Como lutar boxe

Autor do artigo:Gabriel Silva

O boxe é um dos esportes mais exigentes fisicamente. Ele exige uma combinação de força e rapidez, além de excelente condicionamento físico geral. Se você quiser começar a praticar boxe, é importante desenvolver uma boa estratégia de treino para desenvolver sua força e seu sistema cardiovascular. Você também precisará aprender os fundamentos do boxe, incluindo o aprendizado de alguns passos padrão, além de socos ofensivos e movimentos defensivos. Se você for um novato no boxe, tente entrar em uma academia de boxe onde possa treinar e treinar com boxeadores mais experientes e treinadores de boxe.

Etapas

Aprendendo os fundamentos do boxe

  1. Etapa 1 Desenvolva uma postura estável para uma defesa eficaz.
    Desenvolva uma postura estável para uma defesa eficaz. Uma postura forte e confortável permitirá que você desfira socos poderosos e se esquive rapidamente dos golpes de seu oponente. Mantenha sempre os pés afastados na largura dos ombros e seu peso equilibrado nos dois pés. A maior parte de seu peso deve estar no pé de trás.
    • Mantenha os cotovelos para dentro e as mãos para cima, com a esquerda sob a bochecha e a direita sob o queixo. Mantenha o queixo abaixado o tempo todo.
    • Se você for um lutador destro, a postura adequada é ter o pé esquerdo à sua frente, apontando para longe do oponente em um ângulo de 45°. O calcanhar esquerdo deve estar alinhado com o dedo do pé direito. Se você for canhoto, inverta a postura e conduza com o pé direito.
  2. Etapa 2 Fique na ponta dos pés e continue se movendo para praticar o trabalho de pés.
    Fique na ponta dos pés e continue se movendo para praticar seu trabalho de pés. Um bom trabalho de pés no ringue o ajudará a se esquivar de seus oponentes e a se mover rapidamente para um golpe. Concentre-se em fazer movimentos rápidos no ringue, girando e deslizando com as pontas dos pés quando necessário. Evite colocar peso nos calcanhares ao entrar no ringue de boxe. Isso deslocará seu centro de gravidade para trás e facilitará a derrubada de seu oponente.
    • Mantenha a coluna reta quando estiver se movimentando no ringue. Mantenha a parte superior do corpo relaxada para que ela não restrinja o movimento de suas pernas.
    • Além disso, nunca dê passos cruzados (coloque um pé na frente do outro quando estiver dando um passo à frente). Isso pode colocá-lo em uma posição desequilibrada e indefensável.
  3. Etapa 3 Prenda suas mãos com fita adesiva...
    Prenda suas mãos com fita adesiva toda vez que for treinar. Enrolar as mãos as protegerá de cortes ou hematomas graves durante o boxe. Prenda seu polegar, puxe a fita para baixo e envolva-a em seu pulso três vezes. Em seguida, puxe a fita para cima e envolva-a em torno de suas mãos três vezes.
    • Traga a fita de volta para baixo sob a almofada do polegar e faça formas de 'X' nos espaços entre os dedos. Faça isso começando com os dedos mindinho e anelar. Puxe a fita através de cada espaço e, em seguida, torça-a na parte inferior da mão ao longo das almofadas superiores.
    • Cruze a fita sobre o dorso da mão da direita para a esquerda e depois passe por baixo. Repita o processo para as outras fendas.
    • Quando terminar, envolva o polegar uma vez e depois o dorso da mão. Enrole o polegar novamente e, em seguida, puxe a fita pela palma da mão. A partir daí, envolva os nós dos dedos três vezes e termine enrolando o pulso uma vez. O envoltório é realmente útil para manter a posição da mão no lugar enquanto ela estiver em uma luva de boxe, além de absorver a umidade, como o suor.

Desenvolvimento de socos ofensivos

  1. Etapa 1 Pratique o soco em...
    Pratique o soco em um saco para desenvolver a forma adequada. Seja praticando shadow-boxing ou usando um speed bag ou um saco pesado, os novos boxeadores devem se concentrar em usar a forma adequada ao desferir um golpe. Usar a forma adequada significa que você precisará desenvolver um bom senso de equilíbrio para não se desequilibrar ao dar um soco. Além disso, pratique manter as mãos na frente do rosto e retornar a essa posição defensiva depois de dar um soco.
    • Antes de dar um soco, mantenha as mãos próximas ao rosto e os cotovelos apertados contra o corpo.
    • Coloque seu peso nos socos que der e siga em frente com cada soco. Isso o ajudará a acertar os socos com eficácia e precisão na cabeça ou no tronco do oponente.
  2. Etapa 2 Jab...
    Jab em seu oponente para mantê-lo à distância. O jab é um soco básico que geralmente é dado com a mão frontal mais fraca. O jab é um soco curto. Para dar um jab, direcione o punho diretamente para o rosto ou o tronco do oponente.
    • Para maximizar a eficácia do jab, os boxeadores profissionais torcem o braço e o pulso pouco antes de fazer contato com o oponente.
  3. Etapa 3 Dê um soco cruzado para contra-atacar um jab.
    Dê um soco cruzado para contra-atacar um jab. Ao contrário de um jab, que é lançado diretamente na frente do corpo, dê um soco cruzado dando um jab com a mão dominante em um movimento levemente ascendente ao longo do corpo. Se o oponente lançar um jab de esquerda contra você, ele ficará aberto para o seu gancho de direita. Mantenha o peso nas pontas dos pés e aponte o soco ao longo do corpo para o lado direito do tronco ou do rosto do oponente.
    • Use o cruzado sozinho para contra-atacar um jab ou junte o jab e o cruzado para um combo 1-2.
    • O ombro ajuda a dar força ao soco cruzado. Preste atenção também aos seus pés ao dar um soco cruzado. Ao dar o soco, mova o peso do corpo do pé traseiro para o pé dianteiro.
  4. Etapa 4 Dê um gancho quando tiver tempo para um soco mais lento e poderoso.
    Dê um gancho quando tiver tempo para um soco mais lento e poderoso. O gancho pode ser aplicado na cabeça ou no corpo do oponente. Incline o corpo para o lado que planeja atingir e circule o braço para dar um soco no lado desprotegido da cabeça ou do corpo do oponente. O gancho é frequentemente usado em combinação com outros socos.
    • A execução abrangente do gancho é sua principal desvantagem, pois pode deixá-lo suscetível a um contragolpe. Portanto, se você e seu oponente estiverem trocando jabs rápidos para frente e para trás, esse não é o momento de usar um gancho.
  5. Etapa 5 Use um uppercut para danificar seriamente seu oponente.
    Use um uppercut para danificar seriamente seu oponente. O uppercut é um golpe para cima desferido por qualquer uma das mãos que é altamente eficaz quando se está em um ambiente fechado. Dê um uppercut quando estiver próximo ao corpo de seu oponente. Para dar um uppercut, abaixe o braço até a altura da cintura e, em seguida, balance-o para cima em uma explosão. Procure atingir seu oponente diretamente no queixo.
    • Não tente desferir um uppercut a mais de 0,30 m de distância, ou você pode errar e ficar vulnerável a um contra-ataque contra seu corpo.
  6. Etapa 6 Combine socos para atingir um oponente várias vezes seguidas.
    Combine socos para atingir um oponente várias vezes seguidas. Depois de se tornarem hábeis em desferir uma variedade de socos, os lutadores geralmente desenvolvem combinações, nas quais lançam uma enxurrada devastadora de golpes em seu oponente. A primeira combinação que a maioria dos boxeadores aprende é a combinação 1-2 (um jab seguido de um cruzado). Tente criar seus próprios combos diferentes. Confie na construção de combos em torno de socos que você se sinta bem em aplicar.
    • Outro combo eficaz acrescenta um gancho ao combo 1-2. Se você for destro, isso seria um jab de esquerda seguido de um cruzado de direita e terminando com um gancho de esquerda.

Como adquirir movimentos defensivos

  1. Etapa 1 Aprenda a pegar...
    Aprenda a levar um soco para aumentar sua longevidade no ringue. O boxe não se resume a dar socos. Minimizar os golpes de seu oponente também é uma parte vital do jogo. Para receber um soco, relaxe o corpo e mantenha contato visual com o oponente. Isso o ajudará a descobrir onde ele planeja desferir o próximo soco. Se o adversário estiver apontando os socos para o seu corpo, contraia os músculos centrais e absorva os socos.
    • Desenvolva uma defesa de boxe eficaz misturando vários métodos de desvio, bloqueio e esquiva dos socos de seu oponente.
  2. Etapa 2 Desviar do oponente's punches by knocking them away.
    Desvie os socos de seu oponente, derrubando-os. Depois de manter as luvas levantadas e o queixo abaixado, a defesa é provavelmente a técnica defensiva mais básica do boxe. Para desviar, mantenha as mãos na altura do rosto e, quando o oponente der um soco, mova a mão para atingir as luvas do oponente e desviar o soco.
    • Você precisará se mover rapidamente para desviar socos rápidos, como jabs e cruzados.
  3. Etapa 3 Deslizar...
    Desviar O deslizamento é um golpe para se esquivar completamente de um soco. O escorregão é realizado girando bruscamente os quadris e os ombros quando o rival dá um soco direcionado à sua cabeça. Gire também o queixo bruscamente na mesma direção em que estiver girando o corpo. Isso fará com que seu oponente erre completamente o alvo (sua cabeça). É mais difícil escapar de socos direcionados ao seu corpo, pois ele apresenta um alvo maior. Em vez disso, tente bloquear os golpes direcionados ao seu corpo.
    • Desviar de um soco funciona melhor se seu oponente der um soco a pelo menos 0,61 m de distância.
  4. Etapa 4 Bloqueie os socos que seu oponente der em você.
    Bloqueie os socos que seu oponente dá em você. Ao bloquear um soco, não tente mover todo o seu corpo para fora do caminho para evitar o soco. Em vez disso, absorva o impacto com suas luvas. Comece com as luvas seguradas defensivamente na frente do rosto e mova uma ou ambas as luvas para defender uma área do corpo que o oponente está tentando socar.
    • Esteja ciente de que o bloqueio de socos cansará gradualmente suas mãos e poderá reduzir a eficácia de seus socos.
  5. Etapa 5 Bobear e entrelaçar...
    Bobear e tecer para apresentar um alvo difícil para seu oponente. O bob é executado dobrando as pernas para evitar um golpe alto (por exemplo, um gancho na cabeça). O bob é quase como se abaixar, embora você mantenha a cabeça erguida e os olhos no oponente. Siga o bob com uma trança para fugir do oponente. Para fazer a trança, arqueie o corpo para fora do alcance da luva estendida do oponente e volte a se endireitar.
    • Embora o bob e o weave sejam tecnicamente movimentos defensivos separados, eles são comumente combinados.
    • Depois de tecer, golpeie seu oponente com um jab.
    • Para melhorar seu desempenho no bobbing e weaving, faça exercícios que melhorem seu equilíbrio e a força das pernas, como agachamentos com salto, corrida e pular corda.
  6. Etapa 6 Gire o corpo para desviar do oponente's punches.
    Gire seu corpo para desviar os socos do adversário. Ao rolar com os socos, você não se esquivará completamente deles. Em vez disso, você moverá seu corpo para longe da luva do oponente para reduzir a força de cada soco. Pressione as luvas contra a testa, mantenha os cotovelos contra o corpo e mantenha o queixo contra o peito. Quando o adversário desferir socos em você, gire os quadris e o tronco para a direita ou para a esquerda para desviar os golpes.
    • Portanto, se o adversário desferir um jab de direita, gire o tronco para a esquerda. Embora o jab ainda o atinja, sua força será muito menor do que se você não tivesse rolado para longe do golpe.
    • Rolar oferece pouca proteção contra golpes laterais, mas é uma defesa eficaz contra uma enxurrada de socos, pois suas luvas e antebraços absorvem a maior parte do impacto.

Comprometendo-se com um regime de treinamento abrangente

  1. Etapa 1 Comece a treinar pelo menos 3 meses antes de começar a lutar boxe.
    Comece a treinar pelo menos 3 meses antes de começar a praticar boxe. Alguns especialistas em boxe sugerem que os iniciantes treinem de 3 a 6 meses antes de entrar em um ringue. Isso permite que os lutadores iniciantes atinjam o pico da condição física e aperfeiçoem as técnicas básicas antes de se envolverem em sua primeira luta. Você pode montar seu próprio regime de treinamento ou entrar em uma academia que se concentra no desenvolvimento de boxeadores.
    • A maioria dos programas de condicionamento físico para boxeadores pode ser dividida em três categorias: cardiovascular, exercícios centrais e treinamento com pesos.
  2. Etapa 2 Trabalhe com exercícios cardiovasculares...
    Trabalhe com exercícios cardiovasculares para desenvolver alta resistência. Os boxeadores precisam não apenas ter uma grande capacidade de resistência, mas também devem ter pequenas explosões de energia em momentos importantes de uma luta. Para atender a esses requisitos físicos, os boxeadores variam seus programas de treinamento cardiovascular. Tente fazer pelo menos 30 minutos de treinamento cardiovascular todos os dias em que estiver se exercitando. O cardio pode incluir coisas como pular corda, correr (em ambientes fechados ou ao ar livre), andar de bicicleta, nadar e treinar em máquinas de subir escadas.
    • Por exemplo, os boxeadores variam o ritmo de suas corridas para aumentar a resistência de modo a incluir sprints breves e completos. Isso simula as exigências físicas e o caos da luta.
    • A corrida de longa distância o ajudará a desenvolver a resistência e também a se recuperar mais rapidamente entre os rounds de uma luta de boxe.
    • Lutadores fatigados tendem a deixar as mãos caídas e a expor a cabeça. Eles também não conseguem produzir a energia necessária para contragolpear com eficácia nos últimos rounds de uma luta.
  3. Etapa 3 Treino com pesos...
    Treine com pesos para desenvolver os músculos da parte superior do corpo. O levantamento de peso ajuda os novos boxeadores a desenvolver força e poder de soco. O peito, os ombros e os braços são de particular importância. O segredo do treinamento com pesos para boxeadores é desenvolver a força necessária para socos explosivos. Isso significa fazer de 6 a 8 repetições de cada exercício com o peso mais pesado que você puder suportar. Faça 3 séries de cada um e varie os exercícios para que seus músculos não fiquem estagnados. Alterne os dias entre treinamento de núcleo e de peso.
    • Os exercícios para a parte superior do tórax incluem o supino reto e as moscas com halteres.
    • Direcione os músculos dos ombros com pressões militares com halteres e elevações laterais.
    • As roscas de bíceps e os kickbacks de tríceps ajudam a desenvolver a força do braço necessária para aumentar a força do soco.
  4. Etapa 4 Faça exercícios para o core...
    Faça exercícios para o núcleo para aumentar a força e a destreza gerais. Os boxeadores geram grande parte de sua força a partir do núcleo do corpo. Alguns dos exercícios mais eficazes são: elevações e flexões, abdominais, agachamentos e impulsos. Faça 3 séries de cada um com intervalos de 1 minuto entre os exercícios. As elevações e elevações devem ser feitas até que você não consiga fazer mais nada. Faça 20 repetições dos outros exercícios.
    • Ao realizar exercícios que envolvam muitos grupos musculares, um lutador de prêmio pode construir um núcleo poderoso que força todas as partes do corpo a trabalharem de forma coesa.

Perguntas e respostas de especialistas

  • Pergunta
    Que exercícios devo fazer para melhorar meu trabalho de pés no boxe?
    A melhor coisa que você pode fazer é correr. Corridas de longa distância de mais de 8 km o ajudarão a recuperar o fôlego e a se recuperar entre os rounds. Você também precisa trabalhar em sprints, e correr em uma inclinação é o melhor. Isso simulará o caos e as trocas rápidas na luta.
  • Pergunta
    Do que preciso para começar a praticar boxe?
    Você precisa de alguns suprimentos básicos, como luvas e um saco de pancadas. Você também precisa de bons músculos, uma dieta saudável, motivações positivas e uma boa atitude.
  • Perguntas
    Não há clubes de boxe em minha região. O que posso fazer?
    Pratique em casa. Compre uma bolsa e procure vídeos que o ajudem. Se você não tiver uma bolsa, use uma caixa de sombra.

Vídeo

Dicas

  • Para sair do canto, não se esqueça de bloquear. Em seguida, faça um movimento de vaivém e volte para o centro do ringue.
  • A rolagem é uma técnica usada com frequência pelo ex-campeão dos pesos pesados Muhammad Ali.
  • Permaneça no centro do ringue quando estiver treinando com um parceiro de boxe. Não fique preso ao longo das cordas ou em um canto.

O que você precisará

  • Luvas
  • Calção de boxe
  • Capacete
  • Protetor bucal
  • Saco pesado
  • Fita adesiva para as mãos
  • Botas de boxe