terá de encaçapar. O ideal é que a bola um acabe perto do centro da mesa, em linha com a bola branca.
  5. passo 5 encontrar uma nova mesa's sweet spot.
    Encontre o ponto ideal de uma nova mesa. Cada mesa tem características ligeiramente diferentes e, se mudar para uma nova, pode descobrir que as suas pausas não são tão eficazes. Mova a bola branca até encontrar um local que obtenha bons resultados para a sua força e estilo de tacada preferidos.
    • Tente encontrar um local desgastado na superfície da mesa onde muitos jogadores tenham colocado a bola branca antes. Isto não é ideal, pois pode ter um estilo de tacada diferente do desses jogadores, mas vale a pena tentar se não tiver mais tempo para explorar diferentes posições.

Perguntas e respostas de especialistas

Vídeo

Dicas

  • Se estiveres a ter dificuldade em atingir a velocidade e potência que desejas, tenta usar um taco mais leve.
  • Mantém-te solto durante a pausa. Agarrar o taco com força não o fará bater mais forte: músculos tensos não se movem tão rápido quanto os relaxados.

Avisos

  • Tentar fazer pausas rápidas e poderosas sem ter um bom controlo da bola arrisca-se a cometer faltas ou arranhões.

Material necessário

  • Mesa de bilhar de bolso
  • conjunto de bolas de bilhar
  • Taco de bilhar