Como quebrar o nariz de um agressor

Autor do artigo:Gabriel Silva

Embora devas prestar muita atenção ao que te rodeia e fazer o teu melhor para evitar situações ameaçadoras, podes achar necessário defender-te de um atacante. Pode usar um golpe de calcanhar com a palma da mão para cima para tentar partir o nariz do atacante. Mantenha uma postura de pernas largas para dar força ao seu golpe e, em seguida, golpeie o agressor num movimento ascendente por baixo das narinas. Você também pode tentar golpear as laterais da ponte do nariz para atordoar o agressor. Se necessário, dê um golpe na cabeça, no peito ou no pé para aumentar as hipóteses de fuga. Assim que possível, fuja do agressor, grite por ajuda e ligue para os serviços de emergência.

Passos

Usando um golpe de calcanhar com a palma da mão

  1. Passo 1: Fique de pé com uma postura de pernas largas.1Fique de pé com uma postura de pernas largas. Se possível, coloque-se de pé com as pernas afastadas pelo menos à distância dos ombros. Dobre ligeiramente os joelhos. Vai precisar das suas pernas para fornecer a energia por detrás do seu golpe, por isso é vital ter uma postura de pernas forte.
  2. Passo 2 Dobre a palma da mão aberta para trás.2Dobre a palma da mão aberta para trás. Separe os dedos para que não estejam cerrados e se toquem. Dobre o pulso para trás para desferir o golpe com o calcanhar da palma da mão. Se não tiver muita experiência em artes marciais ou defesa pessoal, é muito menos provável que consiga defender-se do seu atacante sem ferir a mão se usar a palma da mão.
  3. Passo 3 Golpear para cima e contra o atacante's face.3Bata para cima e no rosto do atacante. O nariz é um formato triangular que foi projetado para receber impactos diretos e retos, portanto, golpear diretamente no rosto não é a melhor estratégia. Em vez disso, coloque todo o seu peso no braço enquanto o estende para cima em direção ao nariz do agressor. O objetivo é atingir mesmo por baixo das narinas e continuar o movimento para cima em direção à cabeça do atacante.
  4. Passo 4 Procure outras oportunidades.4Procure outras oportunidades. Se a sua posição em relação ao atacante não permitir um golpe para cima, também é possível partir o nariz com um golpe lateral. Use o calcanhar da palma da mão para golpear a lateral da ponte do nariz. Mesmo que não consiga partir o nariz, um golpe forte irá provavelmente provocar uma hemorragia ou o lacrimejar dos olhos, o que lhe dará uma oportunidade de escapar.
  5. Passo 5 Utilizar uma arma improvisada para se defender.5Utilize uma arma improvisada para se defender. Se estiver a usar um cinto e tiver oportunidade de o tirar, pode enrolá-lo à volta da mão e balançar ou esmurrar a fivela na cara do atacante. Uma bengala ou bastão de caminhada, uma bolsa pesada, uma haste sólida de guarda-chuva e outros objectos também podem ser usados como armas improvisadas.
    • Se tiver uma caneta, pode fechar o punho à volta dela com a ponta afiada exposta. Aponte para os olhos, a garganta e o pescoço do atacante. Também pode utilizar a mesma estratégia com o seu molho de chaves.
  6. Passo 6 Aproveite a sua oportunidade para fugir.6Aproveite a oportunidade de fugir. Depois de desferir o golpe, tente fugir rapidamente em vez de perder tempo a ver se conseguiu partir o nariz do agressor. Mesmo que não tenha conseguido partir o nariz, é provável que tenha causado dor, sangramento ou inundado os olhos do agressor com lágrimas. Aja rapidamente e use essa oportunidade para fugir.

Usando combinações

  1. Passo 1 Combinar outro golpe com o golpe de palma para cima.1Combine outro golpe com o golpe de palma para cima. Também podes usar uma combinação rápida de um-dois para incapacitar ainda mais o teu atacante. Se optar por usar uma combinação, deve seguir o seu golpe de palma para cima com outro golpe imediatamente. Não dê o primeiro golpe e depois espere alguns segundos para dar o segundo, ou perderá um tempo valioso que poderia ter usado para escapar.
    • A sua prioridade é fugir, mas uma combinação rápida de golpes pode ajudar a garantir que atordoa o seu atacante e consegue fugir.
  2. Passo 2 Usar um gancho de mão aberta para o atacante's head.2Utilize um gancho de mão aberto na cabeça do atacante. Pode utilizar uma combinação rápida, seguindo o seu golpe para cima com um golpe na cabeça para incapacitar ainda mais o seu atacante. Imediatamente após atingir o atacante com o golpe para cima, use o outro calcanhar da mão para golpear com força a zona da têmpora da cabeça.
    • Pense no cérebro sentado no crânio como pickles num frasco. Um golpe forte na cabeça pode abalar o cérebro, causando um efeito concussivo que incapacitará temporariamente o agressor.
  3. Passo 3Seguir com um duplo golpe de calcanhar com a palma da mão no peito.3Seguir com um golpe de calcanhar de palma dupla no peito. Depois de atingir o seu atacante no nariz, um golpe forte no peito irá derrubá-lo e afastá-lo de si, permitindo-lhe escapar. Mantenha as pernas numa posição ampla, com os joelhos ligeiramente dobrados para dar força ao seu ataque. Bata no peito do seu atacante com as duas palmas das mãos ao mesmo tempo para o afastar de si e, em seguida, corra na direção oposta à da queda.
  4. Passo 4 Experimente uma pisadela no peito do pé.4Tentar uma pisa no peito do pé. Pise o pé do atacante com a maior força possível para o atordoar e evitar que ele o persiga. Pode utilizar a pisa do peito do pé antes ou depois de um golpe ascendente no nariz. Se o atacante o tiver agarrado, use uma pisadela no peito do pé e depois dê um golpe no nariz, na cabeça ou no peito. Também é possível usar um golpe no nariz primeiro e depois seguir com o pisoteio do peito do pé para ajudar a garantir sua fuga.

Utilizar a autodefesa de forma sensata

  1. Passo 1 Contra-atacar apenas como último recurso.1Ataque de volta apenas como último recurso. As suas prioridades devem ser estar sempre atento ao que o rodeia, escapar em segurança de uma situação ameaçadora e gritar por ajuda. Reagir é uma opção final perigosa. Se tiver de se defender, o seu objetivo é incapacitar ou distrair o agressor para poder fugir.
    • Se estiver a ser assaltado, por exemplo, deve cooperar e entregar imediatamente a sua carteira ou bolsa em vez de tentar executar um ataque em legítima defesa. Prepare uma 'carteira de assaltante' falsa com apenas algumas notas e objectos pessoais, só para prevenir.
    • Por outro lado, se estiver a ser coagido a ir para um segundo local, deve fazer todos os esforços para se defender e fugir.
  2. Passo 2 Chamar os serviços de emergência o mais rapidamente possível.2Chamar os serviços de emergência o mais rapidamente possível. Sempre que possível, marque um número de emergência. Se puder marcar discretamente antes de enfrentar o seu agressor, coloque o telefone num bolso com a linha aberta em alta-voz.
    • Se tiver uma linha de emergência aberta, utilize as características físicas do agressor nos avisos verbais. Por exemplo, diga algo como: 'Vou defender-me, rapaz alto. Afaste-se ou arranco-lhe os olhos castanhos, tiro-lhe o boné de basebol azul e arranco-lhe o cabelo castanho'.
  3. Passo 3 Abandonar a situação o mais rapidamente possível.3Sair da situação o mais depressa possível. Se o agressor recuar ou cair no chão, abandone imediatamente o local. Se o agressor recuar ou cair no chão, abandone imediatamente o local. Se continuar a atacar, corre o risco de se magoar a si próprio e de ser alvo de um processo judicial ou de uma detenção, dependendo da legislação regional.
    • Por exemplo, tem o direito de se defender se achar que existe um risco iminente de lesão corporal. No entanto, se começar a pontapear o seu agressor enquanto ele está caído ou inconsciente, pode arriscar-se a causar ferimentos graves ou mesmo a matar o seu agressor, o que pode resultar numa longa pena de prisão.
    • O agressor também pode recuperar a compostura e dominá-lo se ficar por perto para tentar desferir mais golpes. Basta atacar uma vez ou com uma combinação rápida e fugir.

Perguntas e respostas de especialistas

Dicas