Como jogar boliche no críquete

Autor do artigo:Gabriel Silva

Existem muitas formas diferentes de lançar uma bola de críquete. Alguns jogadores confiam na sua potência para gerar lançamentos de alta velocidade, enquanto outros optam por sacrificar a velocidade para se concentrarem na criação de movimento da bola. Ao alterar a sua aderência, os 'seam bowlers' conseguem controlar a direção em que a bola salta depois de atingir o campo, tornando-a ainda mais difícil de atingir pelo batedor. Depois de ter praticado o seu 'run-up', tente intensificar o seu jogo, aprendendo a jogar o seam bowl corretamente.

Passos

Segurando a bola para fazer o Seam Bowl

  1. Passo 1 Coloque o polegar na costura da bola.1Coloque o polegar na costura da bola. Uma bola de críquete usada terá um lado áspero e um lado liso, separados por uma costura. Dependendo da velocidade e da rotação, esta diferença na textura da superfície fará com que a bola 'balance' no ar de um lado para o outro.
    • Se for lançada a velocidades superiores a 70 milhas (110 km) por hora, a bola irá balançar em direção ao lado liso da bola.
    • Se for lançada a uma velocidade inferior a 70 milhas (110 km)-por-hora, a bola oscilará para o lado rugoso da bola.
  2. Passo 2 Coloque o seu dedo indicador na costura, do lado oposto ao polegar.2Coloque o seu dedo indicador na costura, do lado oposto ao polegar. Lançada com esta pegada, a costura forçará a bola a saltar numa determinada direção. Quando lançada da mão direita, a bola saltará para a esquerda do lançador. Para a direita, quando lançada da mão esquerda.
    • As bolas de críquete que são novas podem ter muito pouca diferença entre os lados liso e rugoso. Isto torna-as menos propensas a 'balançar' no ar quando lançadas.
  3. Passo 3 Segure a bola de forma a que a costura fique paralela ao seu dedo indicador.3Segure a bola de forma a que a costura fique paralela ao seu dedo indicador. Quando lançada com a mão direita, a bola atingirá o solo no lado esquerdo da costura e saltará para longe do 'lado de fora' de um batedor destro.
  4. Passo 4 Coloque o seu dedo médio à direita da costura, aproximadamente um quarto do caminho para baixo da bola.4Coloque o seu dedo médio à direita da costura, aproximadamente um quarto do caminho para baixo da bola. Se mantiver o dedo médio mais perto do indicador, poderá lançar com mais velocidade, no entanto, será mais difícil lançar com controlo.
    • Dependendo do seu lançamento, pode beneficiar de uma posição diferente do dedo médio. Experimente para ver qual a sua preferência.
  5. Passo 5 Envolva o dedo anelar e o mindinho num punho solto.5Envolva o dedo anelar e o mindinho num punho solto. Quando o fizer, deve haver muito pouco ou nenhum contacto entre a bola e estes dedos.
    • Para lançar um cortador de pernas, coloque o dedo médio na costura e deixe o indicador repousar no lado direito da bola.
    • Esta ligeira variação de ângulo fará com que a bola atinja o solo no lado oposto da costura, forçando-a a saltar na direção oposta (para o 'lado de fora' de um batedor destro).

Lançamento e libertação da bola

  1. Passo 1 Levar a bola de críquete junto ao queixo.1Levar a bola de críquete junto ao queixo. Dobre o cotovelo e certifique-se de que o estende para longe do corpo enquanto faz o 'run-up'. Deve assemelhar-se a um empregado de mesa que transporta uma travessa de comida.
  2. Passo 2 Enrole o corpo e incline-se para trás.2Enrole o corpo e incline-se para trás. Ao aproximar-se, vire a cintura de modo a que o seu ombro de bowling fique atrás de si. Certifique-se de que mantém o peso para trás quando torce o corpo.
    • Irá gerar mais energia e velocidade quanto melhor aprender a deslocar o seu peso.
    • Se mudar demasiado cedo, isso afectará a velocidade da sua 'corrida'.
  3. Passo 3 Deixe cair o cotovelo ao plantar a perna de lançamento.3Deixe cair o cotovelo enquanto coloca a perna de lançamento. Quando começar a deixar cair o cotovelo, deixe o braço de lançamento cair para o lado. O seu peso deve continuar a ser deslocado e o seu corpo deve continuar enrolado.
  4. Passo 4 Endireitar o cotovelo e o braço.4Estique o cotovelo e o braço. Quando plantar o pé dianteiro, endireite o cotovelo e deixe a mão balançar para baixo em direção ao chão. Isto endireitará o seu braço de bowling.
    • Certifique-se de que coloca o pé dianteiro de forma a apontar para o batedor.
  5. Passo 5 Deslocar o peso para a perna da frente.5Mudar o peso para a perna de chumbo. Permita que o seu corpo se desenrole à medida que transfere o seu peso para a frente, para o seu pé de chumbo.
  6. Passo 6 Empurre o seu ombro de bowling para a frente.6Empurrar o ombro de bowling para a frente. Quando colocar o pé dianteiro, imagine que o seu corpo é um chicote e comece a empurrar o ombro para a frente assim que sentir que o seu impulso começa a levá-lo.
    • A deslocação correcta do seu peso irá gerar impulso.
  7. Passo 7 Balance o braço como um moinho de vento.7Balançar o braço como um moinho de vento. Mantendo o cotovelo direito, rode o braço atrás de si e balance-o na direção do batedor.
    • Os lançamentos são ilegais no críquete. Se dobrar o braço e o conduzir com o cotovelo, conta como um lançamento.
    • O ombro deve ser a parte do corpo através da qual a força é gerada.
    • Os árbitros consideram uma 'bola nula' quando um jogador atira ou 'atira'.
  8. Passo 8 Estalar o pulso para a frente imediatamente antes de largar a bola.8Bata o pulso para a frente imediatamente antes de lançar a bola. Isto não só adicionará um pouco mais de velocidade à bola, como também criará o ângulo correto de lançamento.
    • Estalar o pulso também evita que solte a bola demasiado tarde, o que é muitas vezes o resultado de um jogador compensar um ângulo de lançamento incorreto.
    • Com o tempo, um lançamento tardio pode resultar em stress excessivo e/ou lesões no ombro de lançamento.
  9. Passo 9 Soltar a bola.9Liberte a bola. Quando a sua mão atinge o pico do seu arco de lançamento, liberte a bola e deixe-a rolar para fora das pontas dos seus dedos indicador e médio. Lembre-se de manter o braço direito para não sofrer lesões no cotovelo ou 'atirar' ilegalmente a bola.
    • Devido ao seu peso, uma bola de críquete pode causar lesões no cotovelo se for 'atirada' ou lançada incorretamente.
  10. Passo 10 Seguir corretamente.10Actuar corretamente. Depois de largar a bola, dobre o braço de lançamento contra o peito e relaxe o cotovelo.
  11. Passo 11 Dobrar o cotovelo.11Dobrar o cotovelo. Ao dobrar o cotovelo, relaxe o antebraço e a mão, permitindo que o braço envolva a cintura ou o estômago.

Perguntas e respostas de especialistas

  • PerguntaSe eu for um jogador de bowling com o pé errado, isso afectará a minha velocidade? Não necessariamente, desde que tenha uma velocidade de braço rápida e uma corrida suave, o ritmo estará lá
  • PerguntaComo posso lançar onde quero? Através da prática de exercícios, por exemplo, lançando em cones em determinadas áreas do campo.
  • PerguntaComo posso aumentar a precisão de bater nos postigos? Primeiro, aponte a sua mão que não é a de lançamento para os wickets, depois lance a bola e balance o seu joelho dominante (do mesmo lado da sua mão de lançamento) para os wickets e siga em frente.

Vídeos do leitor

Dicas

  • A velocidade é gerada a partir do impulso. O impulso é determinado pela sua velocidade de corrida e pela forma como cronometra a deslocação do seu peso quando lança.
  • Quando lançar, endireite os braços e mova-os como um moinho de vento, isto ajuda-o a imaginar e facilitará o lançamento.

Avisos

  • Tenha cuidado para não desenvolver um lançamento 'tardio'. Com o tempo, um lançamento tardio pode causar stress e lesões no ombro do jogador de bowling.
  • Certifique-se de que não 'atira' a bola de críquete, nem a conduz com o cotovelo como bola. Se o fizer, pode danificar o cotovelo e será assinalada uma 'No Ball'.